WordPress: Resumo de Notícias de Novembro

WordPress: Resumo de Notícias de Novembro

O ano já está chegando ao fim, mas a comunidade WordPress continua trabalhando a todo vapor. Para fechar novembro com chave de ouro, o WordPress 6.4, a última grande atualização a ser publicada em 2023, foi lançado com um novo tema padrão.

Além disso, a premiação Monster’s Awards está sendo promovida pelo repositório de temas TemplateMonster. O evento celebra os melhores produtos e prestadores de serviço do mercado WordPress — não se esqueça de votar nos seus favoritos.

No quesito segurança e vulnerabilidades, uma campanha de ataques de phishing direcionada a sites WordPress também veio à tona em novembro. Mas, desde que você não faça download de arquivos suspeitos, não precisará se preocupar.

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre as novidades do mês.

Atualizações do WordPress 6.4 e 6.4.1

O último grande lançamento do WordPress foi publicado no dia 7 de novembro, trazendo um novo tema padrão, o Twenty Twenty-Four, e também melhorias no fluxo de trabalho e otimização geral do desempenho.

Estas são as novidades principais:

  • Tema padrão Twenty Twenty-Four . O novo tema padrão do WordPress rompe com o estilo dos modelos anteriores, que eram mais parecidos com um blog. O Twenty Twenty-Four tem designs versáteis, adequados para sites de negócios, portfólios e vários outros tipos de página.
  • Categorias personalizadas de padrões. Para aprimorar o recurso de criação de padrões da versão anterior, o WordPress 6.4 permite adicionar categorias personalizadas para melhorar a organização do seu espaço de trabalho.
  • Blocos contêiner. Renomeie os blocos de grupo, de linha e de pilha para encontrá-los mais rapidamente no editor.
  • Lightbox. Um lightbox nativo para otimizar a visualização e interação com imagens no seu site.
  • Split query. Essa atualização acelera seu site, dividindo consultas complexas para reduzir o tempo de carregamento e o consumo de recursos do banco de dados.

Apenas alguns dias após o lançamento do WordPress 6,4, a versão 6.4.1 foi lançada para corrigir três bugs. O bug mais importante estava causando falhas nas atualizações de temas ou plugins, que provocavam erros de tempo esgotado (timeout).

Não se esqueça de atualizar o WordPress para a versão mais recente para melhorar a segurança do seu site e ter acesso aos novos recursos.

Roadmap do WordPress para 2024

À medida que 2023 vai chegando ao fim, a comunidade WordPress se prepara para um 2024 cheio de boas novidades.

Josepha Haden Chomphosy, diretora do Projeto WordPress, publicou uma proposta de cronograma para os principais lançamentos do próximo ano:

VersãoVersão betaLançamento final
WordPress 6.513 de fevereiro26 de março
WordPress 6.64 de junho16 de julho
WordPress 6.724 de setembro5 de novembro

Se não houver alterações nesse cronograma, os ciclos de lançamento do WordPress 6.5 e 6.6 coincidirão com os eventos WordCamp Ásia e WordCamp Europa, respectivamente.

Além disso, as versões 6.5 e 6.7 do WordPress focam principalmente em aprimorar os recursos de colaboração, o que trará basante progresso para a terceira fase do projeto Gutenberg.

Tentativas de Phishing Contra Usuários do WordPress

O plugin Wordfence identificou recentemente uma campanha de phishing direcionada aos usuários do WordPress.

Durante o ataque, donos de sites WordPress recebem um e-mail assinado pela “Equipe de Segurança do WordPress” sobre problemas na Execução Remota de Código (RCE). No e-mail, a suposta equipe de segurança sugere instalar um plugin chamado CVE-2023-45124 Patch.

No entanto, esse identificador CVE sequer existe.

E, ao clicar no botão “Baixar plugin” do e-mail, as vítimas são redirecionadas para uma página falsa do repositório de plugins do WordPress, que usa o URL en-gb-wordpress.org. O plugin malicioso adiciona secretamente um usuário administrador à conta da vítima, chamado wpsecuritypatch.

Além disso, o plugin também baixa um arquivo de backdoor chamado wpgate.zip e o armazena no diretório raiz sob o nome enganoso “wp-autoload.php“.

Para proteger seu site dessas táticas maliciosas, tenha cuidado com os e-mails que afirmam ser enviados pela equipe do WordPress. Sempre verifique os links presentes no e-mail antes de clicar neles e procure por erros de digitação — nesse ataque, os hackers escreveram “WordPress” com um P minúsculo, por exemplo.

Se você suspeita que seu site possa ter sido comprometido nessa campanha de phishing, tome estas medidas imediatamente:

  • Procure o arquivo wp-autoload.php no seu diretório raiz.
  • Confira se há plugins com o slug wpress-security-wordpressinstalado no seu WordPress.
  • Verifique se existe um usuário administrativo oculto chamado wpsecuritypatch.

Assim você garantirá a segurança e integridade do seu site WordPress.

O WPTalkLink, idealizado por Javi Guembe, é um projeto muito interessante para a comunidade de colaboradores do WordPress. O intuito dele é conectar membros interessados em aprender idiomas.

A nova plataforma conecta pessoas que querem estudar a mesma língua para que possam aprender juntos e motivar uns aos outros. 

Página do projeto WPTalkLink

Neste momento, o WPTalkLink já tem mais de 20 membros, incluindo o próprio Javi Guembe e algumas figuras conhecidas na comunidade WordPress, como Michelle Frechette e Naoko Takano.

Vote na Hostinger no Monster’s Awards 2023

Com muita honra anunciamos que a Hostinger foi indicada ao prêmio Monster’s Awards 2023 na categoria melhores provedores de hospedagem WordPress. Para votar em nós, basta visitar o site da Monster’s Awards e abrir a categoria provedores de hospedagem.

Você também pode conferir as outras categorias e votar nos seus produtos ou serviços favoritos, incluindo temas gratuitos e plugins do WooCommerce.

O Que Está Por Vir em Dezembro

O último evento WordPress vai acontecer no dia 11 de dezembro — o State of the Word 2023. Se trata da palestra anual do co-fundador do WordPress, Matt Mullenweg, e, neste ano, vai acontecer em Madrid, na Espanha.

O evento também será transmitido ao vivo na internet.

Este foi nosso resumo de notícias de novembro. Continue acompanhando o Blog da Hostinger para ficar sabendo todas as novidades que surgirão em 2024!