Climbingvan: Vivendo Aventuras Sustentáveis

Climbingvan: Vivendo Aventuras Sustentáveis

Charlie e Dale, o casal que criou a Climbingvan, combinaram sua formação técnica com seu amor pela vida ao ar livre para administrarem uma empresa de sistema elétrico autônomo.

Charlie Low e Dale Comley vivem, viajam e administram sua empresa, Nomadic Energy, em tempo integral direto da campervan desde 2021.

Já que o negócio é totalmente online, ter um site com recursos confiáveis é a tábua de salvação para o casal. Graças à Hostinger, eles conseguiram crescer e facilitar a demanda do público, tudo enquanto exploravam as maravilhas da natureza.

Explorando a Vida Sustentável

Charlie e Dale se conheceram durante uma viagem de alpinismo.

“Alpinismo e viver em uma van é quase sinônimo”, diz Charlie. “É muito comum ver as pessoas trazerem suas campervans para as áreas de alpinismo e unirem o conforto das suas casas com aventura à beira da estrada.”

O casal sonhava em transformar uma campervan em uma casa em 4 rodas para que pudessem embarcar em mais viagens de alpinismo de forma confortável. Então eles acabaram comprando a Ringo, uma van amarela foi usada para entregas da empresa DHL, e começaram a trabalhar no projeto de transformá-la em uma casa. O plano era passar um ano fora assim que a van estivesse pronta para viajar e depois voltarem ao trabalho renovados.

Charlie, Dale e a Climbingvan
Dale e Charlie com sua campervan, a Climbingvan

Eles registraram todo o processo de transformação no Instagram e no blog que criaram, conquistando um número grande de seguidores à medida que o projeto avançava.

Infelizmente, uma semana após a transformação da van ser concluída, a pandemia de COVID-19 tomou conta do mundo todo.  O governo do Reino Unido decretou lockdown (isolamento social) para todo o país, o que fez Charlie e Dale cancelarem seus planos de viagem.  Como Charlie também estava afastada do trabalho, o casal, de repente, passou a ter muito mais tempo livre.

Todo esse tempo livre foi um catalisador para uma grande mudança na vida dos dois. Eles decidiram que não queriam mais ficar apenas um ano fora, mas, na verdade, eles queriam mudar por completo o seu modo de vida.

Traçando Novos Caminhos

O hobby do casal ofereceu a oportunidade perfeita: durante a transformação da van, eles notaram que era difícil conseguir informações confiáveis e bem fundamentadas. Então, conscientes do evidente vazio no mercado, o casal começou a escrever um guia definitivo sobre como você mesmo pode transformar uma campervan em uma casa.

Em abril de 2021, depois de infinitas horas de pesquisa, eles publicaram seu livro, intitulado The Van Conversion Bible (Bíblia para Conversão da Van), logo quando se mudaram para a van em definitivo.

Mas eles não pararam por aí. Conhecendo todos os altos e baixos da “conversão” de uma van em casa e morar nela, Charlie e Dale queriam ajudar outras pessoas. Eles entrevistaram milhares de pessoas que queriam ou já converteram uma van em casa. A entrevista deu ao casal uma noção do que as pessoas achavam mais difícil em todo o processo: conseguir eletricidade de forma adequada. Curiosamente, tudo isso coincidiu com a experiência e formação do casal: Charlie tem formação em física e Dale em engenharia.

“Quando as pessoas ligam pela primeira vez os fios no sistema elétrico, pode parecer que está tudo funcionando bem. Mas logo as coisas podem parar de funcionar e nem sempre fica claro o porquê”, afirma Dale.

Charlie complementa: “Chamamos esses problemas de ‘desconhecidos desconhecido’. Eles são justamente coisas que você não consegue prever porque você não sabe o que pode acontecer até acontecer. Depois você percebe que se ferrou por alguma coisa”.

Sistema elétrico autônomo da Nomadic Energy
Sistema elétrico autônomo da Nomadic Energy

Pouco tempo depois do lançamento do livro, eles lançaram a Nomadic Energy [Energia Nômade], um serviço que desenvolve um sistema elétrico de campervan e autônomo.

