Veja as Melhores Dicas e Modelos de Currículo Para Você se Inspirar
access_time
hourglass_empty
person_outline

Veja as Melhores Dicas e Modelos de Currículo Para Você se Inspirar

O currículo é um documento fundamental para quem está em busca de um trabalho, visto que ele contém informações bastante pertinentes sobre o candidato – tais como as competências, as experiências e cursos realizados.

No entanto, quando o assunto é currículo, muitas pessoas apresentam dúvidas. Afinal, como montar um currículo? O que colocar nele? É importante elaborar uma versão em inglês? Essas são apenas algumas das perguntas feitas por inúmeros candidatos todos os dias.

Até mesmo aquelas pessoas que já possuem um currículo, porém necessitam atualizá-lo, possuem dúvidas semelhantes. Por isso, neste post vamos esclarecer algumas dessas dúvidas mais pontuais.

Você vai aprender se é melhor utilizar um currículo online ou um modelo offline, descobrir como montar o seu próprio documento e até encontrar modelos de currículos prontos para serem preenchidos. Vamos lá?

Você está procurando por vagas de emprego? Confira nossa página de carreiras e fique de olho nos cargos para os quais estamos contratando!

Vagas de Emprego

Currículo ou Curriculum Vitae?

E então, qual é o termo correto: currículo ou curriculum vitae? Essa é outra pergunta comum que muitas pessoas possuem na hora de elaborar ou atualizar o seu documento. Sendo assim, para sanar qualquer tipo de dúvida a respeito, não custa analisar a etimologia do termo.

A origem da palavra vem do latim Curriculum Vitae, que significa Currículo da Vida. Nesse caso, o objetivo do currículo é apresentar para empresas, pessoas ou instituições o histórico escolar e profissional da pessoa.    

De acordo com a norma culta, o ideal seria utilizar o termo “currículo”, pois ele está relacionado com as disciplinas de um curso, por exemplo. Enquanto isso, o termo “curriculum vitae” deve ser utilizado em documentos com o intuito de concorrer a vagas de emprego. 

Contudo, nos dias de hoje é comum e correto colocar tanto a palavra “currículo” ou “curriculum vitae” para se referir ao documento entregue em uma seleção. Vale salientar que o termo “vitae” acompanha a palavra “curriculum”.

Currículo Online versus Currículo Offline

Outra dúvida muito frequente é saber qual é o ideal, se é o Currículo Online ou o Offline. Porém, o fato é que ambos podem cumprir muito bem o objetivo de mostrar as características do candidato. 

No caso do Offline, ele possui um perfil mais tradicional, pois antes da era digital ele foi o modelo de currículo utilizado. Por essa razão, ele é vantajoso para candidatos que procuram empregos em empresas que possuem mais tempo no mercado. 

A desvantagem do currículo offline é que o acesso a ele é mais restrito, diferente daqueles que são online.

Currículo Online

Como as tecnologias nos dias de hoje são cada vez mais presentes e versáteis, o currículo online ganha destaque. Ele é prático e de fácil acesso. Inclusive, é possível encontrar na internet sites que disponibilizam modelos de currículos prontos para preencher.

Nesse caso, é possível optar entre vários modelos que se adaptam com as suas necessidades. Além disso, após o preenchimento você pode efetuar o download do mesmo ou acessá-lo de qualquer dispositivo e efetuar as devidas alterações.

Há inclusive sites que funcionam como bancos de currículos, tais como o Catho, o Emprego Certo, o Trabalho Já e o Vagas. Há opções gratuitas e outras pagas, mas o importante é sempre averiguar a credibilidade da empresa. 

Além do mais, quando se trata de curriculum pronto, a rede social LinkedIn apresenta recursos que tornam o perfil do usuário em seu currículo na web. Algumas dessas ferramentas que auxiliam como elaborar um currículo profissional são a Visualize Me, a Strinkingly, a Resumonk e a Visual CV.

Como fazer um currículo

Seja para preencher o currículo para o primeiro emprego ou para acrescentar dados em um documento que já está pronto, é preciso priorizar a qualidade e não pecar com erros gramaticais.

Contudo, é  importante também fornecer apenas informações relevantes. Sendo assim, ao divulgar as suas habilidades para curriculum, atente apenas para o que é essencial para o seu trabalho. Dados pessoais como “signo”, “gosto musical” normalmente são desnecessários.

Sendo assim, para saber como montar um currículo impecável, é importante estar atento para os detalhes básicos. Veja quais são eles a seguir! 

Informações Pessoais

Insira suas informações fundamentais, aqui é a primeira apresentação pessoal sua para os recrutadores. Seu nome deve estar em destaque, seguido da idade, cidade e estado onde mora e pelo menos duas formas para que os recrutadores possam entrar em contato com você.

Coloque o seu e-mail principal e o telefone que você mais utiliza. Caso tenha perfil do LinkedIn ou portfólio online, cabe inserir nessa parte também.

