Anúncios PPC: Leve Suas Campanhas ao Próximo Nível 

Anúncios PPC: Leve Suas Campanhas ao Próximo Nível 

O que todo proprietário de site quer? A resposta para essa pergunta é muito simples: gerar cada vez mais tráfego.

Mas, a pergunta que não quer calar é: como fazer para ser notado em uma internet repleta de concorrência?

Se você está procurando uma maneira eficaz de direcionar mais tráfego para seu site e converter os visitantes em clientes pagantes, os anúncios PPC são exatamente o que você precisa.

O que é PPC?

Os anúncios PPC ou Pay Per Click são os anúncios online onde o anunciante paga apenas quando as pessoas interagem com seu anúncio por meio de impressões ou clicando nele.

6 Dicas Básicas Sobre os Anúncios PPC

Ao contrário do que acredita a crença popular, os anúncios PPC não são nenhum bicho de sete cabeças. Muitas vezes, você apenas precisa saber que tipo de público você quer alcançar e por que eles devem visitar seu site.

Continue lendo esse artigo para descobrir quais são as melhores práticas ao fazer anúncios PPC:

1. Escolha Seus Canais de Venda

O ideal é anunciar onde seu público está.

Se você vende ternos para empresários, não vai conseguir nada fazendo uma campanha no TikTok, por exemplo. Da mesma forma, você não vai encontrar adolescentes e pré-adolescentes em sites como o LinkedIn como encontraria facilmente no Instagram ou Facebook.

Não há um lugar exclusivo onde você possa encontrar todo o tipo de público. Você precisa entender quem é seu cliente ideal, onde ele gasta seu tempo online e em que sites ele mais compra antes de escolher onde fará seus anúncios.

Como toda plataforma de anúncios online oferece alguma forma de solução PPC, comece criando uma persona e pesquisando clientes para entender todas as dificuldades e hábitos que eles têm.

Seus clientes podem já estar procurando produtos ou serviços nos mecanismos de pesquisa, ou podem precisar conhecer sua marca primeiro por meio das redes sociais.

No geral, para a maioria dos anunciantes, é mais fácil criar anúncios para os mecanismos de pesquisa no início e diversificar para outros canais à medida que você coleta mais dados sobre seus clientes.

2. Determine Seus Objetivos

É como diz o ditado: “antes feito, do que perfeito: mas nunca de qualquer jeito”. Isso também se aplica aos anúncios PPC. Antes de lançar uma única campanha, você deve ter seus objetivos claros e bem definidos. Comece com a seguinte pergunta:

  • O que estou fazendo atualmente com meu site e marketing para melhorar minha presença online?
  • O que eu quero alcançar com esta campanha?
  • Como esta campanha de PPC se liga aos meus outros objetivos de marketing?

Em seguida, você precisa determinar metas mensuráveis:

  • Seu objetivo é aumentar o tráfego geral do seu site?
  • Você quer que a campanha resulte em mais vendas?
  • Você está procurando gerar mais leads de vendas em vez de conversões completas?
  • O foco principal da sua campanha é promover um aplicativo ou uma oferta?
  • Você quer tornar sua marca reconhecida pelos consumidores?

Lembre-se de que uma única campanha de PPC deve ter um ou dois objetivos principais. Se você tiver mais objetivos, o mais indicado é fazer várias campanhas com focos diferentes.

3. Defina um Orçamento

Para definir um orçamento eficaz com o marketing PPC, você precisa entender como funciona o processo de licitação.

Ao configurar uma campanha PPC, é importante escolher as palavras-chave que melhor refletem seu anúncio e o que você está oferecendo.  O valor pago pelos cliques dependerá do tipo do seu negócio, da concorrência e da qualidade do seu anúncio na plataforma para refletir a palavra-chave escolhida.

O custo por clique pode variar muito dependendo da área. Por exemplo, os anúncios de pesquisa para e-commerces são muito mais baratos do que os jurídicos, porém, o gasto médio com esse tipo de serviço é muito maior do que o valor do pedido de uma loja virtual.

Para aproveitar ao máximo seu orçamento, permita que a plataforma aumente ou diminua seus lances com base no desempenho das suas campanhas.

