Palavras-Chave de Cauda Longa: A Mina de Ouro Para Ter Mais Tráfego
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Palavras-Chave de Cauda Longa: A Mina de Ouro Para Ter Mais Tráfego

E se nós disséssemos para o truque para você vencer seus competidores é usar palavras-chave de cauda longa? Neste conteúdo, vamos responder a todas as suas perguntas e dúvidas sobre esse tema. Você não apenas vai aprender a como incrementar sua estratégia de SEO para dominar as páginas de resultados dos motores de busca.

Pronto para se tornar um campeão nisso? Vamos começar!

O Que São Palavras-Chave de Cauda Longa?

Para entender melhor esse tópico, vamos recapitular rapidamente a função das palavras-chave (keywords) no SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Motores de Busca).

Se você tem um blog ou gerencia um site, você vai saber que palavras-chave são um dos fatores que fazem seu site aparecer nos resultados das pesquisa nos motores de busca e, assim, fiquem disponíveis para os visitantes, Elas representam os conteúdos que você publica e fazem com que eles se tornem acessíveis pelos buscadores.

Baseado nisso, existem dois tipos de palavras-chave: cauda curta (short tail) e cauda longa (long tail).  

Como o nome indica, as palavras-chave de cauda longa são frases que têm de trẽs a cinco palavras. Ainda que cinco palavras possa não parecer muito num contexto mais geral, mas em SEO, elas mudam absolutamente tudo. 

Para mostrar o quão diferente elas são, vamos dar uma olhada abaixo nos resultados de pesquisa de uma palavra-chave de cauda curta (mouse). Perceba que as frases são bem mais curtas e mais populares quando comparadas às de cauda longa.

exemplo de pesquisa de palavra-chave de cauda curta

Como as palavras-chave de cauda curta não são específicas, os motores de busca vão incluir todos os conteúdos que se relacionam com a frase em questão. 

A consequência disso é que você vai acabar recebendo conteúdos sobre diversos assuntos que, muitas vezes, nem sequer tem a ver com o que se está pesquisando. 

Agora, veja o que acontece quando usamos uma palavra-chave de cauda longa (melhores mouses gamers) na pesquisa abaixo.

exemplo de pesquisa de palavra-chave de cauda longa

Só pelo fato de você adicionar mais palavras no campo de pesquisa, o resultado é afunilado para conteúdos mais específicos e que têm relação mais próxima ao que se está procurando. E isso é um indicativo de que você vai precisar criar conteúdo específico para esse tipo específico de visitante. 

Por Que Usar Palavras-Chave de Cauda Longa?

Abaixo listamos as razões do porquê você deveria usar palavras-chave de cauda longa na sua estratégia de SEO.

1. Amigável à Pesquisa por Voz 

Sabia que  as palavras-chave de cauda longa são responsáveis por 70% de todas as pesquisas na internet? Isso acontece porque essas palavras estão se tornando mais populares com o aumento do volume de pesquisas por voz no Google. 

Por usarem comandos de voz nas pesquisas nos buscadores, eles naturalmente usam frases mais longas, ao invés de palavras curtas, para procurar algo. Isso quer dizer que, por incluir palavras-chave longas no seu conteúdo, você começa a mirar nesses grandes grupos específicos de visitantes.

2. Mais Tráfego

Ainda que palavras-chaves curtas possam continuar trazendo tráfego para seu site, não é fácil se destacar nos resultados de busca (SERPs). A competição na primeira página é extremamente alta e ela está saturada com conteúdos com vários graus de relevância. 

Já com palavras-chave longas, pode até levar mais tempo para você conquistar rankings melhores nos SERPs. Porém, suas chances de conquistar mais tráfego são bem maiores, pois a competição é muito menor.  

3. Facilidade de Uso

Por serem mais próximas de como uma frase é normalmente feita, palavras-chave de cauda longa soam bem mais naturais para os ouvidos do que as de cauda curta. É por isso que elas ficam bem mais naturais em qualquer conteúdo.

Isso é bom, já que você está escrevendo para usuários, e não para motores de busca. Então, você deve concentrar suas energias em criar conteúdo de qualidade, ao invés de encher suas postagens com palavras vazias e sem contexto.

Por essas razões, é melhor usar uma estratégia de SEO que combina usar tanto palavras-chaves de cauda longa quanto de cauda curta para ter um resultado ideal. 

Como Encontrar Palavras-Chave de Cauda Longa?

Uma das maneiras mais fáceis de encontrar palavras-chave populares é pela função de autocompletar do Google. Quando você digita qualquer coisa no campo de pesquisa do buscador, ele gera automaticamente outras sugestões automáticas para completar a sua pesquisa. 

Essas sugestões consistem em palavras-chave populares e que estão em alta naquele momento, sendo muito pesquisadas por pessoas sobre assuntos que se relacionam ao tópico que você está pesquisando ou querendo escrever. Elas representam o que a maioria dos usuários está digitando nos buscadores para encontrar uma resposta ou ajuda. 

