Os Melhores Clientes Git GUI para Windows, Linux e Mac em 2024

Os Melhores Clientes Git GUI para Windows, Linux e Mac em 2024

Se você trabalha com desenvolvimento software, provavelmente já ouviu falar sobre o sistema de controle de versão Git.

Ele permite que os usuários mesclem facilmente diferentes ramificações (branches), fornecendo um ambiente isolado para fazer alterações em seu código sem modificar o projeto principal.

Neste guia, explicaremos o que é o Git e recomendaremos os melhores clientes Git GUI para LinuxWindows Mac.

O Que é Git e Git GUI

Git é um sistema de controle de versão que tem código aberto e é bastante popular entre desenvolvedores, especialmente para projetos colaborativos. Atualmente, o Git também é usado para armazenar conteúdo e código em repositórios.

O sistema oferece um ambiente em que você pode acompanhar o progresso de desenvolvimento do software, com cada revisão salva para uso futuro. Os repositórios são armazenados em um servidor remoto, mas também podem ser salvos localmente no computador de cada usuário.

O Git pode ser acessado e gerenciado por meio de ferramentas de linha de comando. No entanto, se você é novo no Git, pode começar com algo mais simples — e é aí que entram os clientes com interfaces gráficas de usuário (GUI). Essas ferramentas fornecem uma visualização humanizada para o Git, facilitando o gerenciamento de sua base de código.

Melhores Clientes Git para Linux

Pode ser complicado encontrar clientes Git GUI que funcionem no Linux e atendam às suas preferências. Para facilitar o processo, listamos abaixo nossas principais recomendações.

1. QGit

QGit é um Git GUI gratuito para Linux que pode mostrar de maneira gráfica as diferentes ramificações dos projetos, assim como ver conteúdos de patches e mudanças nos arquivos. Com essa ferramenta, você pode ver árvores de arquivos, históricos de registros, revisões e diffs.

Com o QGit, também há a possibilidade de comparar arquivos e de alterar visualmente o conteúdo modificado. Outras possibilidades envolvem aplicar ou formatar séries de patches de commits selecionados e mover esses commits entre duas instâncias do próprio QGit.

Você pode usar a mesma semântica dos commits do GIt para criar novos patches e implementar comandos StGit comuns. Sequências de scripts e de comandos podem ser conectadas a uma ação customizada.

2. Gitg

A interface de usuário do Gitg é simples e direta de se utilizar. Ela pode abrir repositórios Git existentes salvos no seu computador. Você pode baixar o software gratuitamente e ele tem uma licença GPLv2. Repositórios remotos também podem ser visualizados usando o Gitg.

O Gitg permite que você execute operações comuns do Git, navegue através de commits e faça a pré-visualização de arquivos. Você pode ver mensagens de commit e também commits que não estejam rastreados ou com etapas definidas através de uma ferramenta de visualização.

O lado negativo dessa ferramenta é que arquivos muito grandes tendem a carregar de maneira mais lenta, além de que ela não pode exibir o histórico de um projeto.

3. Git Force

Git Force é uma ferramenta de front-end visual que roda tanto no Linux quanto no Windows. O melhor de tudo: o seu download é gratuito. Esse software é bem útil para iniciantes, pois a interface é intuitiva e tem uma ferramenta de arrastar e soltar. Ele também pode ser usado de maneira isolada, sem necessitar do uso de uma ferramenta Git de linha de comando.

Você pode criar múltiplos repositórios e ramificações Git e gerenciar todos usando o Git Force. A ferramenta é capaz de suportar um ou mais repositórios remotos e também pode rapidamente escanear os repositórios locais.

O trabalho que você faz num repositório Git será melhor reconhecido pelo Git Force na primeira atualização. Contudo, ele só funciona com os comandos Git mais comuns. Por causa disso, ele não mantém nenhuma informação detalhada de estado.

Melhores Clientes Git GUI para Windows

A seguir, vamos falar sobre os melhores clientes Git GUI para Windows.

