VPS

Como Instalar LAMP no Ubuntu 16.04 (Linux, Apache, MySQL, PHP)

como instalar lamp no ubuntu

Neste tutorial vamos ensinar como instalar LAMP no Ubuntu 16.04 (VPS). LAMP representa Linux, Apache, MySQL, PHP. É um pacote de ferramentas para a criação de aplicações web dinâmicas.

Nesta pacote o Linux opera como sistema operacional para a aplicação, o MySQL é utilizado como banco de dados, o Apache é o servidor web e o PHP faz o processamento dos conteúdos dinâmicos. Outras alternativas para o PHP são o Perl e o Python. Mas neste tutorial vamos utilizar o PHP por ser mais popular.

O que você vai precisar

Antes de iniciar o tutorial certifique de ter:

Por motivos de segurança é recomendado a utilização de um usuário sudo ao invés de root para a instalação dos softwares. Se você possui acesso root é só executar os comandos abaixo para criar um usuário sudo:

adduser <usuário>

O comando acima vai criar uma nova conta de usuário com o nome fornecido. Agora vamos conceder privilégio sudo para o usuário:

usermod -aG sudo <usuário>

Troque para o novo usuário:

sudo su - <usuário>

Como o Lamp Funciona

Sempre que uma requisição de página chega em um servidor, ela passa por uma aplicação chamada de servidor web, em nosso caso o Apache. O Apache procura pelo arquivo sendo solicitado na URL da requisição e passa a informação para o intérprete do PHP. Ele executa a lógica contida no arquivo, retrai as informações do banco de dados MySQL e gera a página da internet. Então o Apache envia a página gerada para o cliente. Esse processo é executado com algumas variações sempre que uma página da internet é requisitada de um servidor LAMP.

1º Passo – Instalar o Apache

Antes de iniciar a instalação, atualize o sistema para garantir estar com os pacotes mais atuais.

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Agora utilize o seguinte comando para instalar o Apache2:

sudo apt-get install apache2

Conferindo a instalação

Para verificar se a instalação ocorreu com sucesso, abra o navegador e acesse:

http://<ip_de_seu_vps>

Por exemplo, se o IP do seu servidor VPS for 195.110.59.211, digite:

http://195.110.59.211

Você deverá ver a seguinte página:

página padrão apache

Corrigindo problemas na instalação

Se a tela acima não apareceu, não se preocupe! É provável que você tenha ativado o firewall. Você precisa habilitar as solicitações nas portas 80 e 443 do firewall. Instale o UFW:

sudo apt-get install ufw

E agora dar permissão para que os protocolos HTTP e HTTPS trafeguem através do firewall:

sudo ufw allow http
sudo ufw allow https

Este comando dá permissão para que os protocolos HTTP e HTTPS trafeguem através do firewall. O UFW é uma aplicação de linha de comando chamada Uncomplicated Firewall. Ela é utilizada para gerenciar e criar regras para firewall do Linux. Agora insira o IP de seu VPS no navegador e confira a instalação. Você pode verificar o status do servidor Apache com o seguinte comando.

sudo systemctl status apache2

2º Passo – Instalar o MySQL

O MySQL é o banco de dados para sua aplicação. Para instalar o MySQL execute o seguinte comando:

sudo apt-get install mysql-server

Durante a instalação será solicitado a criação de um usuário root. Certifique de utilizar uma senha segura. Não deixe em branco.

instalar lamp no ubuntu

O usuário root possui os maiores privilégios do MySQL. Com o usuário root você pode criar outros usuários para o MySQL. É uma boa prática criar um usuário novo para novas aplicações. Você pode verificar o status do serviço do MySQL com o comando:

sudo systemctl status mysql

O resultado vai ser semelhante a esse:

  • mysql.service – MySQL Community Server
      Loaded: loaded (/lib/systemd/system/mysql.service; enabled; vendor preset: enabled)
      Active: active (running) since Tue 2017-07-11 09:39:40 EDT; 1min 39s ago
    Main PID: 9579 (mysqld)
      CGroup: /system.slice/mysql.service
              └─9579 /usr/sbin/mysqld

    Jul 11 09:39:39 abandoned-plate systemd[1]: Starting MySQL Community Server…
    Jul 11 09:39:40 abandoned-plate systemd[1]: Started MySQL Community Server.

3º Passo – Instalar PHP

O PHP executa sua aplicação. Instale o PHP e módulos extras com o comando:

sudo apt-get install php libapache2-mod-php php-mcrypt php-mysql php-cgi php-curl php-json

Este comando vai instalar a última versão estável do PHP com alguns módulos adicionais exigidos para o bom funcionamento de aplicações.

Passo 3.1 – Verificar a Instalação do PHP

Agora que temos o PHP instalado, vamos verificar se está funcionando corretamente com a criação de um arquivo de teste que será lido pelo navegador. Primeiro, instale o editor de texto nano:

sudo apt-get install nano

O Nano é um editor de texto de linha de comando e é ótimo para iniciantes. Aprenda como utilizar o nano aqui. Agora, execute o comando:

sudo nano /var/www/html/teste.php

Este comando vai criar um arquivo em branco com nome teste.php para ser editado. O diretório /var/www/html onde o arquivo está sendo criado é conhecido como webroot. É aqui que o Apache procura pelo arquivo solicitado na URL por padrão, já que não foi configurado para procurar em outro local. Confira o Manual do Ubuntu Apache para mais informações sobre essa configuração. Você vai precisar de privilégios root para pode editar arquivos neste diretório, por isso usamos sudo na frente do comando. Agora insira o seguinte texto com o editor:

<?php
phpinfo();
?>

Então pressione Ctrl + X (ou CMD + X se você estiver no Mac), e então Y, e por último aperte ENTER. Isso vai salvar o arquivo e fechar o editor. Agora abra o seguinte endereço no seu navegador:

http://<ip_de_seu_vps>/teste.php

Você deve ver uma página como esta:

concluir ação ao instalar lamp no ubuntu

A função phpinfo() que foi chamada no arquivo teste.php mostra informações sobre a instalação e configurações do PHP. Agora vamos excluir o arquivo de teste com o comando:

sudo rm /var/www/html/test.php

Nota: É muito importante excluir este arquivo após o teste pois ele pode fornecer informações valiosas sobre as configurações do seu servidor.

Conclusão

Você aprendeu como instalar LAMP no Ubuntu. Depois da instalação você pode subir os arquivos de sua aplicação para o servidor. Você também pode instalar o phpMyAdmin para gerenciar seus bancos de dados com uma interface gráfica. Certifique de conferir nossos outros tutoriais de VPS e se tiver algum problema, dúvida ou sugestão é só deixar um recado na seção de comentários abaixo.

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!