Objetivo do Currículo

Esse é o espaço em que você esclarecer quais são as suas aspirações profissionais. Ele é visto como um aspecto importante pelos recrutadores no momento de realizar a triagem do seu currículo.

Por isso, para saber o que colocar no curriculum na parte do objetivo, escolha frases curtas, objetivas e esclarecedoras.

É importante deixar claro qual o seu objetivo final com o envio do seu currículo. Por exemplo, se você tem interesse em trabalhar como Agente de Sucesso do Cliente, coloque seu objetivo de fazer parte da “Área de Sucesso do Cliente”.

Para quem vai ingressar no mercado de trabalho, é valido optar por frases como “Busco inserção profissional na área de…”. O objetivo é único e deve ser personalizado para cada oportunidade que você for aplicar.

Formação Acadêmica

É o espaço para você mostrar a sua formação. Divulgue o seu grau de escolaridade, a presença de curso superior, MBA, pós-graduação, entre outras formações e experiências acadêmicas.

Experiência Profissional

Essa é uma parte importante para os recrutadores avaliarem o seu perfil. As empresas onde você já atuou, os seus trabalhos anteriores e o modo como você se saiu neles são requisitos importantes de análise.

É importante colocar o período em que esteve em cada experiência, e organizar suas experiências em ordem decrescente, ou seja, primeiro a mais recente e por último a mais antiga. Dica: aqui vale também colocar experiências informais como freelancer e estágios.

Idiomas

Em um mundo cada vez mais marcado por múltiplas culturas, dominar mais de um idioma é importante. Por isso, esclareça bem no currículo o seu nível de conhecimento em idiomas, se é básico, intermediário ou avançado.

Informações Complementares

É o espaço para divulgar algumas habilidades que podem agregar no seu trabalho. Cabe colocar aqui o conhecimento em um software, cursos e workshops que você tenha realizado, e também experiências com intercâmbio. Além disso, seja honesto e insira apenas informações verdadeiras a respeito das suas habilidades e experiências.

Currículo com foto ou sem foto?

A respeito da foto, apenas a coloque se a empresa solicitar. Caso seja necessário usar uma foto, escolha uma em que você transmita credibilidade e profissionalismo. Evite selfies e cenários como praias e festas.

O mais adequado é optar por uma imagem com um fundo neutro e uma boa captação de luz. Além disso, evite recursos gráficos, como enfeites e filtros. É fundamental parecer o mais neutro possível.

Devo manter o meu currículo em inglês?

A opção pelo currículo em inglês ou algum outro idioma além do português deve levar em conta o perfil da empresa onde você deseja trabalhar. 

Para as empresas que mantém negócios e relações internacionais, é válido preparar um curriculum em inglês.

Caso a referida empresa não exija e não possua um mercado de alcance global, não há essa necessidade. 

Modelo de currículo grátis para você se inspirar

Um bom currículo não tem a necessidade de contar com enfeites, imagens e longas descrições. O objetivo é assegurar a objetividade e a simplicidade. Um exemplo de curriculum dentro dos padrões exigidos é esse logo abaixo. 

exemplo de modelo de currículo profissional

Modelos de Currículo por área e profissão

Se você deseja algo mais direcionado a certas áreas, a melhor dica é aproveitar os modelos de currículos disponibilizados pela Catho. É só escolher a sua área e caprichar nas informações. 

Modelos de currículo para quem está começando a vida profissional ou busca recolocação 

 A Exame também disponibilizou uma seleção com diversos modelos de currículos para quem está querendo ingressar no mercado de trabalho ou está procura realocação. Vale a pena conferir!

O currículo nunca vai sair de moda 

O currículo contém informações valiosas e continua sendo a principal ferramenta de quem busca uma posição no mercado de trabalho, seja para o jovem aprendiz ou o diretor geral de uma multinacional. 

Portanto, quando falamos de curriculum profissional, quantidade não é qualidade. Afinal, quanto mais objetivo ele for, mais qualificada será a sua apresentação. 

O Autor

Author

Mariana Moreira / @mariana

Mariana é Psicóloga, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas, e Coordenadora de RH na Hostinger Brasil. É apaixonada por People e Gestão de Pessoas, tendo como objetivo manter um ambiente de trabalho presencial e remoto mais feliz e engajado. Nas horas extras, trabalha também com Psicologia Clínica e Orientação de Carreiras.

Tutoriais relacionados

Author

Rodrigo Coeli Responder

maio 05 2020

Fala aí Sr Carlos. Passei para dizer que esse tema foi uma ótima escolha para o momento o qual estamos passando. Vou até pedir de antemão uma autorização para divulgar e/ou compartilhar, pois muitos vão precisar de uma força. Normalmente utilizamos esse blog para buscar dicas e afins, sobre os mais variados temoas, mas acho que este será bem vindo a todos, não só aqueles que já tem uma certa base.

    Author

    Andrei L.

    Respondeu em maio 06 2020

    À vontade, Rodrigo! Obrigado pelo feedback!

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!