Hospedagem Compartilhada ou VPS: Qual é a Ideal para Você?
access_time
hourglass_empty
person_outline

Hospedagem Compartilhada ou VPS: Qual é a Ideal para Você?

Quando você decide começar um site, precisa encontrar uma empresa de hospedagem que possa lhe proporcionar um espaço em servidor. Existem muitos tipos de serviços de hospedagem que são feitos para suportar diferentes categorias de projetos. Neste artigo, vamos reduzir suas opções a dois tipos: Hospedagem Compartilhada ou VPS.

Vamos falar sobre as definições, os principais recursos de cada e as diferenças entre elas, assim como os pontos positivos e negativos dos dois tipos de hospedagem mais populares do mercado. No final das contas, ainda vamos descobrir qual opção é a melhor para você.

Hospedagem Compartilhada e VPS: um Resumo

O Que é Hospedagem Compartilhada?

Entenda a hospedagem compartilhada como morar num apartamento onde você tem que compartilhar o acesso a lugares como a piscina, o quintal e o estacionamento. O seu site vai compartilhar os mesmos recursos – como CPU, espaço em disco e memória – de outros  usuários que estão no mesmo servidor de hospedagem compartilhada.

A hospedagem compartilhada é a mais barata de todas. Infelizmente, seu site pode ter uma largura de banda limitada e ficará lento quando há muito tráfego nos sites que estão no mesmo servidor que o seu.

Ou seja, em nossa analogia, você pode aproveitar a piscina quando ela não está muito cheia, mas você ainda tem que ficar de olho para quando todo mundo for entrar e as coisas forem ficar apertadas – a hospedagem compartilhada é bem assim.

O Que é VPS?

Com Hospedagem de Servidores Virtuais Privados (VPS ou Virtual Private Servers), você ainda vai compartilhar seu servidor, mas cada usuário ganha recursos dedicados. Isso significa que outras VPS que estejam no mesmo servidor físico não irão lhe afetar. Bem diferente do que acontece com a hospedagem compartilhada.

A hospedagem VPS proporciona uma partição virtual dedicada para cada usuário, o que garante que os recursos sempre estão disponíveis para você. Apesar disso, é claro, a VPS vem com um preço embutido.

Se formos continuar com a comparação da casa, a partição VPS é como ter um apartamento. Existem muitos outros aptos no edifício, mas você tem tudo o que precisa e não tem que compartilhar com ninguém.

Existem Outros Tipos de Hospedagem?

Além da compartilha e da VPS, existem outras duas opções comuns – Hospedagem Dedicada e Hospedagem Cloud.

Um servidor dedicado é exatamente o que parece. Se você estiver usando um serviço de hospedagem dedicada, o seu site será guardado num único servidor, que fica dedicado apenas para seu uso pessoal.

Você não precisa compartilhá-lo com ninguém e pode customizá-lo livremente conforme suas preferências.

Já a Hospedagem Cloud é aquele tipo que usa múltiplos servidores para equilibrar o tráfego e maximizar o uptime. Ela é inspirada pelas tecnologias de computação em nuvem, que permitem que um grande número de máquinas trabalhe como apenas um sistema.

Então, ao invés de ter o seu site hospedado em apenas um servidor, ele fica num cluster que permite que múltiplos servidores trabalhem juntos. Isso melhor a redundância e o gerenciamento de tráfego. Se um servidor falha, outro irá ajudar a manter tudo rodando.

Tanto a hospedagem dedicada quanto a Cloud são excelentes serviços. Contudo, este artigo irá focar apenas na hospedagem compartilhada e na VPS porque essas são as opções para você que acabou de começar.

Hospedagem Compartilhada e VPS: Uma Visão Mais Profunda

Já que conhecer apenas as definições gerais não é suficiente, vamos proporcionar algumas comparações entre a hospedagem compartilhada e a VPS, para ajudar a decidir qual tipo funciona melhor para você.

Para este artigo, vamos focar nos seguintes fatores: segurança e desempenho, controle, administração de servidor, escalabilidade e preço.

Segurança e Desempenho

Assim como quem mora num apartamento, quem usa hospedagem compartilhada está sujeito a ter “vizinhos barulhentos”, ou problemas que vêm de compartilhar um plano de hospedagem.

O seu site pode ser afetado quando há um erro em outro site. Além disso, se outros sites consumirem uma grande quantidade de largura de banda, o seu site pode ter o desempenho prejudicado.

Contudo, você pode evitar esse problema usando a VPS, já que os servidores particionados garantem que cada site funciona da maneira adequada.

Controle

Se você está procurando pelas opções mais avançadas para o seu site, a Hospedagem VPS é mais adequada do que um plano compartilhado.

A hospedagem VPS garante acesso root ao servidor, o que permite instalar seu próprio sistema operacional e software para otimizar o desempenho e a segurança.

Em contraste, usar um plano compartilhado limita você a ter apenas as configurações padronizadas de servidor.

Administração do Servidor

Se você escolher hospedar seu site com uma hospedagem compartilhada, pouca ou nenhuma manutenção técnica será exigida de você.

Os provedores de hospedagem compartilhada vão configurar o servidor, instalar e atualizar o software exigido (tipo o cPanel) e monitorar os servidores para evitar downtime – efetivamente tomando conta do backend.

A hospedagem compartilhada pode ser a melhor opção para você que quer começar um site, mas não tem muito conhecimento técnico. Nessa modalidade, backend todo já está sendo cuidado por alguém.

