Teste de Personalidade e Autoconhecimento – O Que São e Modalidades
access_time
hourglass_empty
person_outline

Teste de Personalidade e Autoconhecimento – O Que São e Modalidades

Na hora de contratar, as empresas dão muita importância não apenas para as habilidades profissionais e os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também para alguns traços de personalidade. Elas valorizam conceitos como empatia, resiliência, espírito de liderança e boa comunicação.

É aí que entram os testes de personalidades que, aliados ao autoconhecimento, se tornam procedimentos relevantes para quem quer ingressar no mercado de trabalho. 

Neste conteúdo, você vai conhecer como um teste de personalidade funciona e como ele se relaciona com o autoconhecimento pessoal e profissional para você ter uma vivência diária mais assertiva e tranquila.

Está em busca de trabalho home office? A Hostinger está com vagas abertas para Customer Success. É só clicar no botão abaixo e enviar seu currículo!

Quero Me Inscrever

O Que é Autoconhecimento e Qual a Importância?

O autoconhecimento é o ato de analisar e compreender a si mesmo, refletindo sobre as suas características, comportamentos e modos de ver o mundo. Em outras palavras, é uma maneira de você olhar para dentro de si, para os seus sentimentos e pensamentos.

A importância do autoconhecimento reside no fato de que ele ajuda na sua vida pessoal, auxiliando você a compreender melhor as suas atitudes e também a dos outros. 

Ele também é importante para a vida profissional, pois desenvolve a sua habilidade de conhecer melhor os seus próprios pontos fortes e fracos. Desse modo, você terá uma noção mais precisa das suas qualidades e limitações.  

3 Ferramentas Para Se Conhecer Melhor

Hoje em dia é possível contar com ferramentas práticas que auxiliam o processo do autoconhecimento. Nesse caso, vale citar três tipos de ferramentas fáceis de serem utilizadas e que demonstram bastante eficiência.

Vamos ver quais são?

1. Análise SWOT Pessoal

A análise de SWOT é uma ferramenta de gestão muito conhecida para analisar o ambiente interno e externo das empresas, com relação às suas Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). A inicial de cada termo compõe o nome da ferramenta SWOT. 

Essa ferramenta foi adaptada para prática de Coaching com o objetivo de autoconhecimento e alcance de objetivos. 

Sendo assim, a análise SWOT pode ser utilizada de forma pessoal, para conhecer suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e poder traçar melhor os objetivos para desenvolver cada uma.

2. Mandala Ikigai

O termo japonês Ikigai pode ser traduzido como “razão de ser”, ou seja, por meio dessa ferramenta prática você vai descobrir quais são os seus propósitos e objetivos na vida.

A mandala possui quatro áreas que determinam “o que você ama”, “o que você faz bem”, “o que o mundo necessita” e “o que pagam para você fazer”.

Ao responder essas quatro áreas você vai obter noções precisas sobre os seus objetivos e as suas habilidades.

3. Teste de Autoconhecimento

Outro método prático para você se conhecer melhor é realizar testes de autoconhecimento. Por meio deles você vai conhecer melhor quais são as suas principais características e habilidades, facilitando, inclusive, o gerenciamento da sua vida profissional. Veja abaixo três deles.

3.1 Teste de Valores

Os valores dizem respeito ao que você acredita, defende e afirma o que é certo. São os valores que guiam muitas escolhas da sua vida, inclusive as profissionais. 

Por isso, ao fazer uma análise interna sobre os seus valores, se tornará mais fácil optar por empregos e empresas que apoiam e acreditam neles. Inclusive você terá um melhor engajamento no dia a dia de trabalho.

3.2 Teste de Estilo de Trabalho

Quando você compreende perfeitamente qual é o seu estilo de trabalho, você terá uma melhor compreensão acerca do melhor tipo de ambiente para você atuar, em quais áreas e quais valores seguir.

Esse teste de autoconhecimento vai resultar para você uma adaptação mais eficiente e, por consequência, uma maior produtividade.

3.3 Teste de Personalidade

Esse teste auxilia você a compreender melhor como as suas características pessoais se adaptam com funções e tarefas de algum trabalho.

