Wordpress

Como migrar do Squarespace para o WordPress

Você criou um site no Squarespace, mas decidiu que é hora de passar de Squarespace para WordPress pelo fato de ser uma plataforma mais flexível?

Muitos webmasters iniciantes usam o Squarespace para seus primeiros projetos. Não é nenhuma surpresa, Squarespace é uma ferramenta ótima para construir um website fácil e com design inovador. Ele ainda cuida de hospedagem de site e registros de domínio para que você possa se concentrar na construção do seu site. Sua curva de aprendizado não é tão íngreme em comparação com o WordPress. No entanto, enquanto Squarespace é ótimo para sites básicos, tem algumas limitações:

  • Integração de comércio eletrônico muito limitada;
  • Funcionalidade difícil de expandir;
  • Temas limitados e personalização.

Felizmente, a migração para o WordPress do Squarespace é fácil. Neste tutorial, você aprenderá como migrar seu site do Squarespace para o WordPress.

Nota: Este tutorial mostra como mover para a plataforma WordPress auto-hospedada. As etapas fornecidas abaixo não são adequadas se você estiver hospedando seu blog no WordPress.com.

O que você vai precisar

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

Passo 1 – Exportar conteúdo do Squarespace

Primeiro de tudo, você precisa exportar seus dados do site do Squarespace. Infelizmente, você não será capaz de exportar tudo o que você tem automaticamente. Isso significa que você terá que copiar/ colar algumas partes do seu site para WordPress manualmente. Lista de conteúdos que não podem ser exportados:

  • Páginas de índice, evento, álbum e produto;
  • Pastas;
  • Blocos de áudio, vídeo e produtos;
  • Mudanças de estilo e CSS personalizado.

O que pode ser exportado:

  • Blog (apenas um blog);
  • Páginas básicas e de galeria;
  • Blocos de texto e imagem;
  • Texto em blocos incorporados.

Siga estas etapas para iniciar o procedimento de exportação:

  1. Faça login em sua conta Squarespace.
  2. No menu à esquerda, clique em Configurações.
    squarespacesettings
  3. Em Website, clique em Avançado.
    selectingadvanced
  4. Agora clique em Importar / Exportar.
    importexportoption
  5. Como você deseja exportar o site, clique no botão Exportar.
    exportoption
  6. Na caixa de diálogo que abriu, pode selecionar a plataforma para a qual pretende exportar o seu Website. A única opção agora é WordPress, mas isso é exatamente o que você precisa, então clique nele.
    exportdialogbox
  7. Uma vez que o arquivo de download de exportação é criado, uma nova opção de Download será exibida. Para transferi-lo para o computador, clique no botão.
    exportdownload

Quando o download estiver concluído, prossiga para a próxima etapa.

Passo 2 – Apontando domínio de espaço para WordPress

Se você estiver usando um nome de domínio personalizado (yourdomain.com) com o site do Squarespace e quiser continuar usando-o com o novo site do WordPress, será necessário alterar os detalhes do DNS.

O processo de alteração do DNS depende de onde seu nome de domínio está registrado. Se o registrador de nome de domínio for Squarespace, os detalhes do DNS devem ser alterados no painel de controle.

Consulte esta página para obter o guia passo a passo. Se o nome de domínio estiver registrado em uma empresa diferente, por exemplo, GoDaddy, os detalhes do DNS podem ser alterados em seu sistema. O processo é semelhante na maioria dos registradores e temos um grande guia que você pode seguir aqui.

IMPORTANTE: pode demorar até 48 horas para o DNS se propagar completamente em todo o mundo. Durante a propagação, talvez você não consiga acessar seu site.

Passo 3 – Importação de conteúdo do Squarespace para WordPress

Passo 3.1 – Instalando o WordPress

Como este tutorial mostra como migrar para o WordPress, você precisa ter este CMS instalado. As etapas abaixo mostram como é fácil instalar o WordPress na Hostinger. Se você já tem o WordPress e está pronto para importar conteúdo de Squarespace, vá para a Etapa 3.2.

