Website

Como Criar Um Site de Afiliados com WordPress

aprenda como criar site para programa de afiliados usando o cms wordpress

Se você tem um site WordPress, saiba que é possível habilitar a inscrição de usuários com algumas ferramentas nativas da plataforma. Só que o CMS não oferece uma ferramenta específica para restringir o acesso de certos conteúdos (ou todos) apenas para membros afiliados. Para isso, você precisa de um plugin para criar site para programa de afiliados com o WordPress.

Neste tutorial, vamos explicar o que constitui um site de afiliados e apresentar 5 plugins para você criar um. São eles:

  1. Membership & Content Restriction.
  2. WP-Members.
  3. Ultimate Member.
  4. Simple Membership.
  5. Members.

Depois, vamos ensinar como criar um site de afiliados com um destes plugins. Temos muito assunto para cobrir. Então, vamos começar agora mesmo!

O Que é um Site de Afiliados do WordPress?

Se você possui a opção de criação de conta de usuário em seu site, então basicamente possui um site de afiliados. Isso inclui qualquer site que permita que os visitantes se cadastrem e se tornarem membros.

Mas, na maioria dos casos, não há tantos benefícios em habilitar o registro de usuários no WordPress para a maioria dos sites.

Por exemplo, se você possui um blog, os usuários cadastrados vão receber notificações sobre novos conteúdos. Mas esse é, basicamente, o único benefício.

Geralmente, os sites de afiliados legítimos são os que se enquadram nos seguintes critérios:

  • Possuem conteúdos que só podem ser acessados por quem é membro.
  • É necessário criar uma conta e, em alguns casos, é preciso pagar por uma assinatura para ter acesso aos conteúdos.
  • Os membros possuem seus próprios perfis, que podem ser customizados.
  • O site possui uma comunidade de usuários.

Quando se fala de sites de afiliados, geralmente trata-se de casos em que o usuário paga para acessar o conteúdo. Por exemplo, existem diversos sites de cursos online em que as aulas são restritas somente para os usuários com contas pagas.

Em outros casos, você pode criar uma comunidade ou fórum online em que somente inscritos possuem acesso ao conteúdo. Nessa situação, pode ser uma boa ideia cobrar uma taxa de inscrição única ou até mensal para qualquer usuário que queira interagir com a comunidade.

Se o seu objetivo é que todos acessem o seu site e visualizem todo o conteúdo, então você não precisa de um site de afiliados. Porém, se você acredita que um site com conteúdo somente para membros é uma boa ideia para seu negócio, então confira alguns plugins que podem te ajudar com isso.

5 Plugins WordPress para Criar Áreas Restritas em Sites de Afiliados

Todos os plugins que vamos abordar possuem uma coisa em comum: eles permitem a restrição ao acesso de certos conteúdos (ou o site inteiro) para um grupo específico de pessoas. Alguns dos plugins até permitem que você cobre pelos acessos, além de outras ferramentas.

Vamos conhecer o que cada plugin tem a oferecer, assim você poderá saber qual é o melhor para criar site para programa de afiliados.

1. Membership & Content Restriction

plugin membership content restriction

Membership & Content Restriction é uma solução completa que permite que você restrinja conteúdos e crie planos de assinaturas.

Com este plugin você pode definir diferentes planos de contas, cada uma delas com acesso à áreas específicas do site.

Ele ainda possui integração com o WooCommerce, permitindo que produtos sejam escondidos de quem não é membro.

E, o mais importante, o plugin permite que você defina exatamente quais áreas devem ser restritas adicionando um widget ao editor do WordPress.

Características

  • Acesso restrito a qualquer parte do site.
  • Criação de um ou vários planos de assinatura, cada um com suas particularidades.
  • Processamento de pagamento de assinaturas e testes grátis.
  • Integração com WooCommerce para restringir a visualização de produtos apenas para membros.

Preço: O plugin é grátis, mas também possui versões premium, inclusivo extensões pagas.

2. WP-Members

plugin wp-members

O WP-Members permite que você esconda partes do seu site, onde só membros cadastrados possuem acesso. Ele também possui ferramentas para inserir formulários de cadastro em qualquer local do site que você desejar.

O plugin possibilita a restrição de posts, páginas e posts personalizados. Mas o recurso que mais nos agrada é a capacidade de mostrar pequenas amostras dos conteúdos restritos, o que ajuda a incentivar os usuários a se filiarem.

