Painel de Controle de Hospedagem: Os 7 Mais Populares

Painel de Controle de Hospedagem: Os 7 Mais Populares

Um painel de controle de hospedagem é usado para gerenciar o seu plano de hospedagem de sites. Nele, você pode fazer uma série de tarefas: administrar planos e domínios, instalar aplicações, criar e gerenciar contas de email, fazer upload dos arquivos do seu site, etc. Por isso que hoje vamos falar sobre qual é o melhor gerenciador de painel de controle de hospedagem.

Você encontra muitos painéis de controle pela internet, todos com características e recursos próprios. Neste artigo, a galera do Hostings.info vai mostrar os 7 painéis de controle de hospedagem mais usados no mundo. E, a propósito, você pode conferir avaliações de vários painéis de controle no próprio site deles.

Vamos começar!

1. hPanel

painel de controle hPanel da Hostinger

O hPanel é um gerenciador de painel de controle do time da Hostinger para seus clientes. Ele está disponível para Linux e suas distribuições. Além disso, o hPanel pode ser usado, neste momento, apenas com um serviço de Hospedagem Compartilhada e Hospedagem Cloud Server.

O visual do hPanel se assemelha ao cPanel, mas com uma interface gráfica do usuário mais intuitiva, simples e amigável para iniciantes. Ele também oferece suporte a mais de dez idiomas, incluindo português, inglês, espanhol e francês.

Na primeira página, os usuários podem ver uma lista de seus produtos Hostinger, como planos de hospedagem, contas de e-mail e sites. Eles também podem gerenciar todos os serviços adquiridos diretamente via hPanel, inclusive renovando e atualizando-os.

Esse painel tem todas as funções básicas que você precisa numa plataforma de hospedagem. Na tela de gerenciamento de hospedagem, os usuários verão uma pontuação de desempenho do site, atalhos, alertas de malware e dicas de melhoria. Eles também podem acessar o Gerenciador de Arquivos para modificar seus arquivos de hospedagem sem usar um Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) ou Secure Shell (SSH).

Todas as outras opções estão disponíveis na barra lateral e aninhadas em categorias específicas para facilitar a navegação. O hPanel permite que os usuários gerenciem vários aspectos de seus sites, como:

  • Bancos de dados – crie um banco de dados MySQL e acesse o phpMyAdmin para gerenciá-lo.
  • Contas de email – permite configurar uma nova conta de e-mail, encaminhador, alias e resposta automática.
  • Backup – cria um backup para os arquivos e bancos de dados do seu site, que você pode restaurar no mesmo menu.
  • Content Delivery Network (CDN) – acelere seu site com o CDN integrado da Hostinger, que está disponível nos planos de Hospedagem de Site Business ou superiores.

Além disso, o hPanel permite que você faça o gerenciamento avançado do site, incluindo a adição de cron jobs para automatizar tarefas e a integração do Git para simplificar o processo de desenvolvimento.

2. Plesk

Plesk é um gerenciador de hospedagem de sites

Plesk é um painel de controle de hospedagem VPS que oferece uma interface de usuário intuitiva. Ele permite que os usuários gerenciem seus arquivos de site, domínios, contas de email e bancos de dados de um único painel para melhorar seu fluxo de trabalho.

O Plesk é um dos painéis de controle mais simples e repletos de recursos. Alguns de seus recursos notáveis que ajudam a melhorar as tarefas de gerenciamento do servidor incluem:

  • Automação de tarefas – permite que os usuários agendem a execução de tarefas para facilitar o gerenciamento do servidor. Eles podem criar tarefas personalizadas, como executar um comando ou executar um script PHP.
  • Modo de acesso restrito – dá aos usuários controle aprofundado sobre suas permissões de acesso ao painel de controle. Esse recurso ajuda a impedir que terceiros não autorizados modifiquem seus servidores.
  • Serviço de monitoramento avançado – permite que os usuários rastreiem o consumo de recursos do sistema por domínio para determinar possíveis problemas de desempenho.
  • Kit de reparo – permite que os usuários diagnostiquem possíveis problemas em seus servidores e os reparem automaticamente.
  • SSL It! – permite que os usuários comprem e configurem novos certificados SSL de vários provedores diretamente do painel do Plesk.

