Website Wordpress

Revisão de Gutenberg: Prós e contras do novo editor WordPress

Introdução

O editor de postagem e páginas que vem com o WordPress esteve presente por um bom tempo até agora, então talvez esteja na hora de um upgrade?

Um conjunto de desenvolvedores e uma legião de contribuidores pensam assim e começaram a trabalhar para atualizar as experiência de criar postagens no WordPress. O ambicioso projeto é chamado Projeto Gutenberg. Ele pretende substituir completamente o editor padrão em breve e está sendo testado como um plugin antes de entrar no núcleo do WordPress.

O que é Gutenberg?

Em resumo, Gutenberg é um novo editor de páginas e postagens para o WordPress. O projeto recebe o nome do Johannes Gutenberg, quem introduziu a impressora mecânica na Europa, começando assim uma revolução na impressão. Seu trabalho deixou o conhecimento e informação acessíveis as massas e  estabeleceu uma revolução significante no movimento social. Similarmente os desenvolvedores querem tornar acessíveis os layouts avançados para os usuários comuns do WordPress.

O foco de Gutenberg é expressar todo conteúdo como blocos definindo os layouts do post diretamente no editor. O atual editor de postagens do WordPRess é fluido como qualquer programa editor de texto, e o layout do conteúdo dos arquivos template usando HTML e CSS. Com o Gutenberg você não vai mais precisar conhecer HTML ou CSS para colocar dois blocos de conteúdo lado a lado, fazendo layouts complexos muito mais acessível as usuários em geral. Você pode simplesmente clicar em Align Left em um bloco e Align Right no outro, ou você pode inserir um bloco pré moldado com 4 colunas lado a lado. Você também pode mover os blocos para cima e para baixo no documento.

Hostinger - o que é Gutenberg

Os desenvolvedores também querem substituir os códigos curtos quando adicionando um rico conteúdo às postagens. Isso significa que incorporar conteúdo externo fica mais fácil, com opções específicas para adicionar vídeos do Youtube, Postagens do Reddit, Tweets, Links do Spotify e muito mais. Isso vai simplificar o processo que normalmente precisaria de um plugin ou um código embutido no site que está editando. Atualmente 34 sites são suportados.

Hostinger - o que é Gutenberg

Eles também querem exibir o que chamam de “Mystery Meat” no WordPress, que significa funções que estão escondidas do usuário. Eles dizem que o WordPress realmente suporta incorporação a mais de 30 websites e se caso e se você olhar o editor padrão, notará que não há nenhum desses botões. A única forma para encontrar essas incorporações é experimentar. Mas Gutenberg já suporta 34 embeds, e todas elas estão facilmente acessíveis. Tudo que tem a fazer é entrar com a URL que deseja atribuir e o Gutenberg fará o resto.

Gutenberg atualmente ainda se encontra em estado Beta e ainda contém muitos problemas. Ele ainda vem com um aviso dizendo que ainda não está pronto para sites ao vivo. No entanto, ele vem com 15 traduções diferentes (incluindo o inglês) tornando-o muito acessível se você optar por adotá-lo cedo e ajudar a caçar bugs.

Instalando Gutenberg

Apesar de estar em fase beta, o Gutenberg já está disponível via Repositório de plugins do WordPress para instalação manual. Como qualquer outro plugin, ele também pode ser instalado via painel de controle do administrador.

Hostinger - o que é Gutenberg

A versão corrente é a 1.1.0 e necessita do WordPress 4.8 ou superior. Estou testando com a versão 4.8.1.

Testando Gutenberg

Após instalar e ativar o Gutenberg, clique Add New na seção Post do painel de controle do administrador e será recebido com o antigo editor. Leva um tempo até perceber que o novo editor tem seu próprio link no menu do admin. Isso porque Gutenberg ainda está em desenvolvimento e os desenvolvedores não querem substituir o editor atual enquanto o Gutenberg não estiver pronto, todos os bugs foram retirados e tem sido extensivamente testado por uma grande base de usuários.

Os desenvolvedores do Gutenberg recentemente revisaram seus cronogramas para trocar de plugin para editor de texto padrão. O próximo maior lançamento do plugin está programado para novembro para coincidir com a chegada do Update 4.9 do WordPress. Antes de fazer parte do core do WordPress, os desenvolvedores emitirão uma proposta de fusão em dezembro de 2017, onde o editor será examinado ainda mais. A mudança final deve ser parte da atualização do WordPress 5.0 potencialmente em 2018.

