Marketing de afiliados: como começar em 6 passos (atualizado 2024)

Marketing de afiliados: como começar em 6 passos (atualizado 2024)

O marketing de afiliados é uma excelente forma de ganhar dinheiro na internet com baixo risco e alto potencial de lucro. A melhor parte é que você pode começar um negócio de afiliado sem gastar um centavo, já que não é preciso criar seus próprios produtos ou ter espaço de armazenamento.

No entanto, como em qualquer outro negócio, você precisa traçar estratégias  bem planejadas para alcançar o sucesso no marketing de afiliados. Continue lendo para descobrir como iniciar sua jornada no marketing de afiliados, desde como escolher o seu nicho até a criação do seu site e o aumento de sua renda. Vamos lá!

Como começar como afiliado: tutorial em vídeo

Não tem tempo para ler o tutorial completo? Confira nosso tutorial em vídeo e veja como você pode começar no marketing de afiliados!

O que é marketing de afiliados?

Marketing de afiliados é um modelo de negócio no qual você divulga produtos ou serviços de outras empresas e recebe uma comissão a cada transação bem-sucedida.

Desta forma, os dois lados ganham: os afiliados geram renda sem precisar criar ou armazenar produtos, enquanto as empresas expandem seu alcance através da divulgação extra.

Embora parecidos, o marketing de afiliados e o dropshipping são dois modelos de negócio diferentes.

Com o dropshipping, você vende produtos de diferentes fornecedores sob o nome da sua própria marca. Neste caso, você é totalmente responsável pela qualidade do produto, prazos de entrega e assistência ao cliente. Qualquer problema com o item ou envio pode danificar diretamente a reputação da sua marca. 

Por outro lado, o marketing de afiliados envolve muito mais a recomendação de produtos que podem resolver os problemas do público, em vez de uma venda direta.

Como um afiliado, você se posiciona como uma fonte útil para compradores que procuram fazer uma escolha informada, em vez de ser propriamente o vendedor de quem eles comprarão.

Como funciona o marketing de afiliados?

Agora que você já sabe o que é o marketing de afiliados, deve estar se perguntando: como eu vou recomendar produtos para meu público? O método mais popular para isso é criar um site de afiliado, que pode fornecer análises de produtos, comparativos e guias de compra.

Nerdwallet faz isso com grande eficácia. Especializado no nicho das finanças, o site ganha comissões de afiliados ajudando usuários a escolher os melhores cartões de crédito, seguros, hipotecas e muito mais.

Se você sabe falar em público, outra boa ideia é criar um canal no YouTube. Esta é uma excelente maneira de usar conteúdos em vídeo para criar demonstrações passo a passo dos produtos que você está promovendo.

Não importa qual abordagem você adote, as etapas para construir um negócio de marketing de afiliados são as mesmas:

  1. Inscreva-se em um programa de marketing de afiliados relevante em seu nicho. Se você quer promover produtos de múltiplas empresas, prefira se juntar a uma rede de afiliados.
  2. Depois de se registrar, você receberá links próprios para promover produtos ou serviços das empresas em questão.
  3. Compartilhe esses links de afiliado no seu site, blog, descrições de vídeos do YouTube e plataformas de rede social.
  4. Quando alguém clicar no seu link de afiliado e completar a ação desejada, como fazer uma compra, você ganhará uma comissão.
  5. O comerciante rastreia as conversões através dos links exclusivos, garantindo que você receba suas comissões corretamente a cada compra realizada.

A estrutura de comissões e requisitos diferem entre os programas de afiliados. Alguns oferecem uma porcentagem do valor da venda, enquanto outros pagam uma taxa fixa, independentemente de quanto você vende.

Além das vendas, muitos negócios também usam o marketing de afiliados para aumentar a consciência da marca. Em outras palavras, existem outras possibilidades além de incentivar seu público a fazer uma compra: algumas empresas podem pagar comissões quando usuários criam uma conta em uma plataforma ou se inscrevem para um teste gratuito, por exemplo.

