WordPress: Resumo de Notícias de Julho

WordPress: Resumo de Notícias de Julho

Com a chegada da primeira versão beta do WordPress 6.3 (link em inglês) em junho, o mês de julho foi dedicado à correção de bugs, à entrega de notas do desenvolvedor e aos retoques finais para os candidatos ao lançamento. Além disso, foram divulgadas atualizações sobre as próximas duas edições do WordCamp.

Mas as novidades não param por aí! Nós também temos ótimas notícias sobre nossos produtos internos para WordPress.

Atualizações da Hostinger: Assistente IA e Novos Layouts do Tema para Blog

Vamos começar com as novidades da Hostinger: lançamos um novo plugin Assistente para WordPress com IA. Ele já está disponível para nossos clientes dos planos de hospedagem Business e Cloud.

O plugin funciona assim: quando tudo estiver configurado, você pode usar a ferramenta de inteligência artificial (IA) para gerar seus posts de blog diretamente do seu painel WordPress.

Interface do Assistente WordPress com IA da Hostinger

Depois, é só exportar o texto gerado para o editor de publicações com apenas um clique e dar os retoques finais antes de publicá-lo.

Sugestão de leitura

Leia nosso post sobre o Assistente para WordPress com IA da Hostinger (link em inglês) para conhecer melhor nosso plugin.

Nossa outra grande novidade para o mês de julho são os novos layouts do Tema para Blog da Hostinger. Agora, você pode escolher entre três layouts durante o processo de integração, oferecendo mais flexibilidade ao usuário.

Quer dar uma olhadinha nos três layouts do nosso tema? Vamos lá:

  • Hero image com texto sobreposto
Layout com hero image destacada e texto sobreposto do Tema para Blog da Hostinger
  • Design simétrico, com texto à esquerda e imagem à direita
Layout com design simétrico do Tema para Blog da Hostinger
  • Texto de cabeçalho seguido da hero image
Layout de texto de cabeçalho seguido de hero image do Tema para Blog da Hostinger

Sugestão de leitura

Leia nosso post sobre a atualização do Tema para Blog da Hostinger (link em inglês) para saber mais.

Atualizações do WordPress

Os colaboradores do núcleo do WordPress continuaram trabalhando na versão 6.3 após o lançamento da versão beta em junho. É por isso que temos mais atualizações relacionados ao desenvolvimento do núcleo.

WordPress 6.3 e Demo do Produto

O desenvolvimento do WordPress 6.3 entrou na fase Candidato a Lançamento (RC, sigla em inglês) em meados de julho, o que significa que a versão de desenvolvimento está mais estável para testes.

Essa é a oportunidade perfeita para você testar seus projetos com a nova versão ou aprimorar suas habilidades de desenvolvimento web. Caso encontre algum erro, certifique-se de informar aos colaboradores do núcleo pelo ticket Core Track (link em inglês).

Para desenvolvedores, basta acessar o blog WordPress Core (link em inglês) para conferir as notas de desenvolvedor com mais detalhes. Assim, você saberá quais novos recursos e APIs da nova versão podem te ajudar.

Vale a pena conferir ainda a Demo do Produto (link em inglês) feita pelo WordPress 6.3 Release Squad. Confira os principais destaques:

  • Padrões sincronizados – esse novo tipo de padrão veio para substituir os blocos reutilizáveis, permitindo criar padrões no editor de blocos.
  • Paleta de comandos – agora você pode pesquisar e navegar rapidamente pelo painel do WordPress, seja para criar um novo post ou personalizar suas categorias.
  • Novos blocos – O WordPress 6.3 traz novos blocos desenvolvidos em várias versões do Gutenberg, incluindo notas de rodapé e detalhes.
  • Adeus ao suporte ao PHP 5 – a nova versão do WordPress agora exige o PHP 7 como requisito mínimo.

O Roteiro da Fase 3 do Gutenberg

Após aperfeiçoar o editor de blocos na próxima versão, espera-se que os projetos WordPress e Gutenberg avancem para a fase 3: colaboração.

