Em Busca do Equilíbrio Entre Trabalho e Lazer na Hostinger

Em Busca do Equilíbrio Entre Trabalho e Lazer na Hostinger

Você sabia que existe uma palavra em japonês, “Karōshi”, que significa “Morte por Excesso de Trabalho”? E ela não é a única nesse vocabulário. Uma das melhores coisas que se pode dizer para uma pessoa que está indo embora depois de um dia trabalho é “otsukaresama desu”, que se traduz como “você parece bem cansado”, enquanto outra palavra,  “Inemuri”, significa “dormir em lugares públicos ou em reuniões de trabalho”. Bem, a lista de vocábulos é grande…

Um dos países mais avançados tecnologicamente, o Japão, ainda conta muito com os funcionários seniores quando se trata de ética de trabalho. Isso significa que o trabalho é considerado com base no tempo que uma pessoa dedica à sua função. Isto é, se uma pessoa deseja ser promovida, a chave é trabalhar longas horas e acumular horas extras. 

Os japoneses também dizem que pegar no sono no trabalho pode ser algo muito honroso de se fazer, pois significa que você estava trabalhando tanto, que dormir no trabalho foi a única opção possível. Tudo isso cria um ambiente onde a qualidade do trabalho não é mais relevante, o que importa é o tempo gasto no trabalho. 

Não é assim que fazemos na Hostinger.

Seja Feliz. Trabalhe de Forma Eficiente. Dê Duro. Divirta-se. Repita 

Na Hostinger, nós acreditamos que uma pessoa feliz e descansada pode ser muito mais produtiva. Há diversas pesquisas e estudos que confirmam que melhorar o equilíbrio entre trabalho e lazer indica menos doenças e menos estresse no trabalho. Naturalmente, resulta em um nível de contentamento muito maior no trabalho. 

Nós planejamos nosso trabalho tenho uma regra principal em mente:

Funcionários Felizes = Clientes Felizes

Uma das melhores maneiras de atingir este equilíbrio entre trabalho e lazer é viajar. Mudar de ambiente pode abrir novos horizontes e mentes, dando espaço para novas ideias ao se afastar da rotina diária. 

A Hostinger apoia e encoraja essa ideia. De tempos em tempos, alguém do nosso escritório global sai para trabalhar durante algumas semanas em um de nossos escritórios em outro país. 

Ano passado, o Giedrius Zakaitis, autor deste artigo, viveu e trabalhou por um mês em Yogyakarta, na Indonésia. Para ele, foi uma experiência e tanto! Participar de um típico casamento indonésio, pedalar ao redor de um vulcão e assistir performances artísticas locais são memórias inesquecíveis. Além de tudo, observar processos e hábitos como alguém “de fora” foi mutuamente benéfico para ele, e para o escritório regional. O Giedrius pôde oferecer suas ideias para ajudar com problemas que ele já conhecia, ao mesmo tempo em que também foi possível aprender algumas técnicas que foram úteis ao voltar para o escritório global em seu país de origem. 

Nosso engenheiro de sistemas, Donatas, queria visitar as Olimpíadas do Rio em 2016, então decidiu aproveitar a oportunidade: passar um tempo assistindo às competições esportivas e ainda visitar o escritório que existia no Brasil. 

O processo também funciona inversamente: de tempos em tempos alguém do time internacional que deseja visitar nossa matriz é recebido de portas abertas no escritório global.

Workation: A União Entre Férias e Trabalho

Ano passado nós começamos um experimento relacionado ao equilíbrio entre trabalho e lazer utilizando um novo conceito – workation (que vem da junção das palavras em inglês “work”, que significa trabalho, e “vacation”, que significa férias). Um time inteiro que estava trabalhando em um projeto específico fez as malas e foi trabalhar em um ambiente diferente. Pode ser uma nova cidade ou outro país, ou até mesmo em um café ou coworking da mesma cidade, seja por um dia, uma semana ou mais. 

Recentemente, a equipe voltou de sua “workation” no Chipre, e estes foram alguns dos resultados observados com a experiência:

  • Bons exercícios de construção de time fazem a confiança entre os membros crescer  —  viver no mesmo espaço, mesmo que seja por um curto período de tempo, pode revelar muita coisa sobre a personalidade dos colegas. Trabalhar em tarefas não relacionadas com o emprego (como fazer almoço ou cuidar do jardim), ou observar o que as pessoas fazem depois das horas de trabalho, pode oferecer mais detalhes quanto às preferências dos indivíduos. Além do mais, alterar a atmosfera e viver quase que como uma família é uma das melhores formas para criar laços entre uma equipe e alcançar ótimos resultados.
  • Novas Ideias — as pessoas tendem a oferecer ideias inovadoras quando discutem assuntos conhecidos em ambientes diferentes. Pense em um debate sendo feito numa sala de reuniões de um escritório. Agora compare isso com uma reunião em que todos os membros da equipe estão aproveitando um clima de sol e ar fresco. O ponto de vista não é alterado drasticamente, mas novas sugestões e ideias emergem quando discutimos problemas já levantados. 
  • Boost cerebral  — cientistas afirmam que novas experiências não apenas ativam áreas do cérebro responsáveis pela criatividade, mas também melhoram a memória. Não somos especialistas, e por isso não podemos tirar conclusões de longo prazo. Ainda assim, é possível afirmar que depois da experiência com o “workation”, as equipes voltam ao trabalho e às atividades acumuladas com o dobro de energia! O Index de Felicidade, inventado por nós mesmos, é muito elevado após alterarmos o ambiente de trabalho.

O Corpo também Importa 

Não é segredo que nós passamos a maior parte do nosso tempo em frente ao computador. Alguns afirmam que o trabalho sedentário está se tornando tão perigoso quanto o tabagismo. Então uma decisão foi tomada: para não ficarmos tão parados e com músculos travados, aulas de yoga foram implementadas em nosso dia-a-dia. 

Não há nada como uma boa sessão de yoga com exercícios como Shavasana no final de um longo dia de trabalho! E exercitar os músculos do corpo não é o único efeito positivo dessa experiência. A yoga também ajuda a diminuir o estresse ao nos introduzir ao conceito de mindfulness. Estar presente no momento e atentar-se aos pensamentos que nos acometem são pontos-chave para acalmar a mente. 

Equilíbrio Entre Trabalho e Lazer: Próximos Passos

Ainda estamos fazendo testes e experimentos, tentando definir o melhor ambiente para o nosso trabalho, um que vá trazer valor para a Hostinger e seus funcionários.  Uma coisa é certa, encontrar o equilíbrio entre trabalho e lazer não é um objetivo único e em si mesmo. Trata-se de um processo contínuo, que demanda bastante esforço. O que nós entendemos até agora é que estamos gostando muito dessa jornada de descobertas.

Funcionários felizes deixam os clientes felizes, e é isso que estamos buscando!

Author
O autor

Rafael H.

Trabalho com marketing digital desde 2017. Atualmente sou Country Manager do Brasil na Hostinger. Sou apaixonado pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital, SEO, copywriting e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhei como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.