Tipos de marketing de afiliados

Com base no nível de associação com o produto promovido, aqui estão os três principais tipos de marketing de afiliados:

  • Marketing de afiliados independente . Neste cenário, o afiliado não tem experiência ou autoridade relevante no produto ou serviço que anuncia. Por exemplo, um blog de moda que exibe anúncios de produtos de academia.
  • Marketing de afiliados relacionado . Concentra-se em divulgar produtos que se alinham com a área de especialização ou nicho de um afiliado. Por exemplo, se você já trabalhou em um café antes, pode usar o conhecimento que adquiriu para recomendar máquinas de café automáticas.
  • Marketing de afiliados envolvido . Ao contrário dos outros dois tipos, ele requer envolvimento direto do profissional de marketing. Usando o exemplo acima, em vez de simplesmente usar sua experiência como barista, você realmente testa todas as máquinas de café para fornecer avaliações autênticas, que podem ser muito mais persuasivas.

Como iniciar um negócio de marketing de afiliados lucrativo

Agora que você entende como o marketing de afiliados funciona, vamos discutir, passo a passo, o processo de lançamento e escalonamento do seu negócio de afiliados para você começar a ganhar dinheiro na internet.

1. Escolha seu nicho

Criar um negócio de marketing de afiliados bem-sucedido começa com a escolha do nicho certo. Se você não sabe do que estamos falando, um nicho é basicamente um assunto específico no qual seu conteúdo se concentrará.

Por exemplo, afiliados no nicho de viagens provavelmente falarão sobre destinos turísticos acessíveis ou recomendações de equipamentos para caminhadas.

Selecionar um nicho que você genuinamente conhece e ama é um ótimo ponto de partida. Como um especialista em seu campo, você será capaz de criar conteúdo mais naturalmente, que soe verdadeiro para seu público-alvo. Isso facilita estabelecer confiança.

No entanto, como você está apenas começando, nós recomendamos focar em um nicho mais específico e restrito. Se aventurar em nichos mais amplos e populares logo de cara é mais complicado, porque esses setores geralmente estão saturados, com afiliados  já estabelecidos.

Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Ahrefs , para encontrar nichos de afiliados menos competitivos e com bom potencial de tráfego. Basta abrir a aba Explorador de Palavras-chave e digitar o seu nicho desejado — por exemplo, site de finanças.

pesquisando a palavra-chave "finanças" no ahrefs

Como você pode ver, este termo tem um alto volume de pesquisa, mas é super difícil de conseguir uma boa posição para ele. Se você quer se concentrar em um nicho mais restrito, vá até a seção de Termos correspondentes na barra lateral esquerda e defina a dificuldade da palavra-chave (KD) para 20.

termos relacionados à palavra-chave "finanças" no ahrefs

Aqui, você verá vários tópicos de baixa competição com um volume de pesquisa razoável. Por exemplo, a frase “finanças pessoais” é pesquisada por 4.900 pessoas por mês, mas sua pontuação de dificuldade é apenas 20.

Em outras palavras, focar neste sub-nicho específico é uma ótima maneira de se inserir no nicho de finanças pessoais antes de expandir para palavras-chave mais populares no futuro.

Como focar em nichos de afiliados populares

Se você é uma pessoa que prefere se arriscar mais para ter recompensas maiores, também é possível focar em tópicos populares logo de cara. Dito isso, você precisa oferecer algo único para ter alguma chance de atrair e converter visitantes.

FinlyWealth é um excelente exemplo. Em vez de simplesmente comparar os melhores cartões de crédito, como o Nerdwallet, este site de afiliados decidiu adotar uma abordagem única: fornecer recomendações personalizadas com base nos hábitos de gastos de cada indivíduo.

Para fazer isso, o FinlyWealth incorpora recursos como integração de contas bancárias e análise de gastos em seu site. Dessa forma, os clientes podem escolher o cartão de crédito certo para suas necessidades e metas financeiras específicas.

Dica do Especialista

A única razão pela qual conseguimos sobreviver no nicho ultracompetitivo das finanças é porque fornecemos a melhor calculadora de cartão de crédito que existe — outros sites não têm ferramentas tão precisas ou fáceis de usar quanto as nossas.
Nós percebemos que as pessoas tinham que inserir manualmente seus gastos para obter recomendações de cartão de crédito. Com nossa ferramenta, elas podem simplesmente conectar suas contas bancárias, e usamos as informações obtidas para fornecer soluções personalizadas de cartão de crédito.

Kevin Shahnazari, Fundador e CEO da FinlyWealth

2. Crie um site de marketing de afiliados

Embora você possa criar um negócio de marketing de afiliados sem um site, ter uma presença própria na web ajuda a estabelecer sua credibilidade muito mais rápido.