Dessa forma, você pode fazer ajustes com base em diferentes categorias, como o tipo de dispositivo, dados demográficos gerais, idioma dos usuários e assim por diante.

4. Conheça seu Público

Qual seria a probabilidade de você clicar em um anúncio que esteja oferendo consertos de carros se você não tiver um? Provavelmente, você continuaria rolando a página e nem daria importância para o anúncio.

Já se você tivesse um carro e precisasse de manutenção, provavelmente ficaria muito mais inclinado a clicar no anúncio e ver como poderia economizar nos próximos reparos.

Um anúncio PPC bem-sucedido envolve especificar seu público – esse passo pode definir o sucesso da sua campanha.  O ideal é fazer uma pesquisa prévia para entender quem é o público certo para o seu anúncio.

Isso envolve realizar pesquisas em seu site e fazer entrevistas com clientes que seriam ideais e também com os já existentes para determinar como é o processo de compra e tomada de decisão. É importante checar a idade, localização, gênero, interesses e comportamentos habituais de seu público, bem como o tipo de palavras-chave que eles mais procuram na Internet.

Uma dica interessante é utilizar públicos-alvo de remarketing em plataformas como Google e Meta. As campanhas de remarketing são uma ótima maneira de captar novamente os clientes que já fizeram negócios com você no passado. Como eles já conhecem sua marca, uma boa oferta já pode ser suficiente para que eles comprem de você novamente.

5. Copywriting é Importante

Não subestime a importância das palavras em seus anúncios ou em suas páginas.

Os melhores anúncios PPC falam diretamente com seu público-alvo, apelando e oferecendo soluções para possíveis desafios ou problemas que o usuário possa ter. Faça com que seus clientes queiram comprar de você ao destacar os benefícios que seus produtos oferecem.

É importante incluir as principais palavras-chave no anúncio e um bom CTA (chamada para ação). Isso vai ajudar as plataformas a determinar a qualidade do seu anúncio.

O ideal é que seu anúncio use uma linguagem que corresponda a da página de destino para que tudo faça mais sentido para o usuário.  Dessa forma, quando o usuário clicar nele, não vai se distrair ou desistir de realizar a ação desejada (inscrever-se em uma newsletter, fazer uma compra, agendar um horário e assim por diante).

Na página vinculada ao seu anúncio PPC, você deve ter um título forte que reflita o que você quer passar. O texto da página deve ser específico e relevante para as palavras-chave que seu anúncio está segmentando.

Mais importante ainda, a oferta que você está prometendo em seu anúncio deve estar em sua página, combinada com um botão de CTA. Um design limpo, intuitivo e responsivo ajudará seu anúncio a se destacar e a fazer o trabalho pesado.

6. Conheça a Concorrência

As chances de você ter concorrentes diretos e indiretos são altas. Mas isso não é ruim.  É importante sempre verificar os sites, landing pages, redes sociais e atividades de PPC de seus concorrentes. Observe até as palavras que eles estão usando em seus anúncios.

Isso ajuda você a entender como seus concorrentes estão se diferenciando e como eles se posicionam no mercado.

Se o seu principal concorrente existe há mais tempo do que você e pode vender seus produtos e serviços por menos, faça um anúncio que destaque outros benefícios além do preço. Um exemplo é oferecer melhor suporte ao cliente ou produtos de maior qualidade.

Coloque seu Anúncio PPC no Ar Hoje Mesmo

Os anúncios PPC são mais simples do que as pessoas costumam imaginar.

Contanto que você conheça seu público e segmente as palavras-chave e os canais certos, poderá lançar suas primeiras campanhas rapidamente. E quanto melhor você puder monitorar e otimizar seus anúncios, mais vai fazer o seu dinheiro valer.

Author
O autor

Larissa Folch

A Larissa é uma engenheira química que adora ciência e gosta de aprender sobre “tudo e todas as coisas”. Ama os animais e cultua bons livros. Assiste Harry Potter incansavelmente, ama música eletrônica e correr ao ar livre. Curte muito escrever e estudar inglês.