O que é Hospedagem Compartilhada e como ela funciona
access_time
hourglass_empty
person_outline

O que é Hospedagem Compartilhada e como ela funciona

A hospedagem compartilhada é um serviço de hospedagem de site que permite que vários sites usem o mesmo servidor. Você deve estar se perguntando: mas por que isso acontece? A resposta é simples: por custos e recursos Um servidor pode hospedar mais de um site. Por isso, ao distribuirmos recursos para diferentes usuários, o custo de manutenção do servidor diminui significativamente.

Antes de nos aprofundarmos nos detalhes sobre a hospedagem compartilhada, primeiro vamos entender melhor como servidores e hospedagem funcionam.

Como funciona

De forma bem simples, toda vez que você digita a URL de um site na sua barra de navegação, o navegador então procura o servidor em que o site está alojado ou, como nós costumamos dizer, “hospedado”. Depois que o navegador localiza o servidor, ele envia uma mensagem de solicitação HTTP para o servidor, solicitando informações e dados para tornar o site visível.

Na hospedagem compartilhada, o processo acima é exatamente o mesmo. A única diferença é que aquele único servidor é responsável por alojar/hospedar os dados de vários sites de uma vez só.

Pense na hospedagem de sites como um trem com diferentes vagões. Os vagões são os sites, o trem é o servidor e os passageiros são… bem, os passageiros são aqueles que querem chegar ao mesmo destino: o sucesso online.

Embora todos estejam no mesmo transporte, no nosso caso, o servidor, a jornada de cada um é diferente. A pessoa que pega o mesmo trem que você tem uma jornada e planos diferentes. Você só compartilha o mesmo meio de transporte para chegar ao seu destino, mas você tem flexibilidade e liberdade para ter a sua única e exclusiva jornada e experiência. A hospedagem compartilhadaé a opção mais acessível entre todas as soluções de hospedagem de sites, o que explica o porquê de muitas pessoas escolherem ela.

Para quem a Hospedagem Compartilhada é mais indicada?

Esse tipo de hospedagem é ideal para pessoas que têm blogs, novos sites desenvolvedores de sites iniciantes, usuários WordPress e lojas virtuais que estão começando a sua jornada online. Compartilhar um servidor significa que o seu site ainda não está no estágio em que precisa acomodar muito tráfego, vídeos ou largura de banda.

Quais os Benefícios da Hospedagem Compartilhada?

A hospedagem compartilhada é uma das soluções mais populares fornecidas pela Hostinger, e existe uma excelente razão para isso: ela conta com muitas vantagens para pessoas que querem começar a sua jornada online. Vamos ver alguns dos benefícios que fazem a nossa hospedagem compartilhada ser a queridinha entre os nossos clientes.

Solução que Cabe no Bolso

A gente sabe que orçamento é muito importante, seja para fazer uma viagem ou para preparar a sua jornada online. Ninguém quer investir rios de dinheiro só para criar um site, blogo ou loja virtual. A hospedagem compartilhada permite que você tenha o serviço que você precisa por um preço que cabe no seu bolso, já que outros usuários também contribuem na manutenção do servidor.

Pense agora na hospedagem compartilhada como uma passagem de viagem de ônibus vs. uma passagem de avião na primeira classe A primeira classe do avião seria um servidor VPS, onde você tem a exclusividade, mas é também bem mais cara para seu uso e manutenção.

Para saber mais detalhes das características da Hospedagem compartilhada e da Hospedagem VPS, confira um dos nossos artigos mais recentes sobre o assunto: Hospedagem Compartilhada ou VPS: Qual é a Melhor Hospedagem para Você?

Fácil de Gerenciar e sem Necessidade de Experiência

Hospedar um site quando não se tem nenhuma experiência na área pode parecer muito complicado e desafiador. Mas a hospedagem compartilhada existe para facilitar a configuração e o gerenciamento da hospedagem do seu site.

Depois de contratar o plano, o processo a ser seguido é simples e qualquer um pode fazê-lo. A Hostinger configurará o servidor compartilhado, instalar e atualizar o software necessário, monitorar os servidores para evitar quedas no serviço e cuidar, de forma eficaz, do back-end. Portanto, você não precisa ter nenhuma experiência com programação ou desenvolvimento. Você receberá um painel lindo painel, projetado para ser intuitivo e fácil de usar — desde a configuração do seu e-mail até o gerenciamento do seu domínio, cada detalhe será entregue a você da maneira mais descomplicada possível.

Alguma vez você entrou em um avião pensando na sua falta de conhecimento em aviação? Não, né? É exatamente assim com a hospedagem compartilhada. É o jeito perfeito de começar a sua jornada online. Adoraremos ter você a bordo!

O autor

Author

Bruna Vidanya / @brunadutra

Bruna Vidanya é estudante de Letras Tradução Inglês na Universidade de Brasília, e trabalha como tradutora na Hostinger Brasil. Já estagiou como tradutora no Senado Federal e teve sua primeira tradução de um livro infanto-juvenil publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra sua paixão escrevendo artigos para o blog da Hostinger com muito carinho. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com seus dois cachorrinhos, Madonna e Snoop, ver séries (as sitcoms são suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.

Histórias relacionadas

Deixe uma resposta

Por gentileza, preencha os campos solicitados.Marque o campo de aceitação da privacidade.Favor preencher os campos solicitados e marcar o campo de aceitação da privacidade.

Comentar

Nome*

E-mail*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thank you! Your comment has been successfully submitted. It will be approved within the next 24 hours.

Faça parte da Hostinger agora!