dezembro 7, 2020
10min de leitura
Carlos E.
O WordPress é o um software gratuito e de código aberto, que é conhecido por ser versátil e fácil de instalar. Se você está aqui para saber como instalar o WordPress, continue lendo.
Contudo, este guia é para instalar o WordPress numa hospedagem compartilhada e numa máquina local (Windows e Mac). Para instalar WordPress numa VPS, confira este artigo aqui.
Dito isso, vamos começar.
Aproveite promoções incríveis da nossa Hospedagem de Sites com até 85% de desconto!
Conteúdo
Essa opção é recomendada se você irá usar o painel da Hostinger para a sua hospedagem. Esse método de instalação é muito simples e você pode entender melhor através do vídeo abaixo ou do passo a passo.
Se você preferir configurar o WordPress com o autoinstalador da Hostinger em etapas siga os passos abaixo.
É isto! Agora você pode logar no painel do administrador ao selecionar o WordPress no campo Ações, na área Lista de Aplicativos Instalados e começar a criar o seu site.
Se por algum motivo o instalador automático do WordPress não é adequado para você ou simplesmente quer saber como funciona esse CMS, há outros jeitos de como instalar o WordPress. Estas são as etapas que você terá que seguir para completar a instalação manual do WordPress:
Antes de começarmos o processo de instalação, vamos configurar algumas coisas:
IMPORTANTE: Não se esqueça de copiar as credenciais do MySQL de maneira completa, com as strings alfanuméricas – você via precisar delas depois.
Este arquivo contém a informação de banco de dados e permite que o WordPress saiba de qual base de dados puxar as informações. O arquivo wp-config.php pode ser encontrado no Gerenciador de Arquivos, na pasta onde o WordPress está instalado.
Siga os passos abaixo para configurar os seus arquivos do WordPress:
// ** MySQL settings - You can get this info from your web host ** // /** The name of the database for WordPress */ define( 'DB_NAME', 'database_name_here' ); /** MySQL database username */ define( 'DB_USER', 'username_here' ); /** MySQL database password */ define( 'DB_PASSWORD', 'password_here' ); /** MySQL hostname */ define( 'DB_HOST', 'localhost' );
Finalmente, faça upload dos arquivos extraídos para a sua conta no arquivo public_html usando o Gerenciador de Arquivos ou um cliente FTP como o Filezilla.
Agora que já cobrimos a parte da preparação, podemos prosseguir com o processo de instalação do WordPress. Acesso o seu nome de domínio para abrir a página de instalação.
O instalador de 5 minutos do WordPress possui apenas cinco passos no total:
Agora você pode apertar no botão Login para acessar a área de administração do WordPress.
Se o seu provedor de hospedagem de site usar cPanel para gerenciamento de contas – esta parte do tutorial é para você. Abaixo você encontrará 2 maneiras diferentes de como instalar o WordPress em cPanel baseado na hospedagem.
Devido a sua fácil instalação e manutenção, Softaculous é um auto instalador popular em provedores de hospedagem de site que usam cPanel. Com Softaculous você pode instalar um punhado de diferentes CMS e Apps com apenas alguns cliques do mouse.
Para ficar mais fácil de entender como instalar o WordPress no cPanel criamos esse vídeo, mas você também pode acompanhar através das etapas abaixo.
Você também pode seguir essas etapas para instalar o WP com Softaculous:
Para configurar manualmente no cPanel, você terá que seguir estas etapas:
A última versão pode ser baixada da página oficial aqui. Clique no botão Download do WordPress para iniciar o download. Salve o arquivo .zip no seu computador. Você vai precisar dele no próximo passo.
Como você já deve saber, existem algumas maneiras de fazer o upload de arquivos para a conta de hospedagem de site. Um deles é usando o Gerenciador de Arquivos do cPanel:
Existem duas maneiras de criar um banco de dados MySQL no cPanel. Você pode fazer isso manualmente na seção de Bancos de Dados MySQL (consulte este tutorial para obter mais informações) ou use o Assistente de Banco de Dados MySQL. A segunda opção é mais fácil de usar:
IMPORTANTE: Anote as credenciais do banco de dados MySQL. Você vai precisar deles no próximo passo.