  1. WordPress pode ser instalado manualmente ou usando o Autoinstaller que pode ser encontrado em seu painel de controle na seção de Website. Neste tutorial, o Autoinstaller será usado, pois leva menos tempo.cpautoinstaller
  2. Depois de clicar no Autoinstaller, uma página com todas as instalações automáticas disponíveis será aberta. Você pode rolar e encontrar WordPress ou apenas digitar o nome na barra de pesquisa e clicar nele.wpautoinstaller
  3. Preencha os seus dados e clique em Instalar.startingwpinstallation
  4. Será exibida uma mensagem solicitando que você atualize a página novamente. Aguarde alguns minutos e atualize. Agora você verá que o WordPress foi instalado com sucesso.wordpressintalled

IMPORTANTE: Anote o seu nome de usuário e senha de administrador, pois você precisará deles para acessar a área de administração do WordPress.

Passo 3.2 – Importando Conteúdo

Nesta etapa, você importará conteúdo para o WordPress. Siga as etapas abaixo para prosseguir:

  1. Inicie sessão na área de administração do WordPress. Você pode fazer isso adicionando/ wp-admin/ ao final do seu domínio.
  2. Vá para Ferramentas> Importar. Na lista de plataformas, você não verá Squarespace como ele exporta conteúdo em um formato de arquivo XML compatível com WordPress. Devido a isso, você deve clicar em Instalar em WordPress. Quando a instalação estiver concluída, pressione o botão Ativar.importingwebsite
  3. Selecione o arquivo de exportação (Selecionar arquivo) e clique em Carregar arquivo e importar o botão.selectimportingfile
  4. Uma vez que o arquivo foi carregado, você verá uma tela onde você pode escolher se quer importar o autor, criar um novo usuário, ou atribuir um usuário existente. Você pode selecionar qualquer opção adequada para você. Além disso, você pode optar por importar arquivos e anexos ou não. Pressione o botão Enviar quando estiver pronto.
    importingwpusers

IMPORTANTE: Se a importação expirar ou retornar erros, tente desmarcar a opção Baixar arquivo e importar anexos de arquivo. Dependendo do tamanho da sua conta Squarespace e da configuração do servidor de hospedagem, esta opção pode impedir que a importação seja concluída com êxito.

Depois que a importação estiver concluída, você verá uma mensagem de sucesso verde. Agora você pode rever o seu site WordPress e certificar-se de que todo o conteúdo necessário foi importado com êxito.

Passo 4 – Importar imagens do Squarespace para o WordPress

Se você verificou seus sites, você pode ter notado que algumas imagens ainda estão hospedadas no Squarespace. Isto é normal. Às vezes o importador WordPress não consegue importar imagens automaticamente a partir do Squarespace. Isso significa que você terá que adicioná-los manualmente ou usar o plugin Importar Imagens Externas:

  1. Instale e ative o plugin Importar Imagens Externas no WordPress. Caso você não saiba como instalar plugins WordPress, você pode verificar [este tutorial] (/ tutoriais / wordpress / how-to-install-wordpress-plugins.
  2. Após a conclusão da instalação, clique em Mídia> Importar Imagens.importingpictures
  3. Em Processar todas as publicações lista de imagens do seu site irá aparecer. Clique em Importar imagens.

Quando a importação estiver concluída, visite o site do WordPress novamente e verifique as postagens com imagens.

Passo 5 – Corrigindo links e criando redirecionamentos

Passo 5.1 – Corrigindo Permalinks no WordPress

Esta etapa é vital se você não quiser perder o seu ranking nos sites de busca e tráfego de entrada.

O Squarespace usa uma estrutura de link diferente do WordPress. Migrar do WordPress sem alterar permalinks resultará em seus visitantes recebendo o 404 páginas de erro. Digamos que o URL do blog no seu site Squarespace se pareça com isto:

Ou este de você estava usando um nome de domínio personalizado:

Nesta etapa, você aprenderá como fazer a estrutura de link do WordPress o mesmo que você tinha no Squarespace:

  1. Vá para Configurações> Permalinks e selecione Dia e nome pois esta opção é a mais semelhante à estrutura de URL Squarespace.
  2. Você notará que o valor no campo Estrutura Personalizada foi alterado.
  3. Adicione seu prefixo do blog na frente dele assim que olharia como este:
  4. Pressione o botão Salvar Alterações na parte inferior.wordpress change permalinks