Ao contrário das plataformas de mídia social, lançar seu negócio de afiliados em um site próprio significa ter mais controle sobre a plataforma. Você pode registrar um domínio personalizado e personalizar o design do site para combinar com a identidade da sua marca.

Um site também lhe dá liberdade criativa para exibir produtos ou links afiliados de uma maneira que seja atraente para os visitantes. Além disso, é mais fácil integrar quaisquer ferramentas de marketing de afiliados para otimizar seus esforços.

Dica

O que você pode fazer para diminuir os seus custos iniciais de ter um site é usar um cupom de desconto para comprar um plano de hospedagem na Hostinger. Assim, você pode potencializar seus ganhos como afiliado.

A melhor parte? Hoje em dia, criar um site é mais fácil que nunca. Nossos planos de Hospedagem WordPress rápida, por exemplo, vêm com diversos recursos de segurança e ferramentas poderosas para ajudar você a criar um site de marketing de afiliados em pouco tempo:

  • Criador de conteúdo com IA . Escreva e publique conteúdo de alta qualidade regularmente com a ajuda da IA para que você possa atrair leitores e construir sua autoridade.
  • Plugin de Afiliado da Amazon. Inclua links de afiliado de produtos da sua loja virtual Amazon Marketplace e comece a lucrar. Você pode adicionar um único produto, exibir vários itens ou mostrar uma tabela de comparação. 

Antes de iniciar o processo de configuração, adquira um dos nossos planos de hospedagem WordPress. Recomendamos escolher os planos Business ou Cloud Startup para melhor desempenho.

Na página de finalização da compra, selecione a duração da assinatura. O plano de 48 meses oferece o melhor preço e três meses adicionais, além de um nome de domínio gratuito por um ano. Sinta-se à vontade para usar nossa pesquisa instantânea de domínio para verificar a disponibilidade do domínio desejado.

Em seguida, crie uma nova conta na Hostinger (ou use a sua já existente) e preencha os detalhes do pagamento. Após completar o pagamento, siga estas etapas de integração para configurar o seu site WordPress:

  1. Escolha criar um site se você está construindo um do zero.
  2. Configure os detalhes de login para a sua conta do WordPress.
  3. Selecione Site de marketing de afiliados como o tipo do seu site.
  4. Use um dos nossos templates personalizados para o seu site, ou navegue por mais temas do WordPress.
  5. Ative o Plugin de Afiliado Amazon da Hostinger. Com este plugin, você pode exibir facilmente produtos de afiliado da Amazon Marketplace. No WordPress, você terá ainda diversos outros plugins de afiliados para simplificar ainda mais o processo. 
selecionando plugin de afiliados amazon da hostinger no processo de configuração do site
  1. Insira o nome e uma breve descrição da sua marca para criar conteúdo com IA.
  2. Digite o domínio desejado e faça o resgate. Se o domínio em questão não estiver disponível, escolha uma de nossas sugestões ou tente outras alternativas.
selecionando domínio no processo de configuração inicial do wordpress no hpanel
  1. Selecione o servidor mais próximo do seu público-alvo para um desempenho mais rápido. Por fim, aguarde alguns minutos enquanto nosso sistema instala o WordPress e configura o seu site.

Uma vez concluído, você irá diretamente para o hPanel, nosso painel de controle fácil. Por lá, você pode gerenciar sua conta de hospedagem e acessar o painel do WordPress para personalizar ainda mais o seu site de afiliados.

3. Cadastre-se em um programa de afiliados

Com sua plataforma de marketing de afiliados pronta, é hora de se inscrever nos programas de afiliados que você deseja.

Para isso, pesquise marcas dentro do seu nicho e veja se elas oferecem programas de afiliados com boa remuneração. Se você vende produtos no varejo, a escolha mais popular é se juntar ao Amazon Associates.

Como alternativa, inscreva-se em uma rede de afiliados para acessar vários programas de uma vez. Algumas das redes de afiliados mais populares incluem Rakuten AdvertisingShareASale e CJ Affiliate.

