Fábrica de Árvores: Raízes do Brasil para o Mundo

Fábrica de Árvores: Raízes do Brasil para o Mundo

Alex Vicintin é fundador da Fábrica de Árvores, um viveiro especializado na biodiversidade brasileira. O método de produção da Fábrica de Árvores é o sistema RootMaker®, que emprega uma técnica pioneira e visionária, e garante uma planta de altíssima qualidade para o cliente final. 

Alex Vicintin fundou a Fábrica de Árvores a partir da sua paixão de vida pela exploração de montanhas e da natureza selvagem do Brasil. Ao trilhar a exuberante paisagem do país, Alex se apaixonou pela ideia de criar um viveiro especializado em plantas nativas do Brasil. 

“Por séculos o Brasil vem importando o modelo de paisagem natural europeia. Não valorizamos o fato de sermos o país mais biodiverso do mundo. Ainda usamos plantas estrangeiras para decorar nossas casas. Eu queria mudar essa realidade ao apresentar a nossa biodiversidade ao mundo.”

Trazendo a Biodiversidade de Volta para Casa

Além de produzir plantas, a Fábrica de Árvores oferece uma flora nativa desconhecida e desvalorizada pelo mercado convencional. Essas plantas são, como destaca Alex, “joias dos biomas mais biodiversos e incríveis do planeta — a mata atlântica, cerrado, caatinga e amazônia.”. 

Como muitas ideias originais e ousadas, a de Alex foi recebida com incertezas.  O mercado brasileiro não tem um histórico muito forte de investimento na compra de produtos nativos. Mesmo assim, Alex não desistiu. 

“A maior dificuldade foi a grande informalidade neste mercado. Muitos outros viveiros não seguem as mesmas regras e padrões de segurança que nós seguimos. Por falta de conhecimento, os concorrentes podem cobrar mais barato e o cliente compra um produto inferior.”.

O desejo de Alex por um produto nativo que pudesse impulsionar diferentes mercados, manter uma tecnologia de ponta e a mercadoria no mais alto padrão de qualidade se tornou a missão da Fábrica de Árvores.

Árvores com sistema RootMaker®
Árvores com sistema RootMaker®

Comunicação Ecológica 

Alex é formado em Relações Públicas e começou sua carreira ao fundar uma empresa de consultoria de RH focada em pessoas com deficiência.  Sem nenhuma formação em botânica ou biologia, a exposição permanente de Alex à vida selvagem do Brasil é, na verdade, a convergência entre a Fábrica de Árvores como um negócio e um projeto ecológico visionário. 

Em 2008, Alex visitou a fazenda de seu atual sócio — fazenda que mais tarde se tornaria um viveiro. Quando seu sócio disse que tinha intenção de reconectar as manchas de mata de sua fazenda, para formar um corredor ecológico, Alex viu uma oportunidade e sugeriu ao seu amigo um projeto que iria atender às necessidades dele e do mercado. 

Como parte da pesquisa de campo desse projeto, ele visitou mais de 60 viveiros entre São Paulo, Rio de Janeiro e no exterior.

“Pude perceber que o método de produção das plantas para o paisagismo no Brasil era ainda muito rudimentar. Os viveiros com uma escala de produção industrial eram voltados ao reflorestamento. Mesmo assim, na minha opinião, as mudas que eram ofertadas ainda eram de média ou baixa qualidade.”.

Alex Vicintin, Fundador da Fábrica de Árvores.
Alex Vicintin, Fundador da Fábrica de Árvores

Disseminando Raízes 

Atualmente, a Fábrica de Árvores é uma das maiores empresas do mercado no país e a única que usa a tecnologia RootMaker®. Alex tem o objetivo de vender mais na internet e conquistar um público que compra online. 

“Nossos maiores clientes não vêm da internet; 10% do nosso faturamento vem da internet, incluindo nosso Instagram, nossa loja virtual e WhatsApp. Por isso, me arrependo de não ter prestado mais atenção ao mercado online antes. Hoje nós buscamos criar uma venda não consultiva diretamente do nosso site, já que em todas, ou na maioria das vendas, os clientes têm algum tipo de interação com a nossa equipe antes de fazer uma compra. Somos um viveiro de árvores em uma área rural, onde a cobertura da internet é escassa, por isso não é viável manter um servidor físico.”

Alex criou um site e o hospedou em um servidor de um amigo, mas uma maior presença online logo se tornou necessária. O site do projeto tem muitos aspectos: cuidar do e-Commerce e da fotografia de plantas individuais, enquanto a propaganda para um mercado global exige uma provedora de hospedagem que entende todos os desafios diários dessa realidade, como lidar com o tráfego e se adaptar ao crescimento do site. 

Alex sempre trabalhou com armazenamento e transferência de arquivos em nuvem e recentemente ele migrou para um sistema de planejamento de recursos empresariais em nuvem. Consequentemente, ele sabia que com a hospedagem de site isso não seria diferente. Pela recomendação da empresa que montou sua loja virtual e forneceu um excelente suporte, Alex sabia que a Hostinger era a melhor opção.

Alex está muito satisfeito com a Hostinger, e muito entusiasmado de afirmar que, nos últimos dez meses, seu site não caiu uma vez sequer. Além disso, ele não notou nenhum problema com a velocidade de carregamento do site, pelo contrário, seu site está sempre muito rápido. 

Crescimento Sustentável

Hoje em dia, a Fábrica de Árvores é um dos viveiros de plantas nativas mais importantes do Brasil, com mais de 140 espécies disponíveis online, 500 espécies no viveiro e um estoque total de 150.000 plantas.

Com um crescimento médio de receita de 30% ao ano, o objetivo de Alex para os próximos cinco anos é ter até 500.000 plantas de diferentes tamanhos em estoque. Quando o assunto é crescimento global, esse não poderia ser o momento melhor para a Fábrica de Árvores.

“Me sinto orgulhoso de saber que ajudei a difundir plantas ameaçadas de extinção, conseguindo propagar espécies raras. Ver plantas nativas se tornarem populares e chegarem às casas das pessoas é um dos prazeres do trabalho.”.

A Fábrica de Árvores trabalha, atualmente, com empresas e clientes individuais, incluindo grandes redes de condomínio e prefeituras com planos de arborização de ruas ou paisagens. A base de clientes individuais varia: muitos querem comprar uma planta para colocarem em casa ou no quintal.

Viveiro Fábrica de Árvores
Viveiro Fábrica de Árvores

Das Florestas para o Futuro

Hoje, Alex foca em aumentar o seguimento do mercado B2C, já que as plantas resistentes podem durar até seis dias em caixas e podem ser entregues como qualquer outra mercadoria vendida online e o cliente faz o seu próprio plantio em casa.
Alex está animado com o futuro. Ele descreve como a Fábrica de Árvores contribui para a sociedade, combatendo diretamente os efeitos da mudança climática: “No fim do dia, colocamos mais bombas de água nas casas das pessoas e nas áreas de restauração. As plantas são a base da existência da vida na Terra. Sem as plantas, não temos ar, não temos água, nem comida, nada.”.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.