Um exemplo disso é que, por meio dele, você está apto a entender melhor se considera mais viável trabalhar sozinho ou em equipes.

Os testes de valores, de personalidade e o de estilo de trabalho, podem ser encontrado em sites especializados no tema, um deles é o Na Prática.

Autoconhecimento Pessoal

O autoconhecimento pessoal, conforme o próprio nome aponta, vai ajudar você a se conhecer melhor como pessoa, apontando quais são os aspectos característicos da sua personalidade.

Por meio dele você vai conhecer as suas qualidades e também pontos que devem ser melhor trabalhados. Também auxilia a determinar quais são os seus principais objetivos na vida.

Comprar um carro? Ter um bom casamento? Ser solteiro? Tudo isso são alguns exemplos de perguntas que um teste de autoconhecimento pessoal vai responder para você.

Autoconhecimento Profissional

O autoconhecimento profissional vai orientar da melhor maneira o seu dia a dia no trabalho. Esse teste vai guiar quais são as suas escolhas relacionadas com a sua profissão. 

Quais são os objetivos dentro da empresa? Quais cursos deve realizar para aperfeiçoar o seu trabalho? Você pretende conquistar cargos maiores? Essas perguntas irão orientar você não apenas na escolha da sua área de atuação, mas também a como ser bem sucedido. 

Benefícios do Autoconhecimento e da Autoconsciência

A autoconsciência é uma percepção do “eu”. Ou seja, você se percebe como uma pessoa com características próprias, consciente dos seus anseios e personalidade. 

A autoconsciência não se trata de apenas saber quem você é, mas também de compreender melhor os seus sentimentos. 

O autoconhecimento, por sua vez, permite que você conheça com mais propriedade as suas habilidades e objetivos de vida. 

O blog da Coaching de Carreira Silvânia Vilas Boas, cita quatro benefícios que o autoconhecimento e a autoconsciência trazem, são eles:

1. Inteligência Emocional

O autoconhecimento permite que a pessoa desenvolva a sua inteligência emocional. 

Desse modo, ela terá um maior autocontrole das suas emoções, facilitando com isso a tomada de decisões na vida profissional e pessoal. 

A inteligência emocional também auxilia na condução de trabalhos em equipe, permitindo se relacionar melhor com os outros.

Fortalece a Empatia

Também conhecida como a capacidade de se colocar no lugar do outro, o autoconhecimento também favorece a empatia, pois ao conhecer melhor as suas características, fica mais fácil compreender como os outros se sentem. 

Autorregulação

É um benefício da autoconsciência que permite ser mais resiliente e flexível, possibilitando encarar com maturidade situações difíceis ao longo da sua carreira.

Motivação

A autoconsciência ajuda a pessoa ter mais motivação. Isso ocorre porque a pessoa se torna consciente das suas capacidades e objetivos, a estimulando a estabelecer metas e planos.

O Que São Testes de Personalidade Como Ferramentas de Autoconhecimento?

Os testes de personalidade são avaliações usadas para descobrir e avaliar as características de uma pessoa. Tais testes são desenvolvidos e aplicados por psicólogos. 

O intuito deles é revelar os traços de personalidade capazes de ajudar a entender melhor o comportamento de um indivíduo diante de situações diversas, seja na vida pessoal, com a família e amigos, e também no trabalho.

Alguns desses testes são abertos e não necessariamente de uso exclusivo da Psicologia. Assim, podem ser usados como parte do processo de autoconhecimento, sendo relevantes com o intuito de selecionar pessoas adequadas para o desempenho de determinadas funções.

Quais Testes Podem Ser Usados Como Ferramentas?

Diante da importância do autoconhecimento para os mais variados aspectos da nossa vida cotidiana, é possível utilizar alguns teste de personalidade. Confira três deles: 

1. Teste DISC

O Teste DISC analisa o comportamento de indivíduos em um determinado ambiente. Esse teste foi baseado nas teorias desenvolvidas pelo psicólogo William Moulton Marston, que nos anos 40 criou a personagem Mulher Maravilha para a DC Comics. 

