Como Mudar O Tema Do WordPress ‒ Um Guia Passo A Passo + Como Isso Pode Ajudar

Com 75% dos visitantes julgando a credibilidade de uma marca com base no design do site da empresa, é importante criar um site visualmente atraente desde o início. Felizmente, mudar a aparência de um site WordPress requer apenas a instalação de um tema — uma coleção de arquivos responsáveis ​​pela aparência do site.

Existem muitos temas WordPress gratuitos e premium disponíveis no diretório oficial e em vários marketplaces. Aqueles com um orçamento apertado podem optar por um tema WordPress gratuito, enquanto os usuários orientados ao desempenho podem querer procurar um tema criado com a velocidade em mente.

Este artigo mostrará como mudar o tema do WordPress, assim como os pré-requisitos para o processo. Também exploraremos diferentes problemas que a troca de temas pode resolver.

Antes De Mudar Seu Tema

Antes de mudar seu tema WordPress, certifique-se de salvar os seguintes dados do tema antigo:

  • Snippets de código ‒ incluem todo o código que não faz parte de seus plugins ou do software principal do WordPress. Como alternativa, instale um plugin de trecho de código para acompanhar o código existente em apenas alguns cliques.
  • Código de acompanhamento do Google Analytics ‒ essa prática é particularmente importante se você adicionou o código do Analytics ao tema atual. Caso contrário, você não poderá acompanhar o desempenho do seu site depois de mudar os temas.
  • Conteúdo da barra lateral e de widgets ‒ cada tema tem diferentes áreas de barra lateral e widget, portanto, mudar os temas do WordPress pode atrapalhar sua visibilidade ou posicionamento. Esta etapa inclui fazer anotações de qualquer código personalizado adicionado anteriormente a essas áreas.
  • Arquivo de backup do site ‒ o backup do seu site WordPress não é necessário se você estiver trabalhando em um ambiente de teste.

Além disso, verifique a velocidade de carregamento e o desempenho atuais do seu site para garantir que o novo tema tenha um desempenho melhor do que o anterior.

Dica Profissional

Recomendamos testar o novo tema em um ambiente de teste antes de instalá-lo em um site ativo. Além de fornecer espaço para tentativa e erro, um site de teste do WordPress permite descobrir e resolver erros críticos sem arriscar a funcionalidade do site ao vivo.

4 Etapas Para Mudar Um Tema Do WordPress

Depois de cuidar dos pré-requisitos, siga este guia passo a passo para mudar seu tema do WordPress.

Etapa 1. Ative o Modo De Manutenção

Colocar o WordPress no modo de manutenção informa aos visitantes que o site está indisponível devido à manutenção contínua. Esse status ajuda a preservar a credibilidade da sua marca durante a transição, especialmente se as alterações tornarem alguns dos recursos não funcionais.

A maneira mais fácil de fazer isso é usando um plugin como o WP Maintenance Mode. Como alternativa, você pode criar uma página de modo de manutenção com um plugin construtor landing pages, ou ativar o modo de manutenção no painel de controle da sua hospedagem. Esses métodos não demandam que você mexa com códigos.

Dica Profissional

Se você optar por mudar os temas usando um site de teste, sinta-se à vontade para pular esta etapa.

Etapa 2. Instale O Novo Tema Do WordPress

Este tutorial se aplica à instalação de temas gratuitos disponíveis no diretório de temas do WordPress. Para instalar um tema premium, você precisará carregar os arquivos do tema manualmente.

  1. Navegue até Aparência -> Temas do seu painel do WordPress. Clique no botão Adicionar novo na parte superior da página.
    tela de temas do wordpress com o botão adicionar novo destacado
  2. Encontre o tema desejado usando a opção de pesquisa de temas do WordPress.
    tela de busca de temas do wordpress
  3. Outra maneira de restringir suas opções é usando a função Filtro de características. Pressione Aplicar Filtros após especificar os critérios.
    opções do filtro de características na busca de temas do wordpress
  4. Passe o mouse sobre o tema escolhido e selecione Instalar.tema astra do wordpress com o botão instalar em destaque

Etapa 3. Visualize E Ative Seu Tema

Após a conclusão do processo de instalação, você verá os botões Visualização Ao Vivo e Ativar ao passar o mouse sobre o tema.

