Filezilla FTP

Como configurar e utilizar o Filezilla

filezilla

Transferir dados e arquivos do seu computador para um servidor de hospedagem de sites ficou ainda mais fácil com os serviços de FTP. O Filezilla é um FTP (File Transfer Protocol – significa Protoloco de Transferência de Arquivos), de código aberto (open source), um software para ser usado em programas como o Windows, Mac e Linux.

Ao criar um site é necessário realizar a transferência dos arquivos que estão no seu computador para o servidor de hospedagem de site da empresa que você contratou o serviço, o Filezilla é que vai fazer a conexão entre você e eles. Neste artigo você vai aprender a configurar e a utilizá-lo de maneira bem simples.

Como instalar o Filezilla

Passo 1# Para começar a configurar o programa é preciso primeiro instalá-lo no seu computador. Você pode baixar o software clicando aqui. A versão é em 64bit e suporta Windows 7, 8, 8.1 e 10 e também está disponível para Linux e Mac.

A instalação é fácil e sem grandes dificuldades, pois é só escolher onde você quer que o programa seja instalado e começar a fazer o download.

Passo 2# Agora para você fazer a transferência dos arquivos da sua máquina para o servidor de hospedagem é necessário anotar algumas informações para preencher nos campos do Filezilla. Só dessa forma ele poderá encontrar uma “ponte” e realizar a transferência dos arquivos.

  • Host: Host é o endereço do servidor na internet, denominado tanto por um número de IP, por exemplo: (001.002.3.004) ou por um domínio: (ftp.seuservidor.com.br). Anote essas informações porque você vai precisar mais tarde.
  • Nome de usuário: O seu nome de usuário deve ser preenchido no campo “user”. Para facilitar, este nome pode ser o mesmo que você já utiliza para o painel da sua hospedagem, mas pode criar outro se desejar também.
  • Senha: Esta será a sua senha para acessar o servidor, será o “password”. Você também pode criar uma nova ou usar a mesma do painel de hospedagem.
  • Porta: Como o próprio nome já diz, a porta será por onde vão entrar as informações do seu computador para o painel de hospedagem. Geralmente as hospedagens já fornecem esses dados no painel de controle. Mas caso você não encontre lá, peça ao suporte da sua empresa  de hospedagem de sites.

Neste segundo passo, anote essas informações e preencha tudo na primeira tela de conexão do Filezilla.

Passo 3# Depois que você preencher todos os dados, pode começar a fazer a transferência de arquivos. O Filezilla servirá tanto para transferir os arquivos do seu computador para o servidor, quanto para copiar arquivos do servidor para o seu computador.

De um lado aparecerão os arquivos que estão no seu computador, e do outro lado o servidor de hospedagem onde entrarão os arquivos. Você também pode arrastar os arquivos para dentro da ferramenta que irá funcionar da mesma forma.

Por que o Filezilla é tão útil?

Várias razões são aplicadas para que muitos usuários acabem optando por usar a ferramenta Filezilla. Depois que você aprendeu a configurar o programa, entenda porque utilizar ela é uma boa opção. Abaixo segue uma relação do quanto ela se tornou útil:

Interface intuitiva

O painel principal de acesso do Filezilla é bastante intuitivo e fácil de entender as operações que você precisar. Vários campos de uso mais comuns, como nome de usuário, senha, configurações, ficam sempre visíveis aos usuários.

Geradores de conteúdos compatíveis

Uma das plataformas mais utilizadas para criação de sites e blogs é o WordPress, onde é possível utilizar o Filezilla também. Não só ele, mas outros sistemas CMS são compatíveis com a ferramenta.

Digamos que seu site utiliza o WordPress como gerenciador de conteúdo, nele você pode enviar os arquivos que fez download via FTP para o servidor e vice-e-versa, facilitando dessa forma a realização deste processo fora do sistema.

Alteração de arquivos

Modificar um arquivo que já foi transferido via FTP para o servidor é bem simples. Você pode imaginar que inicialmente você teria que excluí-lo e depois transferi-lo novamente, mas não! Basta acessar o servidor e enviar a nova versão do arquivo, substituindo o antigo pelo novo instantaneamente.

Para fazer esta troca, obrigatoriamente os dois arquivos precisam ter o mesmo nome e ser do mesmo formato (extensão). E mantenha sempre um backup atualizado da nova versão.

Alterar códigos-fontes para solucionar problemas

Uma das alterações que você mais vai precisar acessar serão os códigos-fontes do tema do seu site. Nele você muda diversas características do layout, abas, templates, enfim, qualquer coisa. E dentro do Filezilla, é só abrir o arquivo, alterar o que desejar e salvar. Sem sair ou incluir o arquivo novamente no sistema.

Temas e plugins novos

Instalar plugins e temas ficou ainda mais prático, pois pode ser feito dentro do Filezilla. É só baixar o plugin ou o tema dentro do site do desenvolvedor e transferir para o servidor. Depois é só ver no painel de controle e ativá-lo.

Segurança de arquivos

Se preocupar com a segurança e informações do seu site é natural. Mas como manter tudo isso sem ataques indesejáveis? É preciso manter sempre um sistema de antivírus ativado no seu computador fazendo escaneamentos periodicamente para que os arquivos não sejam corrompidos antes de serem enviados via FTP ao servidor.

Mas outra coisa muito importante é nunca, em hipótese alguma, passar seus acessos de login e senha a outras pessoas. Pois ele terá total controle do seu site, podendo apagar informações, alterar e modificar sem sua validação. Então cuidado!

Uma forma de manter sempre suas informações seguras é manter um backup atualizado num HD externo, ou na nuvem por exemplo. Assim se qualquer coisa acontecer, você pode restaurar tudo e começar da onde parou.

Quer saber mais sobre o FileZilla? Veja como configurar o cliente FileZillaComo Corrigir erro 421 Conexões Excedentes IP no FileZilla

Conclusão

Nos passos acima você pôde compreender como foi fácil e simples configurar e utilizar o Filezilla. Essa ferramenta só veio para ajudar na transferência e acesso aos dados da sua máquina para o servidor de hospedagem.

O Filezilla é um serviço gratuito onde só basta instalá-lo e começar a utilizá-lo. Realmente vale a pena! Lançar o seu projeto online é simples e rápido, e os investimentos iniciais certamente cabem no seu bolso. 

conheca-nossos-planos-hostinger

Palavras-chave: filezilla client, filezilla como usar, filezilla ftp, filezilla o que é, filezilla ser ver, filezilla server, filezilla tutorial, fizezilla, FTP.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$1
59
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!