Ao escolher o melhor programa de afiliados, considere os seguintes aspectos:

  • Período de cookies . Os comerciantes rastreiam suas vendas de afiliados através de um cookie anexado aos seus links, que duram de um a mais de 30 dias. Ao escolher programas que oferecem um período mais longo, você tem mais tempo para converter visitantes.
  • Estrutura da comissão . Procure por programas com uma boa taxa de comissão e um baixo limite de pagamento. Empresas que vendem assinaturas geralmente oferecem comissões recorrentes, que serão pagas enquanto o cliente assinar o serviço — o que as torna uma boa opção para renda passiva.
  • Reputação da marca . Confira avaliações online, fóruns de discussão e comentários nas redes sociais para avaliar a confiabilidade de cada comerciante.
  • Suporte. Veja se o programa de afiliados fornece recursos adicionais para ajudar a comercializar seu produto, como elementos de marketing ou workshops frequentes.

Além de programas estabelecidos, você também pode formar parcerias com varejistas ou fornecedores que estão começando a experimentar este modelo.

Essa abordagem ajuda você a negociar taxas de comissão mais altas. Além disso, você não precisa competir com milhares de outros afiliados pelos mesmos produtos.

Dica do Especialista

Eu já usei essa estratégia dezenas de vezes com nossos clientes na Embryo: eu abordava os varejistas online com quem eu queria trabalhar, entrava em uma chamada com eles e os ajudava a configurar um programa de afiliados usando um plugin premium ou uma rede como a Affiliate Window.
Abordar os varejistas dessa maneira significa que você pode negociar as comissões desde o primeiro momento. Isso também ajuda você a construir um relacionamento de longo prazo, já que você se associa às empresas no primeiro momento de sua jornada como afiliado.

James Taylor, Estrategista de SEO na Embryo

4. Escreva conteúdo de alta qualidade para direcionar o tráfego

Se você seguiu os passos anteriores, seu negócio de marketing de afiliados já deve estar todo configurado, mas o trabalho ainda não acabou: você ainda precisa atrair clientes para poder começar a gerar sua receita.

Criar conteúdo útil dentro do seu nicho é um método testado e aprovado para impulsionar o tráfego orgânico, criar conexão com o público e ganhar a confiança dos clientes. De acordo com as estatísticas de marketing digital, estar na primeira posição no Google gera 39,8% de todos os cliques orgânicos, o que evidencia a importância de escrever conteúdo amigável para SEO. Quando você faz isso consistentemente, o Google também verá você como uma autoridade do setor e, por fim, colocará seu site em uma posição mais alta nos resultados de pesquisa.

Ao escrever conteúdo amigável para SEO, uma boa prática é focar em palavras-chave específicas e de cauda longa, pois elas são mais fáceis de posicionar do que as genéricas. Ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como Ahrefs ou Google Keyword Planner, podem ajudar você a ter ideias de conteúdo proveitosas.

Aqui estão alguns dos tipos de conteúdo mais comuns para sites de afiliados:

  • Avaliações de produtos. O tipo de conteúdo mais popular entre os profissionais afiliados, já que 90% dos compradores online procuram avaliações de produtos antes de fazer uma compra.
  • Comparação de produtos. Compare dois produtos semelhantes e explore os benefícios e desvantagens de cada um para ajudar o público a fazer uma escolha informada.
  • Listas de produtos. Uma versão mais básica dos comparativos de produtos, as listas mencionam e avaliam vários produtos dentro de uma mesma categoria.
  • Tutoriais. Explique como usar produtos ou serviços passo a passo. Os clientes têm mais probabilidade de comprar um produto quando entendem como ele poderá ajudá-los em suas vidas.
  • Fontes de conhecimento. São ferramentas e recursos para resolver os problemas e dar uma resposta às perguntas do público. Este tipo de conteúdo pode estabelecer ainda mais a sua autoridade como a fonte principal para um tópico.
  • Estatísticas e relatórios. Faça parceria com empresas de pesquisa para pesquisar usuários e publicar relatórios que não estão disponíveis em nenhum outro lugar. Esta é uma ótima estratégia para atrair backlinks e tráfego para o seu site.

Independentemente do tipo de conteúdo que você prefere, busque produzir artigos originais e informativos que atendam aos interesses e perguntas do público.

Dica do Especialista

Para criar conteúdo genuíno, você precisa realmente usar os produtos que está tentando vender e compartilhar suas próprias opiniões sobre eles. Essa experiência pessoal é o que faz o seu conteúdo se destacar no espaço cada vez mais competitivo do marketing de afiliados.

