Como Criar Servidor Minecraft no Linux, Windows e macOS: Guia Completo

Como Criar Servidor Minecraft no Linux, Windows e macOS: Guia Completo

Rodar um servidor privado de Minecraft permite que você crie mundos personalizados e jogue online com seus amigos. Embora configurar um servidor próprio de Minecraft possa parecer uma tarefa complicada, a verdade é que o processo leva apenas minutos com as ferramentas certas.

Usar uma hospedagem VPS é a maneira mais fácil de configurar um servidor Minecraft. Este artigo explicará como criar um servidor de Minecraft com a Hostinger. Vamos nos concentrar especificamente no Minecraft: Java Edition.

Além disso, vamos explicar como criar seu próprio servidor local de Minecraft em diferentes sistemas operacionais e dar detalhes sobre como evitar erros comuns durante o processo de configuração. Vamos lá?

Como Criar Servidor Minecraft: Tutorial em Vídeo

Não está podendo parar para ler por agora? Assista a este vídeo para aprender como criar seu próprio servidor de Minecraft.

Como Criar Servidor Minecraft em um VPS

Nesta seção, mostraremos como criar um servidor Minecraft no VPS da Hostinger usando o Game Panel. Recomendamos este método para iniciantes, pois ele não requer nenhum conhecimento de linguagens de programação.

1. Escolha um Plano de Hospedagem Minecraft

Ao adquirir um dos nossos servidores de Minecraft, você economiza dinheiro e esforço. O provedor de hospedagem configurará seu servidor por você, gerenciará seu back-end e garantirá um tempo de atividade otimizado. Isso permite que você se concentre na configuração dos jogos em si.

Ao escolher um provedor de hospedagem, certifique-se de que ele oferece as funcionalidades que você deseja e se encaixa no seu orçamento. A Hostinger oferece quatro planos de hospedagem para servidor Minecraft a partir de R$29.99/mês. Eles contam com uma série de recursos, tais como:

  • Recursos de servidor poderosos – oferecemos até 32 GB de RAM e 8 vCPUs, mais do que suficiente para mais de 20 jogadores.
  • Proteção contra DDoS – protege seu servidor Minecraft de ataques cibernéticos para garantir desempenho otimizado e tempo de atividade.
  • Backup automático – faz backup regularmente dos arquivos do seu servidor Minecraft para fácil recuperação em caso de acidente ou invasão do servidor.
  • Suporte a mods – permite que os usuários instalem facilmente mods e add ons no servidor para personalizar a jogabilidade.
  • Game Panel Personalizado – é o nosso painel de controle gratuito, incluído em nossos pacotes de hospedagem Minecraft, que oferece várias ferramentas e uma interface simples para simplificar as tarefas de gerenciamento do servidor.

Dica

O Game Panel da Hostinger é perfeito para configurar servidores dedicados de dezenas de jogos online, incluindo a febre do momento: Palworld. Se você também ama esta novidade, confira os planos VPS Palworld que oferecemos.

2. Configure Sua Hospedagem Minecraft

Após comprar seu plano da Hostinger, configure seu servidor privado virtual acessando o hPanel → VPS e selecionando seu novo plano de Host Minecraft.

Insira as informações solicitadas, incluindo o nome do servidor, a senha do Game Panel e a localização preferida do servidor. Recomendamos escolher a localização mais próxima dos jogadores.

dados do vps no hpanel

Então, acesse seu servidor através do menu VPS. Você pode visualizar informações como o uso de recursos do servidor, o sistema operacional, acesso ao painel, endereço IP e credenciais de login SSH.

3. Configure o Game Panel do Minecraft

Para configurar o servidor Minecraft no Game Panel, navegue até a tela de gerenciamento VPS do hPanel →Acesso ao painel. Clique em URL de Login e insira as credenciais de login.

acesso ao game panel (painel de jogos) da hostinger

No menu principal, siga estas etapas:

  1. Clique em Criar instância.
  2. No menu Selecione Aplicativo, selecione Minecraft Java Edition.
  3. Selecione o comportamento da instância no menu Após a Criação .
  4. Clique em Iniciar instância.
criando nova instância no painel de jogos (game panel) da hostinger

Aguarde até que a nova instância apareça no menu principal. Então, siga estas etapas para configurá-lo:

  1. Clique na sua nova instância e selecione Gerenciar.
  2. Pressione Iniciar e aceite o acordo de licença do usuário final (EULA) do servidor Minecraft.
  3. Clique em Retornar para Instâncias e copie o ponto de acesso disponível na barra lateral para se conectar ao seu servidor.

