Como Configurar e Instalar FileZilla: Guia Para Conectar ao Servidor via FTP

Se você está procurando como configurar e instalar FileZilla, está no lugar certo. Continue lendo e aprenda como usar um dos clientes FTP mais famosos do mundo, para que você possa gerenciar facilmente seus arquivos da web.

Embora o FileZilla seja bastante fácil de usar entender, ele pode ser um pouco confuso para iniciantes. Mas você não precisa se preocupar – é possível conectar seu servidor web ao FTP FileZilla seguindo três passos fáceis. Vamos dar uma olhada!

FileZilla é um programa que ajuda você a transferir arquivos entre o seu computador e um servidor na internet. Ele é especialmente útil para carregar sites, fazer download de arquivos grandes e muito mais.

Por Que Baixar o FileZilla?

A maioria dos painéis de controle de hospedagem costumam ter limites de upload. Por isso, se você quiser fazer upload de um arquivo maior ou transferir arquivos com maior praticidade, você precisa usar um cliente FTP como o FileZilla.

Este software livre de código aberto ajuda a transferir arquivos da sua máquina local para servidores web e vice-versa por meio de suas diversas opções de transferência. O programa tem duas versões, o FileZilla Client e o FileZilla Server; ambas estão disponíveis para Windows, Linux e Mac OS X (macOS).

Para baixar e instalar o FileZilla, basta acessar a página oficial do cliente FTP e selecionar o seu sistema operacional. Não há necessidade de cadastro nem de fornecer dados pessoais, como seu e-mail.

Além disso, com o FileZilla FTP você também pode editar e gerenciar os arquivos do seu site remotamente a partir do seu computador.

Como Usar o FileZilla: Tutorial em Vídeo

Se você preferir um guia em vídeo, confira as instruções abaixo.

Como Configurar o FileZilla em 3 Passos

Agora, sem mais delongas, vamos aos passos que você deve seguir para adicionar seu site ao FileZilla (Client ou Server).

1. Coletando os Dados do FTP

Primeiro de tudo, você precisa reunir os detalhes de acesso FTP da sua conta de hospedagem. Para os usuários da Hostinger, as informações estão localizadas no menu do hPanel, em Arquivos -> Contas FTP.

contas ftp no hpanel

Por lá, você encontrará seu hostname FTP, nome de usuário e porta. Se você não sabe a senha da conta FTP, redefina-a clicando no botão Alterar senha FTP.

dados de ftp no hpanel

Caso você precise de uma nova conta por algum motivo, simplesmente role para baixo e siga as instruções na seção Criar uma Nova Conta FTP.

2. Adicionando um Site ao Gerenciador de Sites do FileZilla

Abra o FileZilla e acesse o Gerenciador de Sites. Você pode fazer isso indo ao menu Arquivo ou pressionando CTRL+S (CMD+S no macOS).

Assim que a janela Gerenciador de Site aparecer, clique em Novo Site e preencha as colunas com os seus detalhes FTP. Aqui está uma breve explicação de cada linha:

  • Protocolo — o protocolo para troca de arquivos em qualquer rede. Selecione FTP – Protocolo de Transferência de Arquivos
  • Host — na maioria dos casos, você pode usar seu domínio como o host, escrevendo ftp.seudominio.com.
  • Porta — a porta de dados do servidor FTP. A porta padrão é 21, mas esse campo não é obrigatório.
  • Criptografia — a maneira como seus dados serão criptografados. A maioria dos provedores recomenda usar a opção Usar somente FTP simples (inseguro), porque outros métodos exigem certificados e outras configurações. Felizmente, a Hostinger suporta o modo mais seguro, então você pode escolher a opção  Use FTP explícito sobre TLS se disponível .
  • Login — o tipo de login que será utilizado. Escolha Normal.
  • Usuário — seu nome de usuário FTP.
  • Senha — sua senha FTP.

Lembre-se de que se seu domínio não estiver apontando para seu host, o hostname ftp.seudominio.com não funcionará. Se for esse o caso, use o endereço IP do servidor, especificado em Contas FTP. no hPanel.

3. Conectando-se ao Servidor FTP

Depois de preencher todas as informações requeridas, desça a página e clique em Conectar.

adicionar site no filezilla

Se você definir a Criptografia como Usar FTP explícito sobre TLS se disponível, o cliente solicitará a inspeção do certificado TLS.

aviso de certificado no filezilla

Para prosseguir, pressione OK. Você também pode marcar a caixa Sempre confiar no certificado em futuras sessões. Dessa forma, você não terá que realizar essa ação todas as vezes que uma conexão FTP for feita com o FileZilla, pois o software registrará o certificado SSL/TLS.

tela principal do filezilla após conexão do site

E é isso! Se tudo for feito corretamente, você conseguirá ver a lista de diretórios do seu servidor FTP.

