Como Forçar HTTPS Através do Arquivo .htaccess

Como Forçar HTTPS Através do Arquivo .htaccess

Depois de instalar um certificado SSL, o seu site estará disponível tanto em versões HTTP quanto HTTPS. Contudo, é melhor que você só use o HTTPS, pois ele criptografa e assegura os dados do seu site. Mesmo que na Hostinger você possa fazer essa configuração com apenas um clique pelo certificado SSL grátis, você também pode fazer o processo de “forçar HTTPS .htaccess“. Este tutorial vai mostrar como fazer isso.

Assine Hospedagem Premium por apenas R$ 7,79 por mês e ganhe certificado SSL grátis! Aproveite já nossos descontos de até 70%.

Conhecer Planos de Hospedagem de Site

Como Forçar HTTPS .htaccess em Todo o Tráfego

Uma das muitas funções que você pode executar através do .htaccess é o redirecionamento 301, que reencaminha de maneira permanente uma URL antiga para uma nova. Você pode ativar o recurso para forçar o HTTPS em todo o tráfego que chega no seu site através dos seguintes passos:

  • Vá até o Gerenciador de Arquivos do seu painel de hospedagem e abra o .htaccess dentro da pasta public_html. Se você não conseguir encontrá-lo, garanta que você irá criá-lo ou deixá-lo visível.
  • Role para baixo e encontre a linha RewriteEngine On e insira as seguintes strings de código abaixo dela:
RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule ^(.*)$ https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]
  • Salve as mudanças.

IMPORTANTE: Garanta que a linha RewriteEngine On não fique repetida duas vezes. Caso essa linha já exista, simplesmente copie o resto do código sem ela.

Como Forçar HTTPS .htaccess num Domínio Específico

Vamos dizer que você tem dois domínios: http://seudominio1.com e http://seudominio2.com. Ambos os domínios acessam o mesmo site, mas você só quer que o primeiro seja redirecionado para a versão HTTPS. Neste caso, você precisa usar o seguinte código:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^seudominio1.com [NC]
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule ^(.*)$ https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [R=301,L]

Não se esqueça de substituir seudominio1 com o domínio de verdade no qual você está tentando forçar o HTTPS.

Como Forçar o HTTPS numa Pasta Específica

O arquivo .htaccess também pode ser usado para forçar o HTTPS em pastas especificas. Contudo, o arquivo deve ser colocado na pasta que terá a conexão HTTPS.

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule ^(pasta1|pasta2|pasta3) https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [R=301,L]

Não se esqueça de mudar as referências de pasta para os nomes reais dos diretórios.

Depois de realizar as mudanças, limpe o cache do seu navegador e tente conectar o seu site via HTTP. Se tudo foi adicionado corretamente, o navegador vai redirecionar você para a versão HTTPS.

Como editar o HTTPS na sua conta de Hospedagem

Neste vídeo você verá como instalar o Certificado SSL e também como forçar o https no seu endereço de domínio. É a nossa melhor recomendação para fazer esse processo com sucesso. Abaixo também há um passo a passo em texto.

https://www.youtube.com/watch?v=OEOGW7IdTp0

Para forçar o acesso em seu site através de HTTPS, é preciso editar o arquivo .htaccess na sua conta de hospedagem e é isso que você vai conferir hoje neste tutorial.

1. Na sua conta de hospedagem, acesse o Gerenciador de Arquivos:

gerenciador de arquivos da hostinger

2. Navegue até a pasta public_html, onde está o arquivo .htaccess:

pasta public-html no gerenciador de arquivos da hostinger

3. Clique na opção de editar o arquivo .htaccess:

arquivo htaccess no gerenciador de arquivos da hostinger

4. Adicione as seguintes linhas no início do arquivo:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} !=on
RewriteRule ^ https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]

Pronto! Você já editou o arquivo  .htaccess na sua conta de hospedagem .

Conclusão

Parabéns! Você editou o seu arquivo .htaccess com sucesso e redirecionou todo o tráfego de HTTP para HTTPS, que é versão mais segura do seu site. Dependendo da plataforma onde você desenvolveu o site, podem haver métodos alternativos para habilitar este recurso.

Por exemplo, você pode configurar o seu site do WordPress ou do Prestashop para funcionar com HTTPS usando plugins. Se você tem quaisquer dicas, truques ou sugestões que você quer compartilhar, estamos ansiosos para vê-las nos comentários! Então conte para a gente!

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.