outubro 26, 2020
8min de leitura
Andrei L.
Neste tutorial, vamos mostrar como criar um servidor de Minecraft em 3 plataformas: Linux (Ubuntu / CentOS), Windows e MacOS. Deste modo, você terá mais liberdade para jogar o game onde quiser. Para facilitar, ainda vamos mostrar como configurar um servidor de Minecraft com a ajuda da Hostinger.
Comece seu servidor de Minecraft em poucos cliques com a Hostinger! São 5 planos diferentes com até 81% de desconto.
Conteúdo
Com mais de 68 milhões de jogadores, o Minecraft continua sendo um dos jogos de videogame mais populares do mundo.
O Minecraft oferece possibilidades ilimitadas para criar um mundo virtual, um lugar onde você pode deixar a sua imaginação livre e criar trabalhos artísticos e arquitetônicos incríveis.
Ter a propriedade de um servidor privado dá a você mais controle sobre a sua jogabilidade. Você pode convidar seus amigos ou outros usuários, criar suas próprias regras, instalar quaisquer mods e muito mais.
Infelizmente, muitas pessoas pensam que criar um servidor privado de Minecraft é difícil e caro. Contudo, a verdade é que você só precisa de um pouco de conhecimento sobre a interface de linha de comando.
Mais do que isso, você pode configurar o seu servidor num computador com Windows, Linux ou macOS, então não há necessidade de comprar uma nova máquina só para isso.
Estão prontos? Então está na hora de aprender como criar um servidor no Minecraft!
Agora vamos ver como criar um server de Minecraft em duas das melhores distribuições do Linux – Ubuntu e CentOS.
Antes de começar, garanta que você tenha acesso root SSH à sua máquina. Se você está usando um plano de Hospedagem Minecraft da Hostinger, as credenciais de login podem ser encontradas na aba Servidores do hPanel.
O processo é bem similar em ambos os sistemas com algumas poucas diferenças que você vai notar na hora de instalar os pacotes necessários.
Antes de começarmos, tenha em mente que o tutorial a seguir tem como requisitos mínimos os sistemas operacionais Ubuntu 16.04 e CentOS 7.
Comece conectando-se ao seu servidor através de SSH. Abra o terminal shell incorporado (PuTTY para usuários do Windows) e digite o seguinte comando:
ssh nomedeusuario@endereçodeip
NOTA: Não se esqueça de alterar ambos os valores para o seu nome de usuário real e para o endereço de IP do seu servidor. Quando esses dados forem exigidos, insira seu nome de usuário e senha.
java -version
sudo apt-get update sudo apt-get install default-jdk
sudo yum update sudo yum install java -y
sudo apt-get install screen
sudo yum install screen -y
Agora que o Java e o Screen estão prontos, podemos começar a instalar o servidor de Minecraft.
mkdir minecraft
cd minecraft
sudo apt-get install wget
sudo yum install wget -y
wget https://launcher.mojang.com/v1/objects/bb2b6b1aefcd70dfd1892149ac3a215f6c636b07/server.jar
java -Xmx1024M -Xms1024M -jar minecraft_server.1.15.2.jar nogui
sudo nano eula.txt
eula=false
E então mude-a para:
eula=true
Assim que tiver terminado, não se esqueça de salvar as mudanças.
screen -S "Minecraft server 1"
Bom trabalho! Você instalou com sucesso o seu servidor customizado de Minecraft no Ubuntu ou no CentOS.
Agora é a hora de rodar o servidor de Minecraft para valer. Digite o seguinte comando novamente:
java -Xmx1024M -Xms1024M -jar minecraft_server.jar nogui
O requisito mínimo para rodar o servidor é ter 1024MB (1GB) de memória RAM. É por isso que nós digitamos 1024M depois das partes -Xmx e -Xms.
Se você desejar alocar mais RAM, você pode mudar o valor para 2048M ou maior, desde que o seu servidor tenha essa quantidade de memória disponível.
Você deverá uma tela como na imagem abaixo:
O Servidor Minecraft foi iniciado com êxito. Você pode sair do Screen apertando CTRL + A e depois D.
Você pode reabrir a janela do Screen ao digitar este comando:
screen -r
Se você precisar customizar as configurações do servidor, abra o arquivo de propriedades com o Nano::
nano ~/minecraft/server.properties
Independentemente disso, recomendamos que você siga com a configuração padrão para evitar quaisquer problemas.
