junho 3, 2019
12min de leitura
Ariane G.
junho 3, 2019
12min de leitura
Ariane G.
Você tem um site incrível. Você pensou em um nome de domínio perfeito, criou um layout matador e publicou conteúdos de relevância e qualidade. Mas apesar de todo esse esforço, seus dados continuam apresentando uma linha estável. De partir o coração, né? Bom, é hora de mudar. Neste artigo, vamos mostrar 15 passos simples para gerar tráfego para sites e blogs.
Primeiro de tudo, você precisa saber a os diferentes tipos de tráfegos para saber quais os passos certos a tomar.
Aqui estão os dois principais tipos de tráfego que você precisa conhecer – o tráfego orgânico e o pago.
O termo “tráfego orgânico” refere-se aos visitantes do site que chegam através de mecanismos de busca como Google or Bing.
E por outro lado, os visitantes considerados como tráfego pago são aqueles que chegaram até o seu site através de um anúncio (como Google Adwords e Facebook Ads), links patrocinados, e outros métodos pagos.
Estatísticas provam que 51 % de tráfego de todos os sites são orgânicos. Este número faz com que muitos donos de site se esforcem para ter um site totalmente otimizado. Afinal, quem não amaria um método que é gratuito e lucrativo?
Mas, tráfego orgânico é um investimento a longo prazo. Ter um site ranqueando nas primeiras páginas de resultados dos mecanismos de buscas é uma competição acirrada. Provável que você não veja resultados significativos por meses, especialmente se sua empresa for de algum segmento bem competitivo.
Se você quer ver resultados imediatos, escolha tráfego pago. Você pode definir uma campanha em minutos e receber tráfego no mesmo dia.
Diversos serviços de anúncios também oferecem diversas opções de público. Você pode escolher quem será impactado pelo seu anúncio baseado em localidade, idade, sexo e outros critérios.
Por mais atraente que parece ter resultados instantâneos, esteja preparado para gastar muito dinheiro com anúncios pagos. Os custos com publicidade pode fazer um buraco em seu bolso, especialmente em certos mercados onde há muita concorrência.
Seu site não precisa sofrer por falta de tráfego. Prepare-se e explore nosso guia abaixo e aprenda como gerar tráfego para sites e blogs.
Otimizar seu site para SEO significa deixar seu site mais adequado para os mecanismos de busca e para os visitantes.
Um SEO bem utilizado irá ajudar o seu site ranquear melhor e em posições mais altas nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs) e assim direcionar o tráfego para seu site.
Um simples começo para otimizar seu site é fazendo uma pesquisa de palavras-chave para o seu conteúdo. Você saberá quantas pessoas pesquisam por uma palavra-chave específica e quão alta é a concorrência.
A partir daí, você pode determinar quais palavras-chave você deseja usar e que podem ter boa classificação nos mecanismos de pesquisa.
Existem muitas ferramentas para isso, a mais popular é o Google Keyword Planner. Você pode encontrar ideias de palavras-chave ou ver as métricas por histórico (média de pesquisas mensais, concorrência, etc.).
Depois de saber quais palavras-chave você deseja usar, é hora de otimizar seu site. O processo de otimização pode ser dividido em duas categorias:
Ao criar conteúdo para seu site, concentre-se primeiro no SEO on-page. Afinal, seu site tem que ser ótimo antes de você querer mostrá-lo para os outros, certo? Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar seu on-page SEO:
Embora o SEO seja uma ótima maneira de mostrar o potencial de seu site para os clientes, você precisa garantir que eles não visitem somente uma vez. Interaja com os visitantes enviando newsletters e promoções regularmente por e-mail.
Manter contato com os visitantes que já existem mantém você na mente deles e os instiga a visitar novamente. Como acontece com o frequentador assíduo de um café, eventualmente, eles terão um senso de lealdade ao seu site. É uma maneira fantástica de gerar tráfego para seu site.