1. Sourcetree

Sourcetree é um cliente Git GUI gratuito que funciona tanto no Windows quanto no Mac. Essa ferramenta é simples de usar mas também é muito poderosa. Isso a torna perfeita tanto para iniciantes quanto para usuários avançados. Sua interface limpa e elegante permite que você navegue sem esforços e de uma maneira agradável.

Essa é uma interface gráfica de utilizador cheia de recursos, tornando seus projetos de Git mais fáceis e eficientes. Ela suporta arquivos grandes de Git e deixa que você os visualize usando diagramas de ramificação detalhados. Isso torna mais fácil para você e a sua equipe gerenciarem o seu progresso.

A pesquisa de commits locais permite que você encontre mudanças de arquivos, commits e ramificações. Enquanto isso, o gerente de repositórios remotos permite que você pesquise e clone repositórios remotos dentro do próprio Sourcetree. Ainda é possível obter commits claros e limpos através da ferramenta “interactive rebase”.

2. GitHub Desktop

cliente GitHub desktop para macOS

Se o seu repositório remoto está no GitHub, então essa ferramenta será a mais útil para você. O software é basicamente uma extensão do seu fluxo de trabalho no GitHub. Basta realizar o login usando a sua conta do GitHub que você já pode começar a trabalhar nos seus repositórios.

O GitHub desktop é um cliente Git GUI gratuito e de código aberto. Ele tem uma interface intuitiva que permite gerenciar os códigos sem a necessidade de digitar comandos. Você pode criar novos ou adicionar repositórios locais e executar operações Git com facilidade.

O processo de criar ramificações e trocar para aquelas existentes não traz nenhuma complicação — o mesmo pode ser dito para a fusão de códigos com a ramificação mestre. Ademais, você pode rastrear as suas mudanças com o GitHub Desktop.

3. TortoiseGit

logo do cliente git gui tortoisegit

Esse software gratuito e de código aberto é uma interface shell do Windows para Git. Ele pode ser usado num ambiente comercial, assim como ser desenvolvido para a sua própria versão customizada. O Tortoise Git pode ser usado com outras ferramentas de desenvolvimento e com qualquer tipo de arquivo.

Ele traz suporte para tarefas comuns como commit, criar ramificações e tags, mostrar registros e assim em diante. A ferramenta é bastante simples e direta de usar, já que os comandos são acessíveis diretamente através do Windows Explorer. As caixas de diálogo são bem descritivas e você pode mover arquivos simplesmente arrastando-os.

Existem ferramentas como o TortoiseGitMerge, que ajudam a resolver conflitos e deixam que você veja as mudanças feitas aos seus arquivos. O programa vem com checagem de ortografia e função de auto-completar para palavras-chave e caminhos. Ele ainda está disponível em 30 línguas diferentes, incluindo português do Brasil e de Portugal.

Clientes Git para Mac

No Mac, você também tem à disposição vários clientes Git GUI. Abaixo, listamos algumas de nossas principais escolhas.

1. GitUp

GitUp é um cliente Git GUI projetado especificamente para usuários Mac. Seu download é gratuito, ele é de código aberto e vem com o GitUpKit — um conjunto de ferramentas que deixa você criar aplicações Git. O programa é fácil de usar e permite que você veja ramificações e fusões de maneira clara.

Se você é novo no Git, o GitUp oferece um ambiente seguro para você aprender e experimentar. A interface é organizada e tem um recurso de Mapa Ao Vivo que deixa você ver o progresso de seu projeto sem a necessidade de atualizar a página. Adicionalmente, os recursos de desfazer e de retrato permitem que você altere e grave os seus passos.

Velocidade é uma das melhores coisas quando se trata do GitUp. Não apenas ele pode carregar 40.000 commits em menos de um segundo, como também pode instantaneamente pesquisar por commits, ramificações e tags no repositório. Operações Git podem ser realizadas da maneira mais rápida possível, já que a ferramenta é repleta de funcionalidades.

2. Fork

O Fork oferece uma interface intuitiva, rápida e fácil de usar para iniciantes no Git. Ele traz uma lista de commits, alterações no diretório de trabalho e um modo de visualização que compara as diferenças entre versões lado a lado, bem como uma visualização resumida do gerenciador de repositórios.

