WordPress Login: Guia Rápido para Acessar seu Site Sem Problemas

WordPress Login: Guia Rápido para Acessar seu Site Sem Problemas

Existem diversas maneiras de acessar o seu painel do WordPress. Você poderá gerenciar as configurações e o conteúdo do seu site de maneira mais fácil se aprender mais sobre elas.

Um dos métodos mais comuns de acessar a página de login do WordPress é através de links diretos.

Um site do WordPress com múltiplos usuários pode se beneficiar de ter um login customizado. Esse método vai lhe dar uma camada adicional de segurança, já que cada usuário terá suas próprias credenciais de login para acessar o mesmo painel do WordPress.

Neste artigo, vamos ensinar você a usar links diretos para acessar um site do WordPress, inclusive se ele estiver instalado num subdiretório ou num subdomínio. Também vamos explicar como fazer login com mais agilidade no WordPress e corrigir os problemas de login mais comuns na plataforma.

Como Fazer Login no WordPress Através de um Link Direto

Uma das maneiras mais simples e diretas de acessar sua página de login no WordPress é usando um link direto. Contudo, para usar esse método, você precisa saber quais são as suas credenciais de login do WordPress.

As credenciais se referem ao nome de usuário e a senha que os donos ou administradores do site configuraram durante a instalação do WordPress.

Dica Profissional

A maioria das instalações do WordPress tem uma opção para enviar as instruções de instalação via email. Marque-a para que as suas credenciais de login do WordPress sejam enviadas para o seu email.

Aqui estão os passos para acessar o seu painel do WordPress usando um link direto:

  1. Insira a URL do seu site WordPress na barra de endereços do seu navegador usando um dos seguintes caminhos:
    • www.seudominio.com.br/wp-admin
    • www.seudominio.com.br/wp-login.php
    • www.seudominio.com.br/admin
    • www.seudominio.com.br/login
  2. O navegador vai abrir a página de login do WordPress. Insira o seu Nome de usuário ou seu Endereço de email e a senha, e clique no botão Login para acessar o seu painel do WordPress.

Dica Profissional

Marque a caixa Lembrar-me dentro do formulário de login do WordPress e você não terá que repetir o processo.

tela de login do WordPress

Como Fazer Login no WordPress Através de um Subdiretório

Para fazer login no WordPress através de uma pasta de subdiretório, use a mesma URL e inclua o subdiretório. Seu endereço de login ficará tipo assim:

  • www.seudominio.com.br/subdiretorio/wp-admin.php
  • www.seudominio.com.br/subdiretorio/login

A seguir, insira suas credenciais para fazer login no painel do WordPress.

Como Fazer Login no WordPress Através de um Subdomínio

Assim como acontece com o subdiretório, você deve incluir o subdomínio na URL do seu site na hora de acessar a página de login do WordPress.

A URL de login do WordPress aparecerá da seguinte maneira:

  • subdominio.exemplo.com.br/wp-login.php
  • subdominio.exemplo.com.br/login

Como a URL padrão de login do WordPress é sempre a mesma, você pode customizá-la para ter mais segurança. Para fazer isso, use um plugin de segurança como o WPS Hide Login.

Como Configurar um Login Customizado no WordPress

Um site do WordPress com múltiplos usuários pode se beneficiar de ter nome de usuário e senha customizados. Esse método vai permitir que você torne o seu site mais seguro ao criar um login separado para cada usuário — ao invés de ter múltiplas pessoas usando as mesmas credenciais.

Aqui estão os passos para criar credenciais customizadas de login no WordPress:

  1. Clique na aba Usuários dentro do Painel e selecione o botão Adicionar Novo.
  2. Insira informações diferentes de Nome de usuário, Email e Senha para cada usuário. Marque a caixa Enviar para o novo usuário um e-mail com informações sobre a conta e selecione sua Função dependendo do nível de acesso que quiser dar a essa pessoa. Clique no botão Adicionar Novo Usuário para finalizar o processo.

