Ser Sustentável: Servidores da Hostinger com Energia Renovável

Ser Sustentável: Servidores da Hostinger com Energia Renovável

Você já se perguntou como o mundo da tecnologia contribui para as mudanças climáticas? Embora o armazenamento de arquivos na nuvem seja mais sustentável do que imprimir papéis, os servidores que armazenam seus dados podem consumir uma quantidade surpreendente de energia.

Os data centers, também conhecidos popularmente como servidores, são particularmente grandes consumidores de energia e contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. A boa notícia é que as empresas de tecnologia têm o poder de fazer escolhas ambientalmente responsáveis e adotar a energia renovável.

Aqui na Hostinger, temos o compromisso de fazer a nossa parte pelo planeta. O lançamento de nosso relatório inicial de sustentabilidade em 2023 (em inglês) nos ajudou a identificar áreas que precisavam de mais atenção: sendo uma delas as fontes de eletricidade em nossos data centers.

Somente em 2022, a energia não renovável dos nossos data centers foi responsável por aproximadamente 60% das nossas emissões de escopo 2 com baseadas na localização. Foi a partir daí que enxergamos espaço para melhorias e começamos a nos dedicar às fontes de energia do nosso data center e nos nossos objetivos de sustentabilidade para o futuro. Acreditamos que a transparência em questões de sustentabilidade ajuda a nos destacar em um setor que raramente divulga esse tipo de informações.

O Estado Atual dos Nossos Servidores e a Energia Renovável

Em 2022, quatro dos nove data centers da Hostinger, localizados em Phoenix, EUA; Vilnius, Lituânia; Manchester, Reino Unido; e São Paulo, Brasil, usaram energia renovável, resultando em aproximadamente 35% da energia renovável de nossos data centers. Agora no ano de 2023, adicionamos mais um data center à nossa lista: em Paris, França.

Isso aumentou nosso consumo de energia renovável para aproximadamente 43%, representando uma melhoria de 8%. No entanto, esses valores podem variar à medida que expandimos a capacidade de nossos servidores. Mais para frente, divulgaremos o número final para 2023 no nosso relatório de sustentabilidade.

Confira abaixo um panorama completo dos nossos data centers e da energia utilizada por cada um deles:

Tabela de data centers da Hostinger com valores de PUE e com energia renovável.

PUE: Eficiência Energética

Além de transformar nossos data centers em renováveis, também queremos garantir a máxima eficiência no uso de energia.

Uma maneira de conseguir isso é reduzindo uma métrica chamada Power Usage Effectiveness (PUE), conforme definido pelo Pacto de Neutralidade Climática para Data Centers (em inglês). O pacto estabeleceu metas ambiciosas: até 1º de janeiro de 2025, os novos data centers em climas frios devem ter uma PUE de 1,3, e aqueles em climas quentes devem atingir 1,4.

Nossas Pontuações de PUE

Nossa pontuação média de PUE é 1,4045. A maioria dos nossos data centers está alinhada com as metas do pacto, mas podemos melhorar ainda mais essa métrica. Por isso, estamos sempre buscando oportunidades de melhorar nossas pontuações de PUE e de nos alinhar com as diretrizes do Pacto de Neutralidade Climática para Data Centers.

E qual é o nosso próximo passo?

Com base na nossa análise de energia renovável e da métrica PUE, estamos agora trabalhando em um plano de ação para gerenciar o impacto ambiental da Hostinger, que deverá ser implementado ainda em 2023.

Nosso plano engloba vários componentes-chave, como:

  • Buscar formas de aumentar o percentual de eletricidade renovável em nossos data centers.
  • Desenvolver planos de redução de emissões de gases de efeito estufa do Escopo 1 e do Escopo 2.
  • Estabelecer um protocolo e registro de descarte de servidores.
  • Formulação de um código de conduta de terceiros para garantir que todos os principais fornecedores, inclusive os data centers com os quais temos contratos de locação, estejam alinhados com nossos critérios de sustentabilidade.

Nosso compromisso é tornar a Hostinger mais sustentável no futuro. Planejamos não apenas reduzir nossa pegada ecológica, mas também dar o exemplo de práticas comerciais sustentáveis no setor.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.