Dia Mundial da Fotografia: 4 Histórias de Fotógrafos de Sucesso

Dia Mundial da Fotografia: 4 Histórias de Fotógrafos de Sucesso

Pergunte a um fotógrafo por que eles decidiram seguir sua carreira na fotografia e pode ter certeza de que as respostas não serão as mesmas. Nenhum fotógrafo sente a mesma motivação, mas há uma coisa em comum: não é por dinheiro.

A fotografia é uma arte. Ela é definida pela paixão, e a ideia de que paixões não formam carreiras de sucesso não é verdade.

No Dia Mundial da Fotografia, a Hostinger homenageia nossos clientes que tiveram coragem de sonhar e provaram ser possível transformar paixão em profissão.

Patricia Devoraes — Crie a Sua Comunidade

“Conversei com profissionais, me envolvi bastante com a profissão e me dei conta de que era isso que eu queria para a minha vida.” 

? Patricia Devoraes

IG: @patriciadevoraes 

Patrícia Devoraes trabalha com fotografia de palco. Seu trabalho é capturar a energia coletiva de um show ao vivo e transformar tudo isso em uma única imagem – que é a sua maior realização.

Ela dedica seus dias caçando momentos orgânicos em coreografias ensaiadas, com paciência e intuição de capturar a essência desses momentos. Mas Patrícia só estudou fotografia de verdade depois da sua segunda graduação.

Inspirada pelas conversas com amigos, o talento de Patrícia para a comunicação a levou para uma nova comunidade de artistas profissionais. Ainda enquanto aprendia mais sobre o ofício, Patrícia entendeu que publicar a sua arte naquela comunidade era a chave para a sua profissionalização.   

Show da Iza

Ela criou um site com a Hostinger e começou a montar um portfólio. Reunir e compartilhar fotografias de eventos em um site profissional valeu a pena, e Patricia logo se viu imersa em uma comunidade de profissionais com os mesmos interesses.

Cada tipo de fotografia tinha seus próprios desafios. O cenário de Patrícia muda todos os dias, mas as suas virtudes são sempre as mesmas: paciência e intuição. 

“Tudo tem a ver com a energia do artista no dia, no ambiente e na história que eles criam no palco. Quando eu consigo isso, busco sempre pela emoção.” Apesar de essas situações mudarem em um piscar de olhos, Patrícia aprendeu a respeitar o seu tempo.

“É preciso ser paciente porque às vezes as coisas não dão certo. Às vezes as condições é que determinam o resultado do trabalho, mas eu continuo certa de que dei o meu melhor naquele momento. Eu aprendo com isso e planejo lá na frente para que da próxima vez que algo assim aconteça, eu saiba como encontrar a solução.”

Patrick Silveira – Invista na sua Arte

“Eu queria saber como contar histórias com imagens. Comecei a prestar mais atenção ao estilo, à consistência e aos temas.”

? Patrick Silveira 

IG: @nurbcollection 

Patrick Silveira chama o seu estilo de “Natureza Urbana”, um termo mais geral para viagem, rua, arquitetura ou fotografia documental, ligada à ideia de capturar e justapor impressões de estilos de vida e o que isso pode significar em todo o mundo. 

Tirando as poucas aulas que teve na adolescência, os olhos de Patrick para a fotografia é praticamente autodidata. O divisor de águas foi quando ele comprou sua primeira câmera DSLR — daí então, um investimento levou ao outro. Depois de fazer alguns cursos para entender as técnicas básicas como iluminação de estúdio e edição de cores, seu caminho ficou ainda mais nítido. 

Embora um nível de conhecimento técnico seja fundamental para se tornar um profissional, Patrick ainda encontra inspiração no princípio básico de prestar atenção aos detalhes. Aprender a ler nas entrelinhas e entender como despertar essas nuances muitas vezes revelam os elementos centrais de uma imagem que desperta emoção.

Monumentos

Uma coisa é pegar uma câmera e apontá-la para um lugar interessante e observar as interações, mas para Patrick, isso vai mais além: ele é um contador de histórias. Suas imagens incorporam uma estrutura dramática, e nada estimula mais uma narrativa que o conflito. Documentário, guerra e fotografia de retrato foram as primeiras inspirações – vinhetas atemporais eternizadas na velocidade do obturador, capazes de resumir uma complexidade tão vasta em fragmentos de não mais do que 4×6 polegadas. 

Um bom contador de histórias só precisa de três coisas: um sujeito, um meio e um cenário. As histórias de Patrick despertam a vida, enquanto a rede social gera volume e sacrifica um interesse mais profundo. “As redes sociais, como Instagram, dependem muito da atenção constante graças aos algoritmos. É tudo muito rápido, momentâneo e projetado com a mínima atenção. Os sites são lugares mais calmos, onde você pode escrever e contar histórias. Os artistas que dedicam atenção ao preparar um site exigem de mim um tipo de compromisso diferente. Eu criei um site WordPress na Hostinger, com a Hospedagem Business. O foco é a imagem e ele é projetado para ser simples e prático.” Na sua fotografia, Patrick deixa claro que é importante prestar atenção às suas próprias emoções.

É por isso que, ao dedicar tempo para perguntar o porquê algo é curioso, bonito ou interessante, o permite agir mais rápido no momento. “Tenha sempre uma câmera na mão. Não se preocupe muito em tirar uma foto tecnicamente perfeita porque a coisa mais importante é registrar boas histórias.”

Pedro Francescon – Aproveite sua Oportunidade

“Virei fotógrafo há apenas 9 meses, mas eu sempre vi meus olhos como uma câmera.”

? Pedro Francescon 

IG: @pf.fotographic.official

Pedro Francescon é uma inspiração para qualquer pessoa que já quis pegar em uma câmera. Ele tira foto de “tudo”.

Um encontro casual com um amigo fotógrafo o fez comprar sua primeira câmera profissional, e ele nunca se arrependeu desta escolha. Sem nenhuma pretensão de ser novato e amador, Pedro não só se dedicou aos estudos da fotografia como também à prática constante.

Ele sente que mesmo antes de começar a aprender as complexidades da fotografia, ele sempre viu o mundo de maneira diferente, que sempre notou coisas que ninguém mais notava. O momento que virou o jogo era óbvio: assim que ele pegou aquela câmera, seus instintos se transformaram em ações e suas ações eram impossíveis de ser ignoradas.

O caminho de profissionalização de Pedro é bem recente, mas a sua persistência e desejo logo o trouxeram seu primeiro trabalho remunerado: sessão de fotografia de um jantar entre amigos. Comece pequeno. Pense grande. Já dizia o ditado. O jantar entre amigos, era, na verdade, um casamento surpresa e foi assim que um bico de estudante passou a ser um trabalho profissional.

Claro que tirar mais fotos resulta em mais lucro (uma vitória para todos), mas para um artista no início de sua carreira, isso vale muito mais do que o dinheiro. Fotografar um casamento significa ter um portfólio ainda maior. Para esse tipo de trabalho, são necessárias mais conexões e indicações, e é justamente a porta de entrada para o mercado que todo freelancer deseja ter.

Mas isso também é um exemplo da verdadeira casualidade que afasta tantos profissionais criativos de suas vocações. Pedro, porém, exala energia e determinação. Suas inspirações vão desde Bobby Womack, o cantor de soul, até um colega e fotógrafo brasileiro pouco conhecido, Rafael Fontana

Um exemplo brilhante do fato de que não existe um caminho certo para alcançar seus objetivos, Pedro continua seguindo seu princípio norteador de autoaprendizagem enquanto cita sempre a música pop dos anos 70 e 80 como uma inspiração central para as suas composições visuais. 

Esse mesmo conceito sustenta uma qualidade incomum que se reflete em sua fotografia — a ausência de ego que muitas vezes está embutida naqueles por trás do olho da câmera. Quando você tem know-how, há uma linha tênue entre evocar um sentimento em um assunto e tomar posse de uma característica que nunca foi sua. 

A fotografia de Pedro é repleta de empatia, “a lição mais importante que aprendi é que não é sobre mim, não é sobre minha fotografia, não é sobre a foto, é sobre a pessoa.”. E essa é uma das razões pelas quais Pedro, atualmente, opta por promover seu trabalho em seus portfólios online, ganhando publicidade em seu site, para um dia expandir seus negócios com parcerias.

“Meu site é sinônimo de profissionalismo, respeito, seriedade e zelo pelo meu cliente… Meu site foi projetado por mim… e ele é uma das formas de vender meu trabalho.”. A mensagem do Pedro é bem clara: “O que é mais importante para mim não é a luz, mas a pessoa. A fotografia pode ser uma injeção de cura, por isso quero que as pessoas se sintam felizes, realizadas por sua autoestima e vejam que estão vivendo algo surpreendente naquele momento.”

Thiago Silva – Domine o seu Talento

“Eu não poderia me chamar de fotógrafo só porque eu tinha uma câmera.”.

? Thiago Silva 

IG: @thiago_silvaphotos 

Thiago Silva é um fotojornalista com um sólido conhecimento em fotografia de moda e é sempre muito feliz em ser freelancer para um casamento ou evento profissional.

Após concluir sua graduação em Publicidade e Propaganda, ele trabalhou profissionalmente em ONGs e organizações sem fins lucrativos como Hamburgada do Bem, Mais Amor SP, Bem da Madrugada, Comida Pra Quem Precisa, e muitas outras.

Seu CV fala por si, mas o fato de ele só ter pegado uma câmera em 2018 é suficiente para plantar a semente da incerteza na cabeça de Thiago. “Eu fotografei tudo, desde ensaios a eventos gratuitos, mas eu fazia sem nenhum interesse; era tudo pelo hobby e conhecimento.”.

É impossível imaginar o que está passando pela cabeça de outra pessoa, mas sabemos que a sensação de duvidar de si mesmo é muito comum. Thiago só conseguiu um trabalho remunerado como fotógrafo em 2019, portanto, ele teve um ano inteiro de trabalhos voluntários para se dedicar à sua paixão e expandir seus conhecimentos em um ofício bastante particular e complexo.

Como artista, o problema é encontrar uma forma sustentável de ganhar dinheiro. Thiago sabe que o seu site é valioso, ainda que seja acessível e fácil de mantê-lo. “Eu criei meu site sozinho”, disse ele, “com dificuldade, mas criei”.

“Com um site, você tem muito mais credibilidade no mercado, e você pode mostrar seu portfólio para uma lista global de clientes. Seu site é a sua casa, e com a ajuda do analytics, você sabe quem entrou nele e por quê.”.

Como qualquer pessoa que tenha sido paga por sua arte já deve saber, a sensação é a de reafirmação da vida instantânea e, ao mesmo tempo, promete que vai acontecer de novo. Mesmo que você não saiba quando isso pode acontecer, todo artista pode aprender com as palavras de Thiago. 

“Não compare seu trabalho com o de outro profissional. Você deve sempre procurar novas referências, mas nunca pense que o trabalho de outra pessoa é melhor que o seu Senão, tudo o que você terá é frustração e não conseguirá evoluir.”. 

A Hostinger tem orgulho de homenagear artistas e capacitar empresários, donos de pequenas empresas e freelancers em todo o mundo, tornando a hospedagem e a criação de sites acessíveis a todas as pessoas.

Compartilhe a sua história.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.