Glossário Servidores

O Que é WAMP? Um Guia Amigável para Iniciantes

aprenda o que é WAMP e como ele agiliza suas tarefas na internet

Também conhecido como WAMP Server, o WAMP é o acrônimo para Windows, Apache, MySQL e PHP. Ele nada mais é do um pacote de softwares.

Isso significa que, se você instalar o WAMP, todos os softwares do conjunto serão instalados no sistema operacional que você usa na sua máquina. Ainda que você possa instalar cada um dos softwares separadamente, eles vêm geralmente agrupados.

O WAMP é um conjunto derivado do LAMP (o L é de Linux). A única diferença entre eles é que o WAMP é usado para o Windows. Enquanto isso, o LAMP é usado para sistemas operacionais baseados em Linux (Ubuntu, por exemplo).

Vamos dar uma rápida olhada sobre o quê cada letra do WAMP significa e representa.

  1. W” é de Windows. Também existe o LAMP (para Linux) e o MAMP (para MAC).
  2. A” é de Apache. O Apache é um software de servidor responsável por hospedar páginas de internet. Quando você faz uma solicitação de acesso a uma página, o Apache garante esse mesmo acesso além de HTTP e mostra a página que você quer ver.
  3. M” é de MySQL. A função do MySQL é ser o sistema de gerenciamento do banco de dados do seu servidor. Ele armazena toda informação relevante do seu projeto, como o conteúdo de um site, perfis de usuários, etc.
  4. P” é de PHP. É uma linguagem de programação usada para desenvolver o WordPress. Ela atua como uma espécie de “cola” para todo o pacote de softwares. O PHP roda em conjunto com o Apache e se comunicando com o MySQL.

Em vez de instalar e testar o WordPress na sua conta de hospedagem, você pode fazer tudo isso diretamente pelo seu computador pessoal.

O WAMP age como um servidor virtual na sua máquina. Ele permite que você teste todas as funções do WordPress sem qualquer problema. Tudo está armazenado no seu computador, e não exatamente hospedado na internet.

Primeiro de tudo, isso significa que você não precisa esperar até que os arquivos sejam todos subidos para o seu site. E, depois, permite que você crie backups dos seus conteúdos de uma maneira bem mais fácil.

O WAMP agiliza o processo de trabalho tanto para desenvolvedores quanto para designers. Além disso, você também tem a vantagem de brincar com os conteúdos diretamente no coração do seu site.

Entretanto, para colocar seu site no ar, você precisar ter alguma forma de hospedagem e domínio. Veja nosso guia iniciante sobre hospedagem de site para informações adicionais. 

Mas se você já estiver pronto para ficar online, confira o que a Hostinger oferece. A melhor maneira de conseguir o melhor custo-benefício é comprar soluções de hospedagem de alta qualidade.

Na essência, o WAMP é usado como um espaço seguro de trabalho no seu site, sem precisar colocar tudo online.

O WAMP também tem um painel de controle. Assim que você instalar o pacote de softwares, todos os serviços mencionados acima (excluindo o sistema operacional) serão instalados na sua máquina.

Usar o WAMP ou qualquer outro pacote de softwares no seu sistema operacional é uma ótima maneira de poupar tempo. Você não precisa fazer upload de arquivos para um site e ainda vai aprender a como desenvolver em um ambiente seguro e livre de preocupações.

Faça o download do WAMP aqui.

E, se ficou com alguma dúvida sobre o que é WAMPServer, deixe um comentário logo abaixo que vamos responder na sequência.

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!