Como Escrever um Blog: 10 Dicas Práticas para Iniciantes

Como Escrever um Blog: 10 Dicas Práticas para Iniciantes

Os blogs continuam sendo uma das formas mais populares e eficazes de compartilhar informações, ideias e histórias com um público amplo. Quando seu site gera tráfego orgânico de forma consistente, você pode até ganhar dinheiro na internet e traçar estratégias sólidas de marketing digital.

Considerando isso, escrever seu primeiro post de blog pode ser um desafio, porque você precisa prestar atenção à qualidade e à relevância do seu conteúdo. Entretanto, com a abordagem correta, escrever um artigo pode se tornar uma tarefa agradável e bem-sucedida.

Neste artigo, mostraremos 10 dicas de como escrever um blog que não seja apenas favorável à SEO, mas também relevante e útil para o seu público. Vamos lá?

Um blog é um tipo de site que é atualizado regularmente com artigos, geralmente escritos em um estilo informal. Ele pode servir a vários propósitos, desde diários pessoais até plataformas profissionais. Os blogs são uma forma dinâmica de compartilhar conhecimento e envolver um público global. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre o que é um blog.

Como Escrever um Blog Passo a Passo

Do planejamento à execução, aqui estão as dez etapas de como escrever um post de blog.

1. Conheça seu Público

Um público-alvo é um grupo específico de pessoas com maior probabilidade de se interessar por seu conteúdo, produtos ou serviços. O foco nesse grupo maximiza a relevância e o impacto do seu blog, ajudando você a comunicar ideias ou vender produtos com eficiência.

Entender seu público-alvo também ajuda a definir o estilo e o tom de voz da sua escrita. Por exemplo, um tom casual funciona melhor com jovens adultos ou usuários que gostam de ler blogs para entretenimento. 

Por outro lado, um tom formal e informativo funciona melhor se você estiver se dirigindo a profissionais de um setor específico.

Para saber quem é seu público-alvo, comece escolhendo o nicho de seu blog para obter insights relevantes. Seu nicho ajudará a moldar o perfil do seu público-alvo. Em seguida, considere estes aspectos fundamentais ao traçar o perfil do seu público:

  • Dados demográficos, como idade, gênero, local, escolaridade e renda.
  • Dados psicográficos, como interesses, comportamentos, valores e estilo de vida.

Se você já tem um site, use o Google Analytics ou o Google Ads para analisar os dados demográficos e psicográficos do seu público. Já nas mídias sociais, verifique as ferramentas de análise de dados no Instagram, Facebook ou TikTok para ter uma ideia de quem é o seu público.

Depois de definir o nicho e o perfil do público certo, crie uma persona de leitor. Construa a persona para te ajudar a decidir como criar uma postagem de blog que agrade a ele.

2. Pesquise Assuntos Relevantes

A seleção de um tópico relevante para o blog ajuda a aumentar a visibilidade do seu artigo nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) e gera ideias valiosas de posts de blog, que podem atrair os leitores.

Há duas maneiras de encontrar assuntos relevantes. Primeiro, entenda a intenção da pesquisa. As intenções de busca são o objetivo por trás da pesquisa do usuário em um mecanismo de busca — ou seja, é o que o usuário espera encontrar ou alcançar quando digita seus termos de pesquisa.

Os principais tipos de intenção de pesquisa são os seguintes:

  • Informativo. Busca de informações ou respostas a perguntas (exemplo: “Quando nasceu Steve Jobs?”).
  • Navegacional. Busca por um site ou página específica (exemplo: “Facebook”).
  • Transacional. Intenção de fazer uma compra ou concluir outra transação on-line (exemplo: “comprar smartphone”).
  • Comercial. Comparação de produtos ou serviços antes de tomar uma decisão de compra (exemplo: “tv lg ou samsung”).

Dependendo das intenções de pesquisa do seu público-alvo, decida o formato das postagens do seu blog. O conteúdo informativo funciona bem com listas e guias, o comercial com visões gerais de serviços ou produtos e o transacional com resenhas ou tutoriais.

