Negócios Reais: Combate ao Desmatamento e Elegância
access_time
hourglass_empty
person_outline

Negócios Reais: Combate ao Desmatamento e Elegância

Se tem uma empresa que aposta tudo em sustentabilidade, essa empresa é a Paubrasil. Um pequeno grupo de criadores brasileiros, que leva o mesmo nome da árvore brasileira que quase foi extinta, reutiliza a madeira usada e a transforma em acessórios únicos. Embora a elegância seja importante, o objetivo final da Paubrasil é compartilhar conhecimento sobre a vida ecológica e sustentável, além de chamar a atenção para o rápido desmatamento no Brasil. Uma das cofundadoras da Paubrasil, Bia, nos conta um pouco mais sobre essa ideia.

Há 7 anos, quando Bia e Cayo criaram a Paubrasil, o mundo era um lugar diferente a respeito da sustentabilidade. Esse era um assunto e preocupação quase que exclusivos e promovidos por ambientalistas. A Paubrasil acreditava que materiais reciclados poderiam ser remodelados em grande estilo, enfatizando que o lixo de uma pessoa poderia, na verdade, ser transformado em uma obra-prima para outra pessoa.

“Tivemos vários desafios. O primeiro foi fazer as pessoas entenderem o conceito da marca. Hoje em dia as pessoas estão muito preocupadas com a sustentabilidade, com empresas que são mais cuidadosas com o meio ambiente, com os materiais utilizados em seus produtos. Então, hoje o ambiente é muito mais favorável para os negócios”

Bia, co-fundadora da Paubrasil

No começo, o conceito parecia estranho. Os clientes precisaram de um tempo para se adaptarem à ideia de usarmos restos de madeiras para fazermos acessórios como capinhas de celular, luminárias ou abridores de lata. Mas com o passar do tempo, o conceito começou a ser visto com mais naturalidade porque as pessoas entendiam que cada acessório era único, feitos de peças únicas de maneira e moldados para se tornarem um objeto decorativo.

Bia e Benvenuto — criadores da Paubrasil

Cada peça tem uma história única, pois o material usado vem de florestas, canteiros de obras ou até mesmo de praias. Os acessórios da Paubrasil já têm um passado, é por isso que as pessoas se encantam tanto com eles. A ideia era respeitar os materiais de construção e aceitá-los como eles são, dando personalidade, paixão e identidade aos produtos e, ao mesmo tempo, reforçar de que precisamos acabar com o desmatamento. Até o nome da empresa tem raízes ambientalistas, pois o nome “pau-brasil” veio de uma árvore brasileira que quase foi extinta.

“Tentamos nos afastar de materiais mais tradicionais como o plástico. O mercado já está saturado dessas coisas, por isso sempre tentamos trabalhar com materiais inusitados, incomuns, como a madeira. Nem as nossas embalagens usam plástico. É tudo feito de papel e criado dentro da empresa”.

Bia

Bia é certa de uma coisa: a Paubrasil se esforça para ser diferente, evitando produtos químicos e poluentes, nem coisas simples, como a cola, são usadas. A missão da empresa é promover a beleza artesanal sem prejudicar o meio ambiente, combatendo, assim, o desmatamento.

Embora a equipe seja pequena — formada por pouco mais de 10 pessoas —, eles conseguiram conquistar um número significativo de seguidores nas redes sociais, com mais de 53 mil seguidores no Instagram. A Bia sabe que muitas pessoas veem as redes sociais como o lugar perfeito para fazer compras. Mas o site da Paubrasil ainda continua sendo a parte mais importante da empresa, e o plano de Hospedagem Cloud da Hostinger deixa essa jornada ainda mais linda. Ela ainda complementa dizendo que “ter um site é essencial para o crescimento de qualquer negócio”.

Já usou os serviços da Hostinger? Quer aparecer nos Negócios Reais? Adoraríamos contar a sua história. Fale com a gente pelo e-mail negociosreais@hostinger.com.

O autor

Author

Bruna Vidanya / @brunadutra

Bruna Vidanya é estudante de Letras Tradução Inglês na Universidade de Brasília, e trabalha como tradutora na Hostinger Brasil. Já estagiou como tradutora no Senado Federal e teve sua primeira tradução de um livro infanto-juvenil publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra sua paixão escrevendo artigos para o blog da Hostinger com muito carinho. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com seus dois cachorrinhos, Madonna e Snoop, ver séries (as sitcoms são suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.

Histórias relacionadas

Deixe uma resposta

Por gentileza, preencha os campos solicitados.Marque o campo de aceitação da privacidade.Favor preencher os campos solicitados e marcar o campo de aceitação da privacidade.

Comentar

Nome*

E-mail*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thank you! Your comment has been successfully submitted. It will be approved within the next 24 hours.

Faça parte da Hostinger agora!