Vale notar que este método para configurar um host privado também funciona com outros jogos compatíveis com servidor dedicado suportados pelo Game Panel. No entanto, talvez você precise fazer ajustes adicionais dependendo do host e das configurações do ambiente.

Por exemplo, você também pode criar um servidor dedicado do Palworld criando uma nova instância.

4. Aprimore Seu Servidor Minecraft

Antes de partir para a jogatina, faça alguns ajustes adicionais para melhorar seu servidor.

Por exemplo, habilite o encaminhamento de porta para permitir que usuários fora da sua rede participem do jogo usando o endereço IP público. No entanto, recomendamos desativar essa opção se você estiver jogando em uma rede local, pois ela expõe seu servidor a riscos de segurança.

Outra dica é instalar mods do Minecraft para melhorar a jogabilidade. Muitos mods do Minecraft estão disponíveis com diferentes propósitos, incluindo melhorar o desempenho, adicionar novos mobs e modificar a mecânica do jogo.

Como Criar um Servidor de Minecraft no Linux

Esta seção mostrará como criar um servidor multiplayer de Minecraft manualmente no Ubuntu ou CentOS. Recomendamos o uso da versão mais recente de todos os softwares para evitar problemas de compatibilidade.

1. Instale o Java, Screen e wget

Java, Linux Screen e wget são softwares essenciais para a instalação do seu servidor Minecraft. Aqui estão suas funções:

  • Java – executa o Minecraft e arquivos JAR.
  • Screen – permite que os usuários usem um terminal remoto de qualquer local e mantenha as sessões em caso de problemas de conectividade.
  • wget – permite que os usuários recuperem arquivos de um servidor remoto via Terminal.

Se você usa o VPS da Hostinger, obtenha o endereço IP do servidor e as credenciais de login SSH via hPanel. Então, conecte-se ao seu servidor remoto via SSH usando o PuTTY ou Terminal. Caso contrário, prossiga com a instalação:

dados de acesso ssh no vps pelo hpanel

Ubuntu e Debian:

Baixe e instale a versão mais recente do Java, Screen e wget usando os seguintes comandos. Embora você possa usar diferentes ambientes de execução Java, usaremos o OpenJDK , que é o mais simples de instalar:

apt-get update
apt-get install software-properties-common screen wget apt-transport-https gnupg curl
apt-get update
apt install openjdk-19-jre-headless

CentOS:

Execute os seguintes comandos para instalar todos os pacotes de software necessários:

sudo yum update
sudo yum install java -y
sudo yum install epel-release java-latest-openjdk wget screen -y

2. Configure o Servidor Minecraft

Após instalar os pacotes, siga estas etapas para configurar o servidor de jogo:

  1. Execute este comando para criar uma nova pasta para seus arquivos de configuração do servidor Minecraft:
mkdir minecraft
  1. Digite este comando para movê-la para a pasta do servidor Minecraft:
cd minecraft
  1. Use wget para baixar o arquivo de configuração do servidor do site do Minecraft:
wget https://launcher.mojang.com/v1/objects/a16d67e5807f57fc4e550299cf20226194497dc2/server.jar
  1. Use este comando para executar o arquivo de configuração do software do servidor Minecraft. Retire a parte noguise você quiser ativar a interface gráfica do usuário (GUI). Se o comando não funcionar, altere o nome do arquivo para server.jar:
java -Xmx1024M -Xms1024M -jar minecraft_server.1.19.jar nogui
  1. O servidor criará um arquivo EULA. Para aceitá-lo, execute este comando para abrir o arquivo eula.txt com o editor de texto Nano:
sudo nano eula.txt
  1. Em eula , modifique o valor de false para true e salve as alterações.
  2. Ative o Screen para permitir que o servidor funcione em segundo plano.
screen -S "Minecraft server 1"

Importante! Certifique-se de que sua instalação do Minecraft corresponde à versão do servidor. No nosso caso, é a versão 1.19.

3. Execute Seu Servidor Minecraft

Digite este comando para executar o servidor do Minecraft: Edição Java. Lembre-se de alterar o número da versão do Minecraft para a sua versão.

java -Xmx1024M -Xms1024M -jar minecraft_server.1.19.jar nogui

Inserimos 1024M pois o servidor requer pelo menos 1024 MB ou 1 GB de RAM. Sinta-se à vontade para alterar o número de acordo com os recursos do seu servidor.

A janela do servidor permanecerá aberta em segundo plano. Pressione CTRL + A, depois D para sair do Screen. Digite o seguinte na linha de comando do servidor para reabri-lo:

screen -r

Recomendamos o uso da configuração padrão do servidor para evitar problemas. Se você quiser modificá-lo, execute o seguinte comando para abrir o arquivo de propriedades do servidor com Nano:

nano ~/minecraft/server.properties

Jogadores de Minecraft podem entrar no servidor clicando em Multiplayer → Add server. Em seguida, insira o nome do servidor e o endereço IP público.