Também recomendamos acessar o Answer the Public para descobrir as perguntas e os tópicos mais frequentes em seu nicho. Os insights dessa plataforma de escuta podem gerar ideias relevantes de posts de blog que atendam aos interesses de seu público.

Por exemplo, abaixo está o resultado da pesquisa para o termo “escrever artigo de blog”.

resultados do termo "escrever artigo de blog" no answer the public

Depois de decidir sobre os assuntos, é hora de fazer a pesquisa de palavras-chave. As palavras-chave relevantes não apenas te orientam na criação do conteúdo, mas também melhoram a otimização para mecanismos de busca (SEO) do blog, dando-lhe uma vantagem sobre os seus concorrentes.

Sugestão de Leitura

Descubra dicas mais detalhadas sobre como fazer pesquisa de palavras-chave e otimizar seu conteúdo neste tutorial de SEO para blogs.

Use ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google ou o Verificador de dificuldade de palavras-chave gratuito da Ahrefs para encontrar palavras-chave associadas às suas ideias de tópicos. Essas ferramentas de pesquisa fornecem dados valiosos sobre o volume de tráfego e a dificuldade das palavras-chave.

Para blogueiros iniciantes, recomendamos focar em palavras-chave com volume de tráfego mais alto e uma classificação de dificuldade mais baixa. Esse equilíbrio aumenta a probabilidade de obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Abaixo está um exemplo do termo “assuntos para blog” e sua pontuação de dificuldade com base no verificador da Ahrefs.

resultados do termo "assuntos para blog" no ahrefs

Sugestão de Leitura

Uma das melhores dicas para começar a escrever um blog rapidamente é salvar suas ideias de assuntos e a lista de palavras-chave em um documento ou em uma ferramenta de planejamento de conteúdo. A longo prazo, isso pode economizar seu tempo ao escrever os próximos artigos do blog.

3. Planeje sua Postagem no Blog

A maneira mais fácil de planejar uma publicação no seu blog é criar um esboço. Isso funciona como um roteiro, ajudando a estruturar o fluxo de sua postagem para melhorar a legibilidade e o engajamento.

Antes de criar um esboço de artigo, comece selecionando os tópicos relevantes que você reuniu e escolha um que se alinhe bem com seu público-alvo e sua estratégia de conteúdo. Depois disso, siga as etapas a seguir:

  • Escolha um título atraente. Escreva títulos descritivos e concisos para chamar a atenção. Esse é o primeiro elemento que os leitores veem, portanto, certifique-se de que ele reflita com precisão o conteúdo da sua postagem.
  • Crie uma estrutura de subtítulos. Use títulos e subtítulos claros para organizar o conteúdo e ajudar os leitores a navegar pela publicação.
  • Estruture o conteúdo do artigo. Da introdução à conclusão, esboce um resumo do conteúdo de cada subtítulo do blog para estabelecer um fluxo claro de informações. Isso ajuda a agregar valor à publicação do seu blog.
  • Adicione uma palavra-chave de foco. Integre a palavra-chave naturalmente nos títulos e em toda a postagem para aprimorar o SEO e, ao mesmo tempo, manter o valor do conteúdo.
  • Adicione palavras-chave relacionadas. Liste e coloque termos relevantes de sua pesquisa que apoiem a palavra-chave de foco. Mostraremos como fazer isso na etapa sete do artigo.
  • Tenha em mente a contagem de palavras. Em geral, um post de blog padrão deve ter cerca de 1.500 a 2.000 palavras. No entanto, você pode ajustar isso com base em sua intenção e no escopo do tópico.
  • Alinhe-se com a intenção de pesquisa. Adapte cada seção do seu esboço para corresponder à intenção de pesquisa por trás do seu tópico. Certifique-se de que cada parte de sua postagem contribua para atender às necessidades do leitor.
  • Inclua recursos visuais e multimídia. Considere onde as imagens e os vídeos serão colocados em sua postagem. As publicações de blog de alta qualidade geralmente têm mídias relevantes para dar um respiro no texto e adicionar apelo visual.
  • Adicione uma chamada para ação. Converta os leitores incluindo uma chamada para ação (CTA) no final da publicação, como assinar o boletim informativo, comprar um produto ou deixar um comentário.