Ele também vem com notificações integradas do GitHub, o que facilita acompanhar quaisquer alterações no seu projeto. Além disso, os usuários podem checar conflitos de mesclagem ao vivo e usar o auxiliar de conflito para correções rápidaa.

O Fork também vem com um gráfico Git expansível, que permite aos usuários expandir e ocultar os commits de mesclagem no arquivo commit-graph.

O software possui uma versão de testes gratuita. Depois do período de testes terminar, ele custa US$ 49,99 (para Mac ou Windows) em taxa única.

3. GitFinder

O GitFinder é um cliente Git rápido e leve para Mac com integração com o Finder. Ele é adaptado especialimente para desenvolvedores de software e possui recursos completos para todos os tipos de fluxos de trabalho do Git.

A integração com o Finder permite que os usuários executem rapidamente várias ações e, ao mesmo tempo, confiram as diffs ou blames dos arquivos selecionados no Finder em uma janela separada.

Outros recursos incluem conflitos de mesclagem, um histórico de arquivos, um navegador de repositório avançado e a capacidade de executar cada comando com um atalho de teclado.

Você pode experimentar o GitFinder gratuitamente por 30 dias. Depois disso, ele custará cerca de US$ 30 (taxa única) para cada máquina.

Melhores Clientes Git Multiplataforma

Se estiver procurando por clientes Git que sejam versáteis e possam ser executados em qualquer plataforma da sua escolha, dê uma olhada na lista abaixo.

1. GitKraken

cliente gitkraken

O GitKraken não é apenas confiável, eficiente, visualmente atraente e fácil de usar: ele também torna as operações do Git compreensíveis e agradáveis. O software tem um recurso de arrastar e soltar com uma interface intuitiva, permitindo que os usuários executem rapidamente ações básicas. Além disso, você pode corrigir erros facilmente com um clique.

A ferramenta tem um editor de código integrado no qual você pode iniciar um novo projeto e editar arquivos diretamente no GitKraken. Além disso, como ele se sincroniza com o GitHub em tempo real, você pode acompanhar tarefas, organizá-las na visualização de calendário e mencionar membros da equipe para notificá-los sobre atualizações. Além disso, o GitKraken oferece integração do Git com o Jira.

O software é gratuito para uso não comercial. No entanto, existem planos GitKraken Client e GitLens para quem precisa de uma solução mais avançada. Os preços partem de US$ 4,95/mês por usuário.

2. SmartGit

Como seu nome já diz, esse poderoso cliente Git GUI traz uma interface inteligente e que funciona da mesma maneira em de diferentes plataformas.

Ela possui um recurso de visão única onde você pode ver seu índice, a árvore em que está trabalhando e os comandos — tudo numa janela de Registros.

A ferramenta permite que você compare ou realize a fusão de arquivos e então os edite lado-a-lado. Ele é capaz de resolver conflitos de fusão ao usar o Conflict Solver. O SmartGit também proporciona um cliente SSH, desempenho de rebase melhorado e o Git-Flow — que permite que você configure ramificações sem ferramentas adicionais.

O programa integra plataformas de Git populares como GitHub e BitBucket, tornando mais fáceis pull requests e análises de código.

O download do software é gratuito. Para uso comercial, você pode adquirir uma licença do SmartGit por cerca de US$ 109/ano ou fazer um único pagamento de US$ 299 por uma licença vitalícia com um ano de suporte. Como alternativa, os usuários podem fazer uma assinatura mensal por um preço base de US$ 5,90.

3. Git Cola

Git Cola é um simples porém poderoso cliente de Git que foi desenvolvido usando Python — e ele é gratuito. A interface é composta de múltiplas ferramentas que você pode esconder e reorganizar conforme sua necessidade. As quatro janelas da interface permitem que você veja aspectos separados do seu projeto.

Ele também tem o Git-Dag, um visualizador Dag para commits e ramificações. O aplicativo possui uma lista de atalhos para o teclado que é útil para um workflow mais rápido e eficiente.