O Plesk é compatível com vários sistemas operacionais, incluindo Windows Server e várias distribuições Linux. Atualmente, o Plesk tem duas versões: o obsoleto Onyx e o novo Obsidian.

O Obsidian oferece mais recursos e uma interface de usuário aprimorada, o que o torna mais fácil de usar. Se você tiver uma licença do Plesk Onyx, poderá atualizar para o Obsidian gratuitamente.

Os planos VPS da Hostinger oferecem o painel de controle Plesk em seus modelos de sistema operacional CentOS e Ubuntu. Para mudar para o Plesk VPS, faça login em sua conta de hospedagem e navegue até VPS → Sistema Operacional.

Em seguida, role para baixo até Mudar Seu Sistema Operacional e clique em SO com Painel de Controle. O Plesk é um painel de controle de hospedagem baseado em licença, semelhante ao cPanel. Antes de instalar, compre a licença do painel de controle (link em inglês) diretamente na Hostinger através do menu Mudar seu Sistema Operacional.

3. cPanel

painel de controle de hospedagem cPanel na Hostinger

Disponível apenas para Linux OS, o cPanel é um dos mais populares painéis de controle de hospedagem de sites. Ele tem tanto uma interface gráfica para a hospedagem quanto uma interface de gerenciamento de servidor pelo WHM (Web Host Manager).

Como esses ambientes trabalham juntos, é possível gerenciar seu site com qualquer um deles. Por conta disso, ele se encaixa perfeitamente tanto com usuários iniciantes quanto desenvolvedores que priorizam um sistema completo ao design dele.

O cPanel tem muitas funções. Todas elas são mostradas numa só página, o que faz com que a experiência de uso dele seja confortável, pois você não vai precisar clicar em vários menus para chegar aonde precisa.

Além disso, todos os recursos têm descrições que indicam o que eles fazem. E, para finalizar, em praticamente toda opção você pode criar qualquer coisa com um só clique numa hospedagem cPanel.

As principais funções oferecidas pelo cPanel VPS são:

  • Configurações de domínios personalizados, registro de domínio e migração de domínios;
  • Criação e gerenciamento de email, gerenciamento de filtros de spam e configuração de respostas automáticas e encaminhadores de emails;
  • Arquivos (logs) de visitantes e erros;   
  • Criação e gerenciamento de banco de dados;
  • Segurança: bloqueadores de IP, proteção anti-leech e diretórios protegidos por senhas;
  • Monitoramento de desempenho do servidor;
  • Criação e automação de backups;
  • Gerenciador de usuários e criação de usuários FTP;
  • Muitos aplicativos terciários e ferramentas para estender as funcionalidades.

4. DirectAdmin

gerenciador de hospedagem Direct Admin

Disponível para Linux e sistemas BSD, o DirectAdmin é um gerenciador de painel de controle fácil, rápido e estável de se usar. A interface dele é bastante amigável, além de também ser bem barato.

Todas as opções são categorizadas e localizadas no topo. Este painel de controle também tem suporte a múltiplos níveis de acesso (Administrator, User e Reseller).

Além disso, ele também tem ferramentas embarcadas que bloqueiam spams. Fora que também é possível visualizar estatísticas completas de usabilidade para cada recursos.

Basicamente, ele tem muitas opções e funções, como gerenciamento de DNS, criação e gerenciamento de banco de dados, criação e gerenciamento de conta de revendedor, criação de backups etc.

Mas a sua principal peculiaridade é a simplicidade. Você não precisa ser especialista em tecnologia para entender como usar o painel.   

5. Webmin

Webmin

Ogerenciador de painel Webmin está disponível para todos os sistemas Unix, incluindo, mas não limitado aos sistemas BSD, todos o Linux e os sistemas Solaris. Ele também está parcialmente disponível para Windows.

