Como Criar Um Servidor de Minecraft no Linux, Windows e MacOS

Como Criar Um Servidor de Minecraft no Linux, Windows e MacOS

Minecraft é um popular jogo de aventura no estilo de sandbox, e possui uma imensa base de jogadores. Em 2020, o game baseado em Java tinha aproximadamente 131 milhões de usuários mensais ativos, e tinha vendido 200 milhões de cópias no mundo inteiro.

Além de oferecer mecânicas de jogabilidade flexíveis através de diferentes modificações, o Minecraft é fácil de aprender e promove habilidades valiosas — como gestão de recursos e capacidade de solucionar problemas. Para completar, um servidor privado de Minecraft permite que você crie um mapa customizado para jogar com seus amigos.

A maneira mais fácil de configurar seu próprio servidor do Minecraft é comprando um plano de hospedagem Minecraft. Este artigo vai mostrar os passos necessários para hospedar um servidor Minecraft na Hostinger. Vamos focar especificamente no Minecraft Edição Java.

Adicionalmente, vamos explicar como criar seu próprio servidor do Minecraft em diferentes sistemas operacionais e como evitar erros comuns durante o processo de configuração. Finalmente, vamos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre como criar um servidor de Minecraft.

Guia em Vídeo Sobre Como Criar um Servidor de Minecraft

Está ocupado demais para ler? Assista ao vídeo abaixo para aprender como criar um servidor de Minecraft.

Por Que Você Deve Criar Seu Próprio Server de Minecraft?

Com mais de 68 milhões de jogadores, o Minecraft continua sendo um dos jogos de videogame mais populares do mundo.

O Minecraft oferece possibilidades ilimitadas para criar um mundo virtual, um lugar onde você pode deixar a sua imaginação livre e criar trabalhos artísticos e arquitetônicos incríveis.

Ter a propriedade de um servidor privado dá a você mais controle sobre a sua jogabilidade. Você pode convidar seus amigos ou outros usuários, criar suas próprias regras, instalar quaisquer mods e muito mais.

Infelizmente, muitas pessoas pensam que criar um servidor privado de Minecraft é difícil e caro. Contudo, a verdade é que você só precisa de um pouco de conhecimento sobre a interface de linha de comando.

Mais do que isso, você pode configurar o seu servidor num computador com Windows, Linux ou macOS, então não há necessidade de comprar uma nova máquina só para isso.

Estão prontos? Então está na hora de aprender como criar um servidor no Minecraft!

Como Configurar um Plano Minecraft da Hostinger com Facilidade

Assinar um servidor de hospedagem Minecraft é uma excelente alternativa parra jogares que não tem os recursos de hardware necessários para fazer isso de modo independente. O provedor de hospedagem vai simplificar o processo de configuração e gerenciar o servidor em troca de uma taxa mensal.

O tutorial a seguira vai mostrar os passos necessários para configurar um servidor de Minecraft com a Hostinger, indo desde a escolha do melhor plano de hospedagem até a configuração do painel do jogo.

Passo 1. Escolha um Plano de Hospedagem Minecraft

A Hostinger oferece três planos de servidores de Minecraft. Todos os planos de hospedagem VPS da Hostinger vêm com Game Panel, instalador de mods para Minecraft de um clique, proteção contra DDoS e backups automáticos fora do site.

Nós tamos suportamos as principais modificados de software para servidores do Minecraft, como o CraftBukkit, o Spigot e o Paperr. Com, acesso root completo, você pode instalar arquivos .jar e modificar qualquer modpack sem restrições.

Na hora de escolher um plano de hospedagem, você precisa levar em conta quais são as suas necessidades, pois cada um aloca uma quantidade diferente de recursos. Por exemplo, seu uso de memória RAM vai depender significativamente do número de jogadores e mods adicionados ao servidor.

A Wiki do Minecraft recomenda que você tenha 1 GB da RAM para ter suporta a 1-4 jogadores. Se você planeja usar mods mais pesados, vai precisar de mais memória.

