WordPress: Resumo de Notícias de Agosto

WordPress: Resumo de Notícias de Agosto

O mês de agosto foi produtivo tanto para a comunidade WordPress quanto para a Hostinger.

Vimos algumas novidades interessantes, como a nova versão do WordPress, o recurso adicional no Assistente IA da Hostinger e uma prévia do próximo tema padrão WordPress.

Além das novidades, algumas vulnerabilidades de segurança foram corrigidas, portanto, recomendamos manter seus plugins atualizados para evitar problemas com a segurança.

Sem mais delongas, vamos agora ao resumo de notícias do WordPress de agosto.

Atualizações do Assistente com IA da Hostinger

Atualizamos o plugin Assistente com IA da Hostinger: agora ficou ainda mais fácil gerar conteúdo com ele. Você verá uma nova seção O que você deseja fazer hoje na interface principal com três menus suspensos. 

Interface do plugin Assisntent IA da Hostinger com destaque dos novos recursos de configuração de conteúdo

Eles permitem que você selecione os seguintes parâmetros:

  • Tipo de conteúdo. Você pode selecionar o tipo de conteúdo que quiser, seja para um post ou uma página, inclusive posts para produtos WooCommerce.
  • Tom de voz. Escolha entre as opções de tom casual, neutro ou formal que melhor se adeque à sua marca.
  • Tamanho do conteúdo. Ajuste o tamanho do seu post de acordo com as suas necessidades: como uma descrição curto de um produto ou um artigo mais detalhado.

Além disso, aprimoramos a interface do usuário. Você pode encontrar o botão Adicionar com IA no editor de post e no menu da barra lateral de posts para acesso rápido ao Assistente IA.

Painel de posts do WordPress com novo botão Adicionar com IA destacado

Atualizações do WordPress

O WordPress lançou sua nova versão e nos deu uma prévia do futuro tema padrão.

WordPress 6.3 e 6.3.1

O tão aguardado WordPress 6.3 (link em inglês) finalmente chegou em 8 de agosto para completar melhorias de personalização do editor de blocos. Aqui estão os destaques dessa nova versão:

  • Padrões. Os blocos reutilizáveis foram substituídos pelos blocos sincronizados. Agora é possível criar padrões sincronizados e padrões diretamente no editor de blocos sem precisar usar um plugin extra.
  • Paleta de comandos. Com o novo recurso de paleta de comandos, a navegação pelo Editor de Site ficou muito mais intuitiva e descomplicada. Basta digitar a tarefa ou painel que deseja e selecioná-lo.
  • Revisão de estilo. O novo recurso de revisões de estilo salva suas edições anteriores completas com data e hora, facilitando a reversão das edições.

Poucas semanas após o lançamento do WordPress 6.3, a versão 6.3.1  (link em inglês) foi lançada para solucionar erros críticos, incluindo problemas com o novo bloco de notas de rodapé.

Dito isso, mantenha o seu WordPress atualizado com a última versão disponível para evitar vulnerabilidades de segurança e também aproveitar os recursos mais recentes.

Twenty Twenty-Four: Novo Tema Padrão do WordPress

Com a chegada da versão 6.3, o tema Twenty Twenty-Four começou a ser desenvolvido. O plano é lançar esse novo tema com o próximo grande lançamento: o WordPress 6.4 (link em inglês), que será lançado em novembro.

Ao contrário dos temas anteriores, o Twenty Twenty-Four foi desenvolvido para atender três tipos de uso: negócios, portfólio e blog. Isso quer dizer que o tema virá com mais padrões no modelo inicial para todos os tipos de uso, incluindo panoramas do projeto, confirmações de presença e padrões específicos de landing page.

Para conferir a prévia desse próximo tema, acesso o post do blog WordPress Core (link em inglês).