Como Configurar um Seletor de Idiomas na Página de Login

Se o seu site do WordPress tem múltiplos usuários que falam diferentes idiomas, você pode implementar um seletor de idiomas na página de login. O idioma selecionado também será aplicado para as páginas de registro e de redefinição de senha.

A funcionalidade do seletor de idiomas só está disponível no WordPress 5.9.

Para habilitar o seletor de idiomas, primeiro você precisa instalar as línguas selecionadas no painel de controle do WordPress. Vá até Configurações -> Geral e encontre a opção de Idioma do Site.

Abra o menu suspenso e escolha o idioma que deseja instalar. Clique em Salvar alterações na parte inferior da página.

seleção de idiomas no painel do wordpress

Sempre que os usuários tentarem acessar a página de login, eles verão um menu suspenso onde podem selecionar um idioma. Simplesmente escolha o que desejar e clique em Mudar para trocar de língua.

seleção de idiomas no login do wordpress

Como Fazer Login no WordPress Através do hPanel

Um dos métodos de login que não exigem inserir o nome de usuário e a senha é simplesmente usar a sua conta de hospedagem. Seu provedor de hospedagem pode ajudar você a fazer login no WordPress de maneira direta, apenas logando na sua conta de hospedagem.

Aqui estão os passos para acessar seu painel do WordPress usando o hPanel da Hostinger:

  1. Faça login na sua conta de hospedagem e selecione Hospedagem no menu principal. Escolha o seu site do WordPress e clique no botão Gerenciar.
  2. Clique no botão Painel na seção WordPress.

    Certifique-se que você instalou o WordPress usando o serviço de hospedagem. Para fazer isso, clique no botão Auto Instalador no hPanel.


  3. Clique no botão Editar Site do lado direito da tela e o provedor de hospedagem vai abrir o painel do WordPress numa nova aba.

Acesso ao Painel do WordPress

Todos os métodos de login acima dão acesso ao seu painel do WordPress. Aqui estão alguns dos recursos do dashboard, que vão ajudar você a otimizar o seu site:

  • Posts – adicione um novo post ao seu site do WordPress.
  • Mídia – a galeria para todos os tipos de mídia, desde imagens até vídeos e arquivos de áudio.
  • Páginas – adicione e organize diferentes páginas no seu site WordPress.
  • Comentários – gerencie os comentários que você recebe dos visitantes.
  • Aparência – customize o design e os recursos do seu site WordPress.
  • Plugins – obtenha ferramentas e recursos adicionais usando um plugin do WordPress.
  • Usuários – gerencie os diferentes usuários que têm acesso ao seu site do WordPress.
  • Ferramentas – confira informações sobre a saúde do seu site WordPress e sobre as maneiras de importar e exportar dados.
  • Configurações – modifique as configurações do seu painel e do seu site WordPress.
painel do wordpress

Dicas para Lembrar do seu Login no WordPress

Existem diferentes maneiras de fazer login no seu painel do WordPress com mais agilidade. Por exemplo, você pode salvar a URL de login do WordPress nos favoritos do seu navegador. Ou dá para usar um gerenciador de senhas.

Adicione a URL nos Favoritos do Navegador

Adicione a página de login do WordPress na barra de favoritos do seu navegador para que você não tenha que digitar o endereço toda vez que for acessar o painel. Esse método também evita que você digite o endereço de login da forma errada.

Cada navegador tem um processo diferente para adicionar a URL de login do WordPress nos favoritos:

Google Chrome

Há três maneiras de adicionar uma URL aos favoritos no Google Chrome:

  • Clique nos três pontos no canto superior direito do navegador e selecione Favoritos -> Adicionar esta guia aos favoritos… para salvar a aba atual.
  • Pressione Ctrl + D no seu teclado.
  • Toque no ícone de estrela do lado da URL de login.
adicionar pagina aos favoritos no chrome

Você também pode editar o Nome e a Pasta dos seus favoritos da barra de favoritos.