O ponto negativo é que a versão grátis do plugin não permite que você gerencie ou processe as assinaturas. Essa funcionalidade pode ser adicionada com extensões.

Características

  • Esconde páginas, posts e posts personalizados de quem não tem cadastro.
  • Criação e adição de formulários de cadastro em qualquer parte do site.
  • Novos cadastros precisam ser aprovados antes de terem acesso ao conteúdo restrito.
  • Amostra do conteúdo restrito para estimular novos usuários cadastrados.

Preço: A versão grátis inclui todas as funcionalidades que mencionamos. Porém, também há extensões que podem ser adquiridas na developer’s store.

3. Ultimate Member

plugin wordpress ultimate member

Até agora, os plugins que vimos focam primariamente no cadastro e assinatura de novos usuários. Mas existe outro aspecto importante quanto aos sites de afiliados, as funcionalidades de perfil.

Habilitar que seus usuários editem e customizem seus perfis é uma maneira eficiente de garantir que eles estejam sempre voltando e participem ativamente.

Afinal, se alguém decide gastar seu tempo para personalizar um perfil a probabilidade de abandonar o site é reduzida.

Com isso em mente o Ultimate Member possibilita que você configure quais mudanças os usuários podem fazer em seus perfis. Além disso ele também permite que você adicione seções de cadastro em suas páginas e esconda conteúdos do seu site.

Características

  • Restringe conteúdos para membros apenas.
  • Adição de formulários de cadastro em qualquer parte do seu site.
  • Definição de funções e permissões para novos usuários.

Preço: O plugin é grátis, mas todas as suas extensões são pagas.

4. Simple Membership

plugin simples membership para wordpress

O Simple Membership funciona de maneira parecida com o Membership & Content Restriction. Com este plugin você pode definir diferentes níveis de usuários e processar pagamentos via PayPal.

Dependendo do nível de conta do usuário, ele tem acesso à áreas restritas do seu site. Quais páginas e posts são restritas para qual tipo de nível é totalmente de sua escolha.

Um recurso do plugin que gostamos é a capacidade de cobrar uma taxa única de cadastro, o que é útil para quem não deseja ter um serviço de assinatura recorrente.

Ele também fornece logs detalhados de todos os pagamentos que você recebe, o que é excelente para quem gosta de manter tudo registrado.

Características

  • Criação de níveis de usuários.
  • Permite que usuários se cadastrem de graça, paguem por uma assinatura ou uma uma taxa única.
  • Diferentes níveis de conta têm acesso a diferentes tipos de conteúdo de sua escolha.
  • Esconda galerias de fotos e páginas anexadas para que sejam visíveis para membros apenas.

Preço: O Simple Membership é 100% grátis, porém possui add-ons premium.

5. Members

plugin members para afiliados no wordpress

Finalmente, este plugin é totalmente focado no gerenciamento de usuários. O Members possui a funcionalidade básica de restrição de conteúdos. Entretanto, ele se destaca no que diz respeito à criação de funções de usuários e personalização de suas permissões.

Geralmente, o WordPress permite a designação de uma única função para cada usuário. Por exemplo, a sua própria função é de Administrador, o que dá permissão de fazer o que quiser.

Usuários comuns, por outro lado, geralmente são Assinantes, o que os dá um nível de acesso bastante baixo.

Com este plugin, você tem acesso total ao sistema de funções do usuário, o que o torna uma ferramenta fantástica para quem acha o sistema muito restritivo.

Também é importante mencionar que o plugin permite que você torne o seu site inteiro uma área privativa. Isso significa que usuários não poderão acessar sua página inicial a não ser que façam cadastro e entrem.

Características

  • Criação de novas funções para seu site de afiliados.
  • Delegue diversas funções para qualquer usuário.
  • Restrinja conteúdos para usuários com funções específicas.
  • Torne o seu site totalmente privado.

Preço: O plugin Members é 100% grátis.

Como Criar Site para Programa de Afiliados com WordPress em 3 Passos

Agora vamos mostrar como é o processo de criar site para programa de Afiliados no WordPress. Vamos usar o plugin Membership & Content Restriction, já que é simples de usar e possui a funcionalidade de assinaturas.

Mas o processo vai ser bastante parecido independente da ferramenta de sua escolha.

É importante salientar que o plugin só vai funcionar corretamente se você tiver um certificado SSL instalado em seu site. Isso é algo que recomendamos independente do plugin, por motivos de segurança.

Então se você ainda não tem um certificado SSL instalado, veja os tutoriais que temos sobre o assunto.