Por outro lado, a hospedagem VPS é levemente mais complicada quando se trata de gerenciar recursos. Portanto, é preciso ter um conhecimento mais avançado para administrá-la e gerenciá-la.

Por sorte, a hospedagem VPS permite que você customize e configure aplicações e software para aumentar o desempenho do seu site, oferece acesso root e permite que você customize o back-end para suas necessidades.

Escalabilidade

Não apenas a Hospedagem VPS é mais customizável como ela também é mais fácil de se escolar, se comparada com a Hospedagem Compartilhada.

Enquanto um plano compartilhado é uma boa escolha a curto prazo, o seu site pode ter problemas de escalabilidade dependendo do quanto ele crescer.

A hospedagem VPS permite que você aumente suas capacidades de maneira fácil e rápida. Se você conseguir prever o crescimento do seu site, a VPS pode ser um ótimo investimento no seu futuro.

Preço

A hospedagem compartilhada é, obviamente, mais barata do que a VPS.

Ainda assim, com um preço maior vêm maiores vantagens. Para demonstrar, vamos falar mais sobre a diferença entre um plano compartilhado e um VPS aqui na Hostinger.

lista de planos de hospedagem vps da hostinger
lista de planos de hospedagem compartilhada da hostinger

Acima você pode ver a comparação entre um plano de hospedagem compartilhada e um de VPS.

Na parte que destacamos, dá para ver que o plano de VPS mais barato custa levemente mais caro do que o plano de Hospedagem Compartilhada Business.

Ele também oferece menos espaço de armazenamento e tem uma largura de banda mais limitada, se comparada com a opção compartilhada.

Ainda assim, por que a VPS é mais recomendada?

A Hospedagem VPS guarda uma parte do servidor exclusivamente para você. Isso é diferente de usar uma estrutura da Hospedagem Compartilhada. As proporções da hospedagem compartilhada podem mudar com o passar do tempo e dependem de quanto espaço o seu site requer.

Qual é Melhor para Você?

Hospedagem Compartilhada

Pontos Positivos

  • Mais amigável para iniciantes
  • Possui configuração padronizada
  • Requer menos expertise técnica
  • É o plano de hospedagem mais barato de todos

Pontos Negativos

  • Geralmente tem menos largura de banda e armazenamento do que VPS
  • É propícia a erros quando há muito tráfego
  • Acesso limitado ao back-end
  • Não oferece acesso root

Hospedagem VPS

Pontos Positivos

  • Oferece acesso root
  • Permite customizações baseadas nas suas necessidades
  • Mais memória e largura de banda
  • Não é afetada pelo tráfego de outros sites
  • Muito mais estável

Pontos Negativos:

  • Custa mais caro
  • Requer expertise técnica para ser gerenciada

Tanto a Hospedagem Compartilhada quanto a Hospedagem VPS são ótimas opções para você criar um site. Contudo, a melhor decisão vai depender do que você precisa e de como você quer apresentar o seu site. O veredito é o seguinte:

Use Hospedagem Compartilhada se:

  • Você quer criar um blog ou site pessoal
  • Você está criando um site médio ou pequeno para empresas
  • Você tem um orçamento pequeno
  • Você não tem conhecimento técnico avançado

Use Hospedagem VPS se:

  • Você está tocando uma empresa e pretende expandi-la no futuro
  • Você tem um orçamento maior e quer investir no seu site
  • Você deseja ter um site de alto tráfego com velocidade e largura de banda adequadas
  • Você está criando um site para empresas que esperando um crescimento significativo do tráfego num curto espaço de tempo

Qual é a Melhor Hora para um Upgrade?

Se você já está usando a Hospedagem Compartilhada e gosta dela, você pode estar se perguntando qual é a melhor hora para fazer o upgrade para a hospedagem VPS. Você pode começar a pensar seriamente num upgrade se o seu site:

  • Precisa de opções mais customizáveis, já que a VPS lhe dá acesso root para uma customização maior
  • Teve um aumento dramático e duradouro no tráfego
  • Planeja hospedar muitos sites num futuro próximo

Conclusão

O plano de hospedagem que você vai escolher depende muito das suas necessidades. Como vimos acima, um plano de Hospedagem VPS traz vantagens que um plano compartilhado não possui.

Contudo, a eficiência dele depende do tipo de site que você quer tocar.

Antes de escolher seu plano de hospedagem, você pode considerar qual é o melhor ao olhar novamente para alguns indicadores importantes que mencionamos acima:

  • Segurança e Desempenho. A Hospedagem VPS está menos sujeita a erros vindos de outros servidores do que a Hospedagem Compartilhada.
  • Controle. A Hospedagem VPS permite mais customizações porque ela oferece acesso root.
  • Administração de Servidor. Usar a VPS requer mais conhecimento técnico do que a Hospedagem Compartilhada.
  • Escalabilidade. A VPS é mais fácil de se escalar do que a compartilhada.
  • Preço. Ambos os planos possuem preços diferentes como benefícios distintos, mas a compartilhada sai mais barato do que a VPS.

No final das contas, a decisão depende de você estar pronto para rodar um servidor virtual privado por conta própria e pagar um pouco mais por isso. A Hospedagem Compartilhada é mais do que capaz – mas você pode avançar além com a VPS.

O Autor

Author

Carlos E. / @carlosfelipe

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!