Mozilla Firefox

Com o Mozilla Firefox, também é possível favoritar uma URL ao apertar Ctrl + D ou ao clicar no ícone de estrela. Outra opção é clicar no menu hambúrguer no canto superior direito e selecionar Favoritos -> Adicionar aba atual aos favoritos.

adicionar pagina aos favoritos no firefox

O Firefox vai exibir um pop-up para Editar favorito, incluindo seu Nome e Local. Também é possível adicionar Tags para a URL de login do WordPress.

Microsoft Edge

Se você está usando o Microsoft Edge, clique nos três pontos no lado direito da tela e selecione Favoritos. Outras opções para salvar a página de login do WordPress nos favoritos são pressionar Ctrl + Shift + O no seu teclado ou clicar no ícone de estrela.

adicionar pagina aos favoritos no edge

Assim como no Google Chrome, há uma opção para editar o Nome e a Pasta.

Adicione uma URL de Login no Menu do Site

Outra maneira de acelerar o processo de login para a área de administração do WordPress é adicionar a URL de login no seu menu. O link de login estará disponível diretamente no seu site do WordPress caso você escolha esse método.

  1. Faça login na sua conta de admin do WordPress e vá até Painel -> Aparência -> Menus.
  2. Adicione a URL de login do seu WordPress na área Links personalizados. Inclua o o Texto do link que será exibido no menu. Clique em Adicionar ao Menu e em Salvar Menu para finalizar o processo.

De modo alternativo, você pode usar um plugin de menu do WordPress para fazer isso.

Adicione um Link de Login no Rodapé

Se não quiser adicionar a URL no menu do site, você pode incorporá-la ao rodapé. Para fazer isso, você pode usar um plugin como o Theme My Login.

Assim que tiver instalado o plugin, siga os passos abaixo para editar o rodapé do seu WordPress e adicionar um link de login:

  1. Vá até Painel -> Aparência -> Widgets. Clique no sinal de positivo para adicionar um bloco do WordPress e procure o bloco Theme My Login.

    Dica Profissional

    Os blocos do Gutenberg são uma ótima maneira de customizar as suas páginas.

  2. Escolha Acessar no menu Action (Ação) e clique no botão Update.

Às vezes, é possível que você encontre algum problema ao tentar acessar o WordPress Login. Mas não se preocupe: vamos mostrar abaixo algumas soluções que pode usar para driblar qualquer contratempo.

Use um Widget Meta

Se você não quer usar um plugin, outra opção é usar o widget meta. Essa é uma parte da configuração padrão do WordPress que adiciona links à sua página de login, aos feeds RSS do site e ao WordPress.org.

Para fazer isso, vá até Aparência -> Widgets e clique no sinal de positivo. Adicione o bloco Meta e digite o Título que você quer exibir no rodapé do seu site WordPress.

widget meta no wordpress

Use um Gerenciador de Senhas

Você pode acelerar o processo de login ao salvar as suas credenciais. Para manter tanto o seu nome de usuário quanto a sua senha do WordPress seguros, use um gerenciador de senhas. Este método ajuda a evitar futuros ataques de força bruta dos quais a sua conta do WordPress pode ser alvo.

Um gerenciador do tipo ajuda a gerar e armazenar as senhas de maneira segura. Confira abaixo algumas das principais aplicações de gestão de senha para você levar em consideração:

  • LastPass – usa uma senha mestra para guardar múltiplas contas num cofre, oferecendo uma maneira segura de compartilhar a sua senha do WordPress com outras pessoas. Existe uma versão gratuita para apenas um tipo de dispositivo, um plano Premium por US$ 3/mês e um plano Família por US$ 4/mês para múltiplos dispositivos.
  • 1Password – oferece recursos de compartilhamento de senha. Existem duas categorias de planos pagosPersonal & Family e Team & Business, ambos com um período de teste gratuito de 14 dias.
  • Dashlane – criptografa e preenche automaticamente a sua senha do WordPress com configurações customizáveis de segurança. Oferece um plano Equipe por US$ 5/mês e um plano Comercial por US$ 8/mês com um período de 30 dias para teste grátis.