Como nossa hospedagem é altamente escalável, você pode escolher qualquer plano de hospedagem Minecraft para começar e fazer upgrade depois com poucos cliques. Os upgrades e downgrades de servidor serão feitos em tempo real, evitando a perda de dados.

Passo 2. Configure seu Servidor Minecraft

Após fazer a compra, faça o login em sua conta da Hostinger para iniciar o processo de configuração do servidor Minecraft. Veja aqui como fazer isso:

1. Seu servidor Minecraft recém-adquirido aparecerá sob a seção Setup. Clique no botão Setup próximo a ele.

2. Siga as instruções para completar o processo de configuração. Isso incluirá decidir o nome do servidor e a senha de root.

3. Seu servidor Minecraft estará acessível a partir da seção VPS da página inicial da sua conta de hospedagem. Navegue até a seção VPS e clique em seu VPS.

A página VPS no painel hPanel

Passo 3. Configure seu Game Panel do Minecraft

Todos os planos de Minecraft da Hostinger vêm com o painel de controle Game Panel para executar o jogo sem complicações. Aqui estão os passos para configurar o Game Panel e acessar seu painel de controle:

1. Navegue até a seção Visão Geral de sua conta de hospedagem e você verá que o sistema operacional é o Debian 10 com Game Panel.

A página de visão geral do VPS no painel hPanel

2. Abra a seção Acesso ao painel e você verá a URL de Login com o nome de usuário. Caso você tenha esquecido sua senha, poderá redefini-la aqui.

A seção de acesso ao painel VPS no painel hPanel

3. Clique na URL de Login e preencha os detalhes. Se o processo for bem sucedido, você verá o painel de controle do Game Panel.

Parabéns, agora seu servidor Minecraft está pronto e funcionando. Você pode começar a jogar diferentes versões Minecraft e seus mods depois de criar uma instância.

Como Criar Um Servidor de Minecraft no Linux

como criar um servidor de minecraft no linux

Agora vamos ver como criar um server de Minecraft em duas das melhores distribuições do Linux – Ubuntu e CentOS.

Antes de começar, garanta que você tenha acesso root SSH à sua máquina. Se você está usando um plano de Hospedagem de Minecraft da Hostinger, as credenciais de login podem ser encontradas na aba Servidores do hPanel.

O processo é bem similar em ambos os sistemas com algumas poucas diferenças que você vai notar na hora de instalar os pacotes necessários.

1. Instale o Java e o Screen

Antes de começarmos, tenha em mente que o tutorial a seguir tem como requisitos mínimos os sistemas operacionais Ubuntu 16.04 e CentOS 7.

Comece conectando-se ao seu servidor através de SSH. Abra o terminal shell incorporado (PuTTY para usuários do Windows) e digite o seguinte comando:

ssh nomedeusuario@endereçodeip

Dica Profissional

Não se esqueça de alterar ambos os valores para o seu nome de usuário real e para o endereço de IP do seu servidor. Quando esses dados forem exigidos, insira seu nome de usuário e senha.

  1. Um servidor de Minecraft requer Java. Portanto, cheque se ele está instalado no seu sistema ao executar este comando:
java -version
  1. Prossiga para a segunda sessão deste tutorial se você já possui o Java instalado. Contudo, se o Java não for encontrado, siga para o próximo passo.
  2. Rode esses dois comandos para baixar o pacote de software mais recente e instalar o Java:
  • No Ubuntu:
sudo apt-get update
sudo apt-get install default-jdk
  • No CentOS:
sudo yum update
sudo yum install java -y
  1. Uma vez que a instalação do Java estiver completa, você pode instalar o Screen:
  • No Ubuntu:
sudo apt-get install screen
  • No CentOS:
sudo yum install screen -y

2. Como Instalar e Rodar um Servidor de Minecraft no Linux

Agora que o Java e o Screen estão prontos, podemos começar a instalar o servidor de Minecraft.

