Como Deletar um Tema do WordPress: 3 Métodos Fáceis

Uma prática muito comum no WordPress é fazer a instalação de diversos temas até que se encontre o ideal para o site. Mesmo assim, especialistas em sites WordPress recomendam fortemente manter o diretório de temas organizado, excluindo aqueles que não são utilizados.

Há diversas formas de deletar um tema no WordPress: através do painel de controle do WP, via SFTP ou ainda pelo painel da Hostinger, o hPanel. Neste artigo, vamos explicar o passo-a-passo de cada um desses métodos. Além disso, vamos te ajudar a decidir quais temas devem ser deletados e quais podem ser mantidos.

Recomendamos que você baixe um backup do seu site WordPress antes de fazer qualquer alteração nele. Caso delete o tema errado acidentalmente, você poderá facilmente restaurar o site através do arquivo de backup — sem perder nenhuma configuração ou dado.

Deletando um Tema do WordPress via Painel de Controle WP

Deletar um tema através do painel do WordPress é a forma mais simples de fazer este procedimento. A única exigência é ter privilégios de administrador, que contam com as permissões necessárias para acessar e remover temas já instalados no site WordPress. 

Estes são os passos para deletar um tema pelo painel de administração WP:

  1. Navegue até a seção Aparência → Temas pelo menu lateral do painel WordPress.
  2. O primeiro tema listado na página é o seu atual, que está ativo. Passe o mouse sobre o tema inativo que você deseja deletar e clique em Detalhes do Tema ou Theme Details
Opção de Detalhes do Tema no WordPress ao passar o mouse
  1. Uma nova página em formato de pop-up será exibida, informando os detalhes do tema escolhido. Clique na opção de Deletar (Delete), que fica no canto inferior direito da janela.
Tela de detalhes do tema incluindo botão de deletar
  1. Um aviso será exibido num pop-up, solicitando sua confirmação. Clique em OK para remover o tema da sua instalação WordPress.

Dica do Especialista

Caso deseje excluir seu tema atual, você deve ativar outro tema antes.

Deletar um Tema do WordPress via SFTP

Os usuários que não possuem acesso ao painel de administração do WordPress, ou não contam com as permissões necessárias para gerenciar temas, podem utilizar um cliente FTP para acessar os arquivos do site através de um computador remoto. 

O método FTP (File Transfer Protocol) também serve para solucionar mensagens de erro como: ‘Deletion failed, the theme requested does not exist’, que indica que “a exclusão falhou e o tema solicitado não existe”. Essa mensagem de erro é exibida quando o processo inicial para deletar um tema encontra alguma falha e não consegue concluir a remoção de todos os arquivos do tema do seu site.

Depois de estabelecer uma conexão FTP, siga os passos indicados abaixo para deletar um tema do seu site WordPress:

  1. Navegue pelo seu diretório raiz (public_html) até a pasta wp-content. Clique nela e então abra a pasta de temas, Themes.
Pasta de Temas nos arquivos do site exibida no cliente FTP Filezilla
  1. Dentro desta pasta, localize o tema que você deseja remover. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Deletar ou Delete.
Opção de deletar tema da pasta de arquivos do site via cliente FTP Filezilla
  1. Um aviso será exibido em um pop-up, solicitando sua confirmação. Clique em OK para remover o tema selecionado da sua instalação WordPress.

Deletando um Tema do WordPress via hPanel

Os usuários da Hostinger podem usar o painel da hospedagem para remover seus temas WordPress não utilizados. Ao invés de utilizar um cliente FTP, você pode usar o Gerenciador de Arquivos para acessar os arquivos do site e, portanto, deletar temas.

Abaixo você encontra o passo-a-passo para remover um tema de WordPress pela ferramenta de gerenciamento de arquivos do hPanel:

  1. Abra o Gerenciador de Arquivos, localizado na seção de Arquivos do seu painel de hospedagem.
Opção do gerenciador de arquivos no hPanel
  1. Já no seu diretório raiz (public_html), acesse a pasta wp-content. Então entre na pasta de temas, intitulada Themes.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre o tema que deseja remover e selecione a opção Delete para excluir a instalação do tema.
Opção de deletar pasta de um tema dos arquivos do site via gerenciador de arquivos da Hostinger
  1. Uma mensagem de confirmação será exibida na tela, para evitar que você delete uma pasta por engano. Confira as informações e clique em OK para prosseguir com a exclusão do tema selecionado.

Quando Deletar um Tema do WordPress 

Possuir muitos temas instalados em seu site WordPress não é uma prática segura. Um número excessivo de arquivos de temas pode tornar o carregamento das suas páginas mais lento, prejudicando o desempenho do site e consumindo seu espaço de armazenamento no servidor.

Além disso, temas inativos geralmente estão desatualizados. Arquivos e aplicações desatualizados em seu site podem resultar em graves vulnerabilidades de segurança, que abrem brechas para ataques e invasões de hackers.

Abaixo, você confere algumas indicações de quando faz sentido deletar um tema do seu site WordPress:

  • Você ativou um novo tema.
  • O tema instalado com o propósito de teste não é adequado para suas necessidades. 
  • Trata-se de um tema antigo e desnecessário, que você não usa mais.
  • O time de desenvolvimento do tema não faz mais atualizações, novos lançamentos ou oferece algum tipo de suporte.

Quando Manter um Tema do WordPress 

Apesar da exclusão de temas antigos ser benéfica para o desempenho e a segurança do seu site, há alguns casos em que eles são necessários. 

Se você possui ou está inserido em uma rede de multisites do WordPress, não pode deletar temas que estejam atualmente ativos em outro site. Em alguns casos, desenvolvedores de sites utilizam temas gratuitos com a intenção de fazer testes, então deletar algum deles pode causar erros.

Sendo assim, recomendamos que você verifique com outros usuários dentro de sua rede antes de deletar qualquer tema da sua instalação do WordPress.

Você também deve evitar deletar um parent theme (“tema pai”) inutilizado caso esteja usando o child theme (“tema filho”) ligado a ele. Caso você faça isso, seu tema atual vai parar de funcionar, podendo causar diversos erros em seu site, incluindo páginas desconfiguradas.

Conclusão

Não há nada de errado em experimentar diversos temas do WordPress antes de escolher o ideal para seu site. De todo modo, deletar aqueles que você não utiliza mais é algo essencial para a segurança do seu site WordPress, beneficiando o desempenho e velocidade de suas páginas.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como deletar temas do WordPress. Não se esqueça de utilizar uma hospedagem WordPress para ter um site de alta performance. Boa sorte!

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.