outubro 21, 2019
4min de leitura
Rafael H.
Child Theme ou na tradução grossa do termo, “temas filhos” foi criado por desenvolvedores do WordPress para que você possa criar subtópicos com base nas características de um pai ou de um tema mestre. Um tema filho permite que você use e modifique um tema mestre e salve o tema filho separadamente sem afetar o tema pai. Neste tutorial, você aprenderá como criar e personalizar um tema filho do WordPress.
Um tema filho permite que você modifique muito (ou pouco) um tema pai como você desejar. Em seguida, você pode alterar o tema filho sem afetar o tema pai ou quaisquer outros projetos usando-o como uma âncora para seus próprios temas filho.
Um tema filho reside em um diretório separado do tema pai e cada diretório filho precisa incluir seus próprios arquivos style.css e functions.php. Arquivos personalizados podem ser adicionados conforme necessário, mas esses arquivos são recomendados para o tema funcionar corretamente.
Usando os arquivos .css e .php relevantes, você pode modificar tudo, desde os parâmetros de estilo e de layout, até a codificação real e os scripts que o tema filho usa, mesmo que esses scripts não estejam presentes no diretório do tema pai.
Pense no tema filho como uma sobreposição, que é implementada por cima do tema pai. Quando um visitante carrega seu site, o WordPress primeiro carrega o tema filho e, em seguida, herda estilos e funções ausentes do tema pai. Como resultado, a maioria de sua codificação de plano de fundo ainda é retirada do diretório pai, mas é modificada de acordo com os parâmetros do tema filho antes que o conteúdo seja exibido na página.
Conteúdo
Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:
Criar um tema filho não é mais complicado do que o trabalho que você já está fazendo com um único tema mestre.
Você criará um diretório para o tema filho no diretório wp-content / themes existente. É melhor manter uma boa organização de diretórios adicionando -child ao final do nome do tema pai. Você também pode adicionar o nome do projeto específico, se preferir. Lembre-se de não incluir quaisquer espaços no nome do arquivo porque eles podem causar erros. Para criar um novo diretório, você pode usar o cliente FTP ou o Gerenciador de Arquivos.
O exemplo a seguir usa o Gerenciador de Arquivos para criar um tema filho com base no tema Twenty Seventeen, então o caminho completo para a pasta de tema filho será wp-content/themes/twentyseventeen-child.
*/ Theme Name: Twenty Seventeen Child Theme URL: http://hostinger-tutorials.com Description: Twenty Seventeen Child Theme Author: John Doe Author URL: http://hostinger-tutorials.com Template: twentyseventeen Version: 1.0.0 Text Domain: twentyseventeen-child */ Custom CSS goes after this line
<?php add_action( 'wp_enqueue_scripts', 'enqueue_parent_styles' ); function enqueue_parent_styles() { wp_enqueue_style( 'parent-style', get_template_directory_uri().'/style.css' ); } ?>
Como você pode ver a criação do tema filho no WordPress é bastante simples se você quebrar o processo para separar etapas.
É muito provável que você queira personalizar a aparência do tema do seu filho. É por isso que o criou em primeiro lugar, certo?
Para personalizar a aparência do tema, é necessário editar o arquivo custom.css do tema filho. Você pode usar um editor de texto e cliente FTP, gerenciador de arquivos ou usar o editor WordPress (Aparência -> Editor). Você também precisa de uma compreensão básica das regras CSS e sabe como inspecionar elementos usando seu navegador.
Por exemplo, para alterar a cor de plano de fundo do tema filho do WordPress, adicione a seguinte regra CSS ao arquivo style.css:
.site-content-contain { background-color: #d5ffa0; position: relative; }
Veja abaixo como isso mudaria a aparência do seu site WordPress. Siga um processo semelhante para qualquer outro elemento que você deseja alterar.
O mesmo vale para qualquer outro elemento que você quiser mudar.
Outra grande vantagem de usar um tema filho é a capacidade de ter um arquivo functions.php separado que, assim como Plugins, é usado para adicionar (ou remover) determinados recursos. Ao ter o functions.php em um tema filho separado, você pode ter certeza que quaisquer modificações não desaparecerão após uma atualização do tema.