Na parte inferior do painel de controle de administrador, há um novo menu Gutenberg com dois sub-links, o primeiro link é New Post. O segundo link é chamado Demo, que gera uma postagem no novo editor de texto completo com cada recurso disponível para você, textos, imagens, tabelas e  vários exemplos de alinhamento de blocos e alguns conteúdos incorporados também.

Hostinger - o que é Gutenberg

Gutenberg também adiciona novos botões sobre cada publicação da página.

Hostinger - o que é Gutenberg

Uma coisa a notar é que se você editar uma postagem ou página que foi criada com o editor normal, notara que todo seu conteúdo aparecerá em blocos, mas os blocos parece ainda não ter as funções corretas. Clicando no texto, mostrará uma borda cinza ao redor indicando assim que é um bloco, mas a barra lateral não dará nenhuma das opções de parágrafo e em vez disso o editor de estilo TinyMCE completo aparece acima do bloco.

Curiosamente, não há um link para criar uma nova página mas você pode editar páginas existentes. Olhar para a página do projeto Github do plugin mostra que eles não estão trabalhando na adição de um link para criar uma página no momento, mas está planejado para lançamentos futuros.

Não há painel de configuração ou página de preferências para definir quaisquer padrão para novas postagens. Se o seu comportamento padrão para novas postagens é enviá-las para revisão antes da publicação, o usuário deve clicar em Pending review antes de enviar qualquer publicação que possa ser fácil de esquecer.

O novo editor

Visualmente, o novo editor está muito mais limpo e um pouco confuso no início, pois tudo está escondido até que você realmente precise, não existe uma barra de ferramentas TinyMCE em Gutenberg e o conteúdo atual da postagem ocupa mais a tela. Essa visão mais limpa dá uma pré-visualização muito melhor dá publicação final do que o editor padrão faz. Todo conteúdo na janela do editor está centrado com uma infinidade de espaços em branco de cada lado. O conteúdo parece quase idêntico no editor uma vez que publicado.

Na barra lateral direita, há uma guia denominada Block que lista todas as opções possíveis para o bloco atualmente selecionado. As opções para um bloco de parágrafo incluem Letra Capitular, um campo de tamanho de fonte onde pode digitar qualquer número (O editor atual só possui uma única escolha), cor de fundo para o bloco de parágrafos (que aplica o estilo do HTML as tags P automaticamente) Cor de fonte e alinhamento dos blocos.

Hostinger - o que é Gutenberg

 

Quando usando o editor padrão do WordPress em uma pequena tela, todas as configurações do documento, como visibilidade e seleção de categorias, são inseridas abaixo da área de trabalho, exigindo muita rolagem em alguns casos.

No editor Gutenberg, as configurações meta e bloco estão inicialmente ocultas e podem ser exibidas em cima da área de trabalho clicando no botão de configurações. Depois de usar o novo editor por um tempo, o contexto das ferramentas vão ficar mais claros para você.

Hostinger - o que é Gutenberg

Adicionando novos blocos

Para adicionar um novo bloco ou para incorporar conteúdo, há um ícone + abaixo de todos os blocos existentes. Há também um botão de inserção no topo dá página, A barra superior é colada na parte superior do editor, então o botão inserir é sempre visível. A suspensão do mouse sobre o símbolo + mostra opções de inserção rápida ao parágrafo e a imagem, que são os blocos mais utilizados.

Hostinger - o que é Gutenberg

O novo menu possui uma navegação com guias que é divididas em páginas de Recentes, Blocos, e Incorporações. Há também uma caixa de pesquisa neste menu que está sempre visível. Os esforços dos desenvolvedores para melhorar o fluxo de trabalho são claramente visíveis nos menus baseados em contexto.

  • Recente – quando você clica no símbolo + ou no botão inserir, uma lista dos 8 blocos usados e incorporações mais recentes aparecem primeiro.
  • Blocos – Lista de blocos divididos em Quatro Títulos:
    • Blocos comuns – Título, paragrafo, imagem, etc.
    • Formatting – Tabela, pre formatado, codigo, etc.
    • Layout – separadores, butões, etc.
    • Widgets – Ultimas postagens, categorias, Códigos curto.
  • Formatação – você pode incorporar conteúdo de uma longa lista de sites populares como Reddit, Youtube, Instagram, e existe um botão Embed genérico, onde você simplesmente insere um URL válido e o editor faz o resto. Parece funcionar como um recurso de detecção automática.