Você também pode criar um server de Minecraft em seu PC se você utiliza o Windows. E o melhor de tudo é que os passos para isso são ainda mais fáceis do que no tutorial anterior.
java -version
Por outro lado, você pode abrir o prompt de comando e navegar para a pasta dedicada do servidor de Minecraft. Por exemplo:
cd Documents/Minecraft
Então, execute este comando:
java -Xmx1024M -Xms1024M -jar minecraft_server.1.15.2.jar nogui
Se você ver uma tela similar a essa abaixo, quer dizer que o seu servidor de Minecraft foi iniciado com sucesso:
Por último, vamos ver como podemos criar um servidor de Minecraft no macOS:
java -version
#!/bin/bash cd "$(dirname "$0")" exec java -Xms1024M -Xmx1024M -jar minecraft_server.1.15.2.jar nogui
cd Documents/MinecraftServer
chmod a+x startmc.command
Gerenciar seu próprio servidor de Minecraft é uma experiência sensacional. Não importa se você quer jogar sozinho ou com seus amigos online.
É por isso que a Hostinger oferece hospedagem dedicada de Minecraft para tornar esse processo de configurar servidores bem mais simples e tranquilo.
Economize 68% no plano mais popular de Minecraft!
Para ter um servidor que execute tudo tranquilamente, você vai precisar de recursos. Por isso, a Hostinger oferece planos diferentes para necessidades diferentes.
Por exemplo, se você quer ter um servidor com até 100 pessoas sem enfrentar nenhum tipo de engasgo na experiência, você pode optar pelo Plano Villager, que tem 3GB de memória.
Isso é mais do que o suficiente para gerenciar um servidor de Minecraft com todas as suas necessidades e oferecer uma experiência divertida para seus amigos.
No geral, quanto mais RAM você tem no servidor, mais pessoas vão poder jogar ao mesmo tempo. Se houver um exagero de pessoas no mesmo servidor, pode ser que você tenha problemas de atrasos, o que pode afetar a jogabilidade do game.
Além disso, ter mais RAM permite que você instale mais plugins no seu servidor, o que também gera um certo impacto na velocidade do seu servidor.
Para resumir isso tudo, escolher um dos novos planos significa que você terá recursos adicionais. São eles: configuração instantânea de servidor, proteção DDoS, backups automáticos e mais.
E, se precisar de ajuda, temos uma equipe de suporte pronta para ajudar você todas as horas e dias da semana (24/7).
Configurar um servidor Minecraft é fácil e vamos mostrar como logo abaixo.
Aqui está a parte divertida. Primeiro, acesse as configurações do seu servidor Minecraft. Entre no Control Panel Link que você encontrou na página de configurações da VPS. Ela deve se parece com este trecho:
http://00.000.00.00/multicraft/index.php
Daqui, digite seu Nome de Usuário e Senha que você obteve antes. Assim que acessar seu Minecraft Server Manager (Gerenciador de Servidor Minecraft), você vai poder criar seu servidor.
Feito isso, bem-vindo ao Gerenciador de Servidor Minecraft. Com ele, você pode criar um servidor Minecraft seguindo os passos abaixo.
Abaixo de todas as informações do seu servidor, você vai encontrar a opção Resource Usage (Uso de Recursos) para ver como seu servidor está sendo executado e quantos jogadores estão online naquele momento.
Daqui, você pode personalizar seu servidor como quiser. À esquerda do painel de controle estão todas as configurações do seu servidor Minecraft para você mexer como preferir.
Você vai encontrar o Console, que é onde você pode pré-visualizar tudo o que está acontecendo no servidor. Digite help (ajuda) para ver todos os comandos disponíveis para esta ação.
Na seção Players (Jogadores), você pode ver os história de pessoas que logaram no seu servidor. Você pode atribuir diferentes papeis a elas, encontrar endereços de IPs dos jogadores ou até mesmo banir jogadores por mau comportamento.
Par uma lista completa de todas as configurações disponíveis e de personalizações que você pode fazer, acesse a documentação oficial (em inglês) do Multicraft.
Se você quer deixar o Minecraft mais emocionante, você deveria considerar criar um servidor privado. Você certamente vai ter muito mais liberdade na hora de jogar.
Por sorte, você aprendeu neste artigo como criar um servidor de Minecraft no Linux (Ubuntu e CentOS), no Windows e no macOS. E o melhor de tudo é que esses passos são fáceis de seguir e não vão custar uma fortuna para você.
Boa sorte e bom jogo!
julho 22 2019
NAO ENTENDI O PASSO 3 DO WINSDOWS, NAO ESPECIFICA QUE COMANDO BOTA NO PROMTP DO WISNTON, PRA PODER EXECUTAR O SERVIDOR, AQUELE EXEMPLO NAO AJUDA EM NADA
agosto 07 2019
onde eu acho o server para passar para amigos?
