hPanel x cPanel: Tudo o que Você Precisa Saber
access_time
hourglass_empty
person_outline

hPanel x cPanel: Tudo o que Você Precisa Saber

Um painel de controle é uma das principais ferramentas usadas no gerenciamento de uma conta de hospedagem de sites. Com ele, os usuários podem gerenciar nomes de domínios, instalar aplicativos, gerenciar contas de e-mail e muito mais. 

Embora tudo isso possa ser feito diretamente de um servidor, esse processo requer certo conhecimento em programação e desenvolvimento web. Sem esse tipo de experiência e conhecimento, basta apenas um erro para corromper o site e prejudicar seus acessos. Portanto, usar um painel de controle se tornou uma solução conveniente para todos os níveis de usuário: do iniciante ao profissional. 

Um painel serve como uma forma intuitiva, responsiva e simples de economizar tempo, energia e recursos. Ainda que o cPanel continue sendo a opção mais popular, muitas alternativas foram surgindo ao longo dos anos no mercado, uma delas é o painel personalizado da Hostinger: o hPanel.

Mesmo com uma comunidade bastante ativa e com vasta documentação de recursos e suporte, o cPanel ainda peca em não ser muito intuitivo e nem muito fácil de usar. É aí que entra o hPanel com seu painel e menus fáceis de navegar, entregando uma excelente e agradável experiência de usuário. Um painel desenvolvido internamente também ajuda a reduzir os custos fixos e fornece flexibilidade extra para novos recursos.

Neste artigo, vamos comparar o cPanel e o hPanel e explorarmos as principais características do painel de controle da Hostinger.  

O que é cPanel? 

O cPanel é um painel de controle baseado em Linux, atualmente, ele é o painel padrão do mercado e é muito usado por desenvolvedores. Com o auxílio de sua interface, os usuários podem gerenciar contas de hospedagem de site de forma bastante eficiente.

Como qualquer outro painel de controle conhecido no mercado, o cPanel tem seus prós e contras. 

Quais os Prós e Contras do cPanel?

Vantagens

Ao longo dos anos, o cPanel se tornou uma referência no mercado de painéis de controle graças à sua popularidade entre os desenvolvedores web e as empresas de hospedagem de sites. Como muitas pessoas passaram a testá-lo e a usá-lo cada vez mais, o cPanel acabou se tornando uma opção bastante popular.

Seus usuários criaram diversos recursos em seu aplicativo, inclusive diversos tutoriais e opções de suporte online. O cPanel também oferece uma fácil criação de banco de dados, conta com auto instaladores e vários outros recursos, pensados, principalmente, para usuários mais avançados. 

Desvantagens

Ter uma diversidade de recursos pode ser vantajoso por um lado; mas, por outro lado, ter muitos recursos pode tornar a experiência mais complexa. O mesmo acontece com a interface de usuário: ela é bastante complicada e nada intuitiva. Tudo isso resulta em uma curva de aprendizagem mais elevada e usabilidade complexa. Isto é, usuários com um nível menor de conhecimento, terão bastante dificuldade de gerenciar seus sites por ele. Como o cPanel também é licenciado, o seu preço final é mais elevado e ele é raramente oferecido com uma hospedagem grátis. 

Alguns servidores executam a versão desatualizada do software, tornando-o mais propenso às vulnerabilidades e ao mau funcionamento. Além disso, os usuários correm o risco de perderem seus dados durante as principais atualizações caso não tenham cuidado e atenção durante o processo. No geral, o cPanel carece de flexibilidade na maioria dos níveis, principalmente quando falamos em adaptação às mais novas tecnologias e responder aos feedbacks dos usuários com melhorias e novos recursos.  

O que é hPanel? 

O hPanel é um painel de controle desenvolvido pelos desenvolvedores, engenheiros de UX e pesquisadores da Hostinger. Logo quando o acessam, os usuários são incentivados a tirar o máximo de proveito das funções principais do painel, como domínio, e-mail e gerenciamento de arquivos e bancos de dados. Curioso(a) para experimentá-lo? O hPanel está disponível em todos os nossos planos de hospedagem de sites.

O primeiro ponto a ser destacado sobre o hPanel é a sua interface. Ela prioriza a facilidade de uso, recursos avançados e a UI/UX (interface de usuário/experiência de usuário). Por ser uma ferramenta conveniente, o hPanel também permite aos usuários gerenciarem seus arquivos, sua conta de hospedagem, suas contas de e-mail e os usuários FTP. Os usuários ainda podem monitorar, com muita facilidade, a largura de banda, o espaço em disco, os domínios estacionados e instalar os softwares que desejam, como WordPress Joomla e muito mais.

