O Que é Latência?
access_time
hourglass_empty
person_outline

O Que é Latência?

Latência significa atraso. Latência na internet quer dizer a quantidade de atraso (o tempo) que uma solicitação leva para ser transferida de um ponto para outro e é medida por milissegundos (ms).

Um exemplo claro é a solicitação que o seu computador fez para acessar este site. Então você já deve estar pensando que a latência deve ser sempre 0 ou o mais perto disso. É verdade, mas não é o que sempre acontece.

A velocidade na internet é medida entre a latência e a largura de banda. Isso pode causar uma confusão quando falamos desse assunto.

Agora que você sabe o que é latência, veja a diferença entre latência e largura de banda e principais causas de latência na internet.

Latência x Largura de Banda

As duas trabalham juntas, mas têm significados diferentes e uma afeta como a outra funciona. E o resultado dessa equação resulta na velocidade da internet.

Latência: está ligado a velocidade em que o conteúdo dentro de um tubo entre um cliente e um servidor ida e volta.

Largura de banda: está relacionado à largura do tubo, se é estreito ou largo. Quanto mais estreito for, menos conteúdo poderá ser transportado ali dentro.

Com isso em mente, entendemos que se você tiver uma latência apropriada mas uma largura de banda estreita, levará mais tempo para a informação do cliente chegar ao servidor pois apesar de rápido (latência) há pouco espaço (largura de banda).

Qual a latência ideal?

Como tudo na internet, depende. O tipo de projeto e para que você usa a internet vai ajudar a responder qual a latência ideal neste caso.

O Google anunciou que a velocidade de um site é um dos fatores de ranqueamento. A latência de um site têm impacto direto no número de visitas e vendas.

E além de se preocupar com a velocidade de um site ao acessar pelo desktop, você deve considerar também a experiência via smartphones.

Uma pesquisa revelou que 67% dos consumidores reclamam do tempo de carregamento do site em mobiles, por exemplo. E 53% dos consumidores abandonam um site que demora mais de 3ms para carregar.

E o Google não quer oferecer essa experiência ruim para seus clientes.

Você sabe a velocidade do seu site? Teste aqui.

Fatores que Causam a Latência

A latência pode ser causada por alguns fatores, os mais importantes são o tipo de conexão, congestionamento que ocorre quando você tenta enviar mais conteúdo que o tubo é capaz de suportar e também a localização dos servidores.

E por que é importante atentar-se para isso?

Caso você ainda não esteja convencido da importância da latência para o seu negócio online, invista algum tempo assistindo esse depoimento da Trainline, uma operadora de passagem de trem, que contam que reduziram a latência em 0,3 milissegundos e com isso os clientes gastaram mais de 11 milhões de dólares em um ano.

Como Reduzir Latência

Um dos melhores caminhos para reduzir a latência de rede é o uso de um CDN Content Delivery Network que significa Rede de Distribuição de Conteúdo.  

Os servidores CDN são distribuídos em vários locais para que o conteúdo seja armazenado mais próximo dos usuários finais e não precise ir tão longe para alcançá-los. Isso significa que o carregamento de uma página da web levará menos tempo, melhorando a velocidade e o desempenho do site.

As marcas mais conhecidas de CDN são Cloudflare, Akamai e MaxCDN. Na Hostinger, todos os pacotes têm suporte integral com Cloudflare.

Conclusão

Agora você sabe o que é latência, as causas e como corrigir isso para melhorar o desempenho do seu site.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado e desejamos muito sucesso com seu projeto online!

O Autor

Author

Ariane G. / @arianegoncalves

A Ari é gerente de SEO na Hostinger Brasil e está há mais de três anos na equipe. Ela já colaborou com produção e localização de tutoriais, localização de landing pages, e hoje atua com foco em SEO para garantir o posicionamento da Hostinger nos mecanismos de busca.

Tutoriais em destaque

Tutoriais relacionados

Author

Jeferson Responder

agosto 05 2020

Boa tarde!!! Estava procurando me informar o que seria a latência e fiquei muito satisfeito com a explicação da Hostingertutorias. Parabéns pelo belo trabalho.

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!