Glossário WordPress

O Que é Pingback no WordPress?

Representação de ferramentas para aprender o que é pingback

O Pingback nada mais é do que uma notificação enviada sempre que um post de seu blog é taggeado ou mencionado. Imagine uma tag ou menção no Instagram e Facebook, você sempre é notificado.

O WordPress define o Pingback como um tipo de comando especial que é criado ao linkar a um outro post de blog, desde que o outro blog habilite a ferramenta. Ainda parece meio confuso, não acha? Vamos dar uma olhada em como funciona para entendermos melhor o que é Pingback na prática.

O Que é Pingback na Prática?

Lembre-se que o Pingback WordPress é uma notificação automática. Abaixo vamos ilustrar dois blogs para explicar como realmente funciona – supondo que ambos os blogs possuam a ferramenta habilitada.

  1. Blog A escreve um post e linka ao blog B.
  2. A publica o post.
  3. O WordPress então envia um Pingback para o blog B.
  4. O Pingback então aparecerá na seção de comentários do post linkado assim:
    Aparência de um pingback em um post WordPress

É como se você dissesse: “Hey, eu acabei de linkar esta página no meu post”. É basicamente isso!

Esteja ciente que o Pingback é uma ferramenta nativa do WordPress. Se você deseja executar a mesma operação com outra plataforma, como o Blogger, você precisa usar o Trackback. Porém, diferentemente do Pingback, o Trackback não funciona automaticamente. Observe a ilustração:

  1. A (usuário do WordPress) escreve um post e quer linkar a um post do blog B (Blogger).
  2. Blog A visita o post do blog B e procura pela URL do Trackback perto da seção de comentários. Geralmente parece assim:Como fica a URL de um trackback
  3. A copia a URL do trackback e insere no editor visual do WordPress.
  4. A publica o artigo e aciona o Pingback para aparecer no post do blog B. Vai aparecer assim:
    Aparência de um trackback nos comentários do blog

A aparência do Trackback é um pouco diferente, contendo uma parte do conteúdo. Você também precisa utilizar uma URL específica para o Trackback, não a URL do campo de endereço. Fora isso, Pingback e Trackback são praticamente a mesma coisa.

Configurar Pingback no WordPress

Você não precisa de nenhuma habilidade técnica para usar o Pingback. Inclusive é provável que você já tenha enviado diversos Pingbacks para outros blogs sem saber. Isso pode acontecer se o seu blog e o blog linkado possuem a ferramenta habilitada. Para ter mais controle sobre isso, confira as configurações abaixo:

Habilitar ou Desabilitar o Pingback

Acesse Configurações > Discussão e marque ou desmarque a caixa de Pingbacks e Trackbacks, de acordo com suas necessidades.
Como habilitar pingbacks e trackbacks no WordPress

O WordPress vai enviar uma única solicitação de aprovação quando outro blog desejar enviar um Pingback. Para gerenciar isso desça a tela de Configurações de discussão e procure por Moderação de comentários. Você pode aprovar ou negar qualquer Pingback. Após aprovado, o blog não precisa mais de sua aprovação para enviar mais Pingbacks. Tudo fica automatizado.

Desabilitar Auto-Pingbacks

Estranhamente você vai receber solicitações sempre que linkar para seu próprio conteúdo – chamado auto-ping (self-ping). Se você é um ávido escritor que se remete constantemente à artigos antigos, isso com certeza será importuno. Mas não se preocupe, é simples resolver o problema.

Você precisa apenas substituir a URL completa com o slug. Digamos que precisamos linkar ao nosso próprio artigo “O que é WordPress”.

Ao invés de usar a URL:

https://www.hostinger.com/tutorials/what-is-wordpress

Utilize o slug:

what-is-wordpress

Assim você não recebe a solicitação. Algumas vezes o editor visual vai automaticamente reescrever a URL completa para você. Basta mudar para o editor HTML e o problema está resolvido.

Você também pode usar plugins como No Self Pings e Disabler, e caso esteja familiarizado com PHP, também pode copiar este código no arquivo functions.php.

{code type=php}//remove pings to self
function no_self_ping( &$links ) {
$home = get_option( ‘home’ );
foreach ( $links as $l => $link )
if ( 0 === strpos( $link, $home ) )
unset($links[$l]);
}
add_action( ‘pre_ping’, ‘no_self_ping’ );{/code}

Você quer tentar algo novo? Oferecemos serviços de hospedagem WordPress de alta qualidade, de fácil instalação e suporte ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana.

Botão para ver ofertas de hospedagem wordpress

Eu Preciso Dessa Ferramenta?

Pingbacks podem ser uma excelente ferramenta para fazer seu site crescer levando os leitores do post linkado a ler seu próprio artigo – aumentando seu tráfego. Os comentários automatizados também ajudam a melhorar seu engajamento dentro da comunidade de bloggers.

O ponto negativo é que seu site pode se tornar alvo de spam e ataques maliciosos. Desabilite o Pingback para evitar esse tipo de inconveniência ou instale plugins de proteção como o Cloudflare e Disable XML-RPC.

Quer você use ou não o Pingback, lembre-se que segurança vem sempre em primeiro lugar!

Brendon M.

Brendon é tradutor e apaixonado por tecnologia. Antes de se juntar à incrível Equipe de Conteúdo & SEO, fazia parte da da Equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, onde descobriu na área de hospedagem de sites sua paixão. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e o violão.

2 Comentários

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Olá, sou cliente de Hostinger.
    Adicionei as linhas no “functions.php”, mas ele retorna o seguinte erro ao salvar.

    “As mudanças no seu código PHP foram desfeitas devido a um erro na linha 46 do arquivo wp-content/themes/one-page-express/functions.php. Corrija e tente salvar novamente.

    syntax error, unexpected ‘type’ (T_STRING)”

    Como corrijo essa questão?
    Obrigado.

    • Oi, Gledson. Você pode entrar em contato com nossa equipe de sucesso ao cliente direto pelo seu painel de controle – nossa equipe está esperando você por lá para te ajudar 🙂

      Abraço!

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*