Caso tenha curiosidade de conhecer mais sobre nosso painel, você pode conferir a nossa demo. Você ainda pode conferir o nosso guia completo do hPanel

Quais as Diferenças entre o cPanel e o hPanel? 

O hPanel não se diferencia do cPanel em fácil gerenciamento de auto instalações e banco de dados MySQL. A grande diferença entre os dois é o desenvolvedor: o hPanel é uma ferramenta totalmente desenvolvida pela Hostinger, pensada em proporcionar uma experiência fácil e agradável a todas as pessoas, de iniciantes a especialistas.

Confira agora as principais diferenças entre o hPanel, cPanel e outras ferramentas de administração baseadas em navegador (ou na web):

  • A interface de usuário do hPanel é baseada em nuvem e em sistemas de alta disponibilidade (HA), proporcionando um nível considerável de desempenho operacional e ajudando a manter uma aparência organizada com sua dimensão visual, filas de ação e UI/UX. Tudo isso torna o hPanel uma interface mais organizada e visualmente mais atrativa.
  • Para aumentar a velocidade e fortalecer a segurança, cada servidor conta com apenas end-points de API que se conectam à interface frontal do hPanel. Já o cPanel é totalmente hospedado em cada servidor individualmente. Ou seja, o próprio painel não utiliza muitos recursos do servidor para ter maior economiza de escalonamento. Assim que a carga é distribuída, não há perda de desempenho com hPanel. 
  • O cPanel oferece atualizações, mas, no geral, ele funciona com um software ultrapassado. Isto é, os novos recursos são implementados em uma infraestrutura que não é atualizada, como a do hPanel. Nosso painel foi desenvolvido do zero uns anos atrás e continua em constante mudança, já que estamos sempre implementados novas tecnologias e ferramentas disponíveis.
  • O cPanel utiliza, principalmente, os servidores web APACHE ou LiteSpeed. Com o hPanel, você tem a liberdade de escolher qualquer servidor web. Como usamos o LiteSpeed, a configuração fica ainda mais fácil. Não é preciso reencaminhar o servidor e nem usar nginx/openresty.

É bastante vantajoso para os clientes, pois a arquitetura do hPanel garante um tempo de resposta muito mais rápido graças às múltiplas camadas de armazenamento em cache. Além disso, ela também permite que os usuários hospedem mais contas em um único servidor, reduzindo gastos.

Agora que você já conhece um pouco sobre os dois painéis, chegou a hora de explorar mais as principais caraterísticas do hPanel. Vamos lá!

Principais Características do hPanel

Hospedagem

Assim que você acessar o hPanel, você verá uma variedade de opções de menu no topo da tela do painel. Ao clicar na aba “Hospedagem”, será exibida uma lista clara e resumida dos seus sites, inclusive os seus planos de hospedagem contratados. 

Nela, você pode adicionar novos sites e renovar ou fazer o upgrade do seu plano de hospedagem. Todos os botões (CTAs) estão separados e devidamente denominados para facilitar a sua vida. 

E-mail

Na seção “E-mail” você tem uma visão geral clara das suas contas de e-mail ativas. Você ainda pode ver a data de expiração de cada conta e contratar um novo plano. 

Domínios

A seção de domínios do hPanel tem todos os domínios registrados na Hostinger. Aqui, você tem várias opções disponíveis, como comprar um novo domínio, transferir domínios existentes, mudar os nameservers ou as informações de contato.

Servidores

Na seção “Servidores”, você pode conferir a comparação de preços, os benefícios e os recursos dos planos VPS, tudo em um só lugar. Dessa forma, você pode encontrar o plano VPS ideal para você. 

Ainda na mesma página, você pode gerenciar os seus servidores virtuais privados (VPS), instalar sistemas operacionais e painéis de controle, além de acompanhar o uso de recursos do seu servidor.

SSL

Segurança é uma das maiores prioridades da Hostinger, por isso temos uma seção exclusiva para SSL. De forma resumida, um SSL é uma camada de proteção que ajuda o seu site a ter credibilidade, melhor posição nas páginas de resultado dos mecanismos de busca e, claro, a garantir a segurança. 

Todos os sites confiáveis de alto desempenho têm um SSL instalado. Então, se você pulou essa parte, recomendamos que volte e siga todos os passos para instalar um SSL no seu site. Na seção de SSL, você pode gerenciar e configurar certificados SSL para o seu site em questão de segundos. 

