Notepad ++: Por que o Melhor Software do Mundo Sempre Será Gratuito

Notepad ++: Por que o Melhor Software do Mundo Sempre Será Gratuito

Notepad++, o premiado editor de texto e de código-fonte de código aberto desenvolvido por Don Ho foi baixado mais de 28 milhões de vezes.

Em 1999, Don Ho, um estudante de ciência da computação da Universidade de Paris, ouviu falar sobre o movimento da Free Software Foundation (FSF, Fundação do Software Livre).

O movimento sugeria que um software funcionaria melhor se o código fosse acessível às pessoas que o usassem. Os desenvolvedores conseguiriam desenvolver programas conforme suas necessidades sem violarem direitos autorais. Para conseguir isso, a FSF criou a GNU General Public License (GPL). 

A ideia pegou e, em 2003, como um jovem desenvolvedor que trabalhava para outra empresa, Don desenvolveu um protótipo de editor de código-fonte escrito em C++ para substituir a ferramenta baseada em Java que a empresa usava e que estava com baixo desempenho. Don fez o que qualquer desenvolvedor da FSF faria e propôs o protótipo ao seu chefe como uma maneira de resolver os problemas que ele havia notado.

A proposta foi recusada, Don continuou trabalhando no protótipo e, em 25 de novembro de 2003, divulgou seu projeto no Sourceforge como Notepad ++. Quase vinte anos depois, o Notepad++ é um dos editores de código-fonte mais populares do mundo e tem cerca de oitenta mil downloads diários.

Inovação Voltada às Necessidades

Os problemas com o antigo editor que a empresa usava não estavam apenas relacionados às limitações do Java. Mas faltava também a funcionalidade que Don procurava em um editor de código-fonte genuinamente voltado às necessidades.

As ideias que diferenciavam o Notepad ++ na época podem parecer óbvias agora. Ainda assim, recursos como salvamento automático, tabulação e localização e substituição – elementos que tornam o trabalho de um desenvolvedor muito mais fácil —não eram comuns na época.

Incentivado pela FSF, o Notepad ++ é um software de código aberto desde o seu primeiro dia. Mesmo assim, o Notepad ++ não é apenas um projeto de código aberto, e sim um “software livre” que dá às pessoas o direito legal e a liberdade de modificar o código.

Permitir que a comunidade participe do processo criativo impulsionou o sucesso do programa e, em 2011, o influente blog Lifehacker premiou o Notepad ++ como “O Melhor Editor de Texto de Programação para Windows”.

Desenvolvendo uma Mente de Código Aberto

Editor de texto do Notepad++

Ao desenvolver o Notepad++, Don se baseou no pensamento KISS (Keep It Simple, Stupid, do inglês “Simplifique, Idiota”). Contudo, já que o Notepad++ tem tantos recursos, o maior desafio é garantir o melhor desempenho possível, preservando a simplicidade no uso do editor.

A única solução é deixar a comunidade decidir quais recursos ela gosta ou não gosta, deixando-a editar o programa. 

Essa é uma das principais convicções de Don. A ideia de que não pode fazer o que quiser é um desafio, mas sua convicção na mentalidade de código aberto sempre vence. Isso lembra Don de que responder à comunidade é melhor para o projeto e a única maneira de manter ideias complexas no caminho certo.

Essa convicção foi reafirmada em 2014, quando o Lifehacker declarou o Notepad ++ (inglês) o “Editor de Texto Mais Popular”, como já era de se esperar pelo tamanho de sua comunidade de desenvolvedores dedicados e pela eficiência e simplicidade de seu modelo criativo.

As contribuições ao Notepad++ são concentradas no GitHub. Os programadores corrigem erros ou implementam recursos com solicitações de pull; Don decide se aceita ou rejeita as alterações. E é assim que a comunidade melhora o produto e orienta o projeto na direção certa.

É um modelo que tem funcionado perfeitamente ao longo dos anos, e Don se mantém firme a seu sucesso. Ele acredita que o código aberto é o método mais eficiente para o desenvolvimento de software, e ele está confiante de que, no futuro, haverá mais e mais projetos de código aberto, especialmente para uso comercial.

Feita pela e para a Comunidade

Para Don, o aspecto mais desafiador do projeto sempre foi dedicar tempo para desenvolver o Notepad++. A resposta para seus problemas e do Notepad ++ estava, como sempre, na comunidade de desenvolvedores.

“Sem a comunidade, o Notepad++ não seria o que ele é hoje”, afirma Don. Ele passou muito tempo interagindo com as pessoas envolvidas e percebeu que o projeto não poderia ser gerenciado por uma só pessoa. Então, em vez de controlar a comunidade, ele prefere guiá-la, fornecendo a infraestrutura e o fluxo de trabalho que permitem que a própria comunidade se gerencie.

E quanto a manter todos os usuários e colaboradores felizes? “Bem, isso é impossível”, diz ele, “mas pelo menos eu dou o meu melhor”. O melhor de Don, no entanto, é um padrão fora do comum. Hoje, o Notepad ++ suporta 78 linguagens de programação e foi baixado mais de 28 milhões de vezes. 

Agora, depois de duas décadas, o Notepad ++ continua totalmente gratuito e um dos melhores editores de código-fonte disponíveis online. 

Hospedagem e Distribuição do Software Líder Mundial

O Notepad ++, assim como VLC, GIMP ou Audacity, tornou-se um símbolo do movimento de software de código aberto e é conhecido por oferecer desempenho de alta qualidade de forma gratuita. Distribuir o editor de texto mais popular do mundo exige uma localização central confiável, altamente flexível e, o mais importante, segura. 

O Sourceforge, o local original para acessar o Notepad++, foi comprometido repetidas vezes.

Para evitar correr o risco de danos reais e na reputação ao projeto Notepad ++, Don decidiu que a única solução para seu problema era criar seu próprio site.

No começo, o site era hospedado por amigos, mas em 2019 Don decidiu mudar seu site para a Hostinger. “Eu experimentei algumas provedoras e descobri que o Hostinger é a que mais oferece recursos, ergonômica e com preços acessíveis.”

A prova de que o Notepad++ é realmente leve é que um site que suporta um software tão popular quanto esse funcione perfeitamente bem com o plano de Hospedagem Compartilhada Business da Hostinger. E Don está certo de que mudar para Hostinger foi a escolha certa para seu projeto. “Os recursos da Hostinger são completos, o suporte técnico é proativo e eficiente, e a estabilidade é incrível. Assim que o site é configurado, ele já começa a funcionar perfeitamente bem.”

Com a plataforma de distribuição adequada e com a hospedagem ideal e uma comunidade comprometida, Don aos poucos foi aprendendo a deixar de lado seu desejo de controlar o processo do início ao fim, a confiar nos desenvolvedores e a desfrutar da programação de um excelente produto para si e para todos ao redor do mundo.

Mas, antes de encerrar, Don nos deixa um conselho: “Você não precisa ter a ambição de tornar seu projeto popular ou bem-sucedido; apenas aproveite. Assim, ele pode se tornar um sucesso, e mesmo que não seja assim, pelo menos você se divertirá e aproveitará a parte mais interessante: programar e gerenciar um software de código aberto.”

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.