hPanel x cPanel: Tudo o que Você Precisa Saber

hPanel x cPanel: Tudo o que Você Precisa Saber

Um painel de controle é uma das principais ferramenta de gerenciamento de uma conta de hospedagem de site. Com ele, seus usuários podem gerenciar seus nomes de domínio e contas de e-mail, instalar aplicações e definir configurações com muita facilidade. 

Tudo isso pode ser feito também ao fazer login direto em um servidor, mas por ser um processo mais técnico, exige conhecimentos técnicos para que tudo funcione perfeitamente, já que um único erro pode tirar seu site do ar. Portanto, usar um painel de controle é uma solução conveniente para todos os níveis de usuário: do iniciante ao profissional. 

Um painel serve como uma forma intuitiva, responsiva e simples de economizar tempo e recursos. Ainda que o cPanel continue sendo a opção mais popular no mercado, muitas alternativas foram surgindo ao longo dos anos e uma delas é o painel personalizado da Hostinger: o hPanel.

Embora o cPanel tenha uma comunidade ativa e vasta documentação de recursos e suporte, o hPanel entrega um painel de controle intuitivo, com menus fáceis de navegar e uma excelente experiência de usuário. Um painel desenvolvido internamente também ajuda a reduzir os custos fixos e fornece flexibilidade extra para novos recursos.

Para te ajudar a decidir qual a melhor opção para você, vamos fazer uma comparação detalhada entre o hPanel e o cPanel. Depois, vamos explorar juntos o menu superior do hPanel e analisar suas seções e recursos. Vamos lá?  

O que é hPanel? 

O hPanel é um painel de controle desenvolvido pelos nossos desenvolvedores, engenheiros de UX e pesquisadores. Logo quando o acessam, os usuários tiram o máximo de proveito das funções principais do painel, como domínio, e-mail, gerenciamento de arquivos e de bancos de dados. 

Página de gerenciamento de hospedagem do hPanel

O hPanel se destaca de seus concorrentes porque tem uma interface simples e fácil de usar, perfeita para quem é iniciante.

Os usuários do hPanel podem usar o Gerenciador de Arquivos, Gerenciar Hospedagem e Contas de E-mail e recursos FTP, tornando a experiência com a ferramenta mais conveniente. Os usuários ainda podem monitorar, com muita facilidade, a largura de banda, espaço em disco, os domínios estacionados e instalar os softwares que desejarem, como WordPress ou Joomla.

Curioso(a) para experimentá-lo? O hPanel está disponível em todos os nossos planos de hospedagem de sites

Quais os Prós e Contras do hPanel?

Como todo painel de controle, o hPanel tem seus prós e contras. Vejamos agora alguns pontos de vantagem e desvantagem dele. 

Vantagens do hPanel

  • Design intuitivo e minimalista
  • Navegação simples e fácil
  • Configurações completas de gerenciamento e visão geral
  • Informações úteis de elementos técnicos como CPU, memória, armazenamento e largura de banda
  • Possibilidade de criar backups para restaurar arquivos e bancos de dados dew um site
  • Ajustes e melhorias são sugeridos pelos clientes
  • Atualização e lançamento de novos recursos constantes

Desvantagens do hPanel

  • Disponível apenas para usuários da Hostinger
  • Uma interface gráfica pode ser difícil de entender após a abordagem de texto do cPanel 

O que é cPanel? 

O cPanel é um painel de controle baseado em Linux, atualmente, ele é o painel padrão do mercado e é muito usado por desenvolvedores. Com o auxílio de sua interface, os usuários podem gerenciar contas de hospedagem de site de forma bastante eficiente.

Como qualquer outro painel de controle conhecido no mercado, o cPanel tem seus prós e contras. 

página de gerenciamento do cPanel

Quais as Diferenças entre o cPanel e o hPanel? 

Com instalações fáceis de fazer e bancos de dados MySQL, o hPanel é parecido com o cPanel. Mas a grande diferença entre os dois está no desenvolvedor: o hPanel é uma ferramenta totalmente desenvolvida pela Hostinger para entregar uma experiência fácil e agradável a todos os seus clientes, de iniciantes a especialistas.

