CDN

Melhorando o desempenho do site – Usando uma rede de distribuição de conteúdo (CDN)

Como melhorar o desempenho do site utilizando rede de distribuição de conteúdo

Uma ótima maneira de aumentar a velocidade e reduzir o uso de recursos de um site é usar uma rede de distribuição de conteúdo. Um CDN irá garantir a rápida implantação de seu conteúdo estático (imagens, CSS, JavaScript, vídeos e etc), entregando-o de um local mais próximo ao visitante, melhorando muito o tempo de resposta do servidor. Content Delivery Networks são destinados a sites maiores, com muito conteúdo, no entanto, qualquer site pode usá-lo para um aumento de desempenho. A maioria dos provedores de CDNs são pagos, mas o CloudFlare oferece serviços CDN com seu plano gratuito enquanto também fornece proteção DDoS e outros recursos excelentes. Basicamente, não há razão para não usá-lo. Neste tutorial você vai descobrir o que é um CDN e como usá-lo para o seu site.

O que é um CDN?

Uma rede de distribuição de conteúdo ou rede de distribuição de conteúdo (CDN para abreviar) pode ser descrita como uma coleção de servidores globais localizados em vários data centers em todo o mundo que são responsáveis ​​pela entrega de sites e outros conteúdos relacionados a sites.

Todas as plataformas de hospedagem suportam e se beneficiam do CDN?

O truque para impulsionar a velocidade de CDN é a rede de servidores distribuídos que fornece arquivos a um visitante a partir da localização mais próxima possível. Você pode pensar que se você estiver executando uma plataforma de hospedagem poderosa, como um servidor virtual privado (VPS) ou um servidor dedicado, usar uma rede de entrega de conteúdo não mudará muito. Mas não importa quantos recursos você tem, a localização do servidor também é um fator importante para aumentar a velocidade do site do visitante. Digamos que seu visitante é da Índia, enquanto seu servidor ou local de acolhimento está nos Estados Unidos. Devido à distância entre a localização do visitante e o servidor host, a entrega de conteúdo pode levar mais tempo para ser processada. No entanto, os servidores CDN são distribuídos em vários locais (por exemplo, um CDN distribuído na Índia, Estados Unidos, Cingapura). Se os visitantes vierem da Índia, a rede de distribuição de conteúdo (CDN) irá entregar arquivos a partir do local mais próximo possível (que seria a Índia, neste caso). Dito isto, não importa se você usa serviços de web hosting gratuitos, hospedagem compartilhada ou um VPS, um CDN irá melhorar a velocidade do seu site, reduzir o espaço em disco e uso de largura de banda e garantir que seu conteúdo é distribuído rapidamente apesar da distância entre o visitante E seu anfitrião do Web site. Se você estiver usando hospedagem compartilhada ou hospedagem gratuita, um CDN pode ajudá-lo a economizar o uso de recursos, o que é benéfico devido ao fato de que os recursos são limitados em tais plataformas. No caso de seu site começa a obter saltos no tráfego, um CDN irá garantir que essas surtas não forçá-lo a exceder o limite de recursos. Basicamente, usando um CDN irá melhorar o desempenho e velocidade em todas as plataformas de hospedagem.

Vantagens de usar uma rede de distribuição de conteúdo

Em resumo, aqui estão as maiores vantagens que uma rede de entrega de conteúdo fornecerá ao seu site: – As CDNs são ótimas para sites com grandes surtos de visitantes – As redes de Content Delivery garantem que uma página da Web esteja disponível globalmente – Reduzindo o número de solicitações feitas para o seu site – O aumento global na velocidade de carregamento, especialmente se um visitante está perto da localização do servidor de entrega de conteúdo – Melhor ranking nos motores de busca devido ao aumento de velocidade que CDN fornece – benefícios CDN TODOS os tipos de sites e plataformas de hospedagem.

O que você precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Acesso às configurações DNS do seu domínio

Passo 1 – Analisando seu site

Para verificar se seu site está aproveitando um CDN, você pode usar ferramentas de análise de sites como WebPageTest. Aqui estão os resultados depois de analisar um site de teste:

cdn 0

Existem várias opções disponíveis neste momento. Você pode usar um CDN gratuito fornecido pela CloudFlare ou investir em um provedor de distribuição de conteúdo pago (mais informações sobre opções de CDN pagos estarão disponíveis na Passo 2). Se você estiver executando um pequeno site com tráfego médio, investir em uma rede de entrega de conteúdo pode não ser a melhor escolha e a opção livre deve ser mais do que suficiente. No entanto, se você tiver picos de alto tráfego e encontrar alta utilização de recursos, um CDN pago seria a melhor opção.

Passo 2 – Configurando um CDN

Opção 1 – Ativando o Free CloudFlare CDN

Para que o CDN CloudFlare funcione com seu site, você só precisa adicionar seu domínio ao CloudFlare, como mostrado neste guia passo a passo.

Depois de editar todas as configurações de DNS e configurar seu domínio para usar o CloudFlare, reserve algumas horas para que as alterações tenham pleno efeito e sua página terá todas as vantagens que as CDNs oferecem.

Opção 2 – Usando soluções de CDNs pagas

Se você está procurando uma solução paga, aqui estão alguns grandes fornecedores:

  • MaxCDN e Photon são boas escolhas se você está hospedando um CMS (WordPress, Joomla, Drupal) com muitas fotos / imagens.
  • RackSpace e CDN77 são redes eficientes de distribuição de conteúdo para vídeos e streaming.
  • jsDeliver é o fornecedor de CDN que você está procurando se seu site contém um monte de JavaScript.

Etapa 3 – Testando as alterações

Uma vez que a rede de entrega de conteúdo foi implementada, você pode executar outra análise com WebPageTest para verificar se tudo está funcionando conforme o esperado. Aqui estão os resultados depois de configurar o site de teste mencionado anteriormente para usar CloudFlare:

cdn 100

Parabéns! Uma rede de distribuição de conteúdo agora está ativada em seu site.

Conclusão

Para resumir, configurar seu site para usar uma rede de entrega de conteúdo é uma ótima maneira de aumentar a velocidade ao mesmo tempo em que reduz o uso de recursos. Você também aprendeu o que é um CDN e como aproveitar esse recurso usando o plano livre do CloudFlare. Carregamento mais rápido e melhor disponibilidade que um CDN oferece certamente tornará seu site mais atraente para seus usuários e visitantes. Além disso, habilitar uma rede de entrega de conteúdo não requer qualquer conhecimento avançado de codificação, portanto, é uma ótima solução para usuários iniciantes e avançados.

Se você deseja acelerar seu site ainda mais, esses tutoriais são ótimos começar:

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!