Faturas

Você não precisa mais vasculhar a sua caixa de e-mail para ter acesso às informações administrativas e operacionais da sua conta. Para isso, criamos uma seção dedicada somente a faturas e informações correlatas para manter você sempre informado. Nela, você encontra informações sobre o status do seu plano, histórico de pagamento e gerencia as formas de pagamento de sua preferência.

Suporte ao Cliente

Uma das partes mais valiosas do hPanel é a seção de suporte ao cliente. Por ela, nossos clientes têm acesso à Base de Conhecimento da Hostinger, aos Tutoriais, e podem entrar falar diretamente com a nossa Equipe de Sucesso do Cliente. 

Aqui na Hostinger, buscamos sempre responder a todas as perguntas e resolver todos os problemas dos nossos clientes. A seção de ajuda foi pensada especialmente para auxiliar você a encontrar a solução para os seus problemas online. 

Loja

Vá às compras na Loja da Hostinger! Na nossa Loja Power, você encontra tudo o que precisa para melhorar ainda mais o desempenho e a aparência do seu site. 

São diversas ferramentas e serviços disponíveis, que vão de recursos até complementos para dar um aprimorar o seu site, como Proteção Cloudflare, Backups Diários e E-mail Profissional.  Essa é uma forma segura de elevar a qualidade e o desempenho do seu site para  destacá-lo da concorrência e deixá-lo nas primeiras páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Explorando os Recursos do hPanel

Vamos explorar mais detalhadamente os recursos do hPanel.  Vá à seção “Hospedagem” Clique em “Gerenciar” no site que deseja gerenciar. 

Depois, o painel de controle completo do hPanel será exibido. No lado esquerdo, você verá uma breve visão geral do seu plano de hospedagem. A barra de pesquisa fica no canto superior direito da tela; no meio, você verá as seções de controle.

WordPress. Na seção WordPress, os usuários podem controlar instalações, conferir atualizações e gerenciar os plugins do seu site. Além disso, é possível habilitar a conexão segura do site e ativar o modo de manutenção.

Serviços. Na seção de serviços, os usuários podem acompanhar as estatísticas diárias de desempenho do site, a utilização do plano e os dados do site. Aqui, você tem acesso a todas as informações necessárias para monitorar e entender o seu site, desde o processamento e memória até os erros do site. Você ainda pode renovar ou fazer o upgrade do seu plano com muita facilidade, tudo na mesma seção.

Contas Aqui, você tem acesso a todas as informações técnicas da sua hospedagem, como nameservers, endereços de IP, informações FTP e afins. Caso precise, você também pode alterar um plano de hospedagem FTP ou senhas SSH.

E-mails O serviço de hospedagem de e-mail da Hostinger pode ser usado para criação e customização de contas de e-mail. Além disso, com ele você também pode configurar pequenas tarefas, como respostas automáticas, encaminhamentos e e-mails catch-all.

Site. Essa parte do hPanel oferece muitas funcionalidades, permitindo que você controle vários aspectos do seu site. Por exemplo, você pode usar o Auto Instalador para instalar automaticamente mais de 50 apps diferentes, incluindo o próprio WordPress. 

E, se você for cliente da Hostinger, também vai poder migrar sites hospedados com outras empresas. Tudo em um processo rápido e automatizado. Além disso, você pode personalizar páginas de erro, usar o SEO Toolkit para aprimorar o ranqueamento do seu site nos resultados de pesquisa, e até usar o Fiverr para encontrar e contratar freelancers. 

O Fiverr é uma plataforma que reúne profissionais que cobram preços acessíveis por uma vasta gama de serviços. De especialistas em WordPress a programadores e designers, lá você pode encontrar pessoas que vão ajudar a alavancar o seu projeto. 

A maioria dos freelancers do Fiverr oferece serviços de marketing digital. Para empresas maiores, a plataforma criou o Serviço Business. Para saber mais sobre o Fiverr, leia este artigo. 

Arquivos. O Gerenciador de Arquivos dá acesso direto aos arquivos do seu site e permite que você edite, delete ou mova esses arquivos entre pastas diferentes. Além de poder importar arquivos diretamente para o servidor também. Você também consegue visualizar facilmente o tamanho de cada diretório e descobrir quais estão consumindo mais espaço.

Se você usar o hPanel com frequência, vai perceber que a seção Arquivos é constantemente atualizada. Isso porque sempre adicionamos novos recursos e ferramenta a ela.

Bancos de dados. Crie, importe e edite seus bancos de dados usando nossa ferramenta de gerenciamento mais popular: o phpMyAdmin. Depois, basta você se conectar com os bancos de dados remotamente e fazer mudanças, independentemente de onde você estiver. 

