julho 1, 2020
4min de leitura
Andrei L.
Neste tutorial, vamos mostrar como instalar Java em um VPS Ubuntu 18.04. Os comandos vão funcionar em qualquer sistema que esteja rodando na versão mais recente (Ubuntu 18.04) Bionic Beaver, assim como o 16.04, e em qualquer outros lançamentos do Long Time Support (LTS). O Java é, geralmente, distribuído em três versões: Micro (ME), Enterprise (EE) e Standard Edition (EE).
De maneira geral, o Java é uma das linguagens de programação mais usada no mundo. Ela foi criada para o usuário ter o mínimo de trabalho possível, permitindo criar aplicações que rodem em qualquer lugar. Como resultado, um código Java compilado pode ser executado em qualquer dispositivo que tenha suporte à ele. Com isso, você pode fazer o que quiser: de aplicativos simples a programas avançados.
Então sem mais o que falar, vamos saber como instalar Java no Ubuntu 18.04.
Conteúdo
O OpenJDK (Java Develpment Kit) e o Oracle JRE (Java Runtime Enviroment) são os dois kits principais que você vai trabalhar.
O Oracle Java contém o JVM, o programa do Java em si, além de outras ferramentas. Enquanto isso, o JDK é o pacotão com o JRE. O JDK é, essencialmente, um kit de desenvolvimento (SDK) que dá acesso a qualquer ferramenta do JRE, como o jdb, javadoc e o compilador javac.
Se você não tem intenção de usar compilação do software do Java, o JRE vai servir muito bem. Caso você precise disso mais tarde, basta fazer a atualização para o outro.
Para os comandos que vamos mostrar logo abaixo, consideramos que você já esteja com acesso root. Mas, caso ainda não esteja, você deve adicionar o termo sudo no bem no começo dos seus comandos.
O primeiro método para instalar o Java no Ubuntu é pelos pacotes padrões dele. Comece esse processo atualizando seus pacotes atuais para a versão mais recente.
apt-get update && apt-get upgrade
Assim que terminar, instale a versão mais recente do Java Runtime Enviroment (JRE) executando este comando abaixo:
apt-get install default-jre
Também é possível instalar o Java Development Kit (JDK). Ele é exigido por softwares específicos ou usado para compilar programas feitos em Java. O JDK inclui o JRE. Por isso, não tem desvantagem alguma se você escolher este método ao invés do outro.
apt-get install default-jdk
E é isso. O Java está pronto para ser usado no seu sistema Ubuntu. Para garantir que tudo está funcionando be, você pode verificar se tudo está instalado corretamente com o comando:
java -version javac -version
O resultado mostrado será algo como este de baixo
root@vps42681194:~# java -version openjdk version "11.0.6" 2020-01-14 OpenJDK Runtime Environment (build 11.0.6+10-post-Ubuntu-1ubuntu118.04.1) OpenJDK 64-Bit Server VM (build 11.0.6+10-post-Ubuntu-1ubuntu118.04.1, mixed mode, sharing) root@vps42681194:~# javac -version javac 11.0.6
De forma alternativa, você pode instalar Java no Ubuntu usando o JDK Oracle oficial. Para isso, comece atualizando seus pacotes atuais para a versão mais recente.:
apt-get update && apt-get upgrade
Para este exemplo, vamos usar uma biblioteca externa gerenciada pelo WebUpd8. Para o processe ser implementado mais facilmente, instale o pacote abaixo primeiro:
apt-get install software-properties-common
Agora, consiga o Java Uprising PPA usando este comando:
add-apt-repository ppa:linuxuprising/java
Pode ser que você tenha que executar uma atualização rápida dele enquanto o estiver usando:
apt-get update
Por fim, instale o Java no seu sistema Ubuntu executando o comando abaixo e segundo as instruções que aparecem na tela.
apt update; apt-get install oracle-java14-installer
O comando acima vai instalar o Java na versão 14. Para uma versão ainda mais antiga, você pode mudar a sintaxe java13 para java11 e assim por diante.
E é isso! O Java foi instalado com sucesso. Para verificar se tudo está funcionando bem, use este comando de verificação:
java -version javac -version
Um resultado muito parecido ao de baixo vai brotar na sua tela:
root@vps42681194:~# java -version java version "14" 2020-03-17 Java(TM) SE Runtime Environment (build 14+36-1461) Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 14+36-1461, mixed mode, sharing) root@vps42681194:~# javac -version javac 14
Um servidor único pode ter múltiplas instalações do Java. Você pode definir a aplicação para a versão padrão usando o comando:
update-alternatives --config java
O resultado será algo como este de baixo:
There are 2 choices for the alternative java (providing /usr/bin/java). Selection Path Priority Status ------------------------------------------------------------ 0 /usr/lib/jvm/java-11-openjdk-amd64/bin/java 1111 auto mode 1 /usr/lib/jvm/java-11-openjdk-amd64/bin/java 1111 manual mode * 2 /usr/lib/jvm/java-14-oracle/bin/java 1091 manual mode Press <enter> to keep the current choice[*], or type selection number:
Adicione o número do menu de seleção em que você quer usar como a versão padrão. Se preferir, você também pode usar outros comandos Java, como:
update-alternatives --config javac update-alternatives --config javadoc update-alternatives --config jarsigner
Outra função útil de se conhecer é como definir a variável JAVA_HOME. A maioria das aplicações que você for trabalhar exige que você encontre um local apropriado para a sua instalação do Java.
O comando usando anteriormente pode ajudar você a encontrar o caminho da instalação do Java. Assim, repita os dois comandos abaixo:
update-alternatives --config java
here are 2 choices for the alternative java (providing /usr/bin/java). Selection Path Priority Status ------------------------------------------------------------ 0 /usr/lib/jvm/java-11-openjdk-amd64/bin/java 1111 auto mode 1 /usr/lib/jvm/java-11-openjdk-amd64/bin/java 1111 manual mode * 2 /usr/lib/jvm/java-14-oracle/bin/java 1091 manual mode Press <enter> to keep the current choice[*], or type selection number:
Assim que tiver copiado o caminho de instalação, você vai precisar editar o arquivo environment (ambiente) localizado no diretório etc:
nano /etc/environment
Adicione a linha a seguir ao final do valor JAVA_HOME:
JAVA_HOME="/usr/lib/jvm/java-14-oracle/bin/java"
Não se esqueça de atualizá-lo com o caminho atual da sua instalação Java.
Aperte CTRL+X para terminar de editar e salve as alterações. Agora, aplique as mudanças executando:
source /etc/environment
Se quiser, verifique mais uma vez se tudo está ativo usando:
echo $JAVA_HOME
Parabéns! Agora você sabe como instalar Java no Ubuntu 18.04! Você também aprendeu alguns comandos básicos sobre como definir o Java para a sua versão padrão e como definir a variável JAVA_HOME.
Se gostou deste conteúdo e ele foi útil para você, compartilhe com seus amigos programadores. E, claro, se tiver dúvidas ou sugestões, é só deixar um comentários na caixa logo abaixo. Até mais!
Deixe uma resposta