Paubrasil: Combate ao Desmatamento e Elegância

Paubrasil: Combate ao Desmatamento e Elegância

Se tem uma empresa que aposta tudo em sustentabilidade, essa empresa é a Paubrasil. Um pequeno grupo de criadores brasileiros, que leva o mesmo nome da árvore brasileira que quase foi extinta, reutiliza a madeira usada e a transforma em acessórios únicos. Embora a elegância seja importante, o objetivo final da Paubrasil é compartilhar conhecimento sobre a vida ecológica e sustentável, além de chamar a atenção para o rápido desmatamento no Brasil. Uma das cofundadoras da Paubrasil, Bia, nos conta um pouco mais sobre essa ideia.

Há 7 anos, quando Bia e Cayo criaram a Paubrasil, o mundo era um lugar diferente a respeito da sustentabilidade. Esse era um assunto e preocupação quase que exclusivos e promovidos por ambientalistas. A Paubrasil acreditava que materiais reciclados poderiam ser remodelados em grande estilo, enfatizando que o lixo de uma pessoa poderia, na verdade, ser transformado em uma obra-prima para outra pessoa.

“Tivemos vários desafios. O primeiro foi fazer as pessoas entenderem o conceito da marca. Hoje em dia as pessoas estão muito preocupadas com a sustentabilidade, com empresas que são mais cuidadosas com o meio ambiente, com os materiais utilizados em seus produtos. Então, hoje o ambiente é muito mais favorável para os negócios”

Bia, co-fundadora da Paubrasil

No começo, o conceito parecia estranho. Os clientes precisaram de um tempo para se adaptarem à ideia de usarmos restos de madeiras para fazermos acessórios como capinhas de celular, luminárias ou abridores de lata. Mas com o passar do tempo, o conceito começou a ser visto com mais naturalidade porque as pessoas entendiam que cada acessório era único, feitos de peças únicas de maneira e moldados para se tornarem um objeto decorativo.

Bia e Benvenuto — criadores da Paubrasil

Cada peça tem uma história única, pois o material usado vem de florestas, canteiros de obras ou até mesmo de praias. Os acessórios da Paubrasil já têm um passado, é por isso que as pessoas se encantam tanto com eles. A ideia era respeitar os materiais de construção e aceitá-los como eles são, dando personalidade, paixão e identidade aos produtos e, ao mesmo tempo, reforçar de que precisamos acabar com o desmatamento. Até o nome da empresa tem raízes ambientalistas, pois o nome “pau-brasil” veio de uma árvore brasileira que quase foi extinta.

“Tentamos nos afastar de materiais mais tradicionais como o plástico. O mercado já está saturado dessas coisas, por isso sempre tentamos trabalhar com materiais inusitados, incomuns, como a madeira. Nem as nossas embalagens usam plástico. É tudo feito de papel e criado dentro da empresa”.

Bia

Bia é certa de uma coisa: a Paubrasil se esforça para ser diferente, evitando produtos químicos e poluentes, nem coisas simples, como a cola, são usadas. A missão da empresa é promover a beleza artesanal sem prejudicar o meio ambiente, combatendo, assim, o desmatamento.

Embora a equipe seja pequena — formada por pouco mais de 10 pessoas —, eles conseguiram conquistar um número significativo de seguidores nas redes sociais, com mais de 53 mil seguidores no Instagram. A Bia sabe que muitas pessoas veem as redes sociais como o lugar perfeito para fazer compras. Mas o site da Paubrasil ainda continua sendo a parte mais importante da empresa, e o plano de Hospedagem Cloud da Hostinger deixa essa jornada ainda mais linda. Ela ainda complementa dizendo que “ter um site é essencial para o crescimento de qualquer negócio”.

Já usou os serviços da Hostinger? Quer aparecer nos Negócios Reais? Adoraríamos contar a sua história. Fale com a gente pelo e-mail negociosreais@hostinger.com.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.