Como Instalar Node js e NPM no Ubuntu 18.04, 20.04 e 22.04: 3 Métodos

O Node.js é uma das tecnologias da web mais populares disponíveis atualmente. Desenvolvedres costumam usá-la para aprimorar as funcionalidades das suas aplicações ou criar um ambiente de desenvolvimento local.

Neste artigo, explicaremos como instalar o Node.js em um sistema Linux rodando o Ubuntu 18.04, 20.04 e 22.04. Esse método de instalação funciona com sistemas locais baseados no Ubuntu e também com serviços VPS.

Mostraremos como instalar Node js no Ubuntu usando os repositórios padrão e o NodeSource via prompt de comando. Além disso, você aprenderá também a instalar uma versão específica da tecnologia usando o NVM. Ao final, você poderá criar sua própria hospedagem Node.js sem maiores complicações!

O Que É Node.js

Node.js é um ambiente de tempo de execução que permite aos usuários executar código da linguagem de programação JavaScript no lado do servidor (server-side). Trata-se de uma tecnologia multiplataforma e de código aberto, ideal para o front-end e back-end de projetos voltados para educação e negócios.

O Node.js é especialmente útil para lidar com tarefas de uso intensivo de dados e desenvolver aplicativos de rede facilmente escalonáveis. Ele é muito usado em aplicações que envolvem chats em tempo real, streaming de dados e proxies no lado do servidor.

Embora a versão mais recente do Node.js seja a 18.9.0, recomendamos o uso da 16.17.0, por ser a versão com suporte de longo prazo (LTS). Independentemente disso, sempre verifique a página de download do Node.js para conferir a versão mais recente, pois ela é atualizada com bastante frequência.

Importante! Antes de prosseguirmos, verifique se você tem acesso ao servidor e a uma conta de usuário não-raiz para executar os comandos sudo do Linux. Leia nosso guia para saber mais sobre como acessar o VPS via SSH.

Como Instalar o Node.js Usando Apt e NPM com os Repositórios Padrão

Uma maneira eficiente de instalar o Node.js no Ubuntu é usar o repositório oficial da distribuição. O Ubuntu 18.04 ou posterior inclui os pacotes do Node.js e do Node Package Manager (NPM) já em seu repositório padrão.

Tenha em mente, entretanto, que esse método não permite que você escolha a versão do Node.js a ser instalada. Em outras palavras, ele pode instalar uma versão desatualizada, já sem suporte.

Dica

Se você não quiser instalar o Node.js manualmente, opte por um de nossos templates de sistema operacional VPS com a tecnologia já pré-instalada.

Antes de instalar o Node.js, abra o terminal no menu principal do sistema (ou pressione o atalho Ctrl + Alt + T). Em seguida, siga estas etapas para instalar o Node.js em seu VPS usando o gerenciador de pacotes Apt:

  1. Conecte-se ao servidor via ssh digitando o seguinte:
ssh usuario@endereço_ip_servidor
  1. Atualize o cache do Apt para atualizar o repositório:
sudo apt update
instalando node.js no ubuntu
  1. Digite a senha do sistema e pressione Enter.
  2. Quando a atualização for concluída, instale o Node.js digitando o seguinte comando:
sudo apt-get install nodejs
processo de instalação do node.js no ubuntu
  1. Digite Y e pressione Enter para iniciar o processo de instalação.
  2. Quando terminar, instale o gerenciador de pacotes NPM Node.js executando o seguinte comando:
sudo apt install npm
códigos para instalar node.js no ubuntu
  1. Digite sua senha e confirme a instalação.
  2. Por fim, verifique os números de versão do Node.js e do NPM para confirmar se a instalação foi bem-sucedida. A linha de comando retornará o número da versão instalada depois que você digitar esses comandos:
nodejs -v
npm -v
instalando node.js no ubuntu

Caso você queira remover o Node.js e NPM do sistema, use os seguintes comandos:

sudo apt remove nodejs
sudo apt remove npm

Como Instalar o Node.js com o Apt Usando o NodeSource

Outra maneira de instalar o Node.js é usar um repositório Personal Package Archive (PPA), como o NodeSource. Em comparação com o repositório padrão do Ubuntu, o NodeSource oferece mais versões do Node.js.