Para iniciar uma campanha de email marketing, você precisa usar serviços de e-mail marketing como MailChimp e Constant Contact. Você pode testar as versões gratuitas para começar e depois fazer upgrade para os planos premium à medida que seu site cresce.
Mas lembre-se de não bombardear seus assinantes com muitos e-mails. Faça isso de forma minimalista enviando emails semanais ou quinzenais que contenham um resumo das novidades do seu site.
Os sites de mídias sociais são uma ferramenta poderosa para gerar tráfego para sites e blogs. Se você usá-las de maneira inteligente e eficaz, não demorará muito para que os visitantes descubram seu site.
Primeiro, garanta que seu conteúdo seja fácil de compartilhar. As pessoas adoram compartilhar posts interessantes que encontraram na internet com amigos e familiares. Não perca esta oportunidade e incorpore a ferramenta de compartilhamento em redes sociais em seus posts do blog. Deixe o botão de compartilhamento aos olhos dos leitores.
No entanto, não fique sentado esperando que as pessoas compartilhem seu conteúdo. Você é quem precisa ser ativo e alcançar o novo público. Toda vez que você publicar novos conteúdos, compartilhe-os nas redes sociais. Não custa nada e pode aumentar significativamente o tráfego para o seu site.
Veja algumas dicas ao promover seu conteúdo em redes sociais:
O conteúdo é o coração de todo site. Um conteúdo envolvente fará com que os visitantes sempre voltem ao seu site. Além disso, fará com que os visitantes compartilhe seu conteúdo para você. Não é um sonho?
Abaixo, confira algumas dicas sobre como escrever conteúdos excelentes que podem direcionar o tráfego para seu site:
Quando se trata de escrever ótimos conteúdos, a prática é o segredo. Com o tempo, você vai aprender a escrever com eficiência e gerar tráfego para seu site.
O fato de os telefones celulares representarem 52% de todo o tráfego na web deve ser suficiente para responder por que seu site precisa ser compatível com dispositivos móveis. Se os visitantes tiverem uma experiência ruim com dispositivos móveis em seu site, talvez eles nunca mais voltem. Você perde uma grande parte do tráfego em potencial.
Talvez você esteja perguntando que tipo de site é considerado compatível com dispositivos móveis? Bom, é o site responsivo – ou seja, o seu site deve se ajustar automaticamente e ser exibido conforme o tamanho da tela do dispositivo.
Dessa forma, os visitantes podem navegar pelo seu site de forma tranquila sem ter que diminuir ou dar zoom na sua tela. Experimente a ferramenta de teste do Google para ver se seu site já é compatível com dispositivos móveis ou não.
Para criar um site responsivo, você precisa contratar um profissional ou usar temas e modelos de sites responsivos. Esta última opção é mais barata, obviamente. Nós sempre recomendamos o WordPress porque todos os seus temas são compatíveis com dispositivos móveis, responsivos.
Um site responsivo também tende a ter uma classificação mais alta em pesquisas feita por dispositivos móveis. Portanto, mesmo que você produza conteúdo de alta qualidade, o tráfego do seu site ainda estará prejudicado se não for compatível com dispositivos móveis.
Sim, você deve sempre escrever novos conteúdos para atrair novos visitantes. No entanto, editar seu conteúdo já existente também é uma ótima maneira de gerar tráfego para seu site.
Com frequência, os mecanismos de pesquisa rastreiam os sites para pesquisar novos conteúdos. Toda vez que você atualiza o conteúdo existente do seu site, basicamente é como colocar um cartaz bem grande dizendo “Rastreie novamente”. Os mecanismos de pesquisa vão notar, recriar e reorganizar a classificação da sua página com base nas atualizações.
Para obter resultados mais rápidos, atualize conteúdos antigos que gerem tráfego significativo para o seu site. É provável que eles já tenham sido bem classificados na SERP, portanto, uma atualização vai mantê-los relevantes e aumentará a chance de melhorar na classificação.
Use o Google Analytics para encontrar os conteúdos mais populares que você tem e escolha os potenciais entre eles.