4. Configure seu Blog

A escolha de uma plataforma é uma das etapas mais essenciais para iniciar um blog. Embora existam muitas opções disponíveis, como o sistema de gerenciamento de conteúdo do WordPress, amplamente utilizado, vamos nos concentrar no uso do Criador de Sites da Hostinger para este artigo.

A partir de R$6.99/mês, o Criador de Sites da Hostinger tem um conjunto de recursos importantes que facilitam a criação e o crescimento do seu blog:

  • Templates para blogs. Escolha entre mais de 150 templates gerais ou 20 templates de blog para se adequar ao seu nicho. Todos os designs são intuitivos e compatíveis com dispositivos móveis.
  • Hospedagem e domínio incluídosConecte um domínio existente ou obtenha um domínio de blog personalizado gratuito ao optar pelo plano de 48 meses. Além disso, nosso criador oferece hospedagem rápida e confiável, para que você não precise se preocupar com os aspectos técnicos.
  • Interface fácil de arrastar e soltar. Basta escolher os elementos que deseja adicionar à página do seu blog, como caixas de texto, imagens, vídeos ou botões de mídia social, e arrastá-los para o lugar desejado. Não precisa mexer em código.
  • Ferramentas de SEO incorporadas. Otimize o conteúdo do seu blog e melhore a visibilidade nos mecanismos de pesquisa com várias ferramentas de SEO, como um gerador de sitemap e um editor de meta títulos e meta tags.

O Criador de Sites da Hostinger também tem uma ferramenta de IA para ajudar na escrita dos artigos, que abordaremos na próxima etapa.

5. Escreva seu Primeiro Post no Blog

Com o esboço, os títulos, as palavras-chave e a ideia central do conteúdo prontos, é hora de começar a escrever o corpo do post do blog.

Ao escrever artigos, lembre-se de manter os parágrafos curtos, pois os leitores tendem a passar o olho pelo artigo antes de decidir pela leitura. Crie um primeiro rascunho antes de começar a escrever para se manter no caminho certo. Além disso, use palavras de transição para melhorar o fluxo de leitura e para manter a atenção dos leitores.

Também é importante escolher um ângulo único ou um problema para resolver — afinal, uma boa postagem de blog geralmente aborda problemas comuns ou oferece soluções práticas aos leitores. Dependendo do tipo de blog, você também pode compartilhar seu ponto de vista e suas experiências pessoais para tornar o conteúdo mais identificável e confiável.

Hoje em dia, você também pode contar com a ajuda de ferramentas de terceiros, como o ChatGPT, para blogar. No entanto, isso significa depender de outra plataforma para realizar tarefas básicas relacionadas ao seu blog.

Como alternativa, os usuários podem aproveitar a ferramenta Escritor IA, integrada no Criador de Sites da Hostinger, para acelerar o processo de escrita. Como ela está incluída em todos os planos do nosso construtor de sites, você pode editar seu site e criar conteúdo usando IA na mesma interface.

A ferramenta funciona gerando conteúdo com base nas informações que você fornece. Selecione o tom de voz, o tamanho do conteúdo e a descrição da postagem. Quando estiver pronto, clique em Criar conteúdo.

escritor IA: ferramenta de escrita de postagens e artigos para blog no criador de sites da Hostinger

Em seguida, ajuste o conteúdo de acordo com suas preferências. Você também pode usar o Escritor IA como referência, como um primeiro rascunho, uma ferramenta de brainstorming ou simplesmente para superar o bloqueio de criatividade. Com seus múltiplos usos, esta é uma ferramenta muito útil para a criação e edição de postagens.

Por fim, é essencial escrever uma conclusão sólida para seu artigo. Resuma os pontos principais, acrescente conclusões valiosas e inclua uma chamada para envolver os leitores. Alguns dos exemplos mais comuns de call-to-action incentivam os leitores a:

  • Escrever um comentário.
  • Compartilhar opiniões sobre o tópico.
  • Assinar seu boletim informativo.
  • Comprar seu produto ou serviço.
  • Fazer o download de um e-book ou de outros materiais de aprendizagem.

6. Adicione Elementos Visuais

Para aprimorar ainda mais sua postagem, considere incorporar elementos multimídia, como imagens e vídeos. Vamos começar com a imagem em destaque.