Por exemplo, vamos ver as sugestões automáticas para a palavra-chave de cauda longa melhores games de 2019. perceba que elas mostram outros termos adicionais que as pessoas mais têm usado para saber alguma informação específica sobre o assunto original. 

exemplo de sugestão automática de palavra-chave de cauda longa no Google

Outra forma de conseguir palavras-chaves de cauda longa é usando uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave. 

Ferramentas desse tipo ajudam você a encontrar palavras-chave com os maiores volumes de busca, baseando-se na quantidade de pesquisas mensais, nichos, dificuldade de ranqueamento e outros dados. 

Além disso, você consegue monitorar o comportamento dos seus competidores e saber quais são os pontos fracos deles em termos de uso de palavras-chave mais específicas. 

Existem várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Abaixo estão algumas das melhores delas para você considerar a usar.

1. Planejador de Palavras-Chave do Google

planejador de palavra-chave do Google

Como parte da plataforma Adwords, o Planejador de Palavras-Chave do Google (Google Keyword Planner) é uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave. 

Ele tem uma interface limpa, oferece sugestões extras junto com estimativas de buscas mensais, o nível de competição e o valor de um lance máximo para uma determinada página.

2. KWFinder

ferramenta de palavra-chave KWFinder

O KWFinder é uma aplicação web se destaca pela excelente interface de usuário e, junto com outros recursos, garante uma ótima experiência de usabilidade e de pesquisa de palavras-chaves.

Além de fornecer dados preciso sobre a dificuldade de cada palavra-chave, o KWinder também é capaz de afunilar suas pesquisas de acordo com o local onde você more. Assim, você pode focar ainda mais em conteúdos localizados para a sua região.

3. Long Tail Pro

ferramenta de pesquisa de palavra-chave Long Tail Pro

O Long Tail Pro é uma ferramenta robusta capaz de gerar ideias automáticas de palavras-chave. Ao mesmo tempo, ele já analisa a estratégia de palavras-chave dos seus concorrentes para colocar você em vantagem na disputa. Ele também cria métricas para medir os resultados das suas campanhas.

Cada uma dessas ferramentas vem com pontos positivos e negativos. O ideal é que você possa testar todas elas para identificar qual a que mais se adapta ao seu tipo de negócio online.  

Como Usar Palavras-Chave de Cauda Longa Corretamente?

Agora que você já entendeu como as palavras-chave de cauda longa funciona, é hora de colocar a “mão na massa”. Comece escrevendo um conteúdo baseado nos termos iniciais que você escolher em qualquer uma das ferramentas acima.

Sim, é simples desse jeito.

Para facilitar as coisas, você pode usar até mesmo as sugestões extras que as ferramentas de palavras-chaves oferecem. Isso vai adicionar contexto e enriquecer os conteúdos que for escrever e publicar. 

Porém, é importante que você não abarrote sua escrita com palavras-chave, pois isso pode prejudicar seu desempenho de SEO. Em suma, considere que os motores de busca fazem o ranqueamento do seu site pela relevância. 

Usando uma variedade de palavras-chaves em demasiado e sem sentido, pode parecer que você está desesperado por algo e querendo bons rankings sem ser natural.   

Além disso, lembre-se de que você está escrevendo para seus leitores, e não para os motores de busca. No final das contas, são eles para quem você está oferecendo conteúdo de qualidade.

Então, a melhor maneira de usar uma quantidade satisfatória de palavras-chave no conteúdo é usar o bom senso de que tudo está sendo feito para pessoas que querem ser informadas e educadas. E não robôs que vasculham sites para ranquear páginas nos buscadores.

Finalmente, não se esqueça de fazer pesquisas de palavras-chave periodicamente para antecipar qualquer mudança que elas tiverem no futuro. Afinal, sentidos e contextos de palavras tendem a mudar de tempos em tempos, dependendo da ocasião e do local em que elas são aplicadas. 

Conclusão

Não é à toa que palavras-chave de cauda longa estão ficando cada vez mais populares. Embora elas sejam mais extensas do que as de cauda curta, que costumam ser bem mais populares, elas têm a habilidade de fazer seu site se destacar na competição pelas melhores posições nas páginas de pesquisa dos buscadores. E isso é essencial para uma estratégia de SEO de sucesso.

Para incorporá-las ao seu conteúdo, você vai precisar de:

  1. Criar ideias usando palavras-chave de cauda longa, usando as sugestões automáticas do google ou alguma ferramenta de pesquisa de termos.
  2. Produzir conteúdos usando essas mesmas palavras-chave. 
  3. Conduzir pesquisas periódicas de palavras-chave para antecipar qualquer mudança sobre o uso delas e o contexto em que estão inseridas.

Use esse guia junto com as palavras-chave de cauda curta na sua estratégia de SEO. E será apenas uma questão de tempo até que você consiga conquistar as primeiras posições nos motores de busca.

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

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