agosto 17, 2020
7min de leitura
Andrei L.
O Google Acadêmico é uma plataforma de pesquisa online para você encontrar literatura de origem acadêmica, como artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrado e doutorado, citações e resumos completos de obras. Hoje você vai aprender mais sobre as vantagens de usar a ferramenta e como usá-la para otimizar sua jornada diária de estudos.
Conteúdo
O Google Acadêmico é um mecanismo de busca focado em bibliografia acadêmica. Ele surgiu em 2004 como Google Scholar e, em 2006, recebeu uma versão brasileira que segue com o mesmo nome que conhecemos atualmente.
A algoritmo da plataforma usa os materiais indexados do Google Livros como fonte dos materiais disponibilizados, além de bancos de dados acadêmicos de acesso público, como o Scielo, o Wiley e o Altametric.
Atualmente, estima-se que o Google Acadêmico tenha cerca de 390 milhões de registros de estudos e pesquisas científicas disponibilizadas para consulta pública. É a maior fonte de materiais acadêmicos disponível na internet.
O Google Acadêmico funciona de forma bem parecida com o buscador tradicional do Google. A diferença é que a ferramenta mostra produções acadêmicas nas páginas dos resultados, ao invés de sites, postagens de blogs e conteúdos mais triviais.
O usuário simplesmente digita alguns termos ou nomes de autores, obras ou palavras-chaves de assuntos específicos no campo de buscas. Então, o algoritmo mostra os resultados da pesquisa seguindo alguns critérios de relevância.
Alguns desses critérios são:
Por exemplo, veja os resultados de pesquisa para uma busca sobre jornalismo de games. Perceba a importância do critério de relevância em função da quantidade de vezes em que o artigo foi citado anteriormente.
O Google Acadêmico funciona como uma gigantesca fonte online de documentos oficiais de estudos e pesquisas científicas disponíveis em um só lugar.
Além disso, ele serve tanto para usuários que são estudantes quanto para autores de qualquer nível acadêmico.
Como estudante, você pode pesquisar livremente pelos materiais, usar as referências nas suas produções científicas e armazenar os documentos em uma biblioteca própria.
Como autor, você mesmo pode colaborar com a plataforma e fazer um upload parcial ou total das suas próprias obras acadêmicas.
OBS.: Para contribuir com o Google Acadêmico, é necessário que o documento científico esteja verificado com o Identificador de Objetos Digitais (DOI), um código alfanumérico que identifica obras digitais disponibilizadas na internet, dentre elas produções científicas, livros e periódicos autorais.
Acessar o Google Acadêmico é tão fácil quanto o navegador padrão do Google. Para isso, faça:
A partir daqui, você já pode começar explorar os resultados das buscas de maneira mais assertiva, encontrar o tipo de conteúdo desejado e organizar os seus próprios menus, categorias e materiais de preferência como usuário.
É muito fácil saber como pesquisar no Google Acadêmico: basta digitar no campo de busca, escolher entre resultados de qualquer idioma ou apenas em português, apertar ENTER e visualizar os resultados da pesquisa.
A partir daqui, o usuário tem acesso a opções como a possibilidade de salvar artigos, visualizar as referências da obra, usar a busca avançada, filtros únicos de pesquisa e configurações personalizadas de perfil e de biblioteca.
Abaixo você confere as principais seções da plataforma.
À esquerda da página de resultados, o usuário encontra alguns filtros para otimizar suas intenções de consulta de artigos acadêmicos. Nestes campos, você pode delimitar opções como:
Escolher qualquer uma delas faz com que o buscador reorganize os resultados da pesquisa realizada, de acordo com as preferências.
A opção Criar Alerta exige que você tenha uma conta no Gmail. Com ela, você recebe uma notificação por email assim que uma nova publicação indexada no Google Acadêmico atender aos seus critérios personalizados de busca.
Além dos filtros básicos, você pode refinar ainda mais as suas buscas usando a função de Pesquisa Avançada. Ela é encontrada no menu inicial (três risquinhos) do Google Acadêmico, no canto superior esquerdo da página de buscas. Veja a localização na imagem abaixo.
Assim que acessá-la, você vai poder delimitar ainda mais as pesquisas e encontrar artigos usando os campos:
A seção Meu Perfil serve para você criar seu cadastro na plataforma e adicionar seus trabalhos acadêmicos como usuário estudante ou autor.
Você precisa informar algumas informações básicas de identificação, como a sua afiliação a uma instituição de ensino, um email de verificação e as áreas de interesse.
