novembro 23, 2017
4min de leitura
Rafael H.
Fazer um backup dos arquivos e bancos de dados do seu site é sempre uma boa ideia. Quanto mais backups você faz, maior será a chance de você não sofrer consequências de eventos imprevistos. Se você removeu alguns arquivos acidentalmente ou seu WordPress ficou comprometido e seus arquivos foram corrompidos por malware, ainda pode ser possível restaurar seu site WordPress. Neste tutorial, você aprenderá como restaurar o WordPress, mesmo se você tiver apenas um backup do banco de dados MySQL.
Este método de recuperação é apenas parcial e você pode não ser capaz de recuperar tudo, no entanto, WordPress armazena mais configurações e informações em seu banco de dados. Assim, você poderá recuperar a maioria do seu site do seu WordPress apenas usando o banco de dados.
Conteúdo
Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:
Primeiro de tudo, precisamos criar um banco de dados vazio MySQL. Vamos importar o nosso banco de dados MySQL backup para ele.
IMPORTANTE: Anote os detalhes do banco de dados MySQL: nome do banco de dados, usuário e senha, pois você vai precisar deles no próximo passo. Além disso, anote o prefixo de tabela. Você pode ver o prefixo de tabela no lado esquerdo do phpMyAdmin.
Como no momento você só tem um banco de dados MySQL, o próximo passo deve ser a instalação de uma nova instância do WordPress:
IMPORTANTE: Se você não recebeu esta notificação, talvez seja necessário refazer todo o processo. Verifique novamente a configuração de Prefixo.
Neste momento, seu site deve ter posts e páginas antigas, ajustes, arquivos CSS customizados e usuários. No entanto, sem os seus temas e plugins anteriores, isso não aparecerá como antes:
Agora que você recuperou a maior parte do seu site, você ainda pode ter problemas com ele. Muito provavelmente, seus Permalinks não funcionarão como estavam e navegar em seu site resultará em um erro de 404 páginas não encontradas.
Você pode corrigir seus Permalinks, clicando em Configurações no seu Painel e acessando sua seção de Links. Clique em Salvar alterações na parte inferior, sem realmente fazer alterações. Isso deve atualizar os permalinks e corrigi-los.
Agora vem a parte difícil. Infelizmente, seu banco de dados não contém imagens de seu site anterior. Não existe uma forma fácil de corrigir este problema. Você precisará fazer o upload de cada imagem que está faltando.
Para ajudá-lo a descobrir quais imagens estão especificamente ausentes, usaremos o plugin Broken Link Checkern.
A situação triste é quando você não tem mais essas imagens. Neste caso, a melhor solução é verificar uma versão arquivada do seu site. Archive.org é uma ótima ferramenta para esses casos e pode ter uma versão anterior, totalmente funcional do seu site. Você poderá baixar as imagens ausentes de lá:
Agora você sabe como restaurar facilmente a maioria de sua instalação do WordPress a partir de um backup. Você também sabe como detectar problemas adicionais, como links quebrados ou imagens ausentes e truque de como recuperá-los se você já não possui essas imagens. Certifique-se de começar a fazer backups do seu site, a fim de evitar quaisquer problemas se o seu site ficar perdido ou for removido.
Já conhece nosso plano de hospedagem personalizado para WordPress? Escolha o pacote ideal e comece sua nova jornada WordPress com a Hostinger.
Palavras-chave: hospedagem WordPress, backup site, hospedagem de site.
abril 21 2018
Boa tarde, exclui sem querer os arquivos do meu blog dentro do cpanel. Tenho o backup do banco de dados, mas quando faço o upload como você diz neste post, o mesmo fica com 0MB como se estivesse vazio, e na verdade o arquivo tem pouco mais de 5MB, pode me ajudar com esse problema? Já fiz a instalação do wordpress.org e consigo acessar normalmente o painel do blog. Mas gostaria de ter o meu blog novamente, afinal não quero ter redigir os post novamente e perder em SEO. Só com o banco de dados eu consigo fazer isso?
setembro 24 2018
Olá. Infelizmente eu fiquei um período sem poder pagar a mensalidade de um outro servidor de hospedagem e eles deletaram tudo... eu não sabia que eu não teria mais acesso. Por sorte eu tenho um backup que havia feito. Fiz o backup do diretório, então não sei o quanto está salvo. Enfim, importa pra mim mesmo os artigos, o resto eu me viro. Eu gostaria de contratar o serviço de vocês, mas eu terei de restaurar o backup sozinho ou vocês poderiam ajudar? Eles disseram que não podem me ajudar a restaurar o backup. Eu fiz o processo pelo cPanel de restauração mas não deu certo... Fico no aguardo
Respondeu em setembro 24 2018
Oi, Rafael. Precisamos ver como estão esses arquivos de backup. Porque se tiver corrompido ou algo do tipo, não tem como restaurar :( Pode enviar o banco de dados para analisarmos a possibilidade de restauração? Até mais :)
janeiro 08 2019
Olá! Toda vez que tento fazer o login para acessar o wordpress dá que o nome do usuário é inválido! O que posso fazer para resolver isso?
Respondeu em janeiro 08 2019
Oi, Magali. Você pode editar o usuário usando o campo user_login pela opção phpMyAdmin, que fica dentro do painel de controle da sua hospedagem. Recomendei este artigo em outro comentário que você deixou para a gente aqui no blog ;) Espero que dê certo!
dezembro 20 2019
Estou há 6 horas tentando restaurar o meu site, que por pura imprudência baguncei excuindo o banco de dados. Foi um milagre encontrar este conteúdo de grande valia. Resumindo, consegui restaurar o meu site e, acessar o meu painel de administração do WordPress. Mil vezes obrigado!!!
junho 22 2020
Não consigo restaurar as postagens e imagens o que faço?
Respondeu em julho 01 2020
Oi, Jéssica! Se seguiu todos os passos e completou a restauração, as imagens e postagens deveriam ter sido recuperada também. Pena que esse não foi o caso. Assim, peço que fale diretamente com nossos agentes de atendimento. Eles vão te ajudar!
arianegoncalves
Respondeu em abril 24 2018
Oi, Philipe. Para restaurar o backup você precisa do banco de dados e dos arquivos do site. Por ter instalado o WordPress novamente, o backup será automaticamente desta última versão. Se por acaso tiver os arquivos salvos em algum outro lugar, conseguirá restaurar. Somente com o banco de dados não será possível :(