Antes, esse processo costumava ser muito técnico e complicado, mas agora pode ser feito com apenas alguns cliques. Você não precisa saber programação para ficar no controle da parte técnica do seu site. 

Avançado. A seção Avançado é dedicada a quem não tem medo de sair da zona de conforto. Lá você pode escolher sua versão PHP, habilitar extensões, gerenciar fusos horários, limpar o cache e muito mais. Você vai poder colocar qualquer ideia em prática.

A seção Avançado também permite que você habilite scripts no Cron, criando uma conexão via SSH para transferir dados automaticamente. Você pode editar, extrair arquivos e instalar novos softwares remotamente. 

A seção Avançado também é o lugar onde você pode implementar aplicações diretamente do repositório do Git, além de deixar seu site mais seguro, instalando e gerenciando certificados SSL.

Outro. O hPanel também tem outros recursos, como a possibilidade de bloquear certos endereços IP para que eles não acessem seu site, ou proteger páginas com senha. Você pode bloquear o acesso a tipos de arquivo específicos dentro do seu site, e conferir a estrutura de páginas. 

Nessa seção, você vai encontrar o histórico de atividade da sua conta, que lista todas as alterações feitas no site. Também é possível restaurar sua conta, apagando todos os arquivos e as informações dela para voltar às configurações padrão. 

Você pode até desativar totalmente a sua conta e cancelar arquivos, e-mails, e todos os sites conectados à conta, sem possibilidade de recuperação desses dados depois. Tudo isso de forma simplificada, fácil de usar e acessível.

Atualizações recentes do hPanel

Vamos conhecer as últimas novidades do hPanel e saber quais outros recursos serão adicionados em breve:

Opções de upgrade. Entendemos que muitos clientes não acompanham com frequência os dados sobre uso de recursos do plano de hospedagem. Por isso, é comum que eles não saibam exatamente em quais horários seus sites recebem mais visitantes e consomem mais recursos do servidor. Pensando nisso, nós implementamos uma ferramenta que recomenda Upgrades.

Quando o usuário atinge o limite de recursos disponíveis no seu plano, ele pode acessar a seção Histórico de Utilização no hPanel. Lá, a ferramenta mostra quais recursos atingiram o pico e por quanto tempo.

Com base nessas informações, o usuário pode fazer upgrade para um plano que acomode as novas necessidades do site. Porém, nós não recomendamos fazer upgrade se os limites de utilização forem atingidos apenas por um curto período.

Existem duas opções de upgrade: 

  • Ao invés de pagar um valor adicional, você reduz a data de expiração do plano atual.
  • Pagar um valor adicional e estender a data de expiração do plano.

Gerenciador de Arquivos. As recentes atualizações nessa ferramenta aumentaram o limite de tamanho para importação de arquivos. Além disso, foram adicionados uma Lixeira, inodes e indicação de tamanho para pastas e arquivos. Também aprimoramos a função de Download para que os usuários possam selecionar tipos de download específicos.

Auto transferência (Alteração do Centro de Processamento de Dados). A Hostinger tem servidores no mundo inteiro e, muitas vezes, nossos clientes pedem que a equipe de suporte altere em qual servidor seus dados estão hospedados. Mas agora os clientes vão conseguir fazer isso sozinhos. Nosso novo serviço de auto transferência chegou para que você possa fazer o processo diretamente pelo hPanel. E, além de tudo, esse processo é 100% automático e gratuito.

Para que esse recurso funcione com máxima eficiência, use as informações dos Relatórios de Acessos do hPanel. Lá você poderá ver de quais regiões vêm a maioria dos acessos do seu site, e transferir sua página para o servidor mais próximo dos seus visitantes.

Em janeiro deste ano, a ferramenta de recomendação de Transferências foi implementada. Com base nas informações mais recentes sobre os visitantes do seu site, a ferramenta recomenda que você transfira seus dados para o servidor com a localização mais adequada. A vantagem de ter seu site hospedado em um servidor mais próximo aos visitantes, é a diminuição do tempo de resposta das páginas.

Log de Atividades. Esse recurso é muito útil porque permite que você veja, em uma única lista, o histórico de todas as alterações e ações feitas na sua conta. 

Relatórios de Acessos. Essa ferramenta mostra todas as informações essenciais sobre as visitas que seu site recebe. Por exemplo, de quais países vêm a maioria dos acessos, quais dispositivos os visitantes usam, entre outros dados. 

