Wordpress

Como criar um formulário de contato no WordPress

criar-formulario-contato-wordpress-hostinger1

Introdução

Um formulário de contato é altamente benéfico para o seu site. Além de ajudar a manter seu endereço de e-mail confidencial, reduzindo assim o spam, facilita o acesso dos seus visitantes diretamente no seu site. Se você criou uma página de Contato em seu site do WordPress, é fácil adicionar um formulário de contato, personalizá-lo e começar a receber mensagens.

A maneira mais fácil de criar um formulário é usando um plugin do WordPress – atualmente, há muitos que você pode escolher. Neste tutorial, usaremos o Contact Form 7.

Com mais de 3 milhões de instalações ativas, o Contact Form 7 é o plugin de formulários de contato mais utilizado. Sua interface intuitiva e configuração rápida vai lhe ajudar a criar um formulário a qualquer momento.

O que você precisará

Acesse o painel de administração do WordPress.

Passo 1 – Instalando o Contact Form 7

  1. Faça login no painel de controle do WordPress e selecione Plugins> Adicionar novo no menu do lado esquerdo.
  2. Procure o Contact Form 7 e selecione Instalar .
  3. Uma vez instalado, selecione Ativar para iniciar o plugin no seu site.

criar-formulario-contato-wordpress-hostinger

Passo 2 – Criando um formulário

Uma vez que o plugin está ativo, uma nova seção Contato é exibida no menu do lado esquerdo do painel.

  1. Selecione Contato -> Adicionar novo para criar seu primeiro formulário.
  2. Adicione um título ao seu formulário – por exemplo, Formulário de contato do WordPress .
  3. Alguns rótulos e campos de entrada foram colocados no formulário para ajudá-lo a começar. Você pode removê-los, ou adicionar novos rótulos e campos de entrada, selecionando-os a partir da lista exibida na parte superior da área de texto.

criar-formulario-contato-wordpress-hostinger

Se você não tem certeza sobre quais abas ou campos de entrada que você irá precisar, você pode deixar o formulário como está, e sempre pode voltar e editá-lo mais tarde.

Dependendo das abas e dos campos de entrada escolhidos, seu código final deve ser assim:

 

Você pode adicionar e remover elementos, de acordo com suas necessidades. Para ajudá-lo a começar, tente com os espaços listados acima do formulário.

criar-formulario-contato-wordpress-hostinger4

O sinal de estrela * indica que um campo é obrigatório.

Passo 3 – Configurando seu formato de e-mail

Quando um visitante envia uma mensagem através do seu formulário, você receberá um e-mail contendo seu nome, detalhes de contato e o corpo de sua mensagem.

Você pode configurar os e-mails através da guia Email – algumas etiquetas de correspondência estão listadas no topo. Sinta-se livre para experimentar, adicionando-os aos campos – você sempre pode voltar e fazer alterações mais tarde.

IMPORTANTE: Certifique-se de digitar um endereço de e-mail válido no campo Para, pois é aqui que todas as mensagens serão entregues.

criar-formulario-contato-wordpress-hostinger

Passo 4 – Personalize a experiência do usuário

Na guia Mensagens, você pode personalizar as mensagens que seus visitantes vêem quando enviam o formulário – por exemplo, você pode configurar uma mensagem quando o formulário foi enviado com sucesso e aparecer uma mensagem diferente no caso de surgirem alguns erros (por exemplo, o visitante forneceu um endereço de e-mail inválido ou o não preenchimento de um campo obrigatório).

criar-formulario-contato-wordpress-hostinger

Passo 5 – Salvando e publicando seu formulário

Quando estiver pronto, você pode salvar suas alterações clicando em Salvar no painel lateral direito. Uma vez com o formulário salvo, um código curto será exibido na parte superior. Será destacado em azul como este:

criar-formulario-contato-wordpress-hostinger

Para publicar seu formulário:

  1. Selecione o código e copie-o.
  2. Cole o código na página, postagem ou widget, no local que você gostaria que seu formulário fosse exibido. criar-formulario-contato-wordpress-hostinger
  3. O resultado final deve ser assim:criar-formulario-contato-wordpress-hostinger

Passo 6 – Testando o formulário WordPress

É importante testar seu formulário para se certificar de que ele se parece e se comporta conforme o esperado. Além disso, é fundamental garantir que você receba as mensagens por e-mail. Para fazer isso, basta visitar o seu site WordPress e enviar o formulário como faria um visitante – você sempre pode voltar ao editor de formulários e fazer alterações. Ao fazer qualquer alteração, lembre-se de pressionar o botão Salvar. Não há necessidade de copiar e colar o código novamente.

Conclusão

As instruções fornecidas neste tutorial, fornecem a base que você precisa para criar e publicar um formulário de contato para o seu site WordPress e para receber mensagens via e-mail. Há mais para explorar: você pode experimentar tags e espaços reservados, personalizando ainda mais o seu formulário e seus e-mails. Você também pode experimentar o Flamingo – um plugin de armazenamento de mensagens, para armazenar todas as suas mensagens recebidas em um banco de dados (muito útil se o seu servidor de correio tiver problemas).

Se quer saber mais sobre WordPress você pode consultar nossos Tutoriais ou entrar em contato com nossa equipe de suporte.

Fale-conosco

Palavras-chave: formulário de contato wordpress, wordpress, blog wordpress, template wordpress, criar site wordpress, wordpress tutorial.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!