Filezilla

Como configurar o cliente FileZilla

aprenda como configurar o FileZilla

Neste tutorial, você vai descobrir como configurar o FileZilla para que você possa se conectar ao seu servidor FTP e gerenciar todos os arquivos nele.

Porém, entenda que o FTP não é o único caminho para gerenciar arquivos na Hostinger. Você também pode usar o recurso “arrasta e solta” no Gerenciador de Arquivos. Muitos usuários acham que o Gerenciador de Arquivos é mais conveniente se comparado ao FTP.

O Filezilla é um software de código aberto distribuído gratuitamente que vai ajudar você a transferir arquivos maiores com segurança e rapidez. A maioria das hospedagens têm certas limitações quando se trata de fazer o upload de arquivos pelo PHP ou por scripts.

No entanto, essas limitações geralmente não estão presentes para uploads pelo FTP. Assim, saber como configurar o FileZilla pode ser fazer com que a ferramenta se torne uma poderosa aliada aos desenvolvedores e gerenciadores de sites.

O cliente FileZilla FTP é fácil de usar, sendo assim um dos clientes FTP mais populares. Ele também tem suporte a Windows, Linux, Mac OS X, BSD e muitos outros sistemas operacionais.

O software inclui suporte para vários idiomas e recursos, como um Gerenciador de Sites, filas de transferência, favoritos e muito mais. Quando terminar a instalação do FileZilla, veja como fazer upload do seu site.

O que você vai precisar

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Um cliente FileZilla, que pode ser baixado aqui.
  • Credenciais de FTP / informações de login.

Quer sacar tudo de FTP? Acesse o conteúdo FTP: O que é, como funciona e qual o melhor tipo para você gerenciar arquivos na internet.

Por que o FileZilla é tão útil

Antes de aprender como configurar o FileZilla, você precisar por que esta ferramenta é uma das mais indicadas para transferências de arquivos na internet.

São várias as razões para que muitos usuários acabem optando por usar o Filezilla. Abaixo, segue uma relação de motivos para tê-la no seu negócio online ou site de conteúdos.   

Interface intuitiva

O painel principal de acesso do Filezilla é bastante intuitivo e fácil de entender as operações que você precisar. Vários campos de uso mais comuns, como nome de usuário, senha e configurações ficam sempre visíveis aos usuários.

Geradores de conteúdos compatíveis

Uma das plataformas mais utilizadas para criação de sites e blogs é o WordPress. Sabia que você também pode usar o FileZilla com o CMS? Não só ele, mas outros sistemas CMS também são compatíveis com a ferramenta.

Digamos que seu site use o WordPress como gerenciador de conteúdo. Nele você pode enviar os arquivos que fez download via FTP para o servidor e vice-e-versa. Dessa forma, você facilita a realização deste processo fora do sistema.

Alteração de arquivos

Modificar um arquivo que já foi transferido via FTP para o servidor é bem simples. Você pode imaginar que, inicialmente, você teria que excluí-lo e depois transferi-lo novamente.

Mas não! Basta acessar o servidor e enviar a nova versão do arquivo, substituindo o antigo pelo novo instantaneamente.

Para fazer esta troca, obrigatoriamente os dois arquivos precisam ter o mesmo nome e ter do mesmo formato (extensão). E mantenha sempre um backup atualizado da nova versão.

Alterar códigos-fontes para solucionar problemas

Uma das alterações que você mais vai precisar acessar serão os códigos-fontes do tema do seu site. Nele, você muda diversas características do layout, abas, templates ou qualquer outra coisa que quiser.

E, já dentro do Filezilla, é só abrir o arquivo, alterar o que desejar e salvar. Tudo sem precisar sair ou incluir o arquivo novamente no sistema. É um processo bem prático e que traz muita facilidade e agilidade às suas tarefas diárias. .

Temas e plugins novos

Instalar plugins e temas ficou ainda mais prático, pois pode ser feito dentro do próprio Filezilla. É só baixar o plugin ou o tema dentro do site do desenvolvedor e transferir para o servidor. Depois é só ver no painel de controle e fazer a ativação.