Passo 5.2 – Criando Redirecionamentos no Squarespace

Ao contrário de nome de domínio personalizado, você não pode apontar subdomínio Squarespace (http://www.yourname.squarespace.com) para WordPress. Sem um redirecionamento adequado, todo o tráfego de entrada e links apontando para o subdomínio seriam perdidos. O Squarespace tem uma grande ferramenta chamada Mapeamentos de URLs para isso. Ao usar mapeamentos de URL, você pode criar redirecionamentos 301 e 302 e direcionar todo o tráfego de http://www.yourname.squarespace.com para o novo site do WordPress. Um redirecionamento 301 significa que o URL foi movido permanentemente, enquanto um redirecionamento 302 é uma mudança temporária de URL. Em geral, é melhor usar redirecionamentos 301 porque passam valor SEO melhor do que 302.

Acesse o painel do administrador do Squarespace e navegue até a seção Configurações -> Avançado -> Mapeamentos do URL.

url mappings button

O Squarespace permite criar redirecionamentos facilmente. Por exemplo, se você deseja redirecionar todas as suas postagens no WordPress, use a seguinte sintaxe:

[Nome] variável permite redirecionar várias páginas com apenas uma linha do código.

Desta forma, todo o tráfego vindo para http://www.yourname.squarespace.com/blog/post-name será redirecionado para o seu novo domínio do WordPress. Você pode usar a mesma sintaxe para criar redirecionamentos para suas páginas de produtos e eventos. Se você quiser criar um redirecionamento para uma única página, use esta sintaxe:

A variável [name] não foi usada aqui porque queríamos redirecionar apenas uma página.

Quando terminar de criar redirecionamentos, pressione o botão Salvar na parte superior da página.

url mapping save button

Esta etapa garante que seus visitantes e indexadores de mecanismos de pesquisa poderão acessar suas postagens de blog no WordPress. No entanto, se você tivesse um monte de páginas personalizadas em seu Squarespace, você iria querer levar ainda mais e instalar All 404 Redirect para Homepage plugin. Quando a instalação estiver concluída, navegue até Configurações -> Todos 404 Redirect to Homepage e pressione o botão Opções de atualização.

wordpress 404 redirection plugin

Agora todos os usuários que batem 404 não foram encontrados página serão redirecionada para sua home page.

Passo 6 – Introdução ao WordPress

Agora, quando o seu conteúdo Squarespace foi migrado para o WordPress você pode começar a mudar a aparência do seu site. WordPress tem milhares de temas diferentes para escolher. Ambos os temas gratuitos e pagos podem ser facilmente instalados no WordPress.

Uma vez que você encontrou o tema, você pode personalizar mudando cores, menus, fundo, etc. Isso pode ser feito na aparência -> personalização.

wordpress customize theme

Deseja estender a funcionalidade do seu site WordPress? Isso é fácil, você está apenas alguns cliques de milhares de plugins do WordPress. Consulte o nosso guia detalhado se precisar de ajuda para instalar plugins WordPress.

Você pode facilmente configurar eCommerce no WordPress usando Woocommerce. Este plugin de eCommerce é poderoso e permite escolher entre vários gateways de pagamento diferentes, métodos de envio e é fácil de configurar e administrar.

WordPress tem uma grande comunidade pronta para responder a quaisquer perguntas que você tem no WordPress. Além disso, existem milhares de guias e tutoriais criados apenas para este CMS. Você também pode dar uma olhada nos tutoriais WordPress aqui.

Conclusão

Neste tutorial, você aprendeu a migrar totalmente de Squarespace para WordPress. Além disso, você aprendeu como editar a estrutura de permalinks do WordPress e redirecionar o subdomínio Squarespace para o WordPress.

Como mencionado anteriormente, nem todo o conteúdo do Squarespace pode ser importado automaticamente. Seus arquivos de vídeo e áudio, produtos e páginas de comércio eletrônico devem ser importados manualmente. Dependendo do tamanho do seu site Squarespace, pode demorar muito tempo. Mas ainda vale a pena como WordPress é uma plataforma poderosa e mais flexível.

Conheça nossa hospedagem de site personalizada para WordPress e comece agora sua jornada de sucesso na internet com a Hostinger!

Hostinger - saiba mais

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$5
56
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!