Como Resolver Problemas de Acesso com o WordPress Login

Às vezes, é possível que você encontre algum problema ao tentar acessar o WordPress Login. Mas não se preocupe: vamos mostrar abaixo algumas soluções que pode usar para driblar qualquer contratempo.

Usando uma senha incorreta

Se você digitou um e-mail ou nome de usuário correto, mas por ventura acabou usando uma senha errada ou até mesmo se esqueceu dela, não se desespere. Simplesmente clique em Perdeu a senha?, localizado na parte inferior do formulário do Login WordPress.

clique em perdeu a senha no WordPress Login para recuperar sua senha

Não se preocupe se você não conseguir redefinir a sua senha do WordPress Login pelo e-mail que você vai receber. Um outro jeito de conseguir fazer isso é mudar manualmente o campo user_pass usando a opção phpMyAdmin. Confira este tutorial para informações mais detalhadas.

Erro na Conexão do Banco de Dados

Você também não vai conseguir fazer login no seu painel de controle de administrador do WordPress quando esse erro acontece, já que isso afeta todo o seu site. Contudo, não entre em pânico se você estiver encontrando esse problema.

O seu site simplesmente não está conseguindo recuperar e exibir a informação do banco de dados por causa de problemas no tráfego ou de um banco de dados corrompido.

Para resolver esse erro, você terá que reparar o seu banco de dados ou criar um novo. Confira o tutorial completo aqui.

Você também pode encontrar outras causas que podem impedir você de checar a área de admin do WordPress, além da lista completa de soluções, neste artigo.

Loop de Redirecionamento de Login do WordPress

Você pode encontrar um problema onde o WordPress continua redirecionando você para a página wp-admin, mesmo depois de inserir as credenciais corretas de login. Esse é um dos erros de redirecionamento do WordPress.

Há três maneiras de corrigir o erro de loop de redirecionamento do WordPress:

Login do WordPress Desabilitado

Isso pode acontecer quando houveram muitas tentativas falhas de fazer login na sua conta do WordPress. Simplesmente siga as instruções da lista antes que você possa tentar logar de novo. Se você não tem certeza de qual é a sua senha, tente redefini-la.

Bloqueado do WordPress

Outros problemas que podem resultar em você ser bloqueado do WordPress incluem:

  • Tela branca da morte. Aumente o limite de memória do seu site WordPress, desabilite os plugins e mude o seu tema para o padrão.
  • Erro Parse error: syntax. Corrija esse erro usando um cliente FTP.

Problemas com plugins ou temas. Corrija o arquivo .htaccess corrompido através de um cliente FTP.

Conclusão

Você precisa acessar o seu painel do WordPress para criar, customizar e gerenciar o conteúdo do seu site.

Para fazer login na área de administração do WordPress, insira a URL do seu site com um dos seguintes diretórios:

  • www.seudominio.com.br/wp-admin
  • www.seudominio.com.br/wp-login.php
  • www.seudominio.com.br/admin
  • www.seudominio.com.br/login

Insira as suas credenciais do WordPress na página de login para acessar o seu painel. Use o mesmo padrão de URLs para acessar a página de login para sites instalados em subdomínios ou em subdiretórios.

Recomendamos criar um login de usuário customizado para tornar a sua página de admin mais segura caso o site tenha múltiplos usuários.

Se você não quer inserir suas credenciais de administrador do WordPress, faça login diretamente da sua conta de hospedagem.

Nós também compartilhamos alguns dicas para ajudar você a lembrar das suas credenciais de login do WordPress e a corrigir problemas de login. Se você tiver qualquer dúvida ou comentário, fale conosco nas seção de comentários abaixo!

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Author
O Coautor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.