Movendo e Alinhando Blocos

Para mover os blocos para cima e para baixo no documento, as setas são colocadas à esquerda de cada bloco quando se arrasta o mouse sobre elas.

Hostinger - o que é Gutenberg

Para alinhar blocos à esquerda, direita e centralizar, a opção está na parte inferior da barra lateral quando a aba do Bloco é selecionada, como você pode ver na imagem abaixo, o alinhamento não funciona, além de criar seu próprio HTML e CSS. Se o texto em um bloco for mais longo do que o outro ele tende a quebrar de maneiras estranhas.

Hostinger - o que é Gutenberg

Editor Visual e Editor de Texto

Tal como acontece com o editor padrão, você tem a opção de escolher entre a edição baseada em visual e texto usando um link no campo superior esquerdo do editor. O editor visual faz uso de barras de ferramentas simplificadas que mostram apenas os recursos que são relevantes para o bloco atual. Alternar para o editor de texto revela o estilo de codificação usando para criar os efeitos.

Hostinger - o que é Gutenberg

Cada bloco criado por Gutenberg é composto por comentários HTML, geralmente usando Tags de abertura e fechamento usando sintaxe criada pelos desenvolvedores do Gutenberg. Isso é bastante direto e é fácil de aprender se você ainda prefere usar o editor de texto e quiser apenas os benefícios das funções de layout de Gutenberg.

Recursos Extra de Gutenberg

Gutenberg  adiciona algumas novos recursos para suas postagens, incluindo novos blocos inteiros e opções extras para recursos existentes no WordPress.

Conteúdos

Gutenberg detecta todos os blocos de título (<h1><h2>etc) em sua postagem e exibe um indice dá barra lateral listando todos eles. Isso funciona como uma árvore de documentos, ajudando a visualizar o fluxo escrito de suas postagens.

Você podem clicar em cada título para ir para aquela seção do documento e começar rapidamente a editá-lo. Isso é especialmente útil para usuários móveis e artigos maiores, pois remove a necessidade de rolagem extensiva.

Hostinger - o que é Gutenberg

Âncoras

Tags de âncoras permitem-lhe vincular a uma parte específica de um documento. Assim como você pode usar a tabela de conteúdo no editor, você pode criar uma lista de seus títulos, dar a cada título uma âncora e permitir que os usuários se movam para essa seção da publicação.

Quando um bloco de título é selecionado, a página de opções de bloco possui uma seção HTML com uma caixa de texto abaixo. Digitar um nome para o link faz aparecer um botão para copiar o link que você pode colar em qualquer caixa de link.

Hostinger - o que é Gutenberg

Isso é o equivalente a dar qualquer elemento HTML uma ID e associar a ela adicionando o #name-of-id para a URL

Estilos CSS adicionais

A maioria dos blocos tem uma opção para adicionar um estilo CSS adicional ao bloco. Isso permite que você atribua classes definidas no arquivo stylesheet.css do seu tema. Usando isso, você pode substituir ou aprimorar qualquer estilo padrão dos blocos de Gutenberg, como botões onde a opção para alternar a cor da fonte não está presente no editor.

Hostinger - o que é Gutenberg

Galeria

Você pode facilmente adicionar um grupo de imagens como a Galeria Responsiva em sua postagem e colocá-la em volta de outros blocos. Adicionar um bloco da galeria oferece links para fazer upload de imagens ou selecionar imagens da biblioteca de mídia do WordPress.

As opções para este bloco permite definir a quantidade de colunas a serem exibidas, dependendo de quantas imagens você adicionou a galeria. As imagens são redimensionadas automaticamente conforme você ajusta a contagem de colunas.

Um número ímpar de colunas torna às últimas imagens maiores do que o resto, dando-lhes mais destaque.

Também há uma troca no “recorte de imagens” nas opções de bloco da galeria que tenta tornar a miniatura de todas as imagens do mesmo tamanho. O que você vê no editor não é exatamente o que você obtém em uma postagem real. Então você terá que fazer imagens nas mesmas dimensões antes de as enviar

Hostinger - o que é Gutenberg

Imagem da capa

Imagens da capa (às vezes chamada de imagens de hero) são cabeçalhos grandes, muitas vezes com texto sobreposto sobre elas.