Isso significa que é possível instalar o Webmin no Windows, mesmo que todas as opções não fiquem disponíveis.

É óbvio que o design do Webmin não pode ser considerado tão amigável ao usuário assim. Seu diferencial é ser altamente personalizável. Por exemplo, ele tem um servidor web Apache para configurar todas as funções e diretivas do Apache.

Fora isso, os desenvolvedores do Webmin criaram alguns painéis baseados no Webmincpanel para atender a diferentes propósitos e tipos de hospedagem.

  1. Usermin – Interface web para gerenciar emails, configurar filtros, senhas etc.
  2. Cloudmin – Interface de usuário para gerenciar servidores virtuais;
  3. Virtualmin – Usado para gerenciar múltiplos servidores virtuais (assim como o Plesk).

O Webmin pode não ser tão confortável quanto os outros painéis descritos neste artigo, mas ele é gratuito e pode ser instalado na maioria dos sistemas operacionais.  

6. ISPmanager    

ISPManager

 O ISPmanager é um gerenciador de painel de controle baseado em Linux e usado por empresas de hospedagem da Europa oriental. Ele tem um design bem simples e básico, mas isso não elimina o fato de que é bem acessível e confortável de usar.

Existem duas versões do painel web: a Lite e a Business. A versão Lite, tirando algumas funções que são mais ou menos comuns em cada painel, pode ser usado para gerenciamento de servidores web, criar usuários com diferentes níveis de acesso, importar dados de servidores remotos etc. Por conta disso, a Lite é mais usada para Servidores VPS e Dedicados.      

Já a versão Business se encaixa melhor com Hospedagem Compartilhada ou Revenda de Hospedagem. Ela permite gerenciar múltiplos servidores (clusters), além de gerenciar e criar usuários de uma maneira bem fácil e prática.

7. CyberPanel

painel de controle cyberpanel

O CyberPanel é um painel de controle desenvolvido pela LiteSpeed Technologies, a empresa responsável por criar o software LiteSpeed. Por causa disso, ele se aproveita da tecnologia LSCache, que oferece um módulo integrado com plugins para a criação dinâmica de conteúdos.

Você pode usá-lo para gerenciar sites criados nas plataformas WordPress, Joomla, Drupal, MediaWiki e outros. Nós oferecemos oito planos diferentes de Servidor Virtual Privado (VPS) com CyberPanel aqui na Hostinger — cada um com diferentes especificações para atender às suas necessidades!

Conclusão

Todos os painéis que mostramos acima têm suas particularidades, pontos positivos e negativos. É um tanto complicado determinar qual deles é o melhor. Isso é questão mesmo de gosto e escolha totalmente sua.

Porém, esses painéis têm uma função em comum: eles tornam o gerenciamento de servidores e da hospedagem bem mais fácil e rápido. É por isso que eles são uma ótima solução para iniciantes e desenvolvedores.

Painel de Controle de Hospedagem –  Perguntas Frequentes

Eu preciso de um painel de controle de hospedagem?

A principal função de um painel de controle de hospedagem e fazer com que seja mais fácil de gerenciar um servidor. Portanto, você não precisa de um painel de controle se já souber como fazer isso (ou se quiser implementar controles customizados).

Por outro lado, usuários com conhecimento técnico limitado podem usar um painel de controle para executar configurações básicas. Por exemplo, a maioria dos painéis de controle vem com um instalador de um clique para diferentes aplicativos, simplificando o processo.

O que eu posso fazer com um painel de controle de hospedagem?

Um painel de controle de hospedagem deve permitir o gerenciamento dos pacotes de hospedagem e dos domínios que você comprou. Além disso, ele tem que deixar você instalar softwares e aplicativos, instalar e gerenciar bancos de dados de servidores e contas de email, além de fazer upload de arquivos para seu site.

Finalmente, o painel deve permitir o monitoramento do uso dos recursos do servidor, a configuração de recursos de criptografia, a automação de manutenção do sistema, a criação de backups e a restauração de sites — entre outras coisas.

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.