Nesta etapa, todos os arquivos devem ser carregados e o banco de dados MySQL deve ser criado. Vamos prosseguir e iniciar o processo de instalação. Abra seu nome de domínio em um navegador da web e siga estas etapas:
Se você instalar o WordPress localmente, você terá um excelente ambiente para testes. Isso irá permitir que você faça testes e alterações invés de ter de fazer isso em seu site online.
Vamos dar uma olhada nas maneiras de fazer isso no Mac e no Windows:
Para instalar o WordPress localmente em um Mac, nós vamos utilizar o MAMP, que é o a sigla para Macintosh, Apache, MySQL, PHP.
Essa ferramenta permite iniciar um servidor local PHP e MySQL. Em resumo ele fornece os ingredientes necessários para executar um ambiente de testes WordPress em seu sistema local.
Há outras formas de fazer a instalação do WordPress localmente, mas utilizando o MAMP é realmente o caminho mais simples e eficiente.
Assim como na instalação manual em hospedagem compartilhada, antes precisamos preparar o servidor e o banco de dados:
É isto. Agora estamos prontos para configurar o WordPress de modo local no Mac OS.
Se você ainda não fez isso, baixe o WordPress e o extraia. Isso significa extrair o pacote do WordPress para o seu computador local.
Caso esteja usando um FTP, pule para o próximo passo. Contudo, se você tem acesso shell para o seu servidor web, use o seguinte comando para download:
wget https://wordpress.org/latest.tar.gz
E então extraia o pacote do WordPress com este comando:
tar -xzvf latest.tar.gz
Então, faça o seguinte:
A próxima tela vai pedir que você forneça informações sobre o seu site. Escolha um nome de usuário de uma senha, assim como um endereço de email. Então clique em Install WordPress (Instalar WordPress).
Muito fácil, não é mesmo? Agora vamos ver como fazer o mesmo no Windows.
Para instalar o WordPress de maneira local no Windows, vamos utilizar o WampServer. Como talvez você já tenha imaginado, o nome é uma abreviação para Windows, Apache, MySQL, PHP. Aqui está como configurá-lo:
Depois de baixar a versão mais recente do WampServer no seu computador, siga estes passos:
Uma vez que você tiver tomado conta de toda a preparação, você pode prosseguir para instalar o WordPress através do seguintes passos:
Então, garanta que você completou os passos que faltam e você rapidamente terá o WordPress disponível na sua máquina com o Windows.
Agora vamos falar sobre os problemas mais comuns de se encontrar durante a instalação do WordPress.
Isto acontece quando o servidor da web não consegue visualizar o arquivo index.php. Como é necessário dizer para o servidor fazer isso, podemos consertar esse problema usando o Apache.
Use a diretiva DirectoryIndex index.php e crie um novo arquivo chamado .htaccess no diretório de instalação. Se isso não funcionar, delete-o e, ao invés disso, adicione a diretiva para os arquivos de configuração do servidor.
Este erro é causado ao introduzir um erro de sintaxe na edição do arquivo wp-config.php. Para consertar esse problema, comece baixando o arquivo wp-config.php novamente.
Abra o arquivo num editor de texto e garanta que a primeira linha é <?php e que não há nada antes disso. Então, garanta que a última linha é ?> e que não existe nada depois dela. Salve o arquivo e refaça o seu upload, e então recarregue a sua página.
Se a sua página está um pouco maluca e o código-fonte está cheio de tags <? php ?> em todos os lugares, o seu PHP não está funcionando corretamente. Todo código PHP precisa ser executado antes do servidor enviar os resultados HTML para o seu navegador.
Para consertar esse erro, garanta que o seu servidor atende aos requisitos necessários para rodar WordPress. Também confira se o PHP está instalado corretamente e que não há mais erros no momento de configuração.
Se os problemas ainda persistirem, contate a sua hospedagem ou sua equipe de suporte para obter ajuda.
Se estiver aparecendo um erro na conexão com a base de dados, mas você tem certeza que a sua configuração está correta, você pode tentar redefinir a sua senha MySQL. Para fazer isso através do shell, use o seguinte comando:
SET PASSWORD FOR 'wp_username'@'hostname' = OLD_PASSWORD('new_password');
Se você não tem acesso shell, tente fazer login no seu phpMyAdmin e inserir o comando numa solicitação SQL. Se isso também não funcionar, faça login no seu painel e redefina a senha na sua seção Database.