Gutenberg adiciona imagens de capa com uma caixa de texto centralizada horizontal e verticalmente, simplificando uma tarefa que antes exigia um certo nível de dificuldade.

As opções de bloco te permite diminuir o texto de criação de imagens mais fácil de se ler e também forçar a imagem como corrigir o que significa que quando um usuário rola a página, a imagem não vai se mover.

Assim como a galeria, a imagem que você tem em um post, exibe um pouco diferente do que você vê no editor. Isso é devido à natureza responsiva dos blocos, às vezes às larguras ficam diferentes do editor para página ao vivo.

 

Hostinger - o que é Gutenberg

Pull Quotes & Block Quotes

Uma Citação é um trecho de um texto do artigo. Ele é usado para destacar importantes passagens de texto ou citações faladas e geralmente é exibido antes que o texto ou citações ditas e geralmente exibidas antes que o texto apareça no artigo.

Muitas vezes você os vê em artigos de jornais e revistas, com passagens abreviadas de texto-isca para atrair e encorajar o leitor de continuar sua leitura.
Hostinger - o que é Gutenberg

Os blocos de anotações agora tem uma opção extra para estilo e o alinhamento do texto. Você pode rapidamente trocar entre dois estilos visuais diferentes clicando nos botões na barra de ferramentas.

Depois de escolher um estilo, você também pode escolher como o Texto citado está alinhado.

Hostinger - o que é Gutenberg

HTML Personalizado

O bloco HTML personalizado lhe permite adicionar qualquer HTML que queria escrever normalmente no editor de texto ou em arquivos de modelo, diretamente no editor visual.

A principal vantagem deste bloco é que o HTML está contido dentro do próprio bloco, permitindo que você mova facilmente todo código HTML em torno de qualquer outro bloco.

Este bloco também possui uma guia de visualização que faz as alterações que você fizer sem ter que enviar a postagem ou clicar no botão de pré visualização do WordPress.

Essas mudanças melhoram significativamente o fluxo de trabalho para usuários avançados e fornece quase o mesmo nível de controle de layout que você tem ao editar Template.

Hostinger - o que é Gutenberg

Texto Clássico

O bloco de texto clássico imita o editor padrão e mostra a barra de ferramentas TinyMCE completa ao invés de qualquer botão do editor Gutenberg. A única opção além do TinyMCE é “classe adicional do CSS” no menu de opções de blocos.

O texto clássico existe como um bloco genérico que é atribuído quando o Gutenberg não consegue descobrir um tipo de bloco automaticamente ao colocar texto quando o texto é colado no editor, e para ajudar a ponte de transição entre o antigo e o novo editor

O bloco ainda podem ser movido ou excluído usando os controles do Gutenberg. Ao mudar para o editor de texto, o bloco aparece como HTML  puro e não está incluído no HTML dos comentários como qualquer outro bloco.

Hostinger - o que é Gutenberg

Verso

Os blocos de versos destina-se a poesias ou passagens literárias, e principalmente são usados para definir estritamente pausas de linha e espaçamento entre caracteres. Há também um pequeno recuo à esquerda do texto.

Quando você clicar Return em um bloco de parágrafo, o editor adiciona um novo parágrafo. Em um bloco de verso, o cursor simplesmente desce uma linha.

No editor, o bloco aparece como branco e além do recuo, parece semelhante a um parágrafo, as opções de edição para textos são restritas a negrito, itálico e tachado.

Em uma publicação real, o texto em um bloco de verso aparece com um fundo cinza e uma fonte diferente para os parágrafos. Felizmente, estes serão refletidos no editor com uma atualização futura.

Hostinger - o que é Gutenberg

Colunas de Texto

Colunas de texto permitem que você adicione qualquer número de blocos de teste em linha; estes deveriam ser escritos em HTML e o CSS usando o editor de texto ou bloco HTML.

Você pode facilmente aumentar ou reduzir o número de colunas visíveis usando um controle deslizante no menú de opções de bloqueio. O controle deslizante passa para 4 mas você pode inserir qualquer número na caixa de texto ao lado.

As opções de formatação são limitadas a negrito itálico, tachado e link.