Com as informações que coletaram, Charlie e Dale criaram um sistema inteligente que faz cálculos para projetos individuais de conversão. “É mais ou menos como uma calculadora. Podemos descobrir o quanto de energia uma pessoa está consumindo ou o tipo de baterias que elas precisam com base nos seus aparelhos e em como elas planejam usar a van”, explica Charlie.

Viajando pela Estrada Online

Já que o negócio de Charlie e Dale é totalmente online, eles perceberam que precisavam levar a sério a presença online e criar um site confiável.

O blog já não conseguia mais suportar o crescente tráfego. O que significa que eles precisavam de um sistema de gerenciamento de conteúdo flexível para melhora os aspectos do SEO do site e manter todo o conteúdo sob controle.

O casal então escolheu o WordPress para reconstruir o site da Climbingvan. Os dois adicionaram artigos mais estruturadas e detalhados ao site com a ajuda do Elementor para lidar com o front-end.

O novo site do casal também precisava de um provedor de hospedagem de site confiável para facilitar o crescimento que eles tanto esperavam. Durante a procura, Charlie descobriu a Hostinger por recomendações e avaliações na internet. O feedback positivo para o serviço de atendimento ao cliente da Hostinger a convenceu de testar os nossos serviços.

Charlie notou que sempre que eles procuravam a equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, os especialistas eram sempre solícitos e simpáticos, prontos para resolver qualquer problema ou dúvida.

“Nós realmente indicamos a Hostinger para nossos engenheiros como exemplo de serviço de suporte”, diz Dale. “Nós enviamos capturas de tela do suporte da Hostinger para mostrar como é interagir com o suporte, tem até GIFs e coisas do tipo. É muito, muito bom.”

Hoje em dia, o site de Charlie e Dale recebe mais de 60.000 visitas por mês de todo o mundo. O site é o coração do negócio deles: das 23.000 cópias vendidas do The Van Conversion Bible, 34% delas foram compradas pelo site. O site também funciona como uma vitrine dos sistemas elétricos da Nomadic Energy. E já que no começo a Climbingvan fez seu nome como um blog, as pessoas também acessam o site à procura de informações úteis que as ajudem na transformação das suas vans.

“Nós não temos nenhum tipo de local físico, escritórios ou lojas: o site é, literalmente, tudo para nós”, declara Dale.

Próxima Parada

A Climbingvan, o projeto do coração do casal, cresceu. Agora, além da Charlie e do Dale, a equipe conta com mais oito pessoas. Todas as pessoas envolvidas no projeto vivem vagando por aí com seu estilo de vida sustentável. Elas também usam os sistemas elétricos autônomos da Nomadic Energy, então podem trabalhar de onde estiverem. Dessa forma, os clientes da marca recebem um serviço garantido e testado por pessoas com o mesmo estilo de vida que eles.

Livro escrito pelo casal, The Van Conversion Bible
O guia definitivo escrito pelo casal

Agora que o negócio está de pé e funcionando a todo vapor, o casal tem grandes planos para o futuro. Os dois admitem que adoram a vida nômade, portanto, não pretendem ter um endereço fixo tão cedo. Charlie e Dale ressaltam que já que o negócio deles consiste em sistemas elétricos autônomos, não faria sentido terem um escritório físico em algum lugar.

Porém, eles sonham em construir sua própria casa autônoma. A equipe também planeja expandir os negócios com outros sistemas elétricos e regiões autônomas. O mercado estadunidense é particularmente atrativo: os EUA são, sem dúvida, o país das campervans, dos veículos recreativos e do estilo de vida nômade.

E enquanto planejam para o futuro, o casal continua comprometido com a sustentabilidade. A Climbingvan é membro da 1% for the Planet [1% para o Planeta]: que consiste em 1% dos seus lucros serem direcionados às organizações de energia solar. Além disso, para cada livro vendido, eles plantam uma árvore com a Ecologi, uma organização ambiental que faz parcerias com empresas para diminuir as emissões de carbono.

Vivendo, viajando, trabalhando sob suas próprias condições enquanto retribui ao mundo? A Mãe Natureza deve estar orgulhosa, não?

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.