Confira agora as principais diferenças entre o hPanel, cPanel e outras ferramentas de administração baseadas em navegador (ou na web):

  • Baseado em nuvem — a interface de usuário do hPanel é baseada em nuvem e em sistemas de alta disponibilidade (HA), proporcionando um ótimo desempenho operacional e ajudando a manter uma aparência organizada com sua dimensão visual, filas de ação e excelentes recursos UI/UX. Tudo isso torna o hPanel uma interface mais organizada e visualmente mais atrativa.
  • Velocidade — para aumentar a velocidade e fortalecer a segurança, cada servidor conta com apenas end-points de API que se conectam à interface frontal do hPanel. Já o cPanel é totalmente hospedado em cada servidor individualmente, usando seus próprios recursos. O resultado? Você não tem perda de desempenho com o hPanel. 
  • Software antigo x novo — de um lado, temos o cPanel, que embora ofereça atualizações, ele ainda funciona com softwares antigos e desatualizados. De outro lado, temos o hPanel, um painel criado do seu por nós alguns anos atrás e que continua usando as tecnologias e ferramentas mais recentes disponíveis.

Para os clientes, a arquitetura do hPanel oferece um tempo de resposta muito mais rápido graças às várias camadas de cache. Os usuários também podem hospedar mais contas em um único servidor, reduzindo os gastos fixos.

Recursos do Menu Superior do hPanel

Agora que você já conhece os dois painéis, chegou a hora de explorar mais os prinncipais recursos do hPanel. Vamos lá!

Página Inicial

Assim que você acessa o hPanel, você verá uma variedade de opções de menu no topo da tela do painel. Ao clicar na aba Hospedagem, será exibida uma lista clara e resumida dos seus sites, inclusive os seus planos de hospedagem contratados. Nela, você pode adicionar novos sites e renovar ou fazer o upgrade do seu plano de hospedagem. 

Hospedagem

Todos os botões (CTAs) estão separados e devidamente denominados para facilitar a sua vida. Na seção E-mail você tem uma visão geral clara das suas contas de e-mail ativas. Você ainda pode ver a data de expiração de cada conta e contratar um novo plano. 

E-mail

Nesta seção, você tem uma visão geral das suas contas de e-mail ativas. Você ainda pode conferir a data de expiração de cada conta e contratar um novo plano. 

Domínios

A seção de domínios do hPanel tem todos os seus registros de domínios com a Hostinger. Aqui, você tem várias opções, como comprar novos serviços, migrar domínios existentes, mudar os nameservers ou as informações de contato.

VPS

Na seção “Servidores”, você pode conferir a comparação de preços, os benefícios e os recursos dos planos VPS, tudo em um só lugar. Dessa forma, você pode encontrar o plano VPS ideal para você. Ainda na mesma página, você pode gerenciar os seus servidores virtuais privados (VPS), instalar sistemas operacionais e painéis de controle, além de acompanhar o uso de recursos do seu servidor.

SSL 

Como segurança é coisa séria para todos aqui na Hostinger, não deve ser nenhuma surpresa que o nosso painel tenha uma aba dedicada à ela. De forma resumida, um SSL é uma camada de proteção que ajuda o seu site a ter credibilidade, melhor posição nas páginas de resultado dos mecanismos de busca e, claro, a garantir a segurança. 

Na seção de SSL, você pode gerenciar e configurar certificados de segurança (SSL) para o seu site em questão de segundos. 

Faturas

No que diz respeito aos aspectos administrativos e operacionais, você não precisa mais consultar seus e-mails, graças às novas funções de faturamento. Para isso, criamos uma seção dedicada somente a faturas e informações correlatas para manter você sempre informado. Nela, você encontra informações sobre o status do seu plano, histórico de pagamento e gerencia as formas de pagamento de sua preferência.

Sucesso do Cliente

Aqui na Hostinger, nós trabalhamos 24 horas todos os dias e o ano inteiro para ajudar você a encontrar a melhor solução para os seus problemas, sejam eles quais forem.