Segurança de arquivos

Se preocupar com a segurança e informações do seu site é natural. Mas como manter tudo isso sem ataques indesejáveis?

É preciso manter sempre um sistema de antivírus ativado no seu computador. É ele quem vai fazer escaneamentos periódicos para que os arquivos não sejam corrompidos antes de serem enviados via FTP ao servidor.

Mas outra coisa muito importante é: nunca, em hipótese alguma, passe seus acessos de login e senha para outras pessoas. Se isso for feito, elas terão controle total do seu site, podendo modificar ou apagar informações sem sua validação.

Uma forma de manter sempre suas informações seguras é manter um backup atualizado num HD externo. Também pode ser na nuvem, por exemplo. Assim, se qualquer coisa acontecer, você pode restaurar tudo e começar exatamente do ponto em que parou.

Passo 1 – Coletando detalhes do FTP para saber como configurar o FileZilla

Chegamos às etapas definitivas para aprender a como configurar o FileZilla. Vamos ao primeiro passo.

Para fazer uma conexão usando um cliente FileZilla, primeiro você vai precisar coletar seus detalhes de FTP. Na Hostinger, eles estão localizados na seção Contas FTP do painel de controle na categoria Arquivos.

acessando a seção de ftp na hostinger

Lá, você encontrará seu FTP Hostname, FTP Username, FTP Password e FTP Port, que serão todos necessários durante o processo de como configurar o FileZilla.

No caso de você não se lembrar ou saber seu FTP Password, ele pode ser redefinido pressionando o botão Mudar Senha de Conta.

dentro da seção de configurar ftp na hostinger

Caso deseje conceder acesso FTP a um desenvolvedor ou a um amigo, você pode criar um usuário FTP separado através da seção Contas FTP do painel de controle.

Passo 2 – Acessando o Gerenciador de Site no cliente FileZilla

Para saber como configurar o FileZilla e conseguir adicionar um site ao seu cliente, tudo o que você precisa fazer é abrir a ferramenta FileZilla e acessar o Site Manager (Gerenciador de Site).

O Site Manager pode ser acessado pressionando CTRL + S (no MAC, você deve usar CMD + S) enquanto no cliente FileZilla. Ou você pode simplesmente pressionar o ícone de cima à esquerda no seu cliente de FTP recém-instalado.

localização do gerenciador de site no ftp

Passo 3 – Adicionando um site ao Gerenciador de Site

No terceiro passo de como configurar o FileZilla, você vai precisar vincular o seu site ao Site Manager (Gerenciador de Site) do FileZilla.  

Localizamos com êxito o Site Manager (Gerenciador de Site) e, para se conectar ao FTP, precisamos adicionar um site ao nosso Site Manager (Gerenciador de Site).

Para fazer isso, devemos pressionar “New Site” (Novo Site) no Site Manager (Gerenciador de Site) e preencher os detalhes necessários como exibido na imagem mais abaixo.