Ademais, o Git Cola irá lembrar do seu layout de trabalho e restaurá-lo para como ele estava da próxima vez que for aberto.

Fora suportar as configurações de GUI, a ferramenta também tem configurações de idioma. Como a Git Cola é de código aberto, a ferramenta é fácil de manter e de atualizar.

4. GitFiend

O GitFiend é um cliente Git multiplataforma que é simples e rápido de usar, além de ser gratuito para baixar. O objetivo da ferramenta é fornecer uma interface simples para os usuários gerenciarem arquivos Git.

O GitFiend permite atualizar, buscar, enviar, puxar, preparar e confirmar instantaneamente quaisquer alterações. Ele também oferece suporte a recursos como armazenamento, branch, marcação e filtragem, e ainda mostra o histórico de um arquivo específico.

Os usuários também podem desfazer commits não enviados ou revertê-los completamente. Como o GitFiend está em desenvolvimento ativo, vários outros recursos serão liberados com o tempo — o roadmap do software pode ser encontrado em seu site oficial.

5. Gittyup

O Gittyup é um cliente Git GUI gratuito que visa ajudar os usuários a entender e gerenciar o histórico do código-fonte com mais facilidade. Ele tem recursos como branch único, tela cheia, gerenciamento de guias, visualização de diferenças, árvore e culpa.

Também é possível configurar um ambiente de testes single-line e editar as propriedades de um commit. Outros recursos estão disponíveis, como a solução de conflitos de rebase, commits com estrelas, tags e a criação de mensagens de commit.

Observe que o Gittyup está em desenvolvimento, portanto, vários outros recursos serão liberados com o tempo.

Conclusão

O Git se tornou uma necessidade na hora de gerenciar projetos de desenvolvimento colaborativo. Contudo, ele também tem uma complicada curva de aprendizado. Portanto, para deixá-lo mais fácil para iniciantes, desenvolvedores criaram clientes de interface gráficas de utilizador (GUI) para várias plataformas.

Vamos dar uma olhada em nossas principais recomendações da GUI do Git:

Clientes Git para Linux:

  • QGit – Git GUI descomplicado para Linux e que não custa um centavo.
  • Gitg –  você pode ver seus repositórios e ele permite a realização de operações Git Comuns.
  • Git Force – iniciantes no Git podem fazer bom uso dessa ferramenta, já que ela possui uma interface intuitiva e é gratuita para baixar.

Clientes Git para Windows:

  • Sourcetree – ótimo para novatos e especialistas em Git. Uma ferramenta poderosa, porém gratuita e simples.
  • GitHub Desktop – um Git GUI onde você pode trabalhar em seu projeto, visualizar e rastrear o workflow dos seus repositórios GitHub.
  • TortoiseGit – um Git GUI gratuito e de código aberto para Windows. Simples de usar e que pode ser usado com outras ferramentas de desenvolvimento.

Clientes Git para Mac:

  • GitUp – um ambiente seguro para aprender Git e experimentar. Ele também é gratuito, rápido e fácil de usar.
  • Fork – uma GUI moderna, rápida e amigável para iniciantes para o Git, porém pago.
  • GitFinder – um Git GUI fácil de usar com integração com o Finder. Mas você precisará pagar para usá-lo.

Clientes Git multiplataforma:

  • Git Kraken – tem uma versão gratuita, é confiável e torna o Git mais acessível e visualmente atraente.
  • SmartGit – a interface é sofisticada e fácil de usar. Além disso, ele é gratuito para uso não comercial.
  • Git Cola – um cliente Git gratuito e simples, mas poderoso, que torna os fluxos de trabalho mais rápidos e eficientes.
  • GitFiend – um cliente gratuito e fácil de usar que permite aos usuários trabalhar em operações Git sem esforço.
  • Gittyup – cliente em processo de desenvolvimento que promete uma série de recursos no futuro.

Agora que você conheceu os melhores programas para gerenciar seus projetos Git, aproveite para dar uma conferida na lista e divirta-se testando os seus clientes de Git GUI favoritos. Boa sorte encontrando o programa certo para o seu projeto!

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.