O Que é o Slug do WordPress?

O Que é o Slug do WordPress?

Já se perguntou O Que é Slug do WordPress? Neste tutorial, vamos aprender o que é e como configurar um slug no CMS. Também vamos dar algumas dicas de como fazer slugs otimizadas para SEO

Vamos começar?

O Que é Slug do WordPress?

Um slug do WordPress é o texto que aparece logo após o seu domínio como parte do link permanente que leva até o conteúdo. Veja o exemplo abaixo, em que o slug é como-criar-um-blog do domínio. 

exemplo de slug wordpress

Quando você adiciona um post, o WordPress automaticamente gera um slug baseado nas configurações do seu link permanente. Você pode alterar como os slugs são gerados em Configurações > Links Permanentes.

Mesmo que o WordPress gere o slug automaticamente, nem sempre é uma boa ideia deixar como é gerado. O slug padrão pode não ser ideal para mecanismos de busca e usuários.

Como Definir Slugs no WordPress

Antes de definir o slug você precisa conhecer duas regras básicas:

  • Hífens substituem espaços;
  • Apenas letras minúsculas são permitidas.

O WordPress automaticamente aplica essas regras. Mas é bom que você as conheça antes de ir adiante.

Slug de Posts no WordPress

Você pode definir o slug quando estiver criando ou editando o post. Na versão 5.0 do WordPress, primeiro digite o título do post ou página. Então, a janela de permalink irá aparecer.

definir slug wordpress

Clique no botão Alterar Links Permanentes para editá-lo.

Mas, se você ainda não atualizou o WordPress para a recém-lançada versão 5.0, logo abaixo da caixa de título você vai encontrar a URL do Link permanente.

Caso a URL não esteja aparecendo, digite o título primeiro. Então, clique no botão Editar.

editar slug no wordpress

Slug de Páginas no WordPress

Parecido com o slug de posts, alterar o slug de uma página também é muito simples. A caixa de Link Permanente fica localizada no mesmo local.

alterar slug de página wordpress

Slug de Categorias e Tag

O WordPress automaticamente cria um slug para as novas categorias e tags criadas. Mas, se você preferir definir os slugs manualmente, você precisa criar a categoria primeiro.

Para slugs de categoria acesse Posts e clique em Categorias. Selecione a categoria e clique em no botão Editar. Coloque o slug na caixa correspondente e clique em Atualizar para salvar as alterações.

Para alterar o slug de tags o processo é similar. Vá Posts e clique em Tags. Procure a tag desejada e clique no botão Editar. Altere o slug conforme desejado e, novamente, clique em Atualizar para salvar as mudanças.

alterar slug da pagina de autores no wordpress

Slug de Autores

Se você possui um site de notícias ou um site que possui muitos colaboradores, também é uma boa ideia adicionar slugs para os autores.

Infelizmente, o WordPress não possui uma ferramenta nativa para isso. Então, vamos precisar de um plugin, o Edit Author Slug.

Depois de instalar e ativar o plugin acesse a aba Usuários -> Todos os usuários. Selecione o usuário e clique em Editar Usuário, desça até a opção Edit Author Slug. Digite a slug desejada e clique em Atualizar perfil para salvar as mudanças.

4 Dicas Para Definir um Slug do WordPress

1. Foque em palavras-chave para SEO

Muitos profissionais de SEO acreditam que você pode conseguir melhor resultados adicionando palavras-chave na URL. Sendo assim é uma boa ideia ter palavras-chaves no slug para ajudar no ranqueamento do seu conteúdo.

2. Mantenha simples mas descritivo

Slugs curtas têm maior probabilidade de ranquear melhor no Google e são mais amigáveis para usuários. Então é melhor deixá-las simples e objetivas.

3. Nada de palavras desnecessárias

Recomendamos evitar palavras desnecessários nos slugs, inclusive artigos como “o,” “as,” “os,” e similares. Se você utiliza o plugin Yoast SEO você vai receber dicas sobre isso.

4. Use Redirecionamentos

Quando você muda o slug do WordPress, toda URL é alterada. Isso significa que usuários não irão conseguir chegar ao conteúdo com a URL antiga.

Se você precisar alterar o slug para se adaptar às dicas que demos nesse tutorial, recomendamos que você faça um redirecionamento 301 da slug antiga para a nova.  

Isso pode ser feito facilmente com o Yoast SEO ou com plugins de Redirecionamento.

Você também vai gostar de conhecer os planos de hospedagem WordPress que a Hostinger oferece. Todos os planos têm um painel de controle poderoso e um construtor de sites fácil de usar com a função de “arrastar e soltar”. Você está a apenas 1 clique de uma hospedagem WordPress rápida, segura e escalonável!

Conclusão

Saber o que é slug faz com que você seja capaz de criar e alterar o texto que segue o seu domínio que forma o Link Permanente.

Otimizando os slugs de posts, páginas, tags e categorias resulta em um site mais amigável para usuários e mecanismos de busca.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a implementar boas práticas nos slugs de seu site. 

Qualquer coisa, estamos à disposição! 🙂

Author
O autor

Ariane G.

A Ariane é SEO Team Leader com experiência em conteúdo, localização e SEO. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.