Em outras palavras, este método é indicado se você quiser instalar uma versão específica ou a mais recente do Node.js. Veja como instalar o Node.js no Ubuntu usando o repositório NodeSource:

  1. Digite os seguintes comandos, pressionando Enter após cada um deles:
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
  1. Pule esta etapa se você já tiver o cURL instalado. Caso contrário, digite o seguinte comando:
sudo apt-get install curl
  1. Para instalar o NodeSource, execute o seguinte comando. Lembre-se de substituir o valor 18.x por sua versão desejada do Node.js:
curl -fsSL https://deb.nodesource.com/setup_18.x | sudo -E bash -
instalar node.js no ubuntu
  1. Quando o repositório NodeSource estiver devidamente instalado, instale o Node.js:
sudo apt-get install nodejs
node.js no ubuntu

Além do Node.js, esse comando instalará o NPM junto com outros pacotes dependentes.

  1. Use esses dois comandos para consultar as versões do Node.js e do NPM e confirmar que o processo de instalação foi bem-sucedido:
node -v
npm -v
instalando node.js no linux

Como Instalar uma Versão Específica do Node.js Usando o NVM

Outra maneira de instalar o Node.js no Ubuntu é usar o Node Version Manager (NVM), um script bash usado para gerenciar múltiplas versões do software.

A instalação do Node.js usando o método NVM é ideal se você quiser usar uma versão específica dele. Para começar, baixe e instale o NVM usando o wget:

  1. Abra o console e use o seguinte comando:
sudo apt-get install wget
processo de instalação do node.js no ubuntu
  1. Para instalar uma versão diferente, substitua v0.39.0 por outro valor ou use o seguinte comando para baixar a versão mais recente:
wget -qO- https://raw.githubusercontent.com/creationix/nvm/v0.39.0/install.sh | bash
instalação do NPM no ubuntu
  1. Permita que o script NVM seja executado a partir do perfil bash do seu usuário:
source ~/.profile
instalando node.js no ubuntu

Depois que o NVM for instalado, você poderá começar a instalar o Node.js em seu sistema:

  1. Verifique todas as versões disponíveis do Node.js usando o NVM executando o seguinte comando:
nvm ls-remote
instalação do node.js no ubuntu

Dica

Use o atalho de teclado Ctrl + C para interromper o processo de listagem antes do fim.

  1. Embora você possa instalar qualquer versão do Node.js, recomendamos usar a versão mais recente para garantir seu suporte e confiabilidade. Para este exemplo, instalaremos a versão LTS mais recente no momento da escrita deste artigo:
nvm install 16.17.0
instalando node.js no ubuntu
  1. Verifique se a instalação se realizou com sucesso consultando o número da versão ativa:
node -v
instalar node.js no ubuntu

E Quanto aos Demais Sistemas?

Está procurando um guia para instalar o Node.js no Windows ou no macOS? Confira nosso tutorial sobre o que é o Node.js e obtenha guias completos para cada sistema operacional na seção “Como Instalar”.

Conclusão

O Node.js é um ambiente de tempo de execução JavaScript que opera no lado do servidor e permite criar aplicativos de rede rapidamente. Os desenvolvedores web utilizam o software com frequência para lidar com tarefas de uso intensivo de dados e análises em tempo real, além do back-end e front-end de aplicações.

Neste artigo, compartilhamos três maneiras de instalar o Node.js no Ubuntu 22.04 ou em versões anteriores. Antes de instalar o software, certifique-se de que você é familiar ao comando sudo e sabe se conectar ao seu servidor virtual privado, além de ter alguma familiaridade com linguagens de programação.

Em seguida, você pode instalar a versão do Node.js incluída repositório do Ubuntu usando o Apt. Como alternativa, use o NodeSource ou o NVM para instalar uma versão específica ou a versão mais recente do software.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como instalar o Node.js em seu VPS ou em sua máquina Linux. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo.

Author
O autor

Ariane G.

A Ariane é SEO Team Leader com experiência em conteúdo, localização e SEO. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.