Minecraft Segundo os Funcionários da Hostinger: A Imaginação é o Limite

Minecraft Segundo os Funcionários da Hostinger: A Imaginação é o Limite

Você pode até achar que o Minecraft é um tipo de LEGO virtual. Mas aqui seu bloco branco de LEGO pode se transformar, com facilidade, em um bloco verde, vermelho, azul ou de qualquer outra cor, isso tudo em segundos. Você pode girá-lo ou invertê-lo de acordo com o que você precisa. Nesse jogo não há limites que restrinjam sua imaginação. 

Esse jogo foi  lançado em 2011, mas a sua popularidade continua crescendo até hoje. A Hostinger se mantém antenada nas últimas tendências do mundo dos games. Por isso, oferecemos planos de Minecraft hosting para atender às necessidades de cada jogador. Ficamos muito felizes em ter verdadeiros fãs de Minecraft na nossa equipe. O desenvolvedor da Hostinger, Tautvydas Dulskis, o administrador de TI WorkSpace, Eimantas Miežalis, o Especialista Júnior em Sucesso do Cliente, Paulius Naudžiūnas e a Designer UX/UI, Ana Jurša compartilham suas impressões sobre o Minecraft e a experiência de jogo no servidor. 

A Lógica Por Trás do Minecraft e a Forma Como Jogamos

Tautvydas Dulskis, Desenvolvedor

Tautvydas desccreve o Minecraft como um jogo que ajuda a criar coisas com liberdade sem limites — usar blocos e montar seu próprio computador, construir galerias de artes, programar seus próprios mods, ou convidar amigos para explorar o mundo Minecraft junto com você. Ele conhece o Minecraft desde 2004-2005 — desde a primeira versão Alpha, quando só existia apenas um bloco de desenvolvimento. Hoje em dia, Tautvydas e sua esposa gostam de construir suas próprias cidades no Minecraft e têm certeza de que seus filhos vão se juntar a eles quando começarem a usar computador.

Eimantas Miežalis, Administrador de TI WorkSpace

Diferente de Tautvydas, Eimantas vê o Minecraft como uma tela em branco em que você pode usar blocos para desenhar o que você quiser, afinal de contas, sua imaginação é o limite. Alguns jogadores aqui são construtores; outros gostam mais da parte técnica.

Algumas pessoas desenvolveram suas carreiras com o auxílio do Minecraft; outras compuseram paródias de Minecraft, esta da música da Lady Gaga. Mas todos são convidados a usar o Minecraft para coisas diferentes, já que existe uma infinidade de possibilidades no jogo. Eimantas começou a jogar Minecraft aos oito anos. Quem o ensinou a jogar foi um outro jogador lituano que ele conheceu online. Na adolescência, ele começou a criar vários servidores que exigiam conhecimento técnico, e também aprendeu a linguagem de programação JAVA enquanto criava diversos plugins, mods, extensões etc. Agora o Minecraft tem gostinho de infância para Eimantas — principalmente durante a quarentena, mesmo depois de adulto, esse jogo ainda o atrai.  

Para todas as idades

O Minecraft não tem limite de idade; os próprios desenvolvedores tentam adaptar cada vez mais o jogo para os jogadores mais novos, até mesmo para as crianças da primeira série. O jogo ensina as crianças a programarem, escrever códigos, e pensar de forma lógica ao aplicarem as estruturas Minecraft com modificações espaciais. Além disso, as crianças começam a jogar porque há uma variedade de opções para testar novas coisas e socializar.

Já os adolescentes, por estarem mais familiarizados com a programação, podem desenvolver mods que ficam populares entre os jogadores, compartilhar suas descobertas e criar comunidades. Os jogadores com mais de 20 anos, por sua vez, tendem a se dedicar mais ao processo criativo — programação, desenvolvimento de modpacks mais sofisticados, ou criação de instalações artísticas. 

