Glossário Localhost

O Que é Localhost?

guia para aprender o que é localhost e como acessar pelo seu computador

Todo mundo usa um idioma para se comunicar com outras pessoas. Porém, alguns termos são muito específicos para algumas situações ou assuntos, como as terminologias de computadores. Se você quer aprender sobre redes de computadores, é importante entender a linguagem que você vai acabar encontrando. E, para isso, não existe assunto melhor para começar do que saber o que é Localhost.

O que significa Localhost?

Em redes de computadores, Localhost se refere ao computador que está executando um programa. O computador funciona como se fosse um servidor virtual.

Neste mesmo sentido, o computador não é um objeto físico, mas sim um sistema que roda internamente. Se ficar difícil de entender, considere o Localhost como uma maneira de “chamar” como sendo o seu computador no contexto de redes.

127.0.0.1 Localhost / Endereço de Loopback

O Localhost não é apenas um termo, mas também pode ser um nome de domínio, como google.com.br ou wikipedia.org. É um endereço.

Se digitar google.com.br em um navegador redireciona você para a página principal do Google, aonde o Localhost leva você? Para o seu próprio computador! Essa situação também é conhecida como um endereço loopback. Sacou agora o que é loopback?

Como qualquer outro nome de domínio, o Localhost também tem um endereço de IP. O endereço varia de 127.0.0.0 a 127.255.255.255. Mas, normalmente, é 127.0.0.1.

Tentar abrir o IP 127.0.0.1 em uma conexão IPv4 vai resultar em um loopback. Você também consegue fazer um loopback em uma conexão IPv6 digitando :1.      

Fato curioso: a primeira parte do endereço de IP (127) é reservada apenas para loopbacks. Por essa razão, os protocolos TCP/IP reconhecem imediatamente que você quer contatar seu computador depois de inserir qualquer endereço que comece com esses números.  

É por isso que nenhum site pode ter um IP que comece com 127. E, se iniciada, essa ação vai criar uma dispositivo de loopback, que nada mais é do que uma interface virtual dentro do sistema operacional do seu computador.

Qual o propósito de um Localhost?

Como você já sabe o que é Localhost e como ele funciona, está habilitado para aprender o quê pode fazer com ele. Tirando seu significado simplista, o Localhost é bastante útil se você é um técnico de computador. Geralmente, os loopbacks oferecem três vantagens:

  • Teste de Velocidade
    Como um administrador de redes, você vai querer que todos os seus equipamentos e o TCP/IP estejam em plenas condições de uso. Você pode fazer um teste de conexão fazendo um ping para o Localhost. Se você usa o Windows, por exemplo, você abrir um comando prompt e digitar ping localhost ou ping 127.0.0.1. O teste vai mostrar o quão bem tudo é executado. E você pode fazer correções imediatamente caso encontre algum problema.  
  • Teste de Programa ou Aplicação Web
    Contatar o Localhost também serve ao propósito de desenvolvedores. Especialmente se eles estão criando aplicações para web ou programas que exigem conexão com a internet. Se você ainda se lembra, seu sistema operacional se torna um servidor simulado assim que o loopback é acionado. Além disso, você pode carregar os arquivos que precisar de um programa em um servidor e checar se tudo está funcionando.  
  • Bloqueio de Sites
    Existe um outro truque bacana que você pode fazer usando o loopback: bloquear sites que não quer acessar. O loopback é bem útil se você quer impedir que seu navegador acesse sites maliciosos ou suspeitos. Porém, antes de aprender como isso funciona, você precisa saber qual é o host file em questão e o papel dele nesse contexto. Como você já sabe, todos os sites têm um endereço de IP. Você consegue acessar um site porque o DNS (Domain Name System) procura pelo endereço de IP apropriado no qual um site está registrado. O seu computador ajuda a melhorar esse processo armazenando o arquivo do host para cada site que você visita. Este arquivo contém o IP e o nome de domínio de um site. Você pode mudar o endereço de IP para 127.0.0.1 e o site que contém o arquivo host que você modificou vai redirecionar você para um localhost. Um exemplo disso pode ser um admin de um computador de uma empresa bloquear acesso a um site.        

Antes de fazer qualquer tipo de site na internet, certifique-se de ter o melhor serviço de hospedagem. Aqui, na Hostinger, oferecemos o que há de melhor em hospedagens. Você pode testar por 30 dias e, se não gostar, devolvemos seu dinheiro.

Aprenda Mais

Conclusão  

Agora você entende que Localhost não é um mero termo técnico para o seu computador. Ele é um nome de domínio que permite que você que você faça testes e até mesmo consiga acessos restritos a alguns sites. Se você tem a pretensão de ser um técnico de TI, é crucial saber como usar um loopback de acordo com as suas necessidades.

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*