E claro, não realize updates apenas por updates. Foque em qualidade, não em quantidade. Abaixo temos algumas dicas do que você pode fazer para atualizar seus conteúdos:
Um programa de afiliados é uma parceria na qual os proprietários do site pagam aos afiliados (editores) pelo tráfego que enviam ou vendas que fazem. Os afiliados geralmente escrevem um artigo sobre seu produto, convencem os leitores a comprar e colocam o link de referência.
Hoje, muitas empresas escolhem essa estratégia porque é uma maneira econômica de gerar tráfego para seu site e aumentar as taxas de conversão.
Antes de escolher um afiliado, saiba quem é seu público-alvo. Os editores devem ser atraentes para seus consumidores. Digamos que seu público seja de adolescente, então editores com tom de voz informal e divertido podem funcionar melhor para você. Escolha com sabedoria e você terá o máximo de resultados
Por alguma razão desconhecida, muitos administradores de sites tendem a focar em backlinks e esquecem de criar links internos. Isto chega a ser vergonhoso, porque ambos são importantes para gerar tráfego para seu site.
O Google usa links (internos and externos) para determinar o valor de uma página. Se existem muitos links para uma página, o Google considera essa página importante e deve ranquea-lá bem.
Ficou claro como links internos importam, né? E é por isto que toda vez que você criar conteúdo, lembre-se sempre de adicionar links internos para outros artigos relevantes. Digamos que o seu post seja sobre como começar uma empresa, você pode inserir links para artigos sobre ideias de empresas e planos de negócios.
Outro benefício de links internos é manter os visitantes no seu site. Ao oferecer links internos para páginas relevantes, os visitantes não vão pesquisar as informações que precisam nos sites dos competidores.
O Google quer providenciar aos usuários a melhor experiência de navegação, então a velocidade de um site importa para sua classificação. E da mesma forma, acelerar a velocidade do site é importante se você quer gerar tráfego para seu site.
Um jeito perfeito de acelerar seu site é usando Content Delivery Network (CDN). É um grupo de servidores espalhados pelo mundo.
Quando alguém solicita uma visita ao seu site, o servidor mais próximo responderá enviando o conteúdo estático. Como resultado, o tempo de carregamento é mais rápido devido à curta distância entre os visitantes e os servidores.
A maioria dos provedores de CDN é paga, mas você pode obter um gratuitamente com o CloudFlare. Tudo o que você precisa fazer é adicionar seu nome de domínio ao Cloudflare e atualizar os nameservers. Você pode conferir o guia passo a passo para ajudá-lo a configurar tudo.
Usar anúncios do Facebook é comprovadamente eficiente para gerar tráfego para sites e blogs. 30% dos profissionais de marketing acreditam que o Facebook é a plataforma social com maior ROI (retorno de investimento).
Com base na média dos custos, Facebook Ads é uma alternativa barata para anúncios dos mecanismos de busca. A média de custo por clique (CPC) em todos os setores é de $1.72, e você decide o quanto quer gastar por dia e por quanto tempo seus anúncios irão rodar.
O segredo ao usar o Facebook Ads é garantir que cada centavo valha. Para isso, você precisa definir seus objetivos ao criar campanhas – se é de Awareness, Consideration, ou Conversion (respectivamente Conscientização, Consideração ou Conversão).
Em seguida, seu trabalho é criar uma campanha que chame a atenção da sua audiência. Aqui estão algumas coisas que você tem que fazer:
Você já deve ter se deparado com um ou dois vídeos enquanto faz pesquisas do Google. É provável que tenha visto vídeos do Youtube, pois pesquisas mostram que 88% dos vídeos que aparecem na primeira página do Google SERP são do YouTube. Assim, esta plataforma de vídeo pode ser uma mina de ouro para gerar tráfego para sites e blogs.
Uma forma de gerar tráfego é falando para os seus espectadores que visitem o seu site e explique os benefícios que eles receberão por isso. Você pode fazer isso em uma frase curta “Acesse o curso completo em writingbeatifully.com e saiba como escrever masi rápido” — ou insira um texto call-to-action no vídeo.