O Test Disc recebe esse nome por levar em consideração a existência de quatro elementos básicos no comportamento dos indivíduos, que são Dominância (D), a Influência (I), a Estabilidade (S) e a Complacência (C).

A Dominância se relaciona como a pessoa encara problemas. A Influência se relaciona como o indivíduo lida com os outros, enquanto a Estabilidade e a Complacência se relacionam, respectivamente, como a pessoa lida com mudanças e regras estabelecidas.

2. Teste 16 Tipos de Personalidades

Esse é um dos testes mais utilizados. O teste 16 tipos de personalidades partem dos estudos do Carl Gustav Jung e posteriormente foi continuado pelas psicólogas Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers, mãe e filha, respectivamente, que criaram o hoje conhecido teste MBTI.

Ao realizar o teste dos 16 tipos de personalidades, a pessoa recebe um resultado que traz vários detalhes referentes ao seu perfil.

Tais resultados avaliam quais características mais se destacam, tais como a introspecção, a extroversão, o empirismo, o julgamento, o pensamento, entre outros aspectos.

Vale lembrar que o Teste dos 16 tipos de personalidades pode ser acessado de forma gratuita.

3. Teste de Sensibilidade Social do Google

O objetivo desse teste (em inglês) é mensurar a habilidade que a pessoa tem de ler as emoções das outras pessoas. Trata-se de um teste bastante útil para avaliar, por exemplo, a capacidade de sanar problemas em um grupo. Ele foi desenvolvido pelo professor Simon Baron-Cohen em Cambridge.

Diferença Entre Teste de Personalidade, Teste de Perfil Comportamental e Teste Psicológico 

Apesar de que, à primeira vista, estes testes sejam iguais, eles não são exatamente a mesma coisa. 

O teste de personalidade, por exemplo, consiste em materiais que utilizam gráficos e questionários com o objetivo de identificar características da personalidade da pessoa.

O teste de perfil comportamental, por sua vez, é aquele que aponta como a pessoa pode se comportar diante de variadas situações. 

É um teste fundamental para selecionar candidatos a uma vaga de emprego. Um dos mais conhecidos deles é o DISC.

Já os testes psicológicos também procuram identificar traços característicos na personalidade das pessoas, porém só podem ser realizados por psicólogos credenciados no Conselho e aprovados pelo SATEPSI

Uso dos Testes em Entrevistas de Emprego e a Importância de se Conhecer Bem

Quando o assunto é entrevista de emprego, tais testes possuem o intuito de conhecer o perfil e o comportamento das pessoas levando em consideração o cargo a ser ocupado na empresa. Ou seja, eles levam em conta a profissiografia do cargo e não têm o intuito de realizar um diagnóstico psicológico.

Por essa razão, é fundamental que para as entrevistas de emprego, o candidato já possua autoconhecimento, sendo capaz de destacar os seus pontos fortes e fracos, mostrando como ele a sua atuação poderá ajudar para o desenvolvimento da empresa.

Caso a pessoa tenha o objetivo de se submeter a uma avaliação psicológica para diagnóstico, é necessário contar com os serviços de um psicólogo clínico.

Conclusão

Autoconhecimento é importante para carreira. Ele permite que você saiba com certeza quais são os seus objetivos, assim como quais são as suas principais habilidades e competências.

Portanto, para você se conhecer melhor e se preparar com mais segurança para o mercado de trabalho, busque as ferramentas e testes que mais se adequada ao seu objetivo.

Quer trabalhar sem sair de casa? A Hostinger está com vagas remotas abertas para Customer Success. Envie seu currículo hoje mesmo!

Inscreva-se Agora

O Autor

Author

Mariana Moreira / @mariana

Mariana é Psicóloga, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas, e Coordenadora de RH na Hostinger Brasil. É apaixonada por People e Gestão de Pessoas, tendo como objetivo manter um ambiente de trabalho presencial e remoto mais feliz e engajado. Nas horas extras, trabalha também com Psicologia Clínica e Orientação de Carreiras.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!