1º Passo: Habilite o Cadastro de Usuários no WordPress

A primeira coisa que deve ser feita é habilitar o cadastro de novos usuários no WordPress. Para isso acesse a aba Configurações › Geral no painel do WordPress.

Então, procure pela opção Membros e marque a caixa Qualquer pessoa pode se registrar.

configurações gerais do plugin memberhip para wordpress

Vá até o final da página e salve as alterações. Agora, vamos criar diferentes níveis de assinaturas.

2º Passo: Crie e Configure os Planos de Assinatura

Após instalar o plugin Membership & Content Restriction, uma nova aba vai aparecer no painel. Acesse a página Paid Member Subscriptions › Subscription Plans e você vai ver uma lista mostrando todos os seus planos.

Neste momento, a lista vai estar vazia. Então, crie no botão Add new no topo da página.

planos de assinatura do plaugin membership para wordpress

Para cada plano adicionado, vai ser necessário um título e descrição. O nome fica a seu critério, mas certifique de especificar ao máximo todos os benefícios de cada plano na descrição. Outra boa ideia é mostrar as principais diferenças entre cada plano.

detalhes planos de assinatura plugin membership wordpress

Agora, vamos configurar o tempo de duração de cada assinatura. O valor padrão do plugin é zero, o que significa que o plano não tem data de expiração.

duração dos planos de assinatura plugin membership

Em outras palavras, se você escolher a Duração como 0 (zero), os usuários vão ter uma assinatura vitalícia com um único pagamento. Você pode definir o tempo de expiração de cada assinatura, mas os mais comuns são de um, três e seis meses, além das assinaturas anuais.

Depois de definir o tempo de duração de cada assinatura precisamos estabelecer um preço. O plugin trabalha com valores em dólares americanos, então é importante considerar o valor da moeda local.

preços planos de assinatura plugin membership para afiliados no wordpress

Finalmente você pode definir seu plano como Ativo ou Inativo. Se você escolher a segunda opção, o plano não vai estar disponível para os usuários.

Depois de definir o plano como Ativo, selecione uma função de usuário para vincular com o plano criado. Na maioria dos casos é o Subscriber.

função de usuário plugin membership

Seu primeiro plano de assinatura está pronto! Agora, sinta-se a vontade para criar mais planos ou vamos direto para a aba Paid Member Subscriptions › Settings › Pagamentos. Aqui vamos configurar as opções de pagamento.

O plugin aceita pagamento somente manual ou via PayPal. Para a segunda opção, tudo o que você precisa fazer é informar seu email de cadastro no PayPal e o plugin cuida do resto.

pagamentos inscritos afiliados

Agora sempre que alguém se cadastrar no seu site vai ser exigido que escolha um plano e efetue o pagamento. Caso contrário não terão acesso às páginas e conteúdos de área restrita.

3º Passo: Escolha os Conteúdos Restritos

Agora que habilitamos a opção de cadastro e criamos planos para seu site de afiliados, é hora de escolher qual material será restrito somente para assinantes.

Para isso, é necessário simplesmente abrir qualquer post ou página do WordPress que você deseja que seja disponível somente para usuários pagos.

Ao chegar lá, desça a página até encontrar o widget Restrição de conteúdo. Aqui você encontra as opções de permissão de acesso do conteúdo para qualquer usuário ou somente para quem possui um plano assinado.

definir restrição de conteúdos plugin membership wordpress

As opções mostradas serão as que configuramos no passo anterior. Você pode configurar um único post ou página para ser acessível para diversos tipos de usuários, ou reservar somente para quem possui uma assinatura específica.

Você também pode adicionar uma mensagem personalizada para usuários que não possuem uma assinatura. Para isso, procure pela opção Enable Custom Messages e marque a caixa. Então você pode digitar sua mensagem.

mensagens de restrição no plugin membership

Quando terminado, não esqueça de salvar as alterações. O processo é o mesmo para todos os posts e páginas que você deseja tornar restritos.

Conclusão

Saber como criar site para programa de afiliados com o WordPress é uma ótima maneira de disponibilizar conteúdos apenas para quem tem cadastro.

Em alguns casos, você pode até cobrar por assinaturas e tornar seu site um negócio bastante lucrativo. Você só precisa das ferramentas corretas e de algumas configurações.

Ficou com alguma dúvida sobre como criar site de afiliados usando o WordPress? É só deixar um comentário abaixo que vamos responder você!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!