Parabéns! Ao finalizar este tutorial, você aprendeu como instalar o WordPress de maneira automática e manual numa hospedagem compartilhada.
Além disso, também aprendemos os passos para instalar a plataforma de maneira local em máquinas com Mac e Windows.
Esperamos que este guia seja útil para você! Deixe um comentário abaixo e nos avise se você tiver alguma dúvida!
junho 04 2017
Olá por favor me ajudem não estou conseguindo instalar Passo 4 – Executar o Assistente de instalação do WordPress 5 minutos meu domínio fica com essa mensagem o que eu posso fazer? Warning: require_once(/home/u603808812/public_html/wp-includes/functions.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/u603808812/public_html/wp-load.php on line 54 Fatal error: require_once(): Failed opening required '/home/u603808812/public_html/wp-includes/functions.php' (include_path='.:/opt/php-5.6/pear') in /home/u603808812/public_html/wp-load.php on line 54
novembro 24 2017
Parabéns pelo trabalho no post, bem completo e atual ainda para resolver problemas de instalação do Wordpress.
Respondeu em novembro 27 2017
Valeu pelo feedback, Márcio! :)
novembro 28 2017
O único lugar que encontrei , que informou corretamente sobre a instalação automática e manual. Já consegui fazer a instalação!! Gostaria de saber se demora o processo para acessar a área admin do Wordpress? Muito Obrigada.
Respondeu em dezembro 04 2017
Oi, Tatiane. Você pode acessar o WordPress assim que realizar a instalação dele, mas caso você tenha acabado de alterar as DNS, é preciso aguardar a propagação. Abraço :)
dezembro 05 2017
Amei a matéria. Segui todo o passo a passo, mas na hora que entro no navegador pra fazer a instalação, aparece a seguinte mensagem: "Forbidden You don't have permission to access / on this server. Additionally, a 403 Forbidden error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request." O que pode ser???
Respondeu em dezembro 06 2017
Oi, Monique. Depende muito :/ O servidor por algum motivo alega não ter acesso a determinada pasta, pode ser por permissão ou bloqueio, então recomendaria que entrasse com o nosso suporte técnico para verificarmos, será um prazer ajudar :) Abraço
fevereiro 24 2018
Baixei a versão 4.9.4 e quando vou instalar, aparece o erro: Erro de banco de dados do WordPress Unknown column 'wp_' in 'field list' para a consulta SELECT wp_ Por que isto está acontecendo?
Respondeu em março 29 2018
Olá, Adriano. Provavelmente no seu banco de dados não há o prefixo "wp_" em todas as tabelas. Você precisa acessar o banco de dados e colocar o "wp_" no nome de todas as tabelas! :D
março 04 2018
Olá , Obrigada.. Me ajudou muito.. Gostei desse artigo! Já consegui migrar um site, e sempre entro aqui para ver suas dicas!.
Respondeu em março 15 2018
Oi, Michelle Ficamos felizes em ajudá-la. :D
maio 03 2018
Interessante o post, eu tenho meu site em wordpress, gostei do tutorial obrigado.
Respondeu em maio 10 2018
;)
julho 10 2020
Não consigo mais entrar no suporte de vocês. Sumiu. Preciso de suporte agora, além da base de conhecimento, pois já fiz o procedimento de instalação e não está funcionando. Esse esquema novo de suporte dificultou e nos tirou o chat de suporte. Muito ruim.
Respondeu em julho 14 2020
Olá Luiz Antonio, nosso suporte agora está funcionando num sistema de ticket por um período temporário. Mas você ainda pode acessá-lo da mesma maneira no por este link aqui. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo no que você precisar! 😁
outubro 19 2020
Excelentes dicas, gosto muito da instalação local do wordpress pois assim você já sobe o site com textos e imagens oficiais para o servido da hostinger e evita que o google indexe itens indesejados, fiz isso no meu e deu bastante certo, continue postando bons artigos como este.
rafaelhertel
Respondeu em agosto 01 2017
Emerson, primeiro retire essa instalação e mude a versão do php para 5.6 e efetue a instalação novamente. Caso ainda tenha dificuldade, entre em contato com nosso suporte.