  • Host” – você pode encontrar essas informações em seu provedor de hospedagem, no entanto, em muitas situações você pode usar seu domínio como host, escrevendo ftp.seudominio.com.br como o host.
  • Port” – a porta de dados do servidor FTP, a porta padrão do FTP é 21, no entanto, este campo não é obrigatório.
  • Protocol” – protocolo para troca de arquivos em qualquer rede. Selecione FTP - File Transfer Protocol.
    • FTP – FTP significa “File Transfer Protocol”. É um serviço de Internet especialmente concebido para estabelecer uma ligação a um determinado servidor de Internet (ou computador). Com ele, os usuários podem transferir pastas (download) para o seu computador ou transferir (upload) as suas próprias pastas para o servidor (computer).
    • SFTP – SFTP significa “Secure File Transfer Protocol”. O Secure File Transfer Protocol assegura que os dados sejam transferidos com segurança usando um fluxo de dados privado e seguro. É o protocolo de transmissão de dados padrão para uso com o protocolo SSH2. Servidores SFTP usam a porta 22 e FTP sobre SSL / TLS (modo implícito) usam a porta 990 por padrão.
  • Encryption” – selecione como seus dados serão criptografados. A maioria dos provedores recomenda usar Only use plain FTP (insecure) (Usar somente o FTP simples (inseguro)), porque outros métodos exigem que você crie certificados e outras configurações. A Hostinger suporta esse tipo de conexão FTP. Portanto, você pode selecionar Use explicit FTP over TLS if available (Usar FTP explícito sobre TLS, se disponível). Se você quiser se conectar ao servidor enquanto estiver usando qualquer outro método de criptografia, entre em contato com seu provedor de hospedagem e você será assistido.
  • Logon Type” – o tipo de login que ocorrerá, quando apropriado:
  • Anonymous: Não é possível digitar um nome de usuário e uma senha. Nesse caso, o nome de usuário é sempre “Anonymous” (Anônimo).
  • Normal: Você deve digitar um nome de usuário e, se necessário, uma senha.
  • Ask For Password: O FileZilla pergunta a você a senha durante o login e lembra a senha durante a sessão.
  • Interactive: O FileZilla pede a senha e pergunta novamente para cada nova conexão com o servidor.
  • Account: Selecionar esta opção habilita o campo “Account” (Conta) nas configurações do marcador. Esse tipo de conta é apenas para FTP; SFTP não tem suporte para ele.
  • User: O usuário de FTP a ser usado durante a conexão.
  • Password: A senha do usuário FTP

Você deve especificar seu Tipo de Logon, que deve ser definido como Normal e digite seu nome de usuário e senha.

configuração do gerenciador de site no ftp

IMPORTANTE: Caso seu domínio não esteja apontando para o seu provedor de hospedagem, o nome de host ftp.seudominio.com.br não estará funcionando. Uma alternativa seria usar o IP do servidor, que é especificado na configuração FTP.

Passo 4 – Conectando ao servidor FTP

Nesta etapa de saber como configurar o FileZilla, você vai realizar a conexão entre seu site e o servidor FTP.

Depois de preencher todas as informações, devemos pressionar Connect (Conectar) ou OK e conectar ao servidor. Antes de fazer isso, verifique novamente se sua senha e todos os detalhes estão corretos.

Se a seção Encryption (Criptografia) nas suas configurações foi definida como Use explicit FTP over TLS if available (Usar FTP Explícito sobre TLS, se disponível), então pode ser que você também veja uma tela de inspeção de certificado TLS.

confirmação do cliente ftp filezilla sobre a conexão tls

Para continuar, pressione o botão OK. Você também pode assinalar a caixa Always trust certificate certificate in future sessions (Sempre confiar no certificado em sessões futuras).

Dessa forma, não haverá necessidade de executar essa ação sempre que uma conexão FTP for feita com o cliente FileZilla. Se a conexão for bem-sucedida, você poderá ver a lista de diretórios do seu servidor FTP.

Você digitou os detalhes corretos, mas a conexão foi recusada ou sem êxito? Basta pedir ajuda ao seu provedor de hospedagem. Pesquisando a mensagem de erro também pode ajudar.

conectando ao cliente ftp filezilla

No caso de você encontrar o erro 530 Login Authentication Failed (Falha de Autenticação de Login), isso significa que o seu nome de usuário ou senha FTP estão incorretos. Tente redefinir a senha e atualizar sua configuração com os novos valores. Por fim, verifique novamente se o nome de usuário FTP está correto.

Se o seu cliente FileZilla responder com Connection established, initializing TLS… (Conexão estabelecida, iniciando TLS…) e a conexão não abrir, navegue até File -> Site Manager e tente mudar a sua Encryption (Criptografia) para Only use plain FTP (insecure) (Usar somente FTP simples (inseguro)). Veja a imagem abaixo para referência.

Conclusão

Parabéns! Você aprendeu a como configurar o FileZilla. Agora que está conectado ao servidor FTP, você já consegue fazer download, upload e gerenciar todos os seus arquivos diretamente de um único lugar: o prórpio Filezilla.

Se você tiver alguma dúvida, idéias ou dicas para compartilhar, use a caixa de comentários abaixo para se comunicar com a gente. Vamos adorar interagir com você!

2 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]