Semelhante às miniaturas do YouTube, uma imagem em destaque serve como a primeira impressão para os possíveis leitores. Portanto, é importante que ela seja de alta qualidade, atraente e relevante para o seu conteúdo.

Em seguida, comece a adicionar imagens em sua postagem para ajudar os leitores a reter melhor as informações. Crie suas próprias imagens ou use fotos de banco de imagens baixando-as de sites sem direitos autorais, como Unsplash ou Pixabay.

Além de adicionar imagens relevantes, aqui estão mais alguns elementos visuais a serem considerados:

  • InfográficosOs infográficos podem aumentar o tráfego do site em até 12% e são excelentes para educar os leitores. Use o Canva ou o Piktochart para criá-los.
  • Vídeos. A inclusão de vídeos em sua postagem de blog pode gerar três vezes mais links de entrada em comparação com postagens sem vídeos. Se você tiver um canal no YouTube, incorporar seu vídeo pode ser uma ótima fonte de backlinks.
  • Ilustrações. Uma excelente alternativa às imagens de banco de imagens, o uso de ilustrações pode ajudar a melhorar a exclusividade do seu blog.
  • Capturas de tela. As capturas de tela funcionam bem em guias de instruções com dicas práticas para os leitores seguirem.
  • Gráficos e tabelas. Simplifique os dados numéricos e torne-os mais atraentes para os leitores. Use ferramentas como o Google Planilhas ou o Excel para criar gráficos e tabelas rapidamente.

Seja qual for o elemento visual escolhido, o Criador de Sites da Hostinger ajuda a adicionar arquivos multimídia facilmente. Basta selecionar a opção Adicionar Elementos, escolher Imagem ou Vídeo e, em seguida, carregar ou vincular seu conteúdo.

menu adicionar elementos no criador de sites da hostinger

7. Otimize sua Postagem no blog para os Leitores e para SEO

A otimização das publicações do seu blog é essencial por dois motivos principais: melhorar a legibilidade para o seu público e aumentar a visibilidade nos mecanismos de pesquisa. Vamos explorar como otimizar as postagens do seu blog para os leitores e para o SEO.

Otimizando para Leitores

Para tornar as postagens do seu blog mais fáceis de ler, comece usando títulos e cabeçalhos claros e concisos. Divida seu texto em parágrafos mais curtos para melhorar a legibilidade e procure usar a regra das três frases por parágrafo.

Use listas e bullet points quando possível, para garantir uma estrutura e um fluxo claros em sua postagem. Esses recursos facilitam a leitura e a compreensão de detalhes importantes pelos leitores.

Além disso, mantenha a coerência com seu estilo de redação e tom de voz, que devem estar alinhados com seus leitores-alvo. Além de permanecer fiel à sua marca, isso também ajuda a criar uma conexão com seu público.

Otimização para SEO

Há algumas maneiras de otimizar seu blog para SEO. Como mencionamos anteriormente, inclua palavras-chave para ajudar a melhorar as classificações nos mecanismos de busca. Aqui estão algumas estratégias que você pode seguir:

  • Adicione sua palavra-chave de foco nas três primeiras frases de seu artigo.
  • Adicione palavras-chave aos títulos ou subtítulos.
  • Adicione palavras-chave de cauda longa sempre que possível.
  • Use ferramentas como o SurferSEO para ajudar a determinar quantas palavras-chave devem ser adicionadas.

Em seguida, crie uma meta descrição e um título atraentes para sua postagem. Mantenha o tamanho do meta título entre 50 e 60 caracteres e o da descrição entre 150 e 160 caracteres. Isso garante que eles serão totalmente exibidos nos resultados de pesquisa.

Com o Criador de Sites da Hostinger, você obterá insights sobre oportunidades de SEO para cada página do seu blog. A captura de tela abaixo mostra uma página de site parcialmente otimizada, que não possui o título e a descrição de SEO necessários para os mecanismos de pesquisa.

Além disso, o Criador de Sites da Hostinger permite que você adicione textos alternativos às imagens. Esses textos alternativos não apenas melhoram a acessibilidade do site, mas também ajudam no SEO, fornecendo palavras-chave para os mecanismos de pesquisa indexarem.

