Semana da Black Friday: 7 ideias para fazer valer cada dia
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Semana da Black Friday: 7 ideias para fazer valer cada dia

A semana da Black Friday está quase chegando, e se você já preparou seu site para ultrapassar a concorrência, então não tem tanta coisa assim pra fazer, né? Mas… será mesmo? A resposta é: sim, ainda tem muita coisa pra fazer! Essa é uma das semanas mais importantes para o comércio digital em todo o ano, e é claro que não vamos deixar você perder a chance de lucrar com cada dia dessa semana de ofertas.

Neste artigo, trouxemos 7 ideias – uma para cada dia da semana –, que vão te ajudar a tornar suas ofertas e promoções mais atrativas durante a Black Friday.

1. Faça várias ofertas no mesmo dia

Durante a Black Friday, as pessoas recebem uma avalanche de informações, o que acaba sendo confuso e dispersando a atenção. Para gerar um senso de urgência no seu cliente, uma boa ideia é lançar mais de uma oferta no mesmo dia.

As ofertas podem durar uma ou duas horas no mesmo dia, sendo uma de manhã e outra à noite. Ao fazer isso, você mostra aos seus clientes que há algo novo para eles em diferentes períodos do dia. Deste modo, você os incentiva a voltar ao seu site, conferir as novas ofertas e a engajarem novamente com o seu negócio.

2. Crie pacotes de produtos e serviços

Alguns produtos são feitos para serem comprados juntos, mas alguns clientes têm o orçamento apertado ou não têm prazo suficiente para adquirir o pacote. E é aqui que você entra em ação! Crie pacotes, kits ou conjuntos dos seus produtos e serviços com preços acessíveis e ajude seu cliente a saber o que você tem a oferecer.

Esta não é apenas uma ótima maneira de movimentar as vendas dos seus produtos, mas também de mostrar às pessoas quais produtos combinam mais entre si. Afinal, muitas vezes não sabemos que precisamos de algo até vermos tal coisa, e ao apresentar kits de produtos aos seus clientes, você planta uma sementinha para novas possibilidades de vendas.

3. Torne a experiência mais divertida

Uma das maravilhas de se ter um site é atrair pessoas para consumirem seu conteúdo. Gerar tráfego para seu site é ótimo, mas tudo isso acaba sendo em vão se as pessoas não clicarem ou passarem tempo consumindo o conteúdo das páginas do seu site. Uma ótima opção é criar jogos para melhorar a experiência dos seus visitantes.

Vamos supor que alguém acesse seu site e apareça uma janela pop-up pedindo para girar a roleta para ganhar um cupom de desconto, ou para escolher uma das seis caixas secretas para receber um vale presente. Quem resistiria a um jogo simples e cheio de recompensas? Quase ninguém!

OBS: Não se esqueça de manter o design dos pop-ups em harmonia com o design do seu site e da sua marca, para evitar que os visitantes confundam com golpes ou spam.

4. Recompense gastos mínimos

Ninguém resiste a um descontão, nem mesmo os clientes mais econômicos. Mas e se o desconto tivesse uma condição mínima para ser usado? Ao anunciar, no início da semana, que aquele desconto de Black Friday na sua loja também pode ser usado por pessoas que gastarem o mínimo durante toda a semana, você contribuirá muito para suas vendas e para seu plano de marketing. 

O objetivo não é fazer com que as pessoas gastem mais durante a semana para aproveitarem a grande oferta na sexta, mas conquistar novos clientes em potencial. Supondo que alguém entre na sua loja e gaste R$50,00 só para conseguir os 50% de desconto, o que vale aqui não é o quanto essa pessoa gastou, mas sim que ela agora faz parte do seu ecossistema e dos seus esforços de remarketing. 

5. Dê um dia inteiro de frete grátis

Recentemente, o site Opinion Box divulgou uma pesquisa sobre a Experiência do Consumidor Brasileiro, que revelou que 52% dos brasileiros consideram o frete grátis um fator essencial para uma boa experiência de compra. Portanto, é seguro dizer que o frete grátis é um incentivo e tanto para que seus potenciais compradores cliquem em “finalizar compra”.

Dê aos seus compradores um dia inteiro de frete grátis e veja as taxas de abandono de carrinho despencarem. Afinal, pra bom comprador, um “Frete grátis” já basta!

6. Inove na hora de precificar

Vale presente, cupom de desconto, ofertas, e códigos promocionais são as maneiras mais diretas e efetivas de tornar sua loja online mais atrativa. Até porque eles são os elementos centrais da Black Friday. Não seria ótimo se você pudesse dar ao seu cliente a mesma satisfação, a mesma emoção e disposição para comprar, sem precisar recorrer a esses três elementos? É possível, e a gente te mostra como.

Você pode juntar elementos exclusivos de seus produtos ou serviços e torná-los únicos. Por exemplo, se você vende livros, ofereça cópias autografadas pelos autores; se você vende roupas, coloque na sua vitrine virtual coleções que só serão vendidas na Black Friday, isto é, estoque limitado e sem reposição depois dessa temporada. Também se aplica a sites de culinária, já que você pode oferecer aulas online com chefes conhecidos. Bem, são muitas as possibilidades, e com os exemplos oferecidos, você já consegue ter uma ideia do que pode fazer.

O valor de um produto ou serviço não é medido só pelo dinheiro. Oferecer às pessoas um produto exclusivo é um incentivo a mais para que elas finalizem uma compra.

7. Prolongue suas ofertas

Dar às pessoas mais uma chance para aproveitar a magia dos preços baixos mesmo nos dias seguintes à Black Friday é uma excelente estratégia, afinal, tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, e tanta oferta aparecendo constantemente, que as pessoas acabam perdendo a oportunidade de comprar um produto ou serviço que muitas vezes já planejavam comprar.

Por isso, é interessante enviar um e-mail na manhã seguinte à Black Friday, dizendo aos clientes que ainda dá tempo de aproveitar algumas ofertas. Diga que a promoção estará disponível por mais um ou dois dias, então eles podem comprar com a tranquilidade de quem não vai pagar mais caro por um produto ou serviço. Desta forma, você pode fazer com que a semana seguinte à Black Friday seja tão lucrativa quanto a própria data.

Revisando a semana

Algumas pessoas pensam que ao tentar fazer muita coisa, podemos acabar sobrecarregando ou confundindo as pessoas. Embora esta seja uma verdade para muitas ocasiões, ela não necessariamente se aplica à Black Friday, porque pegar muito leve ou tratá-la como uma data qualquer, pode prejudicar suas vendas.

Portanto, aproveite essa data para dar o seu melhor durante a semana e fazer seu site bombar. Tire todas as suas cartas da manga para manter as pessoas engajadas e ansiosas para saber quais as ofertas da sua loja ao longo da semana. Faça cada dia da semana da Black Friday valer muito.

Esperamos que essas ideias sejam úteis!

O autor

Author

Rafael H. / @rafaelhertel

Trabalho com marketing digital desde 2017. Atualmente sou Country Manager do Brasil na Hostinger. Sou apaixonado pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital, SEO, copywriting e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhei como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.

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