Filezilla

Como configurar o cliente FileZilla

configurar-cliente-FileZilla-hostinger

Neste tutorial, você vai descobrir como configurar um cliente FTP FileZilla para que você possa se conectar ao seu servidor FTP e gerenciar todos os arquivos nele. Filezilla é um software de código aberto distribuído gratuitamente que irá ajudá-lo a transferir arquivos maiores com segurança e rapidez. A maioria dos hosts tem certas limitações quando se trata de fazer o upload de arquivos via PHP ou scripts.

No entanto, essas limitações geralmente não estão presentes para FTP uploads, portanto, um cliente FileZilla poderia ser uma ferramenta realmente grande e poderosa em um arsenal de desenvolvedores. O cliente FileZilla FTP é fácil de usar, sendo assim um dos clientes FTP mais populares. Ele também suporta Windows, Linux, Mac OS X, BSD e muitos outros sistemas operacionais. O software inclui suporte para vários idiomas e recursos como um Site Manager, filas de transferência, favoritos e muito mais.

O que você precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Cliente FileZilla, que pode ser baixado aqui.
  • Credenciais de FTP / informações de login.

Etapa 1 – Coletar detalhes do FTP

Para fazer uma conexão usando um cliente FileZilla, primeiro você precisará coletar seus detalhes de FTP. Na Hostinger, eles estão localizados na seção Acesso FTP do painel de controle na categoria Arquivos.

FTP access section on Hostinger control panel

Lá, você encontrará seu FTP Hostname, FTP Username, FTP Password e FTP Port, que serão todos necessários durante a configuração do seu cliente FileZilla. No caso de você não se lembrar ou saber seu FTP Password, ele pode ser redefinido pressionando o botão Alterar senha da conta.

Inside ftp access sectionCaso deseje conceder acesso FTP a um desenvolvedor ou a um amigo, você pode criar um usuário FTP separado através da seção Contas FTP do painel de controle.

Etapa 2 – Acessando o Gerenciador de Sites no Cliente FileZilla

Para adicionar um site ao seu cliente FileZilla tudo o que você precisa fazer é abrir o FileZilla e acessar o Site Manager.

O Site Manager pode ser acessado pressionando CTRL + S (no MAC você deve usar CMD + S) enquanto no cliente FileZilla ou você pode simplesmente pressionar o ícone de cima à esquerda no seu cliente de FTP recém-instalado.

FileZilla client Site Manager location

Etapa 3 – Adicionando um site ao Gerenciador de sites

Localizamos com êxito o Site Manager e para conectar-se ao FTP precisamos adicionar um site ao nosso Site Manager.

Para fazer isso, devemos pressionar “Novo Site” no Site Manager e preencher os detalhes necessários como exibido na imagem abaixo.

  • Host” – você pode encontrar essas informações em seu provedor de hospedagem, no entanto, em muitas situações você pode usar seu domínio como host, escrevendo ftp.yourdomain.com como o host.
  • Porta” – a porta de dados do servidor FTP, a porta padrão do FTP é 21, no entanto, este campo não é obrigatório.
  • Protocolo” – protocolo para troca de arquivos em qualquer rede. Selecione FTP - Protocolo de transferência de arquivos.
    • FTP – FTP significa “File Transfer Protocol”. É um serviço de Internet especialmente concebido para estabelecer uma ligação a um determinado servidor de Internet (ou computador), para que os utilizadores possam transferir pastas (transferência) para o seu computador ou transferir (carregar) as suas próprias pastas para o servidor (computador).
    • SFTP – SFTP significa “Secure File Transfer Protocol”. O Secure File Transfer Protocol assegura que os dados sejam transferidos com segurança usando um fluxo de dados privado e seguro. É o protocolo de transmissão de dados padrão para uso com o protocolo SSH2. Servidores SFTP usam a porta 22 e FTP sobre SSL / TLS (modo implícito) usam a porta 990 por padrão.
  • Criptografia” – selecione como seus dados serão criptografados. A maioria dos provedores recomenda usar somente o uso de FTP simples (inseguro), porque outros métodos exigem que você crie certificados e outras configurações. A Hostinger suporta esse tipo de conexão FTP, portanto, você pode selecionar Usar FTP explícito sobre TLS, se disponível. Se você quiser se conectar ao servidor enquanto estiver usando qualquer outro método de criptografia, entre em contato com seu provedor de hospedagem e você será assistido.
  • Logon Type” – o tipo de login que ocorrerá, quando apropriado:
  • Anônimo: Não é possível digitar um nome de usuário e uma senha. Nesse caso, o nome de usuário é sempre “Anônimo”.
  • Normal: Você deve digitar um nome de usuário e, se necessário, uma senha.
  • Peça a senha: O FileZilla pergunta a você a senha durante o login e lembra a senha durante a sessão.
  • Interativo: O FileZilla pede a senha e pergunta novamente para cada nova conexão com o servidor.
  • Conta: a seleção desta opção habilita o campo “Conta” nas configurações do marcador. Esse tipo de conta é apenas para FTP; SFTP não tem suporte para ele.
  • Usuário: O usuário de FTP a ser usado durante a conexão.
  • Senha: A senha do usuário FTP

Você deve especificar seu tipo de login, que deve ser definido como normal e digite seu nome de usuário e senha.

FileZilla client Site Manager configuration with Hostinger FTP details

IMPORTANTE! Caso seu domínio não esteja apontando para o seu host, o nome de host ftp.yourdomain.com não será funcional. Uma alternativa seria usar o IP do servidor, que é especificado na configuração FTP.

Passo 4 — Conectando ao servidor FTP

Depois de preencher todas as informações, devemos pressionar Conectar ou OK e conectar ao servidor. Antes de fazer isso, verifique novamente se sua senha e todos os detalhes estão corretos. 

Se a seção Criptografia em sua configuração foi definida como Usar FTP explícito sobre TLS, se disponível, então você também pode ser solicitado com a tela de inspeção de certificado TLS.

FileZilla FTP client FTP over TLS connection confirmation

 

Para continuar, pressione o botão OK. Você também pode assinalar a caixa Sempre confiar no certificado em sessões futuras. Dessa forma, não haverá necessidade de executar essa ação sempre que uma conexão FTP for feita com o cliente FileZilla. Se a conexão for bem-sucedida, você poderá ver a lista de diretórios do seu servidor FTP.

Você digitou os detalhes corretos, mas a conexão foi recusada ou sem êxito? Basta pedir ajuda ao seu provedor de hospedagem. Pesquisando a mensagem de erro também pode ajudar.

FileZilla FTP client connection successful

No caso de você encontrar o erro 530, é porque a autenticação de login falhou no seu FileZilla, isso significa que o seu nome de usuário ou senha FTP estão incorretos. Tente redefinir a senha e atualizar sua configuração com os novos valores. Por fim, verifique se o nome de usuário FTP está correto.

Se o seu cliente FileZilla responde com a conexão estabelecida, a inicialização do TLS … e a conexão não abre, navegue até File -> Site Manager e tente mudar a sua criptografia para usar somente FTP simples (inseguro).

FileZilla FTP client encryption use plain ftp
Conclusão

Parabéns, você configurou o FileZilla com êxito e conectou-se ao seu servidor FTP, agora você consegue baixar, carregar e gerenciar todos os seus arquivos de um lugar – no Filezilla. Se você tiver alguma dúvida, idéias ou dicas para compartilhar, deixe um comentário.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!