Para adicionar novos recursos ao seu tema, adicione o código PHP ao arquivo functions.php do seu filho. Por exemplo, o código a seguir irá desativar o recurso de pesquisa do WordPress:
function disable_search( $query, $error = true ) { if ( is_search() ) { $query->is_search = false; $query->query_vars[s] = false; $query->query[s] = false; // to error if ( $error == true ) $query->is_404 = true; } } add_action( 'parse_query', 'disable_search' ); add_filter( 'get_search_form', create_function( '$a', "return null;" ) );
Os temas filhos do WordPress oferecem uma maneira poderosa para criar um projeto totalmente novo com base em parâmetros de um tema mestre sem afetar os arquivos do tema pai, e vice-versa. Com um pouco de codificação simples e gerenciamento de diretórios, você pode modificar o tema filho quanto você quiser, proporcionando uma ampla gama de possibilidades para seu projeto. Se você quiser saber como criar um blog usando o WordPress, nós temos um passo a passo interessante.
dezembro 20 2017
Na hora que eu coloquei o código em functions.php apareceu a seguinte mensagem "Não é possível comunicar de volta com o site para verificar erros fatais, por isso a alteração ao PHP foi revertida. Terá de carregar a sua alteração ao ficheiro PHP de outro modo, tal como SFTP." O que devo fazer? Agradeço desde já
setembro 06 2018
*/ ----->>>>>>>> AQUI ESTÁ ERRADO O CORRETO SERIA /*(o contrario) Theme Name: Twenty Seventeen Child Theme URL: http://hostinger-tutorials.com Description: Twenty Seventeen Child Theme Author: John Doe Author URL: http://hostinger-tutorials.com Template: twentyseventeen Version: 1.0.0 Text Domain: twentyseventeen-child */ Custom CSS goes after this line
abril 05 2019
Não sei se alguém vai responder porque é um post antigo mas eu preciso de ajuda. Eu estava criando o tema filho através do gerenciador de arquivos do Cpanel em minha hospedagem. Mas não estava certo, então usei o FileZilla para primeiro copiar o tema filho para o meu computador antes de deletar e naquele momento o FileZilla teve algum erro e o Theme Child desapareceu e entrou no tema pai.Eu concluo mas agora não consigo mais criar o tema filho, ou ele vai direto para o tema pai ou uma mensagem de erro dizendo que o tema filho não está instalado ou está incompleto. Você poderia me dizer o que você ouve e como eu resolvo isso? Eu não sei o que estou fazendo de errado, o problema começou porque não consegui encontrar todos os arquivos que modifiquei, acabei encontrando alguns, é claro que não estava correto. Se você não pode me ajudar, eu entendo, eu sei que não é o seu trabalho, mas eu não sei mais quem perguntar, parece que ninguém sabe. E eu fiz tudo isso no blog de teste e o erro foi para o blog oficial também, eu não sei como.
Respondeu em abril 08 2019
Oi, Fernanda. O post é antigo, mas estamos aqui, firme e forte! O que aconselhamos seria restaurar um backup de quanto estava tudo certinho, você também pode procurar ajuda de um programadar profissional :)
abril 23 2019
Boa tarde, pessoal. Tudo bem? Tenho uma dúvida enorme. Criei o tema filho já e agora preciso fazer inúmeras alterações e inserções. Por exemplo: existem duas imagens que ficam em transição na página inicial. Preciso substituir essa imagens por outras. Ao inspecionar direto no navegador, vejo que as imagens estão dentro de uma div, etc. Mas onde encontro esse código? Onde insiro ele no tema filho? Também tenho uma área que tem 4 caixas de texto, com ícones. Preciso inserir mais 2 caixas dessa. Onde insiro? Como insiro? Desde já agradeço!
Respondeu em abril 29 2019
Oi, Mariana Você pode falar com nossa equipe de sucesso ao cliente pelo seu painel! Eles estão disponíveis 24/7 para te ajudar :)
outubro 18 2019
Olá, boa tarde! Fiquei com uma dúvida no tutorial. Foi informado para criarmos o style.css e o functions.php para o tema-filho dentro da pasta do tema-filho... Depois apareceu que tenho que alterar o arquivo theme.php e custom.php... aí não entendi porque o tema-filho só tem os dois arquivos criados. Para criar o tema-filho então, eu preciso copiar para a pasta do tema-filho todos os arquivos do tema-pai, criar um novo style.css e novo function.php e depois efetuar as alterações no theme.php e custom.php que eu copiei do tema-pai? Seria isto? Agradeço, desde já, a ajuda e atenção.
Respondeu em outubro 21 2019
E aí Marcos, é isso mesmo. O tema filho consiste em pelo menos um diretório e os arquivos style.css e functions.css, que são criados neste tutorial. Depois você usa o editor do WordPress para editar o theme.php, fazendo com que o CSS seja carregado da maneira correta. Aí sim que é a hora de editar o custom.css, fazendo com que o seu tema filho tenha uma aparência personalizada.
dezembro 30 2019
fiz o processo de criação do tema filho, e não subiu o site igual depois d colocar o codigo no function.php, ele ignorou todas as imagens e coisas q estão no site e só subiu os textos e menus sem formatação alguem sabe oq aconteceu?
arianegoncalves
Respondeu em dezembro 21 2017
Oi, André. Parece que o problema está no desenvolvimento desse arquivo. O script errado gera esse erro. Se o site for em WordPress, tem alguma informação errada. Se foi desenvolvido manualmente ou por algum outro CMS, tem que verificar o código fonte. Aconselhamos checar com o desenvolvimento :) Abraço