Uma das partes mais valiosas do hPanel é a seção de suporte ao cliente. Nela você encontra a Base de Conhecimento e os Tutoriais, além de poder falar diretamente com a nossa equipe de Sucesso do Cliente. 

Recursos Adicionais

Existem diversas ferramentas e serviços que vão desde recursos e complementos até upgrades como Proteção Cloudflare, Backups Diários e E-mail Profissional.  Além disso, estamos sempre lançando atualizações de cada um desses serviços e recursos.

Explorando os Recursos do hPanel

Vamos explorar mais detalhadamente os recursos do hPanel.  Volte à primeira aba da seção Hospedagem. Clique em Gerenciar no site que deseja gerenciar. 

Depois, o painel de controle completo do hPanel será exibido. Você verá uma breve síntese das informações do seu plano de hospedagem à esquerda. A barra de pesquisa fica no canto superior direito e você verá os controles no meio da tela.

Na seção WordPress, os usuários podem controlar instalações, conferir atualizações e gerenciar os plugins do seu site. Além disso, é possível habilitar a conexão segura do site e ativar o modo de manutenção.

A seção de serviços acompanha as estatísticas diárias de desempenho do site, utilização dos recursos do plano e dados diários do site. Você tem acesso a todos os detalhes que precisa para monitorar sua hospedagem, desde poder de processamento e memória até erros de site. Essa seção também facilita a renovação ou upgrade do seu plano de hospedagem atual.

Aqui, você tem acesso a todas as informações técnicas da sua hospedagem, como namservers, endereços de IP, informações FTP e afins. Caso precise, você também pode alterar um plano de hospedagem FTP ou senhas SSH. O serviço de e-mail da Hostinger pode criar e personalizar contas de e-mail. Além disso, com ele você também pode configurar pequenas tarefas, como respostas automáticas, encaminhamentos e e-mails catch-all.

A seção de site do hPanel oferece muitas funcionalidades, permitindo que você controle vários aspectos do seu site. Por exemplo, você pode usar o Auto Instalador para instalar automaticamente mais de 50 apps diferentes, incluindo o próprio WordPress. 

Os usuários da Hostinger, também vai poder migrar sites hospedados em outras empresas. Tudo em um processo gratuito, rápido e automatizado. Você vai poder personalizar páginas de erro, usar o SEO Toolkit para aprimorar o ranqueamento do seu site nos resultados de pesquisa, e até usar o Fiverr para encontrar e contratar freelancers. 

O Fiverr é uma plataforma que reúne profissionais que cobram preços acessíveis por uma vasta gama de serviços. De especialistas em WordPress a programadores e designers, lá você pode encontrar pessoas que vão ajudar a alavancar o seu projeto. 

A maioria dos freelancers do Fiverr oferece serviços de marketing digital. Para empresas maiores, a plataforma criou o Serviço Business. 

Gerenciador de Arquivos. 

Esse recurso dá acesso direto aos arquivos do seu site e permite que você edite, delete ou mova esses arquivos entre pastas diferentes. Além de poder importar arquivos diretamente para o servidor também. Você também vai conseguir visualizar facilmente o tamanho de cada diretório e determinar quais estão consumindo mais espaço.

Além disso, estamos sempre apresentando novos recursos e atualizações. Crie, importe e edite seus bancos de dados usando nossa ferramenta de gerenciamento mais popular: o phpMyAdmin. Depois, basta você se conectar com os bancos de dados remotamente e fazer mudanças, independentemente de onde você estiver. 

Antes, esse processo costumava ser muito técnico e complicado, mas agora pode ser feito com apenas alguns cliques. Você não precisa saber programação para ficar no controle da parte técnica do seu site. 

A seção Avançado é dedicada a quem não tem medo de sair da zona de conforto. Tudo pode ser feito aqui, seja para escolher sua versão PHP, ativar extensões, gerenciar fusos horários, ou limpar o cache.

A seção Avançado também permite que você habilite scripts no Cron, criando uma conexão via SSH para transferir dados automaticamente. Você pode editar, extrair arquivos e instalar novos softwares remotamente. 