Jessyca Frederick, Especialista em Marketing de Afiliados

Se você é cliente da Hostinger, pode acelerar o processo de escrita com nosso Criador de Conteúdo com IA para WordPress:

  1. Acesse o seu painel de controle do WordPress.
  2. Localize o Criador de Conteúdo IA no canto superior esquerdo da sua tela.
  3. Escolha o tipo de conteúdo, tom de voz e tamanho.
  4. Descreva em detalhes sobre o que é o seu conteúdo.
criador de conteúdo com ia da hostinger para wordpress
  1. Insira as palavras-chave de foco para o artigo.
  2. Clique  em Criar conteúdo.

Quando o rascunho inicial estiver pronto, edite o conteúdo e adicione sua própria perspectiva para torná-lo mais único.

Lembre-se de adicionar seus links de afiliado da Amazon em áreas onde eles fazem sentido. Dito isto, evite encher o artigo com muitos links, pois isso pode criar uma experiência ruim para os usuários.

Para reforçar a transparência e a conformidade legal, inclua também uma divulgação de afiliado. Basicamente, trata-se de uma mensagem informando que você ganha comissões sempre que as pessoas compram através dos seus links.

Além de publicar conteúdo no seu blog, existem outros métodos para gerar tráfego para o seu site de afiliado:

  • Escreva guest posts . Escrever artigos para sites mais estabelecidos permite que você “pegue emprestado” alguns dos leitores destas páginas. Para isso, faça uma busca por sites relevantes em seu nicho, entre em contato com eles por email e ofereça uma parceria como autor convidado.
  • Inicie uma campanha de e-mails . Envie newsletters a partir do seu endereço de e-mail personalizado para divulgar recomendações de produtos, ofertas limitadas e outras atualizações. O email marketing ajuda a nutrir leads e incentivá-los a fazer compras.
  • Use o marketing de redes sociais . Considere a faixa demográfica do seu público ao escolher a plataforma social mais adequada. Por exemplo, o TikTok é perfeito para atingir faixas mais jovens, já que a maioria de seus usuários tem entre 18 e 24 anos.
  • Participe de discussões online . Fóruns como Reddit e Quora são ótimos para se conectar com seu público-alvo e promover sua marca.

Dica do Especialista

O Reddit é uma das nossas principais fontes de tráfego. A melhor parte é que, depois que nós construímos um ótimo produto, não precisamos gastar muito tempo participando de discussões – são os usuários que realmente espalham nosso nome por aí.

Kevin Shahnazari, Fundador e CEO da FinlyWealth

Lembre-se de que o marketing de conteúdo é um jogo de longo prazo. Por exemplo, a FinlyWealth  precisou de dez meses para ir do tráfego zero a mais de 1.500 visitantes por mês.

5. Monitore suas campanhas de marketing de conteúdo

Monitorar o desempenho do seu site afiliado permite que você avalie que tipo de conteúdo funciona e quais áreas precisam de ajustes.

Por exemplo, pouco tráfego indica que você precisa ajustar a estratégia de otimização para mecanismos de busca (SEO) do WordPress. Por outro lado, se seu site tem muitos visitantes, mas ninguém clica nos links de afiliados, esse é um sinal de que você deve reformular seu conteúdo.

Existem muitas ferramentas que ajudam a rastrear o tráfego do seu site e o comportamento do usuário — alguns dos mais populares são o Google Analytics, o MonsterInsights e o Amplitude.

No entanto, depois que os visitantes clicam em seus links de afiliados e saem do seu site, a história muda completamente. Para isso, você precisará confiar nos relatórios fornecidos por cada empresa ou rede de afiliados para ver se os usuários realmente fazem uma compra.

Por exemplo, como membro do Amazon Associates, você pode acessar o painel de Relatórios  para encontrar os principais indicadores de desempenho do seu site de afiliado, como cliques, itens pedidos, mercadorias enviadas e taxas de conversão.

Infelizmente, a maioria dos programas e redes de afiliados não informa exatamente qual conteúdo traz tráfego e vendas. Os visitantes clicaram em um botão na sua landing page? Ou eles fizeram uma compra através de um anúncio em formato de banner?

Para rastrear CTAs, imagens, páginas e posts de blog exatos que geram mais receita, você precisa adicionar um SubID aos seus links de afiliados. Um SubID é basicamente um identificador único que rastreia e registra dados como:

  • Posicionamento do link na página, como topo, meio ou rodapé.
  • Formato do link de afiliado, incluindo botão, imagem ou banner.
  • Fonte de tráfego.