Durante o mês de julho, Matias Ventura, arquiteto líder do Gutenberg, divulgou um roteiro detalhado para a fase de colaboração do projeto. Para facilitar sua leitura, fizemos um resumo dos projetos da fase 3 apresentados no blog WordPress Core (link em inglês):

  • Colaboração em tempo real – vários usuários poderão trabalhar simultaneamente no editor de blocos. Ou seja, um post não fica mais bloqueado quando alguém está editando.
  • Fluxos de trabalho – simplificam o processo editorial quando vários usuários trabalham no mesmo conteúdo, desde o rascunho até a publicação. Por exemplo, os usuários poderão escrever comentários ou adicionar sugestões no conteúdo.
  • Revisões – trabalhar em um projeto exige transparência e possibilidade de rastrear as alterações. Na fase 3, as revisões não devem apenas salvar o histórico de edição textual, mas também proporcionar uma melhor aparência visual, principalmente no ambiente de blocos.
  • Biblioteca de mídias – atualização de interface, gerenciamento e fluxo de trabalho.
  • Biblioteca de blocos – melhorias no gerenciamento da organização de blocos, como permitir que os usuários ativem ou desativem qualquer bloco universalmente.
  • Design do admin – o design do wp-admin foi renovado para melhorar a acessibilidade, o fluxo de trabalho do usuário e a personalização da interface.

Notícias de Segurança do WordPress

Embora julho tenha sido um mês relativamente tranquilo com relação às vulnerabilidades críticas para os principais plugins, ainda houve registro de um problema de segurança relevante.

Em meados de junho, a equipe do Patchstack descobriu uma vulnerabilidade de cross-site scripting (XSS) (link em inglês) refletida em todo o site no Freemius WordPress SDK. Caso não conheça, o Freemius é uma plataforma de vendas de produtos digitais, e o WordPress SDK é muito usado para vender plugins e temas freemium do WordPress.

A pontuação CVSS para essa vulnerabilidade XSS foi de 7,1, considerada alta severidade. Esse problema de segurança pode ter afetado milhares de sites, já que o Freemius é usado por mais de mil plugins e mais de 50 temas. Felizmente, o Freemius e quase todos os plugins e temas afetados corrigiram os problemas e as atualizações já estão disponíveis.

Para verificar se essa vulnerabilidade afetou algum de seus plugins, basta procurá-lo no banco de dados do Patchstack. Mas, por precaução, recomendados atualizar todos os plugins que você usa para evitar outros problemas de segurança.

Os clientes da Hostinger, podem usar nosso recurso de segurança para WordPress diretamente da Área de Membros. Ele mostrará o status da segurança dos seus plugins e temas no seu site. Não se esqueça de verificá-los e realizar as atualizações necessários caso alguma vulnerabilidade seja detectada.

Interface da seção de segurança WordPress no hPanel

Notícias do WordCamp

As próximas edições do WordCamp trazem grandes novidades.

WordCamp US (EUA)

O WordCamp US 2023 (link em inglês) está chegando. Ele acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto em National Harbor, Maryland. Se você tem planos de ir aos Estados Unidos e quer aproveitar a oportunidade de participar do maior evento da comunidade WordPress, então corra e compre seu ingresso aqui.

A Hostinger também participará, com muito orgulho, como patrocinadora. Se você for ao evento também, não deixa de dar uma passadinha no nosso estande. Vamos adorar bater um papo com você sobre as duas coisas que mais amamos: WordPress e hospedagem de sites.

WordCamp Asia

A próxima grande edição do WordCamp será o WordCamp Asia 2024 (link em inglês) e está planejada para acontecer entre 7 e 9 de março, em Taipei, Taiwan.

Os ingressos ainda não estão à venda, mas grandes talentos — como você — podem apresentar palestras durante o evento, pois os organizadores estão abrindo inscrições para a convocação palestrantes (link em inglês).

Essa é uma excelente oportunidade de apresentar suas ideias e insights exclusivos, e também de se apresentar a centenas ou milhares de especialistas e usuários do WordPress de todo o mundo.

O Que Esperar para Agosto

A versão 6.3 do WordPress foi lançada no dia 8 de agosto de 2023, então, se você ainda não atualizou o seu WordPress, corre para atualizá-lo e explorar todas as novidades. Mas antes, recomendamos criar um ambiente de testar para atualizar seu site e reduzir o tempo de inatividade.

Com a chegada do WordCamp US, teremos ainda muitas novidades e conteúdo interessantes do WordPress para compartilhar aqui — então, fica de olho no nosso blog. Ficamos por aqui. Até o próximo resumo de notícias do WordPress!

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.