Hostinger - o que é Gutenberg

Botões

Você pode adicionar rapidamente botões elegantes que se vinculam a outras páginas e possuem rótulos de texto centrados. Você pode alterar o rótulo de texto em negrito, itálico ou tachado. Você também pode alinhar o botão à esquerda, direita ou ao centro. As opções de bloqueio deste botão permite que você defina uma cor de fundo usando uma lista de cores comuns ou usando um seletor de cores que também tenha entrada de texto para códigos HEX, RGB, ou HSL. o seletor de cores converte automaticamente seu valor em hexadecimal e não suporta opacidade. Atualmente você não pode alterar a cor do texto de branco, no entanto, existe a caixa de texto ‘Classe CSS adicional’ nas opções de bloco para que você possa criar um estilo CSS simples que defina a cor.

Hostinger - o que é Gutenberg

Widgets

A Lista de blocos também contém três widgets muito úteis para exibir uma lista de postagens mais recentes, todas as suas categorias e códigos curtos personalizados, que de outra forma, não funcionam nos blocos A de Gutenberg.

Últimas postagens

O widget das últimas postagens possui várias opções para personalizar a exibição da lista.

Você pode alternar entre uma lista padrão e um layout de grade. Com o layout da grade, você pode definir o número de colunas para dividir as postagens. Você também pode definir o número de postagens para mostrar e escolher se a data de publicação é exibida com cada título.

Hostinger - o que é Gutenberg

Categories

As categorias podem ser exibidas como uma lista ou como um menu suspenso.

Você também pode escolher contagens de postagem habilitada para cada nome de categoria e a hierarquia, as categorias que possuem “parent” são mostradas abaixo de seus “parent”.

Este bloco suporta alinhamento, para que possa flutuar à esquerda no centro ou na direita.

Hostinger - o que é Gutenberg

Código Curto / Shortcode

Isso é muito útil para plugins que fornecem códigos curtos extras. Você simplesmente insere o shortcode como normal ou visualizar o post publicado, ele exibirá o resultado. Não há opções para este bloco.

Testando a Performance de Gutenberg

Computador Desktop

Quando utilizando o editor normalmente, nota-se que é bastante receptivo e rápido, não há atrasos visíveis ao digitar ou adicionar novos blocos, mesmo os mais complexos, como uma galeria de imagem. Alguns blocos permitem que você defina o número de colunas para exibição, isso também é refletido instantaneamente na área de trabalho.

Embora o novo editor não tenha um fluxo de estilo de processamento de texto, você ainda pode copiar e colar texto de um documento do WordPress e o editor Gutenberg faz seu trabalho detectando onde o conteúdo deve ser dividido. Testar o editor padrão e o Gutenberg pegando um texto de um documento microsoft Word 2016 e ambos detectaram cada seção e mesmo e aplicaram a formatação da mesma maneira. Houve algumas diferenças em como a pasta foi tratada:

  • Em ambos os editores, o texto marcado como “título 1 no word foi colocado como um parágrafo, em vez disso, o título 2 foi colocado corretamente como um bloco de título.
  • Com Gutenberg, a cor da fonte foi aplicada corretamente tanto em títulos como em parágrafos, quando o editor padrão não o detectou.
  • Uma secção foi marcada como uma “Intense Quote’ no word e este foi dado um bloco de parágrafo em ambos os editores. Alterar isso para ‘cotação’ ainda não converteu em um bloco de citação.
  • O editor padrão adicionou quebras de linha que não estavam no documento original e no Gutenberg não.

Reverter e copiar o texto do WordPress para colocar no Word, quando copiado de Gutenberg, o destaque se comporta mal. Destacando mais de um bloco causou a barra superior para destacar também, embora não tenha sido colocada no Word. A página torna-se menos sensível e há um atraso significativo ao clicar nas opções ou na página de rolagem.

Ocasionalmente mudar os tipos de bloco duplicaria o bloco no mesmo local, ocasionalmente tendo que excluir um deles.

Mobile – Aparelhos Móveis.

Testei a usabilidade o desempenho em um telefone android. Embora os desenvolvedores não tenham focado esse editor em dispositivos móveis, é aqui onde ele realmente se destaca.

Em primeiro lugar, o desempenho é excelente e cada botão responde instantaneamente. Selecionando a publicação de demonstração que Gutenberg cria, pois tem uma longa contagem de palavras (881 palavras), além de inúmeras imagens, incorporações e blocos. O conteúdo carregado instantaneamente, enquanto o editor padrão possui um congelamento notável quando você carrega pela primeira vez a tela de edição. Podendo deslizar para cima e para baixo sem atrasos, passando pelas incorporações do Youtube e tweets no caminho.