Semelhante ao conteúdo do blog, você pode usar nossa IA para gerar sugestões de texto alternativo das imagens.

configurações de imagem no criador de sites da hostinger

Ao prestar atenção à experiência do leitor e às práticas recomendadas de SEO, você pode aumentar o desempenho e a visibilidade das publicações do seu blog.

8. Publique e Divulgue os Posts do seu Blog

Antes de publicar o post do blog, reserve um momento para revisar os erros de ortografia e visualizar a aparência do post em diferentes dispositivos. Quando estiver satisfeito com o conteúdo e a estrutura do artigo, publique o post do blog.

Agora, promova sua postagem para atingir um público mais amplo. Aqui estão algumas estratégias de compartilhamento em redes sociais para as publicações do seu blog:

  • Trechos. Compartilhe trechos intrigantes ou insights de sua publicação para aumentar o interesse.
  • Proposta de valor. Comunique claramente o que os leitores ganharão ao ler sua publicação. Associe esse valor ao contexto geral do seu conteúdo de mídia social.
  • Posicionamento do link. Considere adicionar o link do post do blog à sua bio das mídias sociais, tornando-o facilmente acessível aos leitores interessados.
  • Enquetes e pesquisas. Envolva seu público com enquetes ou pesquisas relacionadas ao seu conteúdo. Use os resultados como ponto de partida para uma conversa e crie um link para seu blog para obter informações mais detalhadas.
  • Colaboração com influenciadores. Faça parcerias com influenciadores de mídia social relacionados ao seu nicho para compartilhar seu conteúdo. O endosso deles pode ajudar a aumentar a visibilidade e a credibilidade do seu blog.

Se você tiver uma lista de e-mails de clientes, inclua sua publicação mais recente nas newsletters para avisar os assinantes sobre novos conteúdos, direcionando o tráfego de volta ao seu blog.

9. Estimule o Engajamento dos seus Leitores

Uma boa postagem de blog não se resume apenas à apresentação e à estrutura, mas também ao engajamento do leitor, pois isso promove a fidelidade e aumenta o interesse em seu conteúdo. A maneira mais fácil de conseguir isso é respondendo aos comentários do blog.

Responda prontamente aos comentários, pois isso mostra que você valoriza a opinião dos leitores e está ativamente envolvido no diálogo. Ao se esforçar para deixar suas respostas mais humanas e pessoais, você também pode transmitir uma compreensão e apreciação genuínas das perspectivas dos leitores.

Além disso, você pode criar uma comunidade online sólida incentivando ativamente a interação na seção de comentários. Envolva os leitores fazendo perguntas de seguimento para facilitar a discussão.

Depois de obter um engajamento sólido de seus leitores-alvo, comece a praticar estratégias para manter esse engajamento e transformar novos visitantes em visitantes recorrentes. Se estiver vendendo um produto ou serviço, é mais provável que os visitantes recorrentes se tornem seus clientes ou consumidores.

Aqui estão algumas estratégias para manter o engajamento dos leitores:

  • Seja consistente na apresentação de seu conteúdo. É fundamental definir o tom de voz, definir o tópico e planejar a próxima publicação do blog. A consistência promove a confiança e a confiabilidade, fazendo com que os leitores voltem para ler mais.
  • Publique regularmente. Procure publicar novos artigos em seu blog em uma frequência consistente. Crie um calendário editorial de conteúdo para ajudar a manter o controle. Você também pode criar conteúdo teaser para criar entusiasmo.
  • Estimule o compartilhamento social. Inclua botões de compartilhamento em mídias sociais nas publicações do seu blog para incentivar a participação dos leitores e atrair novos visitantes.
  • Ofereça recompensas pelo engajamento do leitor. Pode ser um brinde, acesso a conteúdo exclusivo ou descontos em seus produtos ou serviços.

Ao implementar essas estratégias, você pode manter um alto nível de envolvimento do público do seu próprio blog. Lembre-se de sempre ouvir o feedback e adaptar sua estratégia de marketing de conteúdo de acordo com ele para manter o público interessado.