Clicar em Visualização Ao Vivo abrirá o tema no personalizador de temas do WordPress, permitindo que você visualize como o site ficará com ele. Para usar o tema imediatamente, selecione o botão Ativar.

Os botões Ativar e Visualização ao vivo.

Dica Profissional

Alterne entre os temas instalados navegando até Aparência -> Temas no painel de administração do WordPress.

Etapa 4. Corrija Os Erros E Adicione Novamente Os Trechos De Código Personalizados

Como o novo tema não terá modificações, você precisará restaurar todos os dados, códigos personalizados e configurações do tema anterior. Siga a lista abaixo para garantir que você fará toda a configuração necessária antes de enviar as alterações para o site ao vivo.

  • Código ‒ adicione trechos de código, códigos de acesso específicos do tema, código de acompanhamento e o conteúdo da barra lateral. O layout das barras laterais também pode mudar, portanto verifique e reajuste o posicionamento dos widgets de acordo.
  • Páginas ‒ verifique e reajuste o layout e a formatação das áreas de widgets no site WordPress.
  • Favicon ‒ certifique-se de que o favicon esteja funcionando corretamente. Caso contrário, adicione-o novamente através do personalizador do WordPress.
  • Schema markup ‒ se você usou um plug-in para adicionar e gerenciar os dados, a transição do tema não deve afetar o schema markup. Caso contrário, você precisará reconfigurar o novo tema manualmente.
  • Plugins ‒ como alguns temas vêm com plugins pré-instalados e recursos específicos do tema, você deve garantir que eles não entrem em conflito com seus plugins existentes.
  • Conteúdo do site ‒ mudar os temas não deve afetar o conteúdo existente do site, mas você ainda deve certificar-se de que tudo está em seu lugar.
  • Cache ‒ abra seu site WordPress em vários navegadores e limpe o cache. Isso eliminará todos os arquivos estáticos do site antes da alteração do tema, garantindo uma boa experiência do usuário assim que for lançado.

Dica Profissional

Se você testou o novo tema do WordPress sem ir ao ar, lembre-se de copiar o site de teste para o site principal e depois colocá-lo ao vivo.

Que Problemas Podem Ser Resolvidos Ao Mudar Seu Tema?

Instalar novos temas do WordPress pode dar mais do que apenas um novo visual ao seu site. Este método também é eficaz para resolver os seguintes problemas:

  • Design desatualizado ‒ o mercado está povoado de temas mais novos com designs mais recentes, permitindo que você acompanhe as últimas tendências de UX e mantenha uma nova aparência em todo o site.
  • Limitações do tema ‒ seu tema atualmente instalado pode não ter a funcionalidade que o site precisa, exigindo um novo tema do WordPress.
  • Tempo de carregamento lento – instalar um tema WordPress otimizado pode melhorar a velocidade e o desempenho do site.
  • Preocupações com a segurança – mudar de um tema anulado para um licenciado é uma ótima prática para proteger seu site WordPress. Evite temas nulos, pois eles geralmente contêm código malicioso que cria vulnerabilidades na instalação.
  • Incompatibilidade com a versão do WordPress e do PHP ‒ se a atualização do tema ativo não resolver os problemas de compatibilidade, os usuários do WordPress são incentivados a mudar para um tema compatível com a versão atual do WordPress e do PHP.

Conclusão

Manter o mesmo tema do WordPress por um longo período pode ser simples, mas mudar para um novo tema trará muitos benefícios ao seu site. Além de dar um novo visual para, um novo tema pode resolver vários problemas e trazer novas funcionalidades.

Por exemplo, mudar o tema do WordPress pode otimizar o desempenho do seu site. Certifique-se também de otimizar a velocidade do seu site usando um plano de hospedagem WordPress de alta qualidade.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como mudar seu tema do WordPress corretamente. Boa sorte.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.