Hostinger - o que é Gutenberg

 

Como a área de tela é pequena, a barra lateral é automaticamente escondida para lhe dar a experiência de tela cheia. Assim como as barras de ferramentas também são baseadas no contexto, elas aparecem apenas quando você seleciona o bloco, deixando mais fácil a revisão de longas postagens.

Para mover os blocos para cima e para baixo no documento, você primeiramente precisa clicar no bloco e então na barra de ferramentas, clique em ‘Extra Options’ que fará aparecer as setas para mover. Todos os blocos se movem instantaneamente. Isso significa um avanço em relação ao editor padrão, onde você deve destacar todo seu conteúdo cortá-lo, rolar até o novo destino, clicar com o cursor onde quer e finalmente colar.

Trocando de Menu de blocos para parágrafo, você pode mudar a cor da fonte e o plano de fundo instantaneamente, no entanto, não há nenhuma prévia pois o menu ocupa toda a tela. Ele também é um pouco mais lento do que o editor padrão se estiver utilizando utilizando funções como destacar e cores.

Alterar o tamanho da fonte com slide gera um atraso e como resultado também é muito impreciso. A entrada para inserir um número também tem um atraso ao digitar como o slider se move para qualquer posição correspondente a sua entrada. Novamente, você não pode visualizar o novo tamanho e precisa fechar o menu para descobrir se a seleção está apropriada.

Removendo blocos instantaneamente, como move-los cima a baixo, e não causar nenhum problema com o Layout de tudo.

Análises

Até agora, o editor Gutenberg recebeu revisões misturadas e fica com um modesto 2,4 de 5 estrelas no WordPress.org Existem 74 comentários de uma estrela a partir da escrita e muitos deles expressam as mesmas preocupações. A principal preocupação é que a ideia de blocos não foi bem aceita. O Atual editor do site do WordPress é extremamente flexível e permite muitos estilos diferentes do site, que se encaixa perfeitamente na ética do WordPress.

Hostinger - o que é Gutenberg

Conclusão, Pros and Contras

PrósContras
Racionaliza o processo de escritaSoftware Beta  / não está pronto para o site ao vivo
Ajudá a visualizar o conteúdo organizando os em blocosRevisões pobres
Lhe permite construir layouts complexos com pouco conhecimentoBugs Consistentes
Design limpo, apenas mostra ferramentas relevantes quando você pode usá-las.
Permite a inclusão rápida de muitos sites

 

Gutenberg é uma tomada interessante na escrita e edição do WordPress, a decisão de adotá-los cedo se resume a qual tipo de conteúdo que você está escrevendo e onde a maior parte do seu trabalho está pronto. Como o foco do projeto é um conteúdo rico, podem valer a pena verificar quando você precisa incorporar um monte de conteúdo ou criar galerias dentro de postagens.

O editor padrão possui peculiaridades próprias que são removidas quando o texto está contido em um bloco. Por exemplo, ao escrever headlines com parágrafos na linha diretamente abaixo, o editor padrão definirá incorretamente onde o título termina e o parágrafo começa, forçando você a mudar para o editor baseado em texto para corrigir a colocação de Tag HTML. Tendo o título em um bloco e o parágrafo em outro bloco remove a confusão.

Se você estiver acostumado a usar construtores de sites baseados na web, você também pode gostar de trabalhar com o Gutenberg sobre o editor padrão.

Se você estiver trabalhando primariamente a partir de um telefone ou tablet, então recomendo utilizar o novo editor de texto Gutenberg, ou ao menos, seguir seu desenvolvimento, as questões mencionadas deve ser solucionadas eventualmente pelos desenvolvedores, que dedicam muito tempo para que este projeto chegue até sua conclusão.

Continue navegando em nosso Blog para conhecer mais conteúdos como esse além de tudo sobre hospedagem de sites! E se tiver sugestões de temas que queira ver por aqui, é só avisar a gente pelos comentários!

hostinger-blog

 

Palavras-chave: Gutenberg, Projeto Gutenberg, Johannes Gutenberg, WordPress, Editor WordPress, Blog WordPress.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$1
59
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!