10. Monitore e Atualize seu Blog

Monitorar e atualizar seu blog é uma parte crucial para manter sua relevância. Depois de publicar o conteúdo, o monitoramento regular permite que você entenda o desempenho das suas postagens e identifique as áreas que podem ser melhoradas.

Em geral, há dois motivos para atualizar sua postagem no blog. O primeiro é a estagnação dos números: se você perceber que o envolvimento ou o tráfego de uma publicação está diminuindo, talvez seja hora de atualizar o conteúdo.

O segundo motivo são as informações desatualizadas. Para tópicos sensíveis ao tempo ou que evoluem rapidamente, manter as informações atualizadas é essencial para manter a credibilidade e a utilidade.

Para atualizar seu blog e, ao mesmo tempo, preservar ou melhorar sua pontuação de SEO, considere as dicas a seguir:

  • Revise o conteúdo atual. Avalie a publicação para determinar quais seções precisam ser atualizadas. Observe métricas como taxa de rejeição, tempo na página e comentários de usuários para obter insights.
  • Atualize com valor agregado. Concentre-se em adicionar informações novas e valiosas à publicação, em vez de apenas fazer pequenos ajustes. Isso pode incluir dados mais recentes, novos desenvolvimentos ou explicações ampliadas de pontos complexos.
  • Atualize as palavras-chave. Analise o desempenho e as tendências atuais das palavras-chave. Atualize sua postagem para incluir palavras-chave relevantes e de alto desempenho, garantindo que elas sejam integradas naturalmente ao conteúdo.
  • Mantenha a estrutura do URL. Evite alterar o URL da postagem. Se for necessário fazer uma alteração, certifique-se de incluir um redirecionamento 301 do URL anterior para preservar o valor do link.
  • Atualize os links internos. Ao publicar novos conteúdos, adicione links internos a outras postagens para estimular mais engajamento, construir a autoridade de página e aprimorar a estrutura do site.
  • Data de republicação. Considere atualizar a data de publicação para refletir a atualização mais recente, sinalizando aos leitores e aos mecanismos de pesquisa que o conteúdo é relevante.

Conclusão

Escrever um blog é uma excelente estratégia de marketing digital e uma maneira propícia de criar um público e divulgar suas ideias. Bons blogs podem informar, entreter e motivar as pessoas, criando um grupo de leitores fiéis.

Para recapitular, aqui estão as dez etapas sobre como escrever uma boa postagem de blog:

  • Entenda seu público-alvo.
  • Pesquise tópicos relevantes.
  • Planeje sua postagem no blog.
  • Configure seu blog.
  • Escreva sua primeira postagem no blog.
  • Adicione elementos visuais.
  • Otimize a postagem do seu blog para os leitores e para o SEO.
  • Publique e promova seu blog em redes sociais e e-mail.
  • Interaja com seus leitores.
  • Monitore e atualize seu blog.

Criar um conteúdo de blog envolvente significa conectar-se com seus leitores. Certifique-se de seguir as práticas mais recomendadas, como aprimorar suas habilidades de escrita e desenvolver sua estratégia de SEO para garantir o sucesso a longo prazo. Boa sorte!

Como Escrever um Blog: Perguntas Frequentes

Leia as perguntas mais frequentes sobre como escrever posts de blog.

O Que é uma Postagem de Blog?

Uma postagem é um artigo de um blog. Trata-se de um texto que oferece insights, informações ou entretenimento sobre vários tópicos, refletindo os pontos de vista ou a experiência do autor.

Qual Deve ser o Tamanho do meu Primeiro Post no Blog?

O ideal é que uma postagem de blog tenha entre 1.500 e 2.000 palavras, equilibrando detalhes com boa legibilidade para envolver o público de forma eficaz. No entanto, essa não é uma regra rígida e pode ser ajustada de acordo com a intenção de pesquisa, o público-alvo e o tópico.

O Que Faz com que um Post de Blog seja Bem-Sucedido?

Um bom artigo de blog cativa o público com conteúdo valioso, um título atraente, escrita clara e elementos interativos, como recursos visuais e uma chamada para ação, gerando engajamento e compartilhamentos sociais.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.