Sugestão de Leitura

Aprenda como hospedar um bot do Discord no seu VPS.

Como Criar um Servidor de Minecraft em seu Computador

Se você quiser ir além, pode configurar um servidor de Minecraft no seu próprio computador. Embora esta opção seja mais complicada do que hospedar o servidor em um VPS, o processo também não é difícil.

Independentemente de você estar usando um Mac ou um PC, as etapas para configurar seu servidor são muito semelhantes, permitindo uma experiência de jogo mais personalizada em todas as plataformas.

Como Criar Servidor Minecraft no Windows

Você pode criar um servidor local privado de Minecraft se o seu computador atender aos requisitos de hardware e sistema. O processo dependerá do seu sistema operacional.

Por exemplo, aqui estão os passos para configurar um servidor básico no Windows:

  1. Pressione Win + R e digite cmd para abrir o Prompt de Comando do Windows. Então, execute este comando para verificar a versão atualmente instalada do Java:
java -version
  1. O Minecraft e seus servidores requerem o Kit de Desenvolvimento Java SE 17 ou superior. Se você tem uma versão mais antiga, baixe a versão mais recente no site oficial do Java.
  2. Baixe o JAR do Minecraft: Java Edition, que é o software do servidor.
  3. Crie uma nova pasta para o servidor Minecraft e mova o arquivo JAR para lá.
  4. Clique duas vezes no arquivo para gerar um EULA na pasta do servidor.
  5. Abra eula.txt usando um editor de texto como o Bloco de Notas e altere o valor em eula de false para true. Você deve aceitar o Minecraft EULA para iniciar o jogo.
  6. Na mesma pasta, crie um novo documento de texto.
  7. Abra o novo arquivo de texto e cole o script abaixo para executar o Minecraft. -Xms256M e -Xmx1G são a RAM mínima e máxima de servidor para o jogo.
@echo off
start "My Server" /min java -Xms256M -Xmx1G -jar server.jar nogui
  1. Escolha Salvar Como. Renomeie o arquivo para run.bat e selecione Todos os tipos.
  2. Dê um duplo clique no arquivo batch para iniciar o servidor. Se a janela de permissão do firewall aparecer, clique em Permitir.

Você pode executar o servidor manualmente em vez de usar o arquivo BAT . Para fazer isso, abra o Prompt de Comando e navegue até a pasta do Minecraft. Por exemplo:

cd Documents/Minecraft

Então, execute o comando manualmente para rodar o arquivo JAR do servidor:

java -Xmx256M -Xms1024M -jar server.jar nogui

Dica

Edite o arquivo server.properties na mesma pasta para ajustar as configurações do seu servidor, como a porta padrão do Minecraft, o modo de jogo e o número máximo de jogadores.

Para se conectar ao servidor, abra o Minecraft e clique em Multiplayer → Direct Connection. Digite localhost ou o endereço IP local do seu servidor no campo Server Address e clique em Join Server.

Como Criar um Servidor de Minecraft no macOS

Configurar um servidor de Minecraft no macOS é relativamente semelhante ao processo do Windows. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  1. A versão mais recente do macOS deve ter o Java instalado por padrão. Para verificar se ele já está instalado, execute este comando no Terminal:
java -version
  1. Pule esta etapa se o comando exibir o número da versão. Caso contrário, baixe e instale uma versão antiga do Java.
  2. Crie uma pasta para os arquivos do seu servidor Minecraft.
  3. Baixe e mova o arquivo de configuração do servidor Minecraft para essa pasta.
  4. Abra o Editor de Texto e clique em Formatar → Transformar em Texto Simples. Copie e cole as seguintes linhas:
!/bin/bash
cd "$(dirname "$0")"
exec java -Xms1024M -Xmx1024M -jar minecraft_server.1.19.jar nogui
  1. Salve este arquivo como startmc.command no mesmo diretório que o arquivo do servidor.
  2. Abra o Terminal e navegue até a sua pasta do Minecraft. Por exemplo:
cd Documents/MinecraftServer
  1. Altere as permissões do arquivo usando o comando chmod para tornar startmc.command executável:
chmod a+x startmc.command
  1. Dê um duplo clique no arquivo COMMAND para iniciar o servidor em uma nova janela do Terminal.

Dica

Um aviso de arquivo ou diretório ausente pode aparecer quando você executa um servidor Minecraft pela primeira vez.