Respondeu em dezembro 19 2019
Olá amigo, basta abrir o jogo, ir em "multiplayer" e buscar por servidores na sua rede local que ele estará lá! Você também pode clicar em "Edit" para editar o endereço do servidor caso ele esteja incorreto
março 11 2020
Agora posso jogar o meu Minecraft com os meu amingos imaginários no mesmo server! 👍
março 28 2020
Para que mais jogadores entrem no seu servidor, basta compartilhar o IP com amigos. Mas cuidado, o IP e uma informacao que pode comprometer a seguranca de sua rede, por isso nao recomendamos o compartilhamento sem cuidado.
abril 03 2020
Tem como mudar a versão do server no windows?
Respondeu em abril 16 2020
Oi, Gustavo! Para mudar a versão do servidor no Windows, você precisa baixar o pacote completo do novo servidor do próprio site da produtora. Link aqui.
abril 14 2020
Pelo amor de Deus, alguém conseguiu e pode me explicar como fazer? Eu estou pelo Windows, apareceu que o servidor foi criado, mas quando eu entro no Minecraft não aparece, e eu não sei onde olhar o endereço pra criar. Por favor, tem como me responderem o mais rápido possível?
Respondeu em abril 16 2020
Oi, Ana! Siga estas orientações para criar o servidor e acessá-lo: Depois de executar o arquivo jar do servidor que você acabou de instalar, clique em Multiplayer > Add Server (Adicionar Servidor). Aqui você precisa colocar o seu IP, que vai ser o servidor da sua partida. Para descobrir seu IP, use este link aqui.
abril 24 2020
Embora o Minecraft Server seja pequeno, ele pode se mostrar bastante pesado para um computador; principalmente se houverem muitas pessoas jogando ao mesmo tempo. Para evitar que o sistema tenha problemas em processar as informacoes, deixe-o em um computador com poder de sobra para jogar e manter o servidor funcionando sem lags.
abril 28 2020
Uma pergunta: só funciona no original?
Respondeu em abril 30 2020
A princípio sim. Este conteúdo é baseado no game original.
maio 01 2020
os meus amigos que teem minecraft pirata conseguem entrar?
Respondeu em maio 04 2020
Sim, Mauro!
maio 27 2020
Eu tenho duas perguntas, a primeira é no game ser genuíno. O meu é pirata, dá certo? E a segunda é uma explicação melhor do Mac OS no último passo. Por favor...
Respondeu em maio 28 2020
Oi Seiji, beleza? Primeira dica: garanta que a cópia do seu jogo seja original. Não podemos garantir que ele vá funcionar e que o passo a passo também funcione para você. Depois, qual a sua dúvida em relação ao Mac OS no último passo? Um abraço!
maio 28 2020
no estou conseguindo executar o comando no promtp esta dando erro, alguém ajuda?
Respondeu em junho 01 2020
Oi, Bruh. Tudo bem? Que tipo de erro você está tendo? Por favor, verifique se você está usando o sistema operacional correto e executou todos os passos mostrados.
junho 05 2020
E só colocar o IP no endereço de servidor, mas e o nome do Server, pode colocar qualquer coisa?
Respondeu em junho 08 2020
Isso, Cauê! O nome que você escolhe pro servidor pode ser qualquer um!
junho 10 2020
Oi boa tarde, no Endereço de Servidor é para o IP e qual porta é para colocar depois dos dois pontos? -server-port= -rcon.port=
junho 10 2020
Como eu sei a versão do meu server?
outubro 29 2020
Olá, o meu deu problema. Aparece essa mensagem "[16:52:16 WARN]: Can't keep up! Is the server overloaded? Running 2055ms or 41 ticks behind". Alguém sabe como me ajudar? está no 98% pra sempre
Respondeu em novembro 04 2020
Olá Fernando, nesse caso o ideal é conversar com a nossa equipe de Sucesso do Cliente mesmo, que eles vão poder te ajudar melhor!
novembro 23 2020
o meu nao funcionou fala unable to access jarfile minecraft_server.1.15.2.jar
Respondeu em novembro 30 2020
Olá Gabriel, esse erro indicado que o painel não conseguiu localizar o arquivo jar de servidor que foi especificado. Normalmente, isso acontece porque o arquivo não está na pasta ou porque a informação incorreta foi inserida na página de detalhes do servidor. Nós recomendamos que você tente renomear seu servidor e atualizar as informações na página de detalhes. Se não der certo, você pode contatar o nosso time de Sucesso do Cliente!
Hidro
Respondeu em dezembro 07 2019
como eu faço pra entrar no server??