A seção Avançado também é o lugar onde você pode implementar aplicações diretamente do repositório do Git, além de deixar seu site mais seguro instalando e gerenciando certificados SSL.

Recursos Adicionais 

O hPanel também tem outros recursos, como a possibilidade de bloquear certos endereços IP para que eles não acessem seu site, ou proteger páginas com senha. Você pode bloquear o acesso a tipos de arquivo específicos dentro do seu site, e conferir a estrutura de páginas. 

Nessa seção, você vai encontrar o histórico de atividade da sua conta, que lista todas as alterações feitas no site. Também é possível restaurar sua conta, apagando todos os arquivos e as informações dela para voltar às configurações padrão. 

Você pode até desativar totalmente a sua conta e cancelar arquivos, e-mails, e todos os sites conectados à conta, sem possibilidade de recuperação desses dados depois. Tudo isso de forma simplificada, fácil de usar e acessível.

Atualizações do hPanel até Hoje

Nossos clientes podem não acompanham com frequência os dados sobre uso de recursos do plano de hospedagem. Por isso, é comum que eles não saibam quando seus sites recebem mais visitantes e consomem mais recursos do servidor. Pensando nisso, nós implementamos uma ferramenta que recomenda Upgrades.

Existem duas opções de upgrade: 

  • Fazer upgrade sem pagar taxas adicionais, alterando a data de renovação.
  • Pagar um valor adicional e estender a data de expiração do plano.

Quando o usuário atinge o limite de recursos disponíveis no seu plano, ele pode acessar a seção Histórico de Utilização no hPanel. Lá, a ferramenta mostra quais recursos atingiram o teto e quanto tempo eles levaram para isso. Com base nessas informações, o usuário pode fazer upgrade para um plano que acomode as novas necessidades do site. Porém, nós não recomendamos fazer upgrade se os limites de utilização forem atingidos apenas por um curto período.

Vamos dar uma olhadinha em outras atualizações do hPanel recentemente lançadas:

Gerenciador de Arquivos. 

As recentes atualizações nessa ferramenta aumentaram o limite de tamanho para importação de arquivos. Além disso, foram adicionados uma Lixeira, inodes e indicação de tamanho para pastas e arquivos. Também aprimoramos a função de Download para que os usuários possam selecionar tipos de download específicos.

Auto-transferência (Alteração do Servidor).

A Hostinger tem servidores no mundo inteiro e, muitas vezes, nossos clientes pedem que a equipe de suporte altere em qual servidor seus dados estão hospedados. Mas agora os clientes vão conseguir fazer isso sozinhos. Nosso novo serviço de auto-transferência chegou para que você possa fazer o processo diretamente pelo hPanel. E, além de tudo, esse processo é 100% automático e gratuito.

Para que esse recurso funcione com máxima eficiência, use as informações dos Relatórios de Acessos do Site do hPanel. Lá você poderá ver de quais regiões vêm a maioria dos acessos do seu site, e transferir sua página para o servidor mais próximo dos seus visitantes.

Em janeiro deste ano, a ferramenta de recomendação de Transferências foi implementada. Com base nas informações mais recentes sobre os visitantes do seu site, a ferramenta recomenda que você transfira seus dados para o servidor com a localização mais adequada. A vantagem de ter seu site hospedado em um servidor mais próximo aos visitantes, é a diminuição do tempo de resposta das páginas.

Mensagem de recomendação de transferência de servidor do hPanel

Log de Atividades. 

Esse recurso mostra as alterações feitas por você no passado e cada ação tomada na sua conta, tudo em um único lugar. 

Com os novos recursos do Relatório de Acessos, você pode visualizar detalhes sobre o tipo de solicitações que seu site recebe, organizados por hora, dia e semana. Para aproveitar a ferramenta ao máximo e manter seu site seguro, identifique visitas suspeitas e ataques DDoS.

Página de Relatório de Acessos hPanel

Migração de E-mail Automática. 

Clientes que estão migrando seus dados para a Hostinger agora também podem importar contas de e-mail de outros provedores. Basta criar uma conta de e-mail na Hostinger – é para lá que serão importados os dados da conta atual. Depois, vá até a ferramenta de migração e preencha as informações solicitadas.