Solucionando Problemas Comuns do Servidor Minecraft

Problemas de configuração e conexão com a internet podem causar erros no seu servidor Minecraft. Aqui estão alguns dos problemas mais comuns e suas soluções.

Como Corrigir o Erro “This Server Responded With An Invalid Server Key”

This Server Responded With An Invalid Server Key indica que o servidor ou o launcher do Minecraft podem estar desatualizados. Se o servidor for seu, tente acessar o localhost e reiniciar o cliente.

Como esse erro geralmente ocorre ao iniciar o servidor usando o arquivo EXE , tente o arquivo JAR em vez disso.

Como Corrigir o Erro “You Are Not Whitelisted On This Server”

Uma lista de permissões inclui a lista de jogadores com acesso ao servidor. O erro You Are Not Whitelisted On This Server significa que o operador do servidor não incluiu o jogador na lista de permissões.

Para resolver isso, execute o seguinte comando para habilitar o gerenciamento da lista de permissões do servidor Minecraft.

whitelist on

Então, adicione o jogador à lista de permissões. Substitua playername pelo nome de usuário que quiser adicionar.

whitelist add playername

Aqui está o comando para ver a lista de jogadores na lista de permissões:

whitelist list

Dica

Se você quiser usar esses comandos de servidor no próprio jogo, coloque uma barra antes deles. Por exemplo, /whitelist add playername.

Como Corrigir o Erro “Connection Refused: Connect”

A mensagem de erro Connection Refused: Connect aparece quando os servidores do Minecraft derrubam ou cancelam as solicitações de conexão dos usuários. Aqui estão algumas soluções para este erro:

  • Conecte-se ao servidor através de uma conexão de internet diferente. Algum conflito na sua rede de internet pode impedir sua conexão. Se o problema persistir após a reconexão, provavelmente trata-se de um erro do servidor.
  • Adicione o Minecraft e o launcher do jogo à lista de exceções do seu firewall. O firewall do sistema pode bloquear sua conexão. Configure seu firewall Linux para permitir o binário Java ou o javaw.exe.
  • Reinstale seu cliente e reinicie o servidor. Verifique se você consegue se conectar a outros servidores do Minecraft. Se não houver problemas, seu próprio cliente e servidor podem estar configurados incorretamente e devem ser reinstalados.

Conclusão

Hospedar seu próprio servidor permite que você crie um mundo personalizado no Minecraft e jogue online com seus amigos. A maneira mais fácil de criar um servidor próprio é adquirindo um plano de VPS de um provedor de hospedagem, como a Hostinger. Aqui estão os passos para configurar um servidor no Game Panel da Hostinger:

  1. Escolha um plano de hospedagem Minecraft.
  2. Insira o nome do seu servidor, defina uma senha e selecione a localização do servidor mais próxima.
  3. Abra o Game Panel e crie uma nova instância.
  4. Configure a instância e copie o endpoint para se conectar ao servidor.

Alternativamente, crie o servidor no VPS manualmente via SSH. No entanto, essa opção é mais demorada e requer algum conhecimento técnico.

Você também pode criar seu próprio servidor em uma máquina local Linux, Windows ou macOS. Para fazer isso, instale o Java e o arquivo do servidor Minecraft usando o Prompt de Comando ou Terminal. Em seguida, crie um arquivo executável para iniciar o servidor.

Para melhorar a jogabilidade, habilite o encaminhamento de porta do seu servidor Minecraft e instale os mods desejados. Talvez você precise reconfigurar o servidor para solucionar problemas como chaves inválidas, erros de listas de permissão e conexões recusadas.

Criar Servidor Minecraft: Perguntas Frequentes

Esta seção responderá algumas das perguntas mais comuns sobre a hospedagem e a manutenção de um servidor Minecraft.

Como Deixar Meu Servidor Exclusivo para Meus Amigos?

Você pode configurar uma lista de permissões que inclui apenas seus amigos. Alternativamente, você pode desativar o encaminhamento de porta e manter o endereço IP do servidor privado entre seus amigos, sem compartilhá-lo com outras pessoas.

Como Proteger Meu Servidor Minecraft Contra Ataques DDoS?

Escolha uma hospedagem de site com proteção DDoS integrada em seu servidor, como a Hostinger. Alternativamente, é possível obter um serviço de proteção DDoS de uma empresa terceirizada, como a Cloudflare, mas essa alternativa não é gratuita.

Posso Rodar um Servidor de Minecraft de Graça?

Sim. No entanto, os planos gratuitos de hospedagem Minecraft costumam ter recursos e funcionalidades de hardware limitados, resultando em uma experiência de jogo ruim. Hospedar seu próprio servidor de Minecraft custa menos do que usar um serviço de terceiros, mas requer algum conhecimento técnico.

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.