Dica

Se o FileZilla exibir a mensagem com Conexão estabelecida, inicializando TLS… e falhar na conexão, navegue até Arquivo -> Gerenciador de Sites e tente alterar sua Criptografia para Use apenas FTP simples (inseguro).

Caso você receba um erro de Tempo de Conexão Esgotado ao tentar acessar seu servidor, uma boa ideia é alterar suas configurações para tentar resolver esse problema. Para fazer isso, navegue até Editar -> Configurações. Selecione a página Conexão. Aqui você verá a opção Tempo Limite, que você precisará alterar de 20 para 200. Isso aumentará o tempo que o FileZilla tenta se reconectar se houver algum problema com a conexão. Então clique em OK.

ajustando configurações do filezilla

Por Que o FileZilla é Tão Útil

São várias as razões para que muitos usuários acabem optando por usar o cliente FTP Filezilla. Abaixo, segue uma relação de motivos para tê-la no seu negócio online ou site de conteúdos.   

Interface Intuitiva

O painel principal de acesso do Filezilla é bastante intuitivo e fácil de entender as operações que você precisar. Vários campos de uso mais comuns, como nome de usuário, senha e configurações ficam sempre visíveis aos usuários.

Geradores de Conteúdos Compatíveis

Uma das plataformas mais utilizadas para criação de sites e blogs é o WordPress. Sabia que você também pode usar o FileZilla com o CMS? Não só ele, mas outros sistemas CMS também são compatíveis com a ferramenta.

Digamos que seu site use o WordPress como gerenciador de conteúdo. Nele você pode enviar os arquivos que fez download via FTP para o servidor e vice-e-versa. Dessa forma, você facilita a realização deste processo fora do sistema.

Alteração de Arquivos

Modificar um arquivo que já foi transferido via FTP para o servidor é bem simples. Você pode imaginar que, inicialmente, você teria que excluí-lo e depois transferi-lo novamente.

Mas não! Basta acessar o servidor e enviar a nova versão do arquivo, substituindo o antigo pelo novo instantaneamente.

Para fazer esta troca, obrigatoriamente os dois arquivos precisam ter o mesmo nome e ter do mesmo formato (extensão). E mantenha sempre um backup atualizado da nova versão.

Alterar Códigos-fontes para Solucionar Problemas

Uma das alterações que você mais vai precisar acessar serão os códigos-fontes do tema do seu site. Nele, você muda diversas características do layout, abas, templates ou qualquer outra coisa que quiser. Também é possível

E, já dentro do Filezilla, é só abrir o arquivo, alterar o que desejar e salvar. Tudo sem precisar sair ou incluir o arquivo novamente no sistema. É um processo bem prático e que traz muita facilidade e agilidade às suas tarefas diárias.

Temas e Plugins Novos

Instalar plugins e temas ficou ainda mais prático, pois pode ser feito dentro do próprio Filezilla. É só baixar o plugin ou o tema dentro do site do desenvolvedor e transferir para o servidor. Depois é só ver no painel de controle e fazer a ativação.

Segurança de Arquivos

Se preocupar com a segurança e informações do seu site é natural. Mas como manter tudo isso sem ataques indesejáveis?

É preciso manter sempre um sistema de antivírus ativado no seu computador. É ele quem vai fazer escaneamentos periódicos para que os arquivos não sejam corrompidos antes de serem enviados via FTP ao servidor.

Mas outra coisa muito importante é: nunca, em hipótese alguma, passe seus acessos de login e senha para outras pessoas. Se isso for feito, elas terão controle total do seu site, podendo modificar ou apagar informações sem sua validação.

Uma forma de manter sempre suas informações seguras é manter um backup atualizado num HD externo. Também pode ser na nuvem, por exemplo. Assim, se qualquer coisa acontecer, você pode restaurar tudo e começar exatamente do ponto em que parou.

Conexão Malsucedida?

Caso a conexão não tenha sido bem-sucedida, peça assistência ao seu provedor de hospedagem, ou confira nossos tutoriais de erros do FileZilla:
Como Corrigir ECONNREFUSED – Erro de Conexão Recusada Pelo Servidor no FileZilla
Corrigindo o Erro 421 Too Many Connections (8) From This IP no FileZilla
Como Verificar Se a Porta FTP 21 Não Está Bloqueada

Conclusão

Parabéns, você se conectou com sucesso ao seu servidor web usando o FileZilla! Tudo que você precisa fazer é reunir seus dados de FTP e usá-los para adicionar seu site ao FileZilla. Bem fácil, certo?

Se você tiver alguma dúvida ou dica para compartilhar, fique à vontade para fazer isso na seção de comentários!

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.