Glossário JavaScript

O Que é React e Como Funciona?

guia para aprender o que é react javascript e como funciona

O React é a biblioteca mais popular do JavaScript e é usada para construir uma interface de usuário (IU). Ela oferece uma resposta excelente para o usuário adicionar comandos usando um novo método de renderizar sites.

Os componentes dessa ferramenta foram desenvolvidos pelo Facebook. Ela foi lançada em 2013 como uma ferramenta JavaScript de código aberto. Atualmente, ela permanece na frente das suas principais competidoras, como a Angular e a Bootstrap, as duas bibliotecas JavaScript mais bem vendidas.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender mais sobre o que é React e ele como funciona. Assim, você vai poder tirar proveito para incrementar seu trabalho como desenvolvedor front-end.

Por Que Usar React?

O React tem sido usado por grandes companhias ao redor do mundo. Algumas delas: Netflix, Airbnb, American Express, Facebook, WhatsApp, eBay e Instagram. Essa é a prova de que a ferramenta tem um número de vantagens que não têm nem comparação nos seus competidores.

Abaixo estão algumas das razões para usar o React.

1. Fácil de Usar

O React é uma biblioteca de código aberto para interfaces gráficas (GUI) que tem como foco uma só coisa: tornar a experiência do usuário com a interface mais eficiente. Ela pode ser categorizada como o “V” no padrão MVC (Model-View-Controller).

Como um desenvolvedor de JavaScript, vai ser fácil para você entender o básico do React.

Para fortalecer seu entendimento, dê uma explorada em alguns dos tutoriais já existentes sobre o React. Eles contêm muita informação de como usar a ferramenta, como vídeos, tutoriais e dados que podem enriquecer seus conhecimentos.

2. Suporte a Componente Reusável em Java

O React permite que você reuse componentes que tenham sido desenvolvido em outras aplicações e que usem a mesma função. A função de reusabilidade é uma vantagem importante para desenvolvedores em geral. 

3. Componente Fácil de Escrever

Também conhecido como React JS, o componente do React é fácil de escrever porque ele usa JSX, uma extensão de sintaxe opcional para JavaScript. Ela permite que você combine HTML com JavaScript.

O JSX é uma excelente combinação de JavaScript e HTML. Ela simplesmente simplifica toda a estrutura de codificação escrita de um site. Além disso, a extensão também faz com que a renderização de múltiplas funções seja mais fácil.

Ainda que o JSX não seja a extensão de sintaxe mais popular, ela tem provado ser bastante eficiente. Especialmente quando falamos em desenvolver componentes especiais ou aplicações de alto rendimento.

4. Melhor Desempenho com Virtual DOM

O React melhora, de maneira eficiente, o processo de atualização do DOM (Document Object Model). Como você deve saber, esse processo pode causar muita frustração em projetos baseados em aplicações-web. Por sorte, o React usa Virtual DOMs, então você consegue driblar esses problemas.

A ferramenta permite que você construa um Virtual DOM e o hospede na memória. Como resultado, toda vez que acontece uma mudança no DOM real, o virtual se modifica imediatamente.  

O sistema vai impedir que o DOM real faça atualizações constantemente. Por conta disso, a velocidade da sua aplicação não vai ser interrompida. 

5.  Amigável a SEO

O React permite que você crie uma interface de usuário que pode ser encontrada e acessa em diversos motores de busca. Esse recurso é uma vantagem sensacional porque nem todos os frameworks de JavaScript são amigáveis a SEO.

Junto a isso, como o React melhora o processamento da sua aplicação, ele também pode melhorar os resultados do seu SEO. Afinal, o tempo de carregamento de um site é um fator crucial na otimização de SEO.

Porém, você deve se atentar ao fato de que o React é apenas uma biblioteca JavaScript. Isso significa que você não pode fazer tudo com ele. O uso de bibliotecas adicionais podem ser necessárias para propósitos de gerenciamento, apontamento ou interações complexas.

Como o React Funciona?

Você pode ficar surpreso ao saber que pode escrever códigos HTML no JavaScript. Mas é exatamente assim que o React funciona.

Criar o representante de um node DOM pode ser feito através da função Element no React. Um exemplo está logo abaixo.

React.createElement("div", { className: "red" }, "Children Text");
React.createElement(MyCounter, { count: 3 + 5 });

Como você pode ter percebido, a sintaxe do código HTML acima é muito parecida com componentes XML. Porém, ao invés de usar uma classe DOM tradicional, o React usa className.

Tags JSX tem um nome de tag, filhos e atributos. As aspas nos atributos JSX representam as strings (linhas). Esse elemento é similar ao JavaScript.

Além disso, os valores numéricos e expressões devem ser escritos dentro do símbolo chaves {}.

O exemplo acima ilustra muito bem como é a sintaxe do React. E, como você pode ver, a ferramenta usa uma extensão JSX. basicamente, é uma combinação de HTML e JavaScript.

Abaixo está um exemplo de React escrito usando JSX.

<div className="red">Children Text</div>;
<MyCounter count={3 + 5} />;
var GameScores = {player1: 2,player2: 5};
<DashboardUnit data-index="2">
<h1>Scores</h1><Scoreboard className="results" scores={GameScores} />
</DashboardUnit>;

Vamos dar uma olhada no que cada parte da tag HTML acima quer dizer:

  • <MyCounter> representa uma espécie de conta que, no caso, mostra um valor numérico.
  • GameScores é um objeto literal que tem dois pares de valores independentes.
  • <DashboardUnit> é o bloco XML que é renderizado na página.
  • scores={GameScores}: esses atributos recebem um valor do objeto GameScores que foi definido antes.

A maior parte do React é escrito em JSX (JavaScript XML) em vez de apenas usar o padrão JS de escrita no JavaScript. Contudo, saiba que isso acontece apenas porque é mais fácil de criar componentes React.

Você pode criar um componente React com o JavaScript padrão. Mas garantimos a você que será um pouco mais trabalhoso e bagunçado.

Fora isso, a ideia por trás do uso do JSX no React é que o Facebook (o desenvolvedor inicial) queria fornecer um tipo de extensão de sintaxe com uma configuração limpa e sem ambiguidades aos desenvolvedores.

Conclusão

Finalmente, esperamos que este artigo possa ter dado alguns insights sobre o que é React e como ele funciona. Para tanto, abaixo está um resumo de notações importantes sobre React JavaScript:

  1. React foi originalmente apresentado pelo Facebook.
  2. Ele é usado por grandes companhias e marcas mundo afora.
  3. O React atua como uma biblioteca para o JavaScript. Mas ele também pode ser categorizado como um framework.
  4. Esse framework não vem sozinho: você vai precisar de elementos adicionais para vários propósitos, como gerenciamentos, apontamentos, etc.
  5. O React usa um DOM Virtual para oferecer uma  melhor otimização para a sua página.
  6. Esse framework é fácil de usar e bem amigável a SEO.
  7. Ele tem suporte à reusabilidade de componentes.
  8. Ele usa a extensão JSX, que basicamente é uma excelente combinação de HTML com JavaScript.
  9. O React usa extensão JSX para deixar a escrita da codificação mais fácil, não exatamente porque ela tem um desempenho melhor.

Até o próximo conteúdo!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*