  1. Crie um novo diretório onde você irá guardar todos os seus arquivos de configuração do Minecraft. Este passo é opcional, porém altamente recomendado para que você possa manter seu sistema organizado. Para fazer isso, digite:
mkdir minecraft
  1. Vá até o diretório recém-criado ao digitar:
cd minecraft
  1. Antes de poder baixar os arquivos de configuração exigidos, instale o wget:
  • No Ubuntu:
sudo apt-get install wget
  • No CentOS:
sudo yum install wget -y
  1. Use o comando wget para baixar o arquivo de propriedades do servidor de Minecraft:
wget https://launcher.mojang.com/v1/objects/a16d67e5807f57fc4e550299cf20226194497dc2/server.jar
  1. Neste exemplo, a versão mais recente do servidor é a 1.15.2. Você deve visitar este link para conferir se uma atualização mais recente está disponível para download. Se esse for o caso, altere o link para o comando acima.
  2. Execute o arquivo de propriedades de servidor do Minecraft ao digitar este comando. Se você quiser usar a interface de usuário gráfica, simplesmente remova a parte nogui do comando:
java -Xmx1024M -Xms1024M -jar minecraft_server.1.15.2.jar nogui
  1. Neste ponto, o programa do servidor ainda não terá sido iniciado. Ao invés disso, ele irá criar o arquivo EULA (Acordo de licença de usuário final) que você precisa aceitar antes.
  2. Para aceitar o EULA do Minecraft, abra o arquivo eula.txt com o editor de texto Nano:
sudo nano eula.txt
  1. Encontre a linha que diz:
eula=false

E então mude-a para:

eula=true

Assim que tiver terminado, não se esqueça de salvar as mudanças.

  1. Uma vez que isso tiver sido feito, ative o Screen para que o servidor possa rodar em plano de fundo:
screen -S "Minecraft server 1"
  1. Você pode mudar o nome com base nas suas preferências

Bom trabalho! Você instalou com sucesso o seu servidor customizado de Minecraft no Ubuntu ou no CentOS.

3. Hora de Rodar o Server de Minecraft

Agora é a hora de rodar o servidor de Minecraft para valer. Digite o seguinte comando novamente:

java -Xmx1024M -Xms1024M -jar minecraft_server.jar nogui

O requisito mínimo para rodar o servidor é ter 1024MB (1GB) de memória RAM. É por isso que nós digitamos 1024M depois das partes -Xmx e -Xms.

Se você desejar alocar mais RAM, você pode mudar o valor para 2048M ou maior, desde que o seu servidor tenha essa quantidade de memória disponível.

Você deverá uma tela como na imagem abaixo:

tela de instalação do servidor de minecraft

O Servidor Minecraft foi iniciado com êxito. Você pode sair do Screen apertando CTRL + A  e depois D.

Você pode reabrir a janela do Screen ao digitar este comando:

screen -r

Se você precisar customizar as configurações do servidor, abra o arquivo de propriedades com o Nano::

nano ~/minecraft/server.properties

Independentemente disso, recomendamos que você siga com a configuração padrão para evitar quaisquer problemas.

Como Criar Um Servidor de Minecraft no Windows

como criar um servidor de minecraft no windows

Você também pode criar um server de Minecraft em seu PC se você utiliza o Windows. E o melhor de tudo é que os passos para isso são ainda mais fáceis do que no tutorial anterior.

  1. Abra o prompt de comando e verifique a versão do Java no seu computador:
java -version
  1. Se ela é a mesma da versão mais recente do site oficial, você pode continuar para o próximo passo. Caso ela esteja indisponível ou desatualizada, baixe o instalador.instalação do java no windows
  2. Baixe o arquivo do instalador (no formato .jar) da página de download do servidor oficial do jogo.
  3. Crie uma nova pasta para o servidor de Minecraft e então mova o arquivo .jar para ela.
  4. Clique duas vezes no instalador para criar o arquivos eula.txt.
  5. Abra o arquivo EULA e modifique o valor de falso para verdadeiro.
  6. Rode o servidor de Minecraft ao clicar duas vezes no arquivo .jar. Para fazer isso, pode ser necessário permitir uma exceção para o programa em seu firewall.