Com os novos recursos do Relatório de Acessos, você pode visualizar detalhes sobre o tipo de solicitações que seu site recebe, organizados por hora, dia e semana. Para aproveitar a ferramenta ao máximo e manter seu site seguro, identifique visitas suspeitas e ataques DDoS.

Migração de E-mail Automática. Clientes que estão migrando seus dados para a Hostinger agora também podem importar contas de e-mail de outros provedores. Basta criar uma conta de e-mail na Hostinger – é para lá que serão importados os dados da conta atual. Depois, vá até a ferramenta de migração e preencha as informações solicitadas. 

Ambiente de Testes. O ambiente de testes cria uma área separada do seu site para que você faça testes. Essa área é um clone do seu site, hospedado em uma subpasta. E você pode usar esse clone para testar novos recursos, tema, plugins e todo tipo de alteração – tudo isso sem afetar o site oficial.

A próxima atualização da ferramenta vai permitir que você transfira as mudanças da área de testes para o site original. Assim você poderá confirmar as alterações com um simples clique.

Teste de Velocidade. Uma nova seção, chamada Teste de Velocidade, será adicionada à categoria Hospedagem. Ela vai fornecer informações sobre o desempenho do seu site e dirá se é necessário fazer melhorias. 

Serão mostradas várias métricas, como a Primeira Exibição de Conteúdo, o Índice de Velocidade e a Mudança Cumulativa de Layout, entre outros. Seguindo esses dados, além de ver onde é preciso fazer melhorias, você também vai poder testar o site e ver os resultados dos testes anteriores daquele mesmo domínio. 

Modo Turbo. Algumas ações acabam exigindo mais recursos do que era imaginado. O Modo Turbo vai te dar cobertura nesses casos. Se você ultrapassar os limites do plano durante a importação de arquivos ou quando seu site receber um pico de visitas, uma notificação será mostrada no seu hPanel. 

Para turbinar seus recursos, vão aparecer botões especiais na página Histórico de Utilização. Você também pode ter acesso a essa otimização clicando no ícone de seta ao lado de Plano de Hospedagem, que fica na página inicial. 

A ferramenta vai habilitar temporariamente os recursos disponíveis para planos mais robustos. Com ela, durante 24 horas os recursos do seu site serão aumentados gratuitamente.

O que está por vir

Guia sobre sites. Vamos publicar um guia que vai ajudar usuários iniciantes a criar e publicar sites WordPress. O guia vai permitir visualizar o processo de construção de sites na forma de etapas. E, quando o usuário precisar de ajuda, eles serão redirecionados para tutoriais feitos especialmente para aquele passo da jornada. 

Upgrade de Banco de Dados. Esse recurso vai informar os usuários quando os bancos de dados tiverem atingido os limites, ou estejam próximos disso. Com essa atualização, você receberá uma notificação no topo da página do seu banco de dados MySQL, informando sobre o estado atual dele.

Conclusões

O cPanel é conveniente por ser muito conhecido e utilizado, mas tem desvantagens, como o aumento constante de preços, a interface oferece pouca flexibilidade. E esses são os pontos mais importantes quando estamos usando uma ferramenta, não é mesmo? 

O hPanel existe para que você possa encontrar tudo que precisa para manter um site saudável: dados sobre desempenho, informação sobre uso de recursos do plano, visão geral sobre o domínio, alterações nos bancos de dados e configurações avançadas.

E, já que o hPanel é feito sob medida, ele é constantemente aprimorado com base nas últimas tecnologias e nas solicitações dos clientes. Com tanto foco na flexibilidade, você sempre terá acesso a novos recursos e atualizações. Além disso, já que não há taxas de licenciamento, o preço do hPanel é imbatível.

O autor

Author

Bruna Vidanya / @brunadutra

Bruna Vidanya é estudante de Letras Tradução Inglês na Universidade de Brasília, e trabalha como tradutora na Hostinger Brasil. Já estagiou como tradutora no Senado Federal e teve sua primeira tradução de um livro infanto-juvenil publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra sua paixão escrevendo artigos para o blog da Hostinger com muito carinho. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com seus dois cachorrinhos, Madonna e Snoop, ver séries (as sitcoms são suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.

Histórias relacionadas

Deixe uma resposta

Por gentileza, preencha os campos solicitados.Marque o campo de aceitação da privacidade.Favor preencher os campos solicitados e marcar o campo de aceitação da privacidade.

Comentar

Nome*

E-mail*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thank you! Your comment has been successfully submitted. It will be approved within the next 24 hours.

Faça parte da Hostinger agora!