Outra método fácil que as pessoas sempre olham é usar a caixa de descrição. Escreva um call-to-action junto com seu link na caixa de descrição.
Instagram é outra mídia social que é muito popular para anúncios. É mais apropriado para quem tem como target audiências mais jovens já que 71% dos usuários do instagram tem até 35 anos de idade.
Como essa plataforma social é do Facebook, a forma como ela funciona é bem parecida com o Facebook Ads. Você terá que escolher os objetivos de três categorias e usar uma oferta excelente para suas opções de público (como idade, gênero, linguagem, país e muito mais).
Alinhe essas opções escolhendo a que melhor se encaixa com os objetivos da sua empresa. Caso contrário, seu dinheiro será desperdiçado com pessoas que não interessam.
Nós sugerimos que você teste bastante o conteúdo do seus anúncios. Como o Instagram é uma plataforma visual, é altamente importante que você tenha uma campanha visualmente atrativa.
Você pode usar frases, vídeos informativos mais curtos, imagens engraçadas, infográficos, etc. explore as opções e crie um anúncio que verdadeiramente represente seu site.
O Instagram é uma ótima forma de gerar tráfego para seu site!
Plataformas de mídias sociais tem mudado a forma como as pessoas buscam o que precisam. Agora, elas buscam por influencers ou especialistas no assunto. Portanto, se usado de forma correta, o marketing de influência pode trazer tráfego para seu site.
Implementar marketing de influência é um processo relativamente fácil. Escolha os influenciadores com quem você quer trabalhar, entre em contato com eles e peça para que promovam seus produtos ou serviços em troca de uma comissão.
Uma coisa incrível deste método é que você não tem que gastar muito dinheiro. Muitos influencers ficam felizes em receber brindes em troca dos seus serviços.
Patrocinar canais do YouTube é uma forma específica de marketing de influência. Você paga criadores de vídeos para fazer um vídeo no seguinte estilo:
O preço de vídeos patrocinados pode variar. Quanto maior o canal, maior o preço. Alguns canais também estipulam uma taxa por vídeo enquanto outros trabalham com preços por visualizações.
Então, algo que você deve considerar ao optar por esse método, é o tamanho do canal e a taxa de visualização.
LinkedIn é uma rede social única por que tem um grupo de usuários específicos – profissionais talentosos e habilidosos de todo o mundo. Além disso, a plataforma é perfeita para trazer tráfego para sites que estejam focados em negócios.
Primeiro de tudo, o seu perfil no LinkedIn deve estar completo. Tenha certeza que você cumpriu os passos básicos (como resumo, foto de perfil, link do seu site, etc.). Personalize seu perfil para mantê-lo profissional.
Postar conteúdos relacionados a negócios no seu Linkedin vai atrair tráfego para seu site. E o melhor de tudo, você pode focar em públicos que têm interesse no seu segmento.
Os donos de sites certamente querem gerar tráfego para seus sites. Muitas pessoas acreditam que tem que gastar muito dinheiro para isso, mas existem recursos gratuitos que funcionam muito bem.
Compartilhamos alguns métodos gratuitos e pagos para gerar tráfego para seu site. Para deixar mais fácil, vamos recapitular os melhores:
Métodos gratuitos:
Métodos pagos:
outubro 27 2020
Seus conteúdos sempre abordam temas atuais, e que realmente ajudam empreendedores do mercado online. Acompanho a pouco tempo seu site, mas tenho aprendido muita coisa que coloco em prática no meu negócio. A escolha de palavras chave, para posicionamento de SEO é muito importante para um melhor ranqueamento nas ferramentas de buscas, além de um conteúdo realmente relevante par sua audiência. Vou aplicar mais essas técnicas em meu site.
Carlos E.
Respondeu em novembro 04 2020
Agradecemos a preferência, João Paulo! Desejamos toda a sorte com o seu site :D