WordPress Community Summit e WordCamp EUA 2023

Dois grandes eventos do WordPress aconteceram em agosto. O Community Summit (Encontro da Comunidade, link em inglês) aconteceu de 22 a 23 de agosto, e o WordCamp US (link em inglês) ocorreu logo depois, de 24 a 26 de agosto.

Durante o Community Summit, colaboradores de todo o mundo se reuniram para discutir vários tópicos e questões sobre o projeto e a comunidade WordPress. O principal objetivo do encontro é fortalecer o projeto geral de código aberto do WordPress e melhorar o fluxo de trabalho dos colaboradores e a cooperação entre equipes.

Tarde dee discussões no Community Summit do WordPress

No total, foram discutidos 26 tópicos, que vão desde funções de liderança de colaboradores no projeto WordPress até diversidade e inclusão dentro das equipes. Quer saber mais sobre esse evento? Visite o blog do Summit (link em inglês) para conferir resumo e pontos-chave do evento.

O WordCamp US aconteceu logo após o Community Summit e ficamos muito felizes e orgulhosos de ter participado como patrocinadores superadministradores.

Hostinger no WordCamp EUA 2023

 Para nós, as três principais sessões a seguir foram muito interessantes:

  • Making Large Language Models (LLMs) Work for You [Fazendo Grandes Modelos de Linguagem (LLLMs) Trabalharem para Você]. Simon Willison explica como funcionam os LLMs e seus casos de uso. Ele também dá dicas sobre como usar a IA sem cair em armadilhas.
  • Future of WordPress [O Futuro do WordPress]. Josepha Haden Chomposy fala sobre o que está acontecendo atualmente no WordPress e como a comunidade pode impulsionar o futuro do WordPress.
  • What’s Next in Gutenberg [ O Que Está Por Vir no Gutenberg]. Matt Mullenweg discute o que já foi conquistado com o Gutenberg e o plano do projeto. Ele também participa de uma sessão de perguntas e respostas com o público.

Além dessas, todo o evento do WordCamp está cheio de sessões e workshops incríveis e interessantes. Então, se você não pôde ir ao evento, não se preocupe, tudo isso que falamos aqui está disponível no canal WordCamp no YouTube (vídeos em inglês).

Vulnerabilidades do WordPress

Vamos encerrar o resumo do mês de agosto com notícias sobre as vulnerabilidade do WordPress. Destacaremos algumas das vulnerabilidades de alta gravidade apontadas pelo banco de dados Patchstack (link em inglês).

Porém, como existem milhares de plugins disponíveis, recomendamos mantê-los sempre atualizados. Se você estiver usando a Hostinger, verifique o scanner de vulnerabilidades do WordPress no hPanel (link em inglês).

Painel de seegurança do WordPress no hPanel

Forminator

Um plugin popular de criação de formulários com mais de 400.000 instalações ativas, o Forminator estava propenso a uploads arbitrários de arquivos que permitiam que invasores carregassem um arquivo malicioso para o site como um backdoor.

A vulnerabilidade afetou a versão 1.24.6 e inferiores. Caso você use esse plugin, recomendamos atualizá-lo, pelo menos, para a versão 1.25.0.

Gutenberg Blocks by Kadence Blocks Plugin

Assim como o Forminator, o Gutenberg Blocks by Kadence também estava vulnerável ao upload arbitrário.

No entanto, a vulnerabilidade no plugin Gutenberg Blocks foi classificada como 10 no CVSS 3.1 e é conhecida por ser explorada. Consequentemente, seus mais de 300.000 usuários deverão atualizar para a versão 3.1.11 o mais rápido possível.

O Que Esperar para Setembro

Embora o WordPress 6.3 tenha acabado de ser lançado, a versão beta do WordPress 6.4 será liberada no final de setembro. Com essa versão beta, podemos esperar ver o tema padrão e alguns dos primeiros recursos da fase três do Gutenberg: a colaboração online.

Fique de olho no nosso blog para não perder o próximo resumo de notícias WordPress. Ficamos por aqui e até a próxima!

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.