Embora você possa criar e rastrear SubIDs manualmente, você precisará ter algum conhecimento técnico. Se você quiser tornar o processo mais rápido e fácil, pode investir em ferramentas pagas como o Affilimate.

página inicial da affilimate

6. Aumente sua renda de afiliado

Depois de identificar quais partes do seu conteúdo têm baixa conversão, o próximo passo é otimizá-las para obter melhores resultados. Realizar testes A/B é uma maneira eficaz de comparar duas ou mais páginas da web para descobrir qual delas tem o melhor desempenho.

Aqui estão alguns elementos que você pode ajustar para gerar mais cliques e vendas:

  • Títulos. Um bom título atrai a atenção do público, o que aumenta a possibilidade de que eles leiam o resto do seu conteúdo. Divida o tráfego do seu site em dois grupos, escreva títulos diferentes para cada um e descubra qual deles converte melhor.
  • Imagens. Em vez de imagens genéricas de bancos de fotos, incorporar imagens personalizadas em seus posts fará com que seu site de afiliados pareça mais profissional. Melhor ainda: tire fotos reais dos produtos que você está promovendo para construir credibilidade.
  • Tabelas de comparação . Em vez de grandes blocos de texto, tabelas de comparação para recursos e preços são mais fáceis de analisar rapidamente. Tente usar essa estratégia para artigos de baixo desempenho e veja se faz diferença.
  • Chamada para ação. Usar palavras de urgência — como Compre AgoraPor tempo limitado ou Última Chance— ajuda a criar um senso de brevidade. Você também pode testar diferentes designs, cores e formatos de CTA.
  • Pop-ups de intenção de saída . Se você quer reduzir as taxas de rejeição, mostre um pop-up oferecendo uma oferta exclusiva ou um eBook gratuito quando os usuários estiverem prestes a sair do seu site. Você pode instalar um plugin do WordPress, como o OptinMonster , para incorporar essa funcionalidade.

Oferecer brindes ou descontos aos seus clientes é outro excelente método para incentivar compras e aumentar sua receita de afiliados.

FinlyWealth  tem um enorme sucesso compartilhando uma parte de suas comissões com os usuários na forma de cashback.

Dica do Especialista

Uma das razões pelas quais temos uma base de usuários tão grande é porque oferecemos uma ferramenta gratuita e damos dinheiro aos clientes por usá-la — uma oferta muito boa. Com essa estratégia, conseguimos aumentar nossa taxa de conversão para mais de 50% em alguns grupos de usuários.

Kevin Shahnazari, Fundador e CEO da FinlyWealth

Por que começar no marketing de afiliados?

O marketing de afiliados oferece uma oportunidade fantástica de ganhar dinheiro online sem a necessidade de desenvolver e armazenar seus próprios produtos.

Aqui estão algumas razões para mergulhar neste universo:

  • Baixos custos iniciais. Ao contrário do e-commerce e dos negócios físicos, o marketing de afiliados requer um investimento inicial muito baixo. Você não precisa contratar funcionários, pagar aluguel de espaços físicos ou comprar material de escritório.
  • Fácil de começar. A maioria dos programas de afiliados são gratuitos, e você pode facilmente criar um site e contas de mídia social para começar a promover produtos. Você também não precisa de conhecimentos específicos para ser um afiliado bem-sucedido, embora conhecer bem os produtos divulgados certamente ajude.
  • Flexibilidade. O marketing de afiliados permite que você trabalhe de qualquer lugar, a qualquer momento. Em outras palavras, essa é uma ótima trajetória de carreira se você quer passar mais tempo com sua família ou viajar o mundo enquanto ganha dinheiro.
  • Produtos diversos. Você pode promover vários produtos ou serviços em diversos nichos. Além disso, seu potencial de renda é praticamente ilimitado – quanto mais referências você obtém, mais dinheiro você ganha.
  • Renda passiva. Uma vez que você tenha construído uma plataforma de marketing de afiliados bem-sucedida, você pode ganhar dinheiro até mesmo enquanto dorme.

Erros a evitar no marketing de afiliados

Embora seja um modelo de negócios relativamente simples e lucrativo, o marketing de afiliados também é altamente competitivo. Para prosperar nesta indústria, você deve buscar uma estratégia sem falhas. Saber o que não fazer como afiliado é tão importante quanto traçar sua estratégia, portanto.