Ambiente de Testes.

 O ambiente de testes cria uma área separada do seu site para que você faça testes. Essa área é um clone do seu site, hospedado em uma subpasta. E você pode usar esse clone para testar novos recursos, tema, plugins e todo tipo de alteração – tudo isso sem afetar o site oficial.

Na próxima atualização do recurso, vamos adicionar uma funcionalidade de implantação. Assim você poderá confirmar as alterações com um simples clique.

Novos Recursos

É com muito orgulho que mostramos agora as atualizações do hPanel que por muito tempo viemos trabalhando nos bastidores: 

Atualização no Painel de Hospedagem 

Como a funcionalidade anterior do hPanel criou muitas tags diferentes, os usuários não conseguiam encontrar com facilidade alguns recursos do painel. Além do mais, era preciso rolar a página da seção de Recursos para visualizar todos os serviços e recursos da hospedagem, dificultando a visualização de informações relevantes. Graças aos feedbacks dos nossos clientes e aos testes de usabilidade, nós desenvolvemos uma interface novinha em folha e muito mais fácil de navegar.

Assistente de Criação de Site

O hPanel agora tem um assistente de criação ou migração de site. Esse assistente traz o passo a passo que permite aos usuários coletarem dados de pesquisa para seus objetivos e expectativas de negócio. O resultado deste recurso é empolgante, pois traz o aumento potencial de faturamento nas renovações, uma quantidade reduzida de tags para adicionar um novo website ao plano de hospedagem, e uma experiência geral melhor para o usuário.

Guia sobre sites.

Esse guia é perfeito para ajudar os novos usuários do WordPress a publicarem seus sites e deixá-los funcionando perfeitamente. O guia mostra o processo de construção de sites na forma de etapas. Caso precise de ajuda durante o processo, você pode contar com nossos tutoriais feitos pela equipe de especialistas da Hostinger.

Upgrade de Banco de Dados. 

Esse recurso informa aos usuários quando os bancos de dados estiverem perto de atingir os limites ou quando eles já tenham sido atingidos. Você recebe uma notificação no topo da página do seu banco de dados MySQL informando o estado atual dele. 

São mostradas várias métricas, como a Primeira Exibição de Conteúdo, o Índice de Velocidade e a Mudança Cumulativa de Layout, entre outros. Seguindo esses dados, além de ver onde é preciso fazer melhorias, você também pode testar o site e ver os resultados dos testes anteriores daquele mesmo domínio.

Modo Turbo. 

Algumas ações acabam exigindo mais recursos do que o planejado. Foi justamente para isso que o Modo Turbo foi criado. Se você ultrapassar os limites do plano durante a importação de arquivos ou quando seu site receber um pico de visitas, uma notificação será mostrada no seu hPanel. 

Os botões do Modo Turbo aparecem na página de Histórico de Utilização do painel. Você também pode ativar o Modo Turbo clicando no ícone de seta ao lado de Plano de Hospedagem na sua página inicial. 

A ferramenta habilita temporariamente os recursos disponíveis para planos mais robustos. Quando ativado, os recursos do seu site serão aumentados por 24 horas e você ainda vai poder experimentar um novo plano gratuitamente.

Conclusões

O cPanel é conveniente por ser muito conhecido e utilizado, mas tem desvantagens, como o aumento constante de preços, a interface complicada pouca flexibilidade. E esses são os pontos mais importantes quando estamos usando uma ferramenta, não é mesmo? 

O hPanel existe para que você possa encontrar tudo que precisa para manter um site saudável: dados sobre desempenho, informação sobre uso de recursos do plano, visão geral sobre o domínio, alterações nos bancos de dados e configurações avançadas.

E, já que o hPanel foi feito por nós, ele é constantemente aprimorado com base nas últimas tecnologias e nas solicitações dos usuários. A flexibilidade do painel está em primeiro plano para nós. Tudo para garantir que você receba sempre novas atualizações e recursos. Além disso, já que não há taxas de licenciamento, o preço do hPanel é imbatível.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.