Por outro lado, você pode abrir o prompt de comando e navegar para a pasta dedicada do servidor de Minecraft. Por exemplo:

cd Documents/Minecraft

Então, execute este comando:

java -Xmx256M -Xms1024M -jar server.jar nogui

Se você ver uma tela similar a essa abaixo, quer dizer que o seu servidor de Minecraft foi iniciado com sucesso:

servidor de minecraft rodando no windows com sucesso

Dica Profissional

Na mesma pasta, você vai encotnrar o arquivo server.properties. Abra-o com o editor de texto para ajustar as configurações do seu servidor, como porta padrão do Minecraft, modo de jogo, quantidade máxima de jogadores e mais.

Como Criar um Servidor de Minecraft no MacOS

como criar servidor de minecraft no macos

Por último, vamos ver como podemos criar um servidor de Minecraft no macOS:

  1. Note que o Java já é incluído por padrão em versões mais novas do macOS. Você pode checar isso para ter certeza ao digitar este comando no seu terminal:
java -version
  1. Se ele não estiver disponível, você pode baixar e instalar uma versão de legado do Java a partir do site da Apple.
  2. Crie uma pasta dedicada para o seu servidor de Minecraft. Então baixe o instalador de servidor de Minecraft e coloque-o nessa pasta..
  3. Abra o TextEdit e então defina o formato para texto simples (Formato > Faça texto simples). Cole a seguinte linha:
#!/bin/bash
cd "$(dirname "$0")"
exec java -Xms1024M -Xmx1024M -jar minecraft_server.1.18.jar nogui
  1. Salve o arquivo como startmc.command no mesmo diretório onde está o arquivo de servidor do Minecraft.
  2. Para fazer o arquivo startmc.command funcionar, você precisa de uma permissão de execução. Para isso, abra o terminal e vá para a sua pasta do Minecraft. Por exemplo:
cd Documents/MinecraftServer
  1. Conceda a permissão necessária usando o seguinte comando:
chmod a+x startmc.command
  1. Se os passos forem feitos corretamente, você deve conseguir iniciar o servidor ao clicar duas vezes no arquivo startmc.command. Ele irá abrir uma nova janela de terminal.
  2. Um aviso de arquivo pendente ou de diretório incorreto pode aparecer neste momento. Não se preocupe, isso é completamente normal quando você roda um servidor de Minecraft pela primeira vez.

Dica Profissional

Você pode encontrar um aviso de arquivo ou diretório ausente. Isso é completamente normal quando você roda um servidor de Minecraft pela primeira vez.

Como Configurar Seu Servidor Minecraft

Abaixo de todas as informações do seu servidor, você vai encontrar a opção Resource Usage (Uso de Recursos) para ver como seu servidor está sendo executado e quantos jogadores estão online naquele momento.

Daqui, você pode personalizar seu servidor como quiser. À esquerda do painel de controle estão todas as configurações do seu servidor Minecraft para você mexer como preferir.

Você vai encontrar o Console, que é onde você pode pré-visualizar tudo o que está acontecendo no servidor. Digite help (ajuda) para ver todos os comandos disponíveis para esta ação.

Na seção Players (Jogadores), você pode ver os história de pessoas que logaram no seu servidor. Você pode atribuir diferentes papeis a elas, encontrar endereços de IPs dos jogadores ou até mesmo banir jogadores por mau comportamento.

Par uma lista completa de todas as configurações disponíveis e de personalizações que você pode fazer, acesse a documentação oficial (em inglês) do Multicraft.

mulher mexe no notebook e configura servidor Minecraft com a Hostinger

Qual o Plano de Servidor Minecraft Ideal Para Mim?

Para ter um servidor que execute tudo tranquilamente, você vai precisar de recursos. Por isso, a Hostinger oferece planos diferentes para necessidades diferentes.