Aqui estão alguns erros de marketing de afiliados para evitar:

  • Não conhecer os produtos. Se você simplesmente repetir o que outros artigos dizem sem realmente testar os produtos, seu conteúdo será genérico e não terá credibilidade perante os leitores.
  • Negligenciar o desempenho do site. Um site lento ou com mau funcionamento frustra os visitantes, impactando negativamente seus esforços de marketing. Para garantir a melhor velocidade e desempenho, considere adquirir um serviço de hospedagem Cloud.
  • Ignorar a importância do SEO. Otimizar suas páginas com as palavras-chave corretas é fundamental para melhorar sua posição nos resultados de pesquisa e direcionar leads qualificados para o seu site. Ignorar o SEO significa perder essa oportunidade.
  • Produzir conteúdo excessivamente voltado para vendas. Evite promover demais os produtos, porque as pessoas tendem a rejeitar um tom excessivamente marqueteiro. Em vez disso, crie conteúdo informativo, interessante e envolvente, que realmente ajude o público a resolver seus problemas.
  • Depender de somente um anunciante. Diversifique seus programas e redes de afiliados para mitigar riscos e aumentar as possíveis fontes de receita.
  • Não incluir uma divulgação de afiliado. Toda vez que você divulgar um link de afiliado, é importante deixar evidente aos seus leitores que você ganhará uma comissão a cada venda feita a partir daquele link. Se você não fizer isso, poderá ter problemas legais e perder a confiança dos seus leitores.

Conclusão

O marketing de afiliados permite que você ganhe dinheiro em casa com um investimento mínimo e sem precisar ter conhecimento técnico.

No entanto, como este é um setor muito acessível, a indústria de marketing de afiliados também está ficando altamente saturada. Se você quer alguma chance de obter uma boa posição no Google e gerar tráfego orgânico, você precisa começar com um nicho restrito.

Construir parcerias com marcas que ainda não possuem um programa de afiliados também ajudará você a evitar uma concorrência acirrada. Dessa forma, você pode promover produtos ou serviços que ainda não são divulgados por milhares de outros afiliados.

Por último, mas não menos importante, crie conteúdo original e útil, testando de fato os itens que você deseja vender. Você pode fortalecer ainda mais sua credibilidade fazendo imagens dos produtos por conta própria, em vez de usar fotos fornecidas pelo comerciante.

Em suma: o sucesso no marketing de afiliados não acontece da noite para o dia. Entretanto, com consistência, determinação e a estratégia certa, qualquer pessoa pode construir um negócio de afiliado bastante lucrativo. Boa sorte!

Marketing de afiliados: perguntas frequentes

Por fim, vejamos algumas das perguntas frequentes sobre marketing de afiliados.

Posso começar no marketing de afiliados sem dinheiro?

Sim, você pode começar um canal no YouTube ou uma conta no Instagram sem gastar um centavo. Depois disso, crie conteúdo de forma constante e envolvente para atrair o público e construir um grande número de seguidores.
Quando você tiver um público fiel, as pessoas estarão mais dispostas a clicar em seus links de afiliados e fazer uma compra.

Quanto dinheiro eu posso ganhar como afiliado?

Em média, os profissionais do marketing de afiliados ganham cerca de R$ 8.000/mês. Além disso, aqueles com mais de três anos de experiência ganham quase 10 vezes mais do que os iniciantes.
No entanto, sua renda de afiliado dependerá de muitos fatores, como seu nicho, tipo de produto, comportamento do usuário, programas de afiliados e estratégias de marketing.

O marketing de afiliados é bom para iniciantes?

Sim! O marketing de afiliados exige poucos custos iniciais, mas oferece alto potencial de ganhos. Não há necessidade de investir em desenvolvimento de produtos, inventário ou aluguel de escritório — basta divulgar seu link de afiliado e ganhar uma comissão para cada venda realizada.

Qual a melhor plataforma para marketing de afiliados?

Se você deseja ter controle total sobre seu conteúdo e marca, criar um site de afiliado é a opção ideal. Ao contrário das redes sociais, você tem a liberdade de projetar o site de acordo com a sua visão e nicho.
Além disso, os usuários podem encontrar facilmente seu conteúdo com uma simples pesquisa no Google, mesmo se eles tiverem sido publicados meses ou até anos atrás. Esse nível de pesquisa é algo que o Instagram ou o Facebook não oferecem.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.