ACADEMIA DE GERENTES: O que é e como surgiu

ACADEMIA DE GERENTES: O que é e como surgiu

Nos últimos cinco anos, a Hostinger cresceu de 30 para quase 400 funcionários na Lituânia (país sede). Tal tendência de crescimento facilita o aumento na demanda por cargos de liderança. Mais da metade dos líderes da Hostinger são promovidos internamente a cargos de liderança por especialistas, o que é comum em organizações técnicas. 

Com isso, procuramos formas de apoiar os novos gerentes na sua jornada constante de desenvolvimento de liderança. Assim, nos alinhamos com os princípios essenciais de gestão que provaram ser bastante eficazes com os líderes seniores no passado.

A História por Trás da Ideia

A inspiração veio da ideia de Andrew Grove (“Gestão de Alta Performance”) de que o treinamento é a maior atividade de aproveitamento que um gerente pode fazer para aumentar a performance de uma empresa.

De acordo com essa corrente, funcionários mal treinados, apesar de terem as melhores intenções na empresa, têm uma produção ineficaz, causam gastos exacerbados e geram infelicidade nos clientes e nos colegas. Desta forma, buscávamos maneiras de melhorar as habilidades e competências essenciais de um gerente.

“O resultado de um gestor = O resultado da empresa sob sua influência.” 

Andrew Grove

Compromisso da alta administração — autêntico desenvolvimento de liderança

De acordo com o Princípio da Hostinger de Contratar e Desenvolver os Melhores, nossa alta administração e treinadores externos se comprometeram a promover esse valor nos líderes da Hostinger. Eles prepararam conteúdo para sessões de treinamento com base nas suas melhores práticas, livros favoritos, artigos e ideologia.

Com o objetivo de desenvolver líderes conscientes, criamos um espaço para explorar tais práticas e discutir oportunidades e desafios pessoais. Nós incentivamos os nossos gerentes a aceitarem ou rejeitarem informações que recebem como uma forma de desenvolver suas próprias maneiras de pensa e encontrar sua autenticidade como gerente.

Ao depositar o conhecimento, a experiência e os recursos externos da Hostinger em uma estrutura de desenvolvimento baseada em nossos princípios, iniciamos a ACADEMIA DE GERENTES na Hostinger

O conceito da ACADEMIA DE GERENTES na Hostinger

A missão da ACADEMIA DE GERENTES: desenvolver líderes conscientes interessados em pensar crítica e abertamente. 

Para isso, os seguintes objetivos foram estabelecidos:

  • Promover aprendizagem individual
  • Aumenta as percepções na liderança
  • Construir uma base para uma liderança autêntica
  • Fortalecer a rede de gestores interfuncional e interorganizacional
  • Garantir que os gerentes estudem os princípios de “Gestão de Alta Performance” de Andrew Grove.
  • Garantir que os gerentes se familiarizem com o conteúdo no Manual organizacional e que possam utilizá-lo prontamente como uma ferramenta de aprendizagem

Alcançar a máxima eficácia para esse programa de aprendizagem com a aplicação de uma combinação de diversos métodos de aprendizagem.

Métodos de aprendizagem passiva são empregados durante a preparação individual (cerca de 1,5 horas por dia durante 4 dias), métodos de aprendizagem cooperativa são usados em atividades em grupo (1 dia todo por semana), e as atividades com a maior taxa de retenção ocorrem durante toda a avaliação individual. A duração total do curso da ACADEMIA DE GERENTES é de cinco semanas seguidas pela sessão de relatório após dois meses de formatura do curso.

A mentalidade, as habilidades de gestão e os princípios são as áreas-chave de desenvolvimento abordadas durante o curso da ACADEMIA DE GERENTES, tornando-a uma jornada desafiadora e ao mesmo tempo de estímulo para descobrir e alimentar habilidades de liderança autênticas. 

Participantes

Os participantes devem ser líderes ativos com relatórios diretos na sua supervisão. As turmas de participantes são pré-formadas intencionalmente com líderes de vários departamentos para uma experiência de gestão heterogênea e saudável. Grupos de 12-15 participantes são formados para cada coorte da ACADEMIA DE GERENTES para construir e preservar a confiança, além de fomentar uma rede interfuncional e interorganizacional. 

O Feedback como uma forma de melhorar

Acreditamos na Coragem e Sinceridade como um princípio para o nosso trabalho. Portanto, depois de cada sessão da ACADEMIA DE GERENTES, sempre coletamos feedback dos participantes com o objetivo de melhorar continuamente o conteúdo das sessões e o conceito do curso.

  • “Adorei que tivemos que nos preparar para cada sessão – já sabia o que esperar. As atividades das aulas foram perfeitas — foram muito interessantes e úteis, ajudou bastante a alcançar a mentalidade ideal! E, claro, eu amei que fui capaz de ter contato com mais líderes e conhecê-los mais pessoalmente.”
  • “Amei as ideias, os exemplos da vida real, a conexão com diferentes departamentos e com diferentes pessoas. Tive uma experiência positiva e enriquecedora.”

A Hostinger está crescendo cada vez mais rápido e sempre reconhecemos que devemos construir um avião enquanto estamos no ar. Assim, a aprendizagem contínua é uma parte essencial do trabalho diário de funcionários e gerentes. 

Como discutido anteriormente, uma experiência positiva geral e um feedback constante provam que a ACADEMIA DE GERENTES é um conceito eficiente para desenvolver líderes em uma organização empresarial como a Hostinger. 

Conceito único não é pra qualquer empresa

“Esse conceito de desenvolvimento de liderança precisa de um ambiente específico para funcionar”, diz Justina Telycene, Partner People [Parceira de Pessoas] e líder da ACADEMIA DE GERENTES na Hostinger. 

“Antes de tudo — a inspiração para aprender e desenvolver o melhor deve estar no DNA da organização. Eu tenho muito orgulho da Hostinger pro ter gerentes de alto nível como meus colegas de treinamento comprometidos em facilitar as sessões em assuntos que eles dominam. No entanto, na Hostinger temos o princípio Aprendizado e Curiosidade, que consiste em nos empenharmos para que o aprendizado faça parte do nosso trabalho, principalmente em liderar outras pessoas. Pensando nisso, as 5 semanas de estudo intensivo, o trabalho em grupo e a carga horária das atividades de desenvolvimento se tornam um investimento valioso e não uma perca de tempo”.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.