Assim que passar pelas configurações iniciais, você vai poder adicionar as suas obras e acompanhar quais delas receberam citações em outras produções científicas.
Você recebe notificações toda vez que um trabalho seu é referenciado e pode visualizar quais estudos usaram as suas publicações como referência acadêmica.
Na seção Minha Biblioteca, você pode reunir todas as suas publicações e também salvar todos os artigos do seu interesse para consultar mais tarde. Os arquivos podem ser organizados por um filtro de data e também podem exportados.
Para salvar um artigo na sua biblioteca, é só clicar no ícone da estrela que fica abaixo de cada publicação mostrada na página de resultados das buscas. Veja a imagem abaixo para entender a localização desta função.
E, se você quiser visualizar as referências (nos formatos MLA, ABNT e APA) desta mesma obra que vai acessar, é só clicar sobre o ícone de aspas logo ao lado do ícone de salvar artigos. A imagem abaixo mostra exatamente onde ele se localiza.
É bem simples, intuitivo e agiliza a produção do seu estudo científica centralizando os artigos de referência e as obras de consulta do seu interesse em um só lugar.
Caso você não tenha algum tema em específico para consultar, você sempre pode recorrer à seção Métricas.
Ela nada mais é do que uma seção de Índices (H5) que relaciona todos os artigos disponibilizados nos últimos cinco anos em função das publicações mais relevantes, que receberam o maior número de citações nesse tempo.
Para acessá-la, vá ao menu inicial (três risquinhos) do Google Acadêmico, no canto superior esquerdo da página de buscas e clique em Métricas.
Na página de índices, você pode filtrar a consulta de artigos por idioma. Alguns dos disponíveis são: português, inglês, espanhol, alemão, francês, russo e japonês. Assim que clicar em qualquer publicação, você vai ver uma lista completa com os trabalhos acadêmicos mais citados por outros autores.
Esta seção é para você definir algumas configurações gerais de uso do Google Acadêmico. Você encontra a seção de Configurações no menu principal (três risquinhos) da ferramenta, à esquerda superior da página principal.
Vamos passar pelas opções disponíveis que você pode usar.
O Google Acadêmico conta com uma série de vantagens como ferramenta, independente se você for um usuário estudante ou um autor. Vamos ver, primeiramente, os benefícios de uma maneira mais ampla para os dois grupos.
Então, abaixo você encontra outras vantagens gerais para usar a plataforma.
Qualquer pessoa pode usar o Google Acadêmico sem pagar nada por isso. O acesso aos artigos é gratuito, assim como o processo de indexar novas publicações científicas na ferramenta. Também não é obrigatório ter conta no Gmail para usufruir as principais funções de pesquisa e consulta aos conteúdos.
A base de dados do Google Acadêmico é composto pela reunião dos periódicos encontrados em bibliotecas online de diferentes complexos universitários ao redor do mundo. São vários os idiomas para consulta de diversos campos de pesquisa e você pode acessar tudo sem impedimentos – desde que eles estejam na plataforma.
O Google Acadêmico conta com uma ampla quantidade de artigos disponibilizados para consulta. Os tipos de documentos são: artigos, trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, ensaios e publicações em periódicos com respaldo científico. Ainda assim, saiba que nem todos os campos de conhecimento podem ser encontrados na ferramenta.
Os usuários podem publicar seus próprios artigos na plataforma. É uma ótima maneira de não apenas contribuir com a oferta de conteúdos científicos disponibilizados para consulta, como também ter mais visibilidade no meio acadêmico como autor em ascensão. O espaço se torna democrático pela facilidade do acesso à informação.
Você quase não precisa mais ir à biblioteca universitária ou pública da sua cidade para ter acesso a materiais acadêmicos de qualidade.
Com o Google Acadêmico, você encontra uma diversidade de publicações, artigos, teses e trabalhos científicos que vão ajudar na sua produção acadêmica sem precisar sair de casa.
E isso é de grande utilidade nos dias atuais em função da pandemia do COVID-19.
Você não precisa interromper sua jornada de estudos e muito menos limitar o progresso dos seus trabalhos acadêmicos, cumprindo os prazos de entrega de acordo com o seu ritmo de produção.
Sucesso na jornada acadêmica!
setembro 10 2020
Como saber se um periódico está indexado no Google Acadêmico??
Andrei L.
Respondeu em setembro 10 2020
Oi Maria! Basta usar a barra de pesquisa e procurar o periódico em questão. Use nome do autor, ano, nome da obra e verifique a disponibilidade online dele.