Por exemplo, se você quer ter um servidor com até 100 pessoas sem enfrentar nenhum tipo de engasgo na experiência, você pode optar pelo Plano Creeper, que tem 2GB de memória.

Isso é mais do que o suficiente para gerenciar um servidor de Minecraft com todas as suas necessidades e oferecer uma experiência divertida para seus amigos.

No geral, quanto mais RAM você tem no servidor, mais pessoas vão poder jogar ao mesmo tempo. Se houver um exagero de pessoas no mesmo servidor, pode ser que você tenha problemas de atrasos, o que pode afetar a jogabilidade do game.

Além disso, ter mais RAM permite que você instale mais plugins no seu servidor, o que também gera um certo impacto na velocidade do seu servidor.

Para resumir isso tudo, escolher um dos novos planos significa que você terá recursos adicionais. São eles: configuração instantânea de servidor, proteção DDoS, backups automáticos e mais.

E, se precisar de ajuda, temos uma equipe de suporte pronta para ajudar você todas as horas e dias da semana (24/7).

Conclusão

O Minecraft é um jogo de sandbox que, durante a última década, tem sido bastante popular entre usuários de todas as idades. A principal atração é a liberdade para explorar, construir o que você desejar e alterar a jogabilidade.

Ao criar o seu próprio servidor do Minecraft, você poderá construir uma comunidade e facilitar a criação de  experiências multiplayer customizadas. Muitos jogadores transformaram seus servidores em fontes de renda.

Existem muitos serviços de hospedagem Minecraft disponíveis no mercado. Eles permitem que você configure um servidor e jogue com outros jogadores. Dito isso, se o seu computador for poderoso o suficiente, você poderá rodar um servidor de Minecraft de maneira local.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como criar e rodar um servidor de Minecraft. Se você tiver dúvidas ou sugestões, deixe-as na seção de comentários abaixo.

Servidor Minecraft – Perguntas Frequentes

Esta seção vai responder algumas das perguntas mais comuns que os jogadores têm sobre hospedagem e manutenção de um servidor de Minecraft.

Como Permitir que Apenas Meus Amigos Acessem Meu Servidor?

A maneira mais fácil de gerenciar o acesso é configurando uma whitelist no seu servidor de Minecraft. Você também pode escolher não fazer o port forwarding para a porta padrão do Minecraft. Apenas compartilhe o endereço de IP com amigos de maneira privada, para que apenas jogadores que saibam qual é o IP possam entrar no servidor.

Como Proteger Meu Servidor de Minecraft Contra Ataques DDoS?

Escolha um servidor de hospedagem que ofereça proteção contra DDoS para mitigar os riscos de um ataque DDoS. Na Hostinger, essa medida de segurança é incluída por padrão junto de todos os planos de hospedagem Minecraft. Outra maneira de proteger seu servidor de Minecraft envolve contratar um serviço de proteção contra DDoS de uma empresa como a Cloudflare.

Quanto Custa um Servidor de Minecraft?

Provedores de hospedagem Minecraft como a Hostinger, a Nodecraft e a Apex Hosting oferecem hospedagens por valores entre R$ 39,99 e R$ 79,99 por mês. O plano ideal para você vai depender do número de jogadores que deseja suportar e quantos mods você vai instalar.

Posso Ganhar Dinheiro Com um Servidor de Minecraft?

Sim. Alguns dos principais métodos de monetização incluem cobrar por acesso ao servidor, se fazer streaming, vender itens cosméticos e obter patrocínios através de terceiros. Você não pode vender benefícios dentro do jogo em troca de dinheiro real. Então evite cobrar por comandos, itens e plugins in-game.

Posso Rodar um Servidor de Minecraft de Graça?

Planos de hospedagem de servidor Minecraft gratuitos costumam vir com memória RAM limitada e uma quantidade baixíssima de recursos, resultando numa experiência ruim de jogo. Uma opção de melhor custo/benefício pode ser você hospedar o seu próprio servidor de Minecraft, especialmente se você já tem um computador que atende aos requisitos mínimos.

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.