Ana Jurša, Designer UX/UI

A Designer UX/UI da Hostinger, Ana, acredita que o Minecraft se destaca da maioria dos jogos para computador — ele tem uma interface gráfica diferenciada e as infinitas possibilidades de jogo, com certeza, garante uma vantagem tremenda entre os demais jogos. A inesgotabilidade leva o jogo a ter o sucesso que tem, além de não ter um único objetivo ou fim. No Minecraft, tudo, absolutamente tudo, depende somente do jogador. O objetivo do modo sobrevivência é — como o próprio nome já diz — sobreviver, completar missões, cuidar de materiais, melhorar o nível das ferramentas; enquanto no modo criativo, o jogador pode raciocinar e definir seus próprios objetivos, além de ter acesso a recursos infinitos. Os fãs de Minecraft podem usar o princípio da arte para criar paisagens, arquiteturas, ou até mesmo fazer pinturas. Ele pode não encher os olhos de quem procura um objetivo específico, mas quando damos chance a ele, entendemos a essência do Minecraft e o redescobrimos. 

Paulius Naudžiūnas, Especialista Júnior em Sucesso do Cliente

Nosso Especialista Júnior em Sucesso do Cliente, Paulius joga Minecraft há quase 10 anos e acredita que este jogo é tão valorizado entre os gamers justamente por sua expansibilidade e a liberdade que dá aos jogadores de jogarem como e o que quiserem. Um jogador pode criar suas próprias regras. Além de tudo isso, o Minecraft é super acessível em todos os tipos de dispositivos e conta com a tecnologia crossplay. Tá cansado da aparência do jogo? Adicione packs extras, packs de recursos, de sons, shaders, mods, e crie um jogo totalmente novo e voltar a virar noites jogando. 

O conceito do jogo Minecraft continua o mesmo desde o inicio, ainda que sejam lançados diversos jogos com a mesma proposta. Tautvydas observa que Fortnite ou Rodblox são jogos bem antigos: ambos têm capacidade limitada, então competir com o Minecraft é impossível. O Minecraft se concentra em jogos totalmente diferentes e específicos. Enquanto o Fornite oferece diversos cenários para uma experiência de tiro em primeira pessoa, o Minecraft te dá ferramentas e você faz o que quiser com elas. 

Minecraft Como Uma Ferramenta Valiosa Para a Sua Carreira e Vida Pessoal

Hoje em dia, o YoutTube virou um meio que pode gerar lucros quando cresce a audiência. Os YouTubers ajudam os fãs de Minecraft a ficarem por dentro das atualizações dando dicas de quais novos mods, novidades e modpacks valem a pena testar. Muitos deles se preocupam em criar conteúdos para toda a família; portanto, se você gosta de filmar, editar e postar vídeos no YouTube, então essa pode ser sua chance de lucrar com isso. Mas, como nem tudo são flores, a gente precisa dizer que a concorrência é grande, então uma dica é sempre inovar nos conteúdos. 

Além dos YouTubers, tem também os construtores — eles ganham dinheiro criando mapas solicitados por jogadores. Um ótimo exemplo de construtor é o MineZ Map (plataforma em inglês) Se você trabalha com arte, você sempre pode construir uma galeria de arte ou criar uma exposição para apresentar seus produtos no Minecraft, pode ser um design de carro, um banner publicitário, ou um edifício. Para os desenvolvedores, o Minecraft é uma tela em branco gigante em que podem testar seus projetos dos sonhos e torná-los realidade. Tudo aparece em 3D, tem sombras e até a luz cai, como na vida real! E o melhor: tudo isso é grátis! 

Muito mais que só um jogo

Eimanyas destaca ainda a oportunidade de conhecer pessoas, trocar contatos e fazer parte de grupos, afinal, o mundo do Minecraft tem uma comunidade imensa de usuários. Um dos projetos mais conhecidos da comunidade Minecraft está em andamento: um mapa colossal que corresponde ao do mundo real, algo antes inimaginável. O objetivo é reconstruir um mundo real online com edifícios corretos; um projeto gigante no qual os funcionários da Hostinger querem muito participar. Por exemplo, todos os pontos turísticos internacionais (como a Torre Eiffel, a Torre de Londres, e a Praça Vermelha de Moscou) são feitos com precisão — é possível entrar e até explorar os locais. Você anda pelas ruas do mundo virtual e sente que está no mundo real.

Ana considera os jogos para PC importantes e divertidos e até os compara a uma espécie de terapia — eles te fazem pensar de forma mais criativa e ajuda a fugir da rotina da vida real. Esse tipo de jogo ajuda a distrair, a resolver outros problemas que não sejam aqueles do nosso cotidiano. O Minecraft me ajudou a sobreviver e socializar com outras pessoas a distância, principalmente durante a quarentena, quando tudo estava fechado a não podíamos ir a lugar nenhum. Lá está ele: um mundo inteiro em um só lugar, um mundo em que podemos explorar, criar e viajar. 

Paulius também enfatiza o lado social do jogo — jogar Minecraft com a namorada ajuda a fortalecer a relação! Além disso, os funcionários da Hostinger são convidados a participar da sua comunidade de fãs de Minecraft e a jogar no nosso servidor. Já temos um logo e agora planejamos construir o nosso escritório em breve. 

Criando seu Próprio Servidor Minecraft

Paulius garante que ter seu próprio servidor é incrivel. Criar seu próprio servidor significa é sinônimo de você estar no comando: você dita as regras, instala seus plugins , mapas e mods. Quem planeja jogar somente com amigos precisa ter um servidor próprio, pois assim seu mapa fica protegido contra ataques de pessoas aleatórias e dos griefers. 

Eimantas acrescenta ainda que ter seu próprio servidor faz o jogo ficar ainda mais interessante: desbloqueia pacotes com vários recursos extras, permitindo que você tome as decisões, sem envolver o dono de outro servidor. Você ainda pode convidar amigos de diferentes partes do mundo para jogar no seu próprio servidor. Já Tautvydas tem um computador na garagem dedcado somente ao seu servidor, assim ele sabe que sempre que ligar o computador tudo estará do mesmo jeito que deixou, sem que nada esteja destruído. Quando se sabe que o risco de alguém encontrar seu endereço de IP é bastante alto e nem todo mundo consegue arcar com toda a segurança necessária, ter o seu próprio servidor é uma ótima opção. 

A Hospedagem de Servidor de Minecraft da Hostinger

Os planos da Hostinger são ideais para as pessoas que não têm tanto conhecimento técnico mas que querem tudo funcionando direitinho logo quando ligam seus computadores. Eimantas destaca também a equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, um serviço essencial que oferecemos a você logo quando contrata um plano de hospedagem. Nossa equipe de Sucesso do Cliente é muito focada nos clientes e está sempre disposta a te ajudar em qualquer situação, a qualquer momento. Uma vez, o cliente queria baixar um modpack de um jogo específico e não conseguiu. Um dos nossos agentes de Sucesso do Cliente baixou exatamente o pack do jogo em questão no próprio computador, procurou uma solução e resolveu o problema. 

Se você quer um servidor de médio porte e sem LAG para curtir seu jogo sem estresses, recomendados uma memória RAM entre 4GB e 8GB dedicada ao servidor. Mas, é claro, quanto mais capacidade de RAM você tiver, melhor para seu servidor. O paperspigot deve ser usado o tempo todo devido às otimizações pesadas realizadas no arquivo do servidor. A Hostinger oferece ainda uma solução perfeita e acessível para quem não tem um bom PC, uma conexão rápida e nem um IP estático. Ter um servidor resolve todos esses problemas e ainda permite que você curta um jogo sem LAG e leve como uma pena, e continua assim mesmo quando você convida os amigos. Deixamos aqui nosso convite para você conferir os 5 melhores servidores de hospedagem para Minecraft segundo o site bitcatcha.com para mais detalhes.

A fim de mostrar horizontes infinitos, Tautvydas, Eimantas, Ana